PDA

View Full Version : [Pedido de how-to] aplicação de selantes e ceras

4speed
21-04-2006, 14:21
Achei que era importante para principiantes como eu, existir um tópico explicativo sobre a aplicação de selantes (tipo gorjet) e ceras em pasta (tipo natty's).

Algo ilustrado com fotos, que demonstrem o tipo de aplicador utilizado, quantidades etc.

O topico que ainda achei mais parecido com o que referi é o do MLVtecpt (http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?t=232)
em que se vê os referidos produtos aplicados!

cumps

[PM]
21-04-2006, 14:37
Não é muito dificil a aplicação desses produtos. Basta ter um aplicador em poli-espuma, ou até um aplicador em micro fibras. Muito suavemente vai-se espalhando a cera/selante em camadas muito finas. Eu costumo fazer movimentos circulares, e tento "puxar o lustro". Depois é só remover suavemente com um bom pano micro fibras.

Mas de certo, haverá alguém que não se importe de fazer um report com fotos e tudo.

Oliveira99
07-06-2006, 21:20
Por acaso tambem andava no forum a tentar descobrir algo parecido.

Mas até agora nada:( .

Será que nos poderiam ajudar?:god:

Junglas
07-06-2006, 21:44
Eu faço como o [PM]

Passo o aplicador de Polifoam (que tem um grau de abrasividade nulo) na cera e vou aplicando no painel em pequenos movimentos circulares, onde cada círculo cobre metade do circulo anterior.
Tento sempre que as camadas sejam bastante finas, pois quantidade != qualidade.

Quando o aplicador apresenta sinais de estar a ficar sem cera, volto a passar no boiáo da cera (isto ceras em pasta, como a Natty's blue ou a P21S).

No caso das ceras líquidas, o processo que utilizo é em tudo semelhante a aplicação de selantes.

Coloco uma ou duas gotas de produto num aplicador de Polifoam e o processo depois é igual a aplicação das ceras em pasta. Movimentos circulares, que cubram metade do circulo anterior.

Assim consegue-se um acabamento uniforme, e a probabilidade de haver uma zona onde não se aplique cera é bastante inferior.

MLVtecpt
07-06-2006, 22:16
Eu faço como o [PM]

Passo o aplicador de Polifoam (que tem um grau de abrasividade nulo) na cera e vou aplicando no painel em pequenos movimentos circulares, onde cada círculo cobre metade do circulo anterior.

Quando o aplicador apresenta sinais de estar a ficar sem cera, volto a passar no boiáo da cera (isto ceras em pasta, como a Natty's blue ou a P21S).

No caso das ceras líquidas, o processo que utilizo é em tudo semelhante a aplicação de selantes.

Coloco uma ou duas gotas de produto num aplicador de Polifoam e o processo depois é igual a aplicação das ceras em pasta. Movimentos circulares, que cubram metade do circulo anterior.

Assim consegue-se um acabamento uniforme, e a probabilidade de haver uma zona onde não se aplique cera é bastante inferior.

Same here :thumb:

clay
08-06-2006, 01:41
Eu faço como o [PM]

Exacto :thumb:

Já agora nas ceras em pasta (natty's white/blue) quando se usam aplicadores maiores, tais como os german pad em que não cabem lá mt bem dentro boiáo, uso uma espatula, (tipo padeiro ou até mesmo uma colher de pau que caiba dentro do boião) passo.a dentro do boião e espalho uniformemente a cera no aplicador, é mt util na minha opinão e a cera n fica concentrada apenas na ponta do aplicador no caso de ser um german pad ;)

abraços

MLVtecpt
08-06-2006, 09:03

Já agora nas ceras em pasta (natty's white/blue) quando se usam aplicadores maiores, tais como os german pad em que não cabem lá mt bem dentro boiáo, uso uma espatula, (tipo padeiro ou até mesmo uma colher de pau que caiba dentro do boião) passo.a dentro do boião e espalho uniformemente a cera no aplicador, é mt util na minha opinão e a cera n fica concentrada apenas na ponta do aplicador no caso de ser um german pad ;)

abraços

Epá clay, obrigado pela dica, já me tinha passado pela cabeça como é que ia tirar a cera com o GermanPad, mas assim já não preciso de pensar mais :s6vhaha:

clay
08-06-2006, 15:32
ML sempre às ordens ;) ehehe

abraços

4speed
08-06-2006, 15:48
hehe este tópico tem quase 2 meses só com uma resposta do [PM], desde ontem voltou a ver a luz do dia!
Logo quando fui fazer o meu 1º detalhe :D

Shinwa
08-06-2006, 15:49
eu costumo aplicar como o Junglas, descrevendo circulos e fazendo com que metade dum cubra metade doutro, fica excelente e nao ha perigo de escapar alguma parte :thumb:

FiLi
08-06-2006, 15:50
Same here...:)

4speed
08-06-2006, 16:59

abraços

Mas por exemplo a nattys não é dura demais para tirar com uma espátula?
é que pelo que vi a minha, dificilmente consiguirei retirar com uma espátula e barrar no PPall!

clay
08-06-2006, 17:07
Mas por exemplo a nattys não é dura demais para tirar com uma espátula?
é que pelo que vi a minha, dificilmente consiguirei retirar com uma espátula e barrar no PPall!

Se passares a espatula algumas vezes a cera amolece e permite.te tira.la e "barra-la" no pad tal como pão com planta :D ehehe

abraços

Junglas
08-06-2006, 21:42
Eh pah, eu não tenho problemas desses... a minha blue say da embalagem tipo baton, loool

Como é uma cera relativamente dura, basta apertar a embalagem ligeiramente de lado para ela descolar do plástico. Depois é usar no German como se fosse um baton. :P

clay
08-06-2006, 22:00
Eh pah, eu não tenho problemas desses... a minha blue say da embalagem tipo baton, loool

Como é uma cera relativamente dura, basta apertar a embalagem ligeiramente de lado para ela descolar do plástico. Depois é usar no German como se fosse um baton. :P

Olha boa tecnica tb ;)

FiLi
09-06-2006, 09:27

Fala a voz da experiência :berlusca: ;) mas é boa dica sim :thumb: