PDA

View Full Version : Como corrigir riscos profundos

norberto
20-04-2006, 22:52
Olá,

Não sei se esta será a secção mais indicada para o efeito, mas aqui fica a questão.

Há uns tempos dei um encosto com um dos espelhos numa parede antiga de granito. Escusado será dizer que aquilo ficou logo riscado, e o resultado foi este:

http://img6.imageshack.us/img6/3553/riscoespelho037uv.jpg

http://img6.imageshack.us/img6/4839/riscoespelho018og.jpg

Já comprei o kit de reparação de pintura da Renault, para o código de cor da minha break. Aquilo traz duas embalagens, uma com a tinta e a outra com o verniz.
Agora o meu problema é o seguinte: alguns dos riscos são profundos e leva-me a crer que será difícil nivelá-los só com tinta. Daí que me parece necessário aplicar algum outro produto para nivelar os riscos e então só depois aplicar a tinta.

Assim sendo será que alguém me sabe dizer que material é que eu posso aplicar nestes riscos para os nivelar? Tem que ser alguma coisa que pegue a plástico, já que os retrovisores são feitos desse material.

Cumprimentos,
Norberto

Shinwa
20-04-2006, 23:18
boas,

nao te querendo enganar, a tinta e o verniz tem propriedade de enchimento, depois e so polir para ai sim nivelar, porque ate fica é ligeiramente mais elevado, mas de certo qe alguem mais informado te ajudara.... :thumb:

abraço

JoaoJacto
20-04-2006, 23:31
Penso que a melhor maneira é mesmo dar a tinta e o verniz depois lixar com lixa 4000 ou 3000 para nivelar e só depois polir.

Racer
20-04-2006, 23:52
Sem querer ser desanimador mas parece que falta ai plástico bem como tinta e verniz, apesar de encheres isso , lixares e polir...pode não ficar grande coisa.
Vai disfarçar mas ao teu olho pode não ser suficiente.

Mas nada como tentar não é?? ;)

A realidade muitas vezes remata a teoria para um canto, e no detalhe é a maior parte, por isso mãos á obra :thumb:

norberto
21-04-2006, 00:24
Racer, o objectivo é mesmo esse, disfarçar. A outra possibilidade seria tirar o plástico do retrovisor, lixar e pintar tudo de novo, mas isso seria demasiado dispendioso, para além de que o resultado poderia não ser satisfatório. A verdade é que pior do que o que está é difícil, e mal por mal mais vale aquilo disfarçado do que como está agora.

Em relação ao retrovisor a primeira foto é um pouco enganadora, pois com o flash os riscos sobressaem mais. No entanto penso que é capaz de ter havido algum plástico afectado, daí eu estar a tentar perceber se existe algum material que é utilizado normalmente para este tipo de problemas (alguma massa de betume ou algo que valha).

4speed
21-04-2006, 09:10
Podes usar betume pedra que adere bem a fibras e plásticos, no entanto depois para dar acabamento ao betume, ou seja nivelar, tens de lhe dar lixa acabando por deixar uma àrea ainda maior sem tinta e da cor do betume. Por isso não me parece ser a solução para esse caso.

Tal como já disseram, acho que o melhor é aplicares a tinta e o verniz a encher os riscos, deixar secar mt bem e depois passar lixa 4000 só para nivelar e depois então polir para tirar os riscos da lixa.

cumps

norberto
21-04-2006, 09:49
Ok, vou então tentar encher somente com a tinta e depois terminar com o verniz, para ver no que dá.

Racer
21-04-2006, 09:54
E para polir aconselho arranjares umas esponjas de 4" , já que mesmo numa PC conseguem gerar mais calor ( num determinado ponto especifico ) e assim facilitando a remoção das marcas de lixa :thumb:

norberto
21-04-2006, 10:45
Para lixar e polir aquilo vou ter que aguardar algum tempo para deixar aquilo secar. Ainda não li bem as instruções, mas penso que até entre a tinta e o verniz deve haver algum tempo de espera.
Quem já usou estes kits, tem alguma ideia do tempo de secagem de cada uma das fases?

Racer
21-04-2006, 11:56
Ja usei as tintas dos concessionários e variam entre uns simples 30 minutos a 2/3 horas quanto muito, entre camadas.

Embora pessoalmente prefira dar várias camadas espaçadas por várias horas, e dp algumas de verniz

Aconselho o uso de um palito e com muita paciencia encher o risco, se vao usar os pinceis que vem fica uma borrada, já que são grossos e fica tudo pintado fora do risco :rolleyes:

Akele abraço

FiLi
21-04-2006, 12:23
No ibiza k fiz a semana passado tive algo deste género. Apliquei (não com o mini-pincel k trás, mas com 1 palito, bem melhor ;) ) a respectiva tinta e deixei cerca de 30m...depois apliquei da mesma forma o verniz k o respectivo kit trás, e mais 30m a espera. Depois passei com laranja+IP, e depois a normal azul+FF, e depois a OCW. Claro k olhando a alguns cm´s nota-se, mas a cerca de 1 metro perguntei a várias pessoas e ninguém se apercebeu. Ou seja, aos nossos! olhos clínicos pode não passar a 100%, mas k fica muito melhor, fica, sem dúvida.

norberto
03-05-2006, 14:14
Amigos, onde é que eu posso adquirir essa lixa 4000 da 3M de que se fala muito por aqui? Não encontro isso na loja online.

MLVtecpt
03-05-2006, 18:57
Manda PM ao Drmad...pode ser que ele arranje :thumb:

nelinho
03-05-2006, 19:12
No ibiza k fiz a semana passado tive algo deste género. Apliquei (não com o mini-pincel k trás, mas com 1 palito, bem melhor ;) ) a respectiva tinta e deixei cerca de 30m...depois apliquei da mesma forma o verniz k o respectivo kit trás, e mais 30m a espera. Depois passei com laranja+IP, e depois a normal azul+FF, e depois a OCW. Claro k olhando a alguns cm´s nota-se, mas a cerca de 1 metro perguntei a várias pessoas e ninguém se apercebeu. Ou seja, aos nossos! olhos clínicos pode não passar a 100%, mas k fica muito melhor, fica, sem dúvida.
Onde posso arranjar um desses kits pro meu Ibiza?

JoaoJacto
03-05-2006, 23:49
Na Seat devem ter,eu ja usei um kit desses comprado na Fiat e desenrasca bem.

FiLi
04-05-2006, 09:24
Na Seat devem ter,eu ja usei um kit desses comprado na Fiat e desenrasca bem.

Nem mais, arranjas a tua côr certinha! e tudo :thumb:

[PM]
12-05-2006, 13:43
As marcas todas geralmente costumam ter estes kits? Qual é o preço médio?
É que me dava um certo jeito. E não parece uma tarefa muito complicada!

norberto: Já fizeste este trabalho?

norberto
12-05-2006, 14:28
PM, fiz, mas não ficou nada de jeito, por isso é que ainda não coloquei fotografias. Falta-me uma lixa adequada para conseguir nivelar a tinta e o verniz que apliquei. Com uma lixa suficientemente fina penso que consigo por aquilo mais ou menos em condições, mas digo-te já que é mais difícil utilizar aquele kit do que o que eu pensava.

Tenho mesmo que arranjar uma lixa dessas da 3M ou similares, para ver se obtenho um resultado minimamente satisfatório.

FiLi
12-05-2006, 15:14
Os kits rondam os 8 a 9 euros, e traz a tinta, verniz e respectivos pincéis k desde já aconselho-vos a deitar fora, pois mais pareçem trinchas :D

Façam a reposição de tinta e posteriormente do verniz com um palito ;)

4speed
12-05-2006, 18:18
melhor ainda que um palito é um tiralinhas!
Se calhar não sabem o que é ... :rolleyes:
custumava vir com compassos!

ScorpionFlower
30-05-2010, 12:28
Eu sei que este é um tópico antigo, mas como o problema aqui discutido é muito semelhante ao que eu tenho, resolvi postar aqui.
Há uns dias atrás fiz a mesma borrada ao espelho do meu Yaris, ainda pior que o norberto :(

Aqui vão fotos:

http://i47.tinypic.com/2lk5y02.jpg

http://i47.tinypic.com/2edbklz.jpg

Já sei que tentar emendar isto "em casa" não vai disfarçar completamente, o meu objectivo é sobretudo disfarçar para não se notar tanto.

Falaram dos kits das marcas. Sabem se a Toyota também tem? Procurei no site da Toyota e não aparece nada relacionado com isso (só encontro coisas sobre SMART repair).

Não tenho polidora, vai ser tudo feito à mão mesmo.

Devo fazer o mesmo que o norberto? - Comprar um kit (se a Toyota tiver), fazer várias camadas de tinta com um palito, mais umas camadas de verniz com um palito, lixar (com que lixa, já agora?), e finalmente polir.

Ou devo usar a estratégia que o FiLi usou?

(P.S.: se for possível, expliquem-me sem siglas para os produtos/materiais, porque estou pouco familiar com esta área :| )

Junglas
30-05-2010, 14:15
Não safas isso com palitos, mas nem por nada deste mundo.

Desengordura isso com acrysol, por exemplo. Nivela depois com lixa (deves precisar de 1000 e depois 2000 - 4000) e no fim usa o pincel da tinta de retoques. Essa zona é demasiado abrangente para ficar bem usando apenas um palito.

Depois da 1ª camada secar bem, aplicas uma segunda. Repetes o processo mais uma vez (3 camadas) que deve ser suficiente.

No fim, é um polimento para nivelar tudo.

ScorpionFlower
30-05-2010, 20:39
Certo. Obrigada, Junglas.

Recapitulando (a ver se não entendi mal):
1. Acrysol para desengordurar
2. Nivelar com lixa (1º - 1000, 2º - 2000-4000)
3. Pincelar com tinta de retoques (tinta em spray: é pior, melhor ou indiferente?)
4. Repetir + 2x a tinta (para fazer as 3 camadas)
5. Polir para nivelar

No fim disto tudo é necessário proteger com alguma coisa? Já vi aqui falarem de selantes, cera, etc, ou é um passo facultativo?

DrMad
01-06-2010, 21:54
Não é necessário proteger com nada mas podes e deves selar toda a pintura do carro e podes colocar uma cera. Na zona que vais pintar deixa curar durante algum tempo antes de colocar o que quer que seja por cima.

Junglas
02-06-2010, 11:43
ScorpionFlower atenção que o que o DrMad mencionou como "deixar curar algum tempo" deve ser lido como "deixa passar um par de meses até colocares algum selante em cima".

A questão da selagem e do enceramento é para protecção de toda a pintura. Facilita a lavagem e promove a protecção da pintura.

ScorpionFlower
02-06-2010, 13:48
Sim. Tenho ideia que já li neste fórum algo sobre o tempo que se tem de deixar a tinta curar algum tempo antes de lhe aplicar algo por cima. Obrigada na mesma pelo aviso :)

Em relação à tinta: aqui falam em tinta de retoques, que se aplica com pincel ou palito, consoante os casos. Vou ver se a Toyota tem desses tais kits de reparação de pintura que estavam aqui a falar.
Em todo o caso, qual é a vossa opinião em relação à tinta em spray? Entendo muito pouco disto, mas a ideia que tenho é que o spray supostamente espalha a tinta de forma mais uniforme. Se calhar a minha ideia é errada. :/ Gostava que me esclarecessem nesta questão.

Junglas
02-06-2010, 14:23
A tua ideia de que o spray espalha mais a tinta, é verdade. Espalha... Espalha tanto que até vais apanhar pedaços de tinta ("vapores") no vidro da frente. O efeito final é uma pintura mais baça (mas não na zona que pintaste) e áspera. Denomina-se esse efeito de "overspray".

ScorpionFlower
02-06-2010, 14:51
Ah, ok :s isso não me parece bom
Já sabia que teria de confinar a área a pintar com uma espécie de stencil, mas não tinha ideia que a tinta pudesse ir tão "longe".
E também não me parece nada prático andar a cobrir o carro todo com papel de jornal para pintar só aquele bocado --'