PDA

View Full Version : [How-To] Lavagem de Motor

Racer
13-02-2006, 11:32
Boas

Uma lavagem de motor qualquer seja ela , é sempre das partes mais delicadas de fazer-se.
Requer cuidados e muita atenção ao estado do mesmo, não aconselhamos a faze-lo a motores que não estejam em boas condições porque apesar de os métodos utilizados por nós serem correctos não são infaliveis, quando existem brechas ou partes mal vedadas no motor...ATENÇÂO!!!

Material necessário :

Luvas e óculos
Pincel sem partes metálicas
Engine Degreaser
Panos MF
Água sem pressão
1Z Gummi ( Borrachas vedantes )
Condicionador de Borrachas

Opcionais :

Polish médio ( 1Z PP )
Cera sintética resistente ou Selante de pintura ( aplicar nas partes metálicas pintadas )
Chrome Polish ( Cromados )
Hyper Dresser ( embelezador de borrachas, plásticos, etc )

Dou aqui um exemplo de uma lavagem feita a um Motor, um Mazda Mx-5 1.8 de 2000.

http://www.car-detail.net/images/DEMOS/MOTORES/MX-5_1.8/DSC09050.JPG

Este motor estava muito sujo, especialmente nas partes inferiores com areia e sujidade, aliás a areia estava em todo o lado.

Etapa nº 1 - Inspecção e protecção de elementos mais susceptiveis de serem molhados.

Proteger filtros de ar de rendimento, alternador se estiver muito exposto e velas, alarmes e centralina se estiver neste nível.
Nos motores mais tapados os cuidados são menores mas sempre sem descurar o bom senso.

Etapa nº 2 - Com o motor a 1/4 da temperatura , usar o engine degreaser e com a ajuda do pincel, trabalhar bem o produto para ajudar a gordura , sujidade , etc a sair melhor.

http://www.car-detail.net/images/DEMOS/MOTORES/MX-5_1.8/DSC09054.JPG

http://www.car-detail.net/images/DEMOS/MOTORES/MX-5_1.8/DSC09061.JPG

Não devemos deixar o engine degreaser muito tempo, embora não ataque as borrachas, vedantes, plásticos , etc é conveniente depois passar com fio de água.

O intervalo destas 2 fotos foi aplicada água. :thumb:

Etapa nº 3 - Remoção do Engine Degreaser com água corrente.

Esta etapa e a anterior pode ser repetida, caso exista necessidade.
Aqui NUNCA devemos usar pressão e sempre de forma rápida , nunca localizada e demorada.

http://www.car-detail.net/images/DEMOS/MOTORES/MX-5_1.8/DSC09057.JPG

Aqui foi aplicado através de uma pistola com a pressão minima, ( o máximo da máquina é muito menor que uma do Elefante Azul ) , de forma rápida e nunca localizada.

Etapa nº 4 - Secar o motor com pano MF e por a trabalhar durante uns minutos para ajudar a secar.
É aconselhável dar uma voltinha para sair alguma água
acumulada ou mesmo aplicar jacto de ar com pressão moderada , nas secções mais inacessiveis.

http://www.car-detail.net/images/DEMOS/MOTORES/MX-5_1.8/DSC09064.JPG

Etapa nº 5 - Condicionamento

Agora é altura de condicionar todos os componentes ( possiveis ) com produtos próprios , depois de deixar o motor arrefecer um pouco.

1Z Balsam para os plásticos e podemos limpar antes com MPC ou 1Z Universal Cleaner.

1Z Chrome para polir os cromados e depois limpar o excesso, usar 1Z Gummi nas borrachas vedantes.

http://www.car-detail.net/images/DEMOS/MOTORES/MX-5_1.8/DSC09070.JPG

Polir as partes pintadas com polish médio, 1Z PP por exemplo e depois selar com selante ou encerar.

http://www.car-detail.net/images/DEMOS/MOTORES/MX-5_1.8/DSC09071.JPG

Com estes métodos e produtos , podemos em segurança lavar o motor. :thumb:

Akele abraço

MLVtecpt
13-02-2006, 11:36
Epá o motor quer-se como os gajos: feios, porcos e maus! :rofl:

Agora a sério...está um optimo how-to! Quem quiser começar tem aqui um optimo guia :thumb:

JeTBoy
13-02-2006, 17:46
Nada disso MLVtec, ele é lindo limpinho e resplandecente:g5cgrin:

Excelente How-To Racer:god: , curioso que uso exactamente os mesmos métodos, com excelentes resultados:thumb:

ReDaLeRt
12-07-2006, 00:52
(...)
Pincel sem partes metálicas
(...)

Porquê? :confused:

[[]]

JoaoJacto
12-07-2006, 01:30
Penso que seja porque como estas a trabalhar perto de elementos electricos e toda a chapa é formada por "massa = polo negativo",evita qualquer faisca ou curto-circuito.

ReDaLeRt
12-07-2006, 01:40
Penso que seja porque como estas a trabalhar perto de elementos electricos e toda a chapa é formada por "massa = polo negativo",evita qualquer faisca ou curto-circuito.

Sendo a água um condutor (sim, com uma impedância de 1MOhm é condutora :s6vhaha:) para quê o cuidado dessa parte de metal? :confused:

Braz
12-07-2006, 01:49
Acho que é mais para não arranhar nada ao pincelar... :rolleyes:

ReDaLeRt
12-07-2006, 01:57
Acho que é mais para não arranhar nada ao pincelar... :rolleyes:

Tenho aqui umas trinchas comuns. Em breve, vou-lhes dar uso. :D

Tks. :thumb:

[[]]

Xpto2
12-07-2006, 08:52
Os pinceis sem partes metálicas é mesmo para não riscar.....:thumb:

Junglas
12-07-2006, 09:48
Os pinceis sem partes metálicas é mesmo para não riscar.....:thumb:

Yups. É quase impossível fazer curto-charutos com um pincel. ;)

Sarcophagus
12-07-2006, 10:04
Para não riscar mas acima de tudo (penso eu de que) para não danificar as tubagens!!! :thumb:

Braz
12-07-2006, 11:38
Se os vossos pinceis têm uma parte metálica, podem sempre fazer como eu fiz. Envolver essa parte com um pedaço de fita igual à que se usa para isolar os plásticos antes de polçir o carro. Resulta muito bem! :thumb:

Sarcophagus
12-07-2006, 12:29
Se os vossos pinceis têm uma parte metálica, podem sempre fazer como eu fiz. Envolver essa parte com um pedaço de fita igual à que se usa para isolar os plásticos antes de polçir o carro. Resulta muito bem! :thumb:

Certissímo:thumb:

mike_cdi
18-03-2007, 22:34
nao se pode utilizar MPC no motor?:idea:

Racer
18-03-2007, 23:06
nao se pode utilizar MPC no motor?:idea:

donde veio essa dúvida ?????????:idea:

mike_cdi
18-03-2007, 23:18
donde veio essa dúvida ?????????:idea:

a minha duvida é na capacidade do MPC para limpar o motor. :D

JoaoJacto
18-03-2007, 23:29
Se nao estar muito sujo....mas o mpc nao funciona como desengordurante por isso vai custar mais do que se usares o Engine cleaner ;)

mike_cdi
18-03-2007, 23:32
la vou ter que ir á loja ver preços:s6vhaha: :s6vhaha:

chasdegua
22-01-2008, 21:13
não existe nenhum outro metodo AINDA mais seguro (LOL), sem usar agua?

é que o perigo de a agua se entranhar em sitios onde não deve é grande... n?

cumps

Junglas
22-01-2008, 21:22
não existe nenhum outro metodo AINDA mais seguro (LOL), sem usar agua?

é que o perigo de a agua se entranhar em sitios onde não deve é grande... n?

cumps

Desde que tenhas o motor frio, podes lavar o motor do coupé como se lhe estivesses a dar duche.

No fim necessitas de tirar os cabos de vela e secar bem os cachimbos, de abrir a tampa do distribuidor e secar tudo em sequinho e tá novo. Conheço esse motor, vá, razoávelmente bem...

chasdegua
22-01-2008, 21:29
Desde que tenhas o motor frio, podes lavar o motor do coupé como se lhe estivesses a dar duche.

No fim necessitas de tirar os cabos de vela e secar bem os cachimbos, de abrir a tampa do distribuidor e secar tudo em sequinho e tá novo. Conheço esse motor, vá, razoávelmente bem...
sim, deves conhecer quase tanto como eu...

NOT :rofl:

tenho de por mãos á obra ;)