PDA

View Full Version : polir á mão...como fazer quando ñ se tem PC

vhugo90
01-06-2006, 10:43
acham que posso tratar dos swirls com:

Einszett Metallic polish aplicado á mão com esponja microfibras???

pode ser uma pergunta estúpida mas aqui no forum não se fala muito em polir á mão....e gostaria de saber mais sobre isso.
O pessoal que aqui coloca posts já são muito avançados sobre o assunto e até já fazem detalhes para fora...pois eu também gostaria de poder ter :

porter cable + kit esponjas + polishes + clay bars + selantes + ceras , etc...:1018:

mas isso vai ter que ficar pa mais tarde, agora só gostaria de tirar os swirls e hologramas e vai mesmo ter que ser á lá pate! :D

vá lá pessoal: Polir á mão, quem fez e quem sabe que me ajude. gostaria mesmo de ter as vossas dicas

http://img164.imageshack.us/img164/5752/dsc007212qo.jpg (http://imageshack.us)

yamaha
01-06-2006, 10:49
Polir ah mão para remover a swirlzada :s6vhaha:

Not :smilie_nono:

Desgraçado de ti :rofl: :D

Racer
01-06-2006, 10:51
Boas

Para polires manualmente podes fazer da seguinte maneira :

- Polishing Pal

- German applicator

Sobre os polishes usa 1Z que são os mais fáceis de trabalhar embora já tenha tido sucesso com IP/PPal :thumb:

Os resultados não chegam nem de perto nem de longe ás PC/rotativas , quando as superficies estão muito castigadas.

O esforço é enorme e o tempo consumido ainda mais.

Einszett Metallic polish aplicado á mão com esponja microfibras???

O 1Z MP é um polish de acabamento sem poder corte quase nenhum , no minimo precisas do 1Z PP :thumb:

Akele abraço

Racer
01-06-2006, 10:52
Polir ah mão para remover a swirlzada :s6vhaha:

Not :smilie_nono:

Desgraçado de ti :rofl: :D

Yamaha quando é que largas essa imitação do Mestre Yoda :rofl:

É que cada vez que leio um post teu , parece que estou a assistir á SW :s6vhaha: :s6vhaha: :s6vhaha:

yamaha
01-06-2006, 11:19
imitação :s6vhaha: :rofl:

:thumb:

abraços ;)

4speed
01-06-2006, 11:33
[SW MOD ON]
vhugo90, que a força esteja contigo ... :berlusca:
(principalmente no teu braço)
[SW MOD OFF]

Pois eu também vou precisar de mt musculo para tentar disfarçar a minha swirlzada!!!
Já tenho cá o Polishing Pal:D

Já agora polir à mão é em movimentos horizontais (paineis horizontais) e verticais (portas, etc) num vai e vem!

cumps

Braz
01-06-2006, 11:50
Já agora polir à mão é em movimentos horizontais (paineis horizontais) e verticais (portas, etc) num vai e vem!

Isto é que me faz um bocado de confusão...

Se uma orbital tenta reproduzir os movimentos de um polimento à mão, porque é que afinal, quando estamos a polir à mão é em movimentos rectilíneos? :rolleyes:

vhugo90
01-06-2006, 11:55

Se uma orbital tenta reproduzir os movimentos de um polimento à mão, porque é que afinal, quando estamos a polir à mão é em movimentos rectilíneos? :rolleyes:

boa questão...por acaso não há fotos ou videos de polimento á mão por aí pois não?

só para ver como exemplo...

Racer
01-06-2006, 11:55

Experimenta polir á mão com esses movimentos e depois diz-me o que consegues ;)

Se for através de movimentos rectilíneos consegues exercer maior pressão e precisão nos mesmos.
Se for excentricos perdes logo a noção e nem sequer tens a força ou o movimento para obteres resultados ;)

Braz
01-06-2006, 11:57
Experimenta polir á mão com esses movimentos e depois diz-me o que consegues ;)

Se for através de movimentos rectilíneos consegues exercer maior pressão e precisão nos mesmos.
Se for excentricos perdes logo a noção e nem sequer tens a força ou o movimento para obteres resultados ;)

Vou ter de experimentar.:D

Racer
01-06-2006, 12:10
Nada como testarmos e vermos se resulta ou não , e ve quanto tempo aguentas a fazer excentricos com mao :berlusca:

Shinwa
01-06-2006, 12:47
eu vou polir a mao um ibiza, vou utilizar o PP e MP com aplicadores MF... espero obter alguns resultados embora nao espere alcançar os obtidos com uma orbital :smilie_nono:

quanto à Espace... estou a ponderar... ou Pol Pal ou PC.... :s6vhaha:

Junglas
01-06-2006, 14:04
Shinwa, vai pela PC... Uma Espace polida a mão... vais sair daí tipo Dr Jackyl and Mr Hide... Isto se não desistires a meio. :D

Ainda me lembro dos meus tempos pré-detalhe. Poli o Alfa-Romeo 33 á mão... foi trabalho para uma semana, mais de 3 horas por dia. Quando acabava nem sentia os braços!!! :D

[PM]
01-06-2006, 14:22
Shinwa, vai pela PC... Uma Espace polida a mão... vais sair daí tipo Dr Jackyl and Mr Hide... Isto se não desistires a meio. :D

Ainda me lembro dos meus tempos pré-detalhe. Poli o Alfa-Romeo 33 á mão... foi trabalho para uma semana, mais de 3 horas por dia. Quando acabava nem sentia os braços!!! :D

Até arrepia.
Tiveste de ter muita força de vontade!!
:god::god:

ReDaLeRt
07-07-2006, 23:00
Pois bem.

Tenho andado a ler e a aplicar os conhecimentos no Astra. Até agora usei um método semelhante ao das orbitais:

-> Descontaminação com movimentos paralelos ao solo; longitudinais. (Por norma seguem as linhas das correntes de ar no carro)

-> Aplicar o polish na esponja/aplicador. De seguida assentar o aplicador levemente sobre toda a pintura estilo "toca-e-foge" de maneira a ficarem com a superficie a trabalhar o melhor preenchida com o polish. Trabalhar o (por exemplo) 1Z Extra Paint Cleaner em movimentos longitudinais durante algum tempo de modo a fazer uma pequena limpeza à superficie. Depois seguir o critério das orbitais: movimentos longitudinais e latitudinais. Por norma, começo com um aplicador microfibras e mais tarde entrecalo com um de algodão para ir corrigindo defeitos mais profundos. A ideia é ir fazendo o corte em "camadas" de MF e algodão. :)
-> Depois de corrigidos todos (ou quase) os defeitos da pintura usar um pano microfibras mais suave que o seu aplicador homólogo de maneira a produzir um melhor acabamento por um menor poder de corte. Aproveitando este método, tentar limpar o melhor possível restos de polish e pó do "corte".
-> Aplicar o selante (Grojet2000) com um aplicador MF numa camada muito fina. (Apenas UMA camada! O Grojet2000 anula-se em camadas múltiplas!) Usar o mesmo método para o espalhar pela superficie como o do polish acima; "toca-e-foge"
-> Puxar o lusto até desaparecer o selante e comecar a "espelhar". :)
-> Aplicar um pano MF para acabamento.

Para evitarem cansar os ombos, peitorais, dorsais, trícepes e outros, apoiem as duas mãos sobre o aplicador como se estivessem a fazer massagens de reanimação. :) Usem os dois braços para trabalhar e tenham em atenção a pressão exercida sobre o aplicador!
Tenham também atenção à correcta postura da coluna ao longo de todo o trabalho! Para as partes mais baixas usem um banco pequeno; até 30cm de altura. Para as restantes usem um banco mais alto, por exemplo, um de cozinha. Lembrem-se sempre de contrair os lombares e manter a coluna direita!

Se seguirem estas indicações fazem o trabalho que nem um mimo. :thumb: :berlusca:

Ainda ando em testes para determinar a melhor combinação de corte. Em breve vou experimentar o 1Z Paint Polish em conjunto com o 1Z Extra Paint Cleaner. ;)

[[]]

JoaoJacto
07-07-2006, 23:19
Apenas um á parte...evita usar aplicadores de algodao na pintura...tem maior poder de corte mas alem de cortar risca...depois ai tens 2 trabalhos...tirar esses riscos que o aplicador deixou e deixar um acabamento,para polir á mao aconselho mesmo ou a Wolfgang Polishing Pal (http://www.detalhe.org/loja/index.php?main_page=product_info&cPath=4_23&products_id=107) ou o German Aplicator (http://www.detalhe.org/loja/index.php?main_page=product_info&cPath=4_23&products_id=126) este ja usei e gostei muito :thumb:

ReDaLeRt
07-07-2006, 23:25
Apenas um á parte...evita usar aplicadores de algodao na pintura...tem maior poder de corte mas alem de cortar risca...depois ai tens 2 trabalhos...

Discordo. :) Tudo depende da pressão e intensidade local na zona a trabalhar. Sem o de algodão não conseguiria tirar um risco fundo no painel que apresentei detalhado aqui no fórum. :thumb: Para evitar a maior abrasividade do algodão, aconselho as "camadas" de MF e algodão. Fica um pouco ao critério do detalhista a duração e intensidade de cada uma dessas "camadas". :thumb:

Usei um semelhante a este: (algodão)

http://img301.imageshack.us/img301/5588/laquerappsquarelrg5th.th.jpg (http://img301.imageshack.us/img301/5588/laquerappsquarelrg5th.jpg)

[[]]

JoaoJacto
07-07-2006, 23:34
aconselho as "camadas" de MF e algodão. Fica um pouco ao critério do detalhista a duração e intensidade de cada uma dessas "camadas".

[[]]

Não consegui perceber o que queres dizer com "camadas" de MF e algodao...

Fica ao criterio de cada um mas já aqui foi muitas vezes dito que risca,e eu proprio ja comprovei de como o algodao risca á minima pressao.

O aplicador que tenho é igual ao que tens ;)

ReDaLeRt
07-07-2006, 23:46
Não consegui perceber o que queres dizer com "camadas" de MF e algodao...

A ideia é ir trabalhando o polish com um MF. Se achar que o corte não está a ser suficiente, aplicar o de algodão durante umas passagens e voltar ao MF. Corrigir, também, ricos e defeitos mais complicados com o de algodão alternado com o MF.

Um bom método é ir diminuindo as aplicações com algodão ao longo do tratamento de maneira a que o aplicador MF e o pano MF consigam um melhor acabamento devido ao seu menos poder de corte. :thumb:

Fica ao criterio de cada um mas já aqui foi muitas vezes dito que risca,e eu proprio ja comprovei de como o algodao risca á minima pressao.

Durante as 4 horas (sim, 4!) que levei a remover os N+1 swirls e riscos fundos daquele painel (+ acabamento) não fiquei com essa ideia. Se calhar devido ao método que apliquei. :thumb:

[[]]

JoaoJacto
07-07-2006, 23:53
Usando qualquer um dos aplicadores que referi o tempo de "esfrega" diminuia drasticamente :thumb:

ReDaLeRt
07-07-2006, 23:55
Usando qualquer um dos aplicadores que referi o tempo de "esfrega" diminuia drasticamente :thumb:

O maior dilema foi um belo risco junto ao farol. Estava a ver que não ia lá à mão! :rofl:

[[]]

JoaoJacto
08-07-2006, 00:02
Cuidado para nao ires alem do que podes ir,muitas das vezes é preferivel vivermos com a angustia de ter lá um risco do que eliminar uma grande camada de verniz,um dia pode fazer muita falta,a falta de tinta nao nasce :thumb:

ReDaLeRt
08-07-2006, 00:06
Cuidado para nao ires alem do que podes ir,muitas das vezes é preferivel vivermos com a angustia de ter lá um risco do que eliminar uma grande camada de verniz,um dia pode fazer muita falta,a falta de tinta nao nasce :thumb:

Tive o cuidado de fazer o corte ao nanometro. :D Aquele risco era perfeitamente eliminável. Apenas como nunca tinha polido à mão na vida, ao longo do processo, não via o risco a desaparecer minimamente. Foi então que tive de aplicar o "plano B". :s6vhaha:

Agora só falta aplicar cera. :yupi3ti:

[[]]

DrMad
08-07-2006, 11:56
O uso de aplicadores de algodão é de facto evitável. Mais vale mudar de polish para um de maior corte a usar um aplicador de algodão.

Agora é claro que temos de ter em conta que cada um é que sabe o que prefere. Se preferires usar o aplicador de algodão a estares a polir mais tempo com um aplicador de MF ou mudar para um polish de corte, é a tua opção. Pessoalmente não uso aplicadores de algodão para nada visto que é impossível apenas com esse aplicador deixar um acabamento sem os riscos característicos do seu uso. :thumb:

Pela leitura do teu post, concluo que ainda não experimentaste o Paint Polish. Nesse caso a tua pintura ainda deve estar cheia de riscos criados pelo UPP pelo que a selagem nesta altura era evitável visto que quando fores aplicar o PP irás retirar o selante.

Não consegui no entanto saber se aplicaste o selante e o removeste de imediato ou usaste o metodo de aplicação do Ondablack, o "nosso" expert em quimicas e afins (não percebo nada de quimica). ;)

VMP
08-07-2006, 13:22
Ola Malta,

isto de remover os swirls à mão, é claro que dá mais trabalho mas para começar deve dar. Encontrei isto no site da meguiars precisamente a explicar como remover os swirls à mão
http://www.meguiarsonline.com/forums/showthread.php?s=&threadid=7011

não fica 100% como se fosse com PC mas para os principiantes é bem bom

VMP :thumb:

Junglas
08-07-2006, 21:42
VMP bom post! :thumb:

ReDaLeRt
08-07-2006, 23:47
Nesse caso a tua pintura ainda deve estar cheia de riscos criados pelo UPP pelo que a selagem nesta altura era evitável visto que quando fores aplicar o PP irás retirar o selante.

http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?t=1179

[[]]

JoaoJacto
09-07-2006, 01:01
Mesmo pela foto que mostras é impossivel ver o estado da pintura sem riscos (Ler micro-riscos)a unica coisa que noto é uma dose de casca de laranja,mas atençao que o resultado a vista esta excelente