View Full Version : Lubrificante motor
civic ctdi
04-01-2010, 14:23
A chegar a hora de mudar o oleo da minha Alfa 156 jtdm, comecei a espreitar os oleos que por aí andam... e encontrei esta promoção na Norauto, Shell Helix Ultra 5w40 a €29.90 (no Roady está a €60). Este oleo é "porreiro"?
Tambem vi os seguintes oleos:
- Selénia WR 5w40 por €75.90 (Roady)
- BP Visco 7000 turbo diesel a €54.90 (Norauto)
- BP Visco 7000 sport por €51.99 (Norauto)
Aconselham algum destes? Outros? Melhores preços???
Aberto a sugestões.
Os shell têm tendência a desaparecer depressa, pelo menos em motores mais rotativos.
Tens mesmo urgência em trocar o óleo á jdm ou isso pode esperar? É que volta e meia o Jumbo faz promoções parvas nos óleos... nomeadamente o BP Visco 7000 turbo diesel a 30€...
civic ctdi
04-01-2010, 15:09
Não é pra hoje nem amanhã... mas terá que ser nos próximos tempos:rolleyes:
Eh pah, se há alguma urgência, mete o helix. Mal não lhe faz, embora não seja o meu óleo favorito.
Vai dando um salto ao Jumbo para ver se apanhas as promoções.
Eu assim que souber de alguma, meto um post por aqui, no fórum, a avisar o pessoal.
matzagrin
04-01-2010, 15:26
Tenho ouvido falar bem da "desconhecida" marca Liqui Moly... e ando a investigar um pouco mais... alguém conhece a dita e tem alguma opinião formada?
Tenho ouvido falar bem da "desconhecida" marca Liqui Moly... e ando a investigar um pouco mais... alguém conhece a dita e tem alguma opinião formada?
"Desconhecida" ?!?!!?!?!?
Mas é que nem brinques, a Liqui Molly é muitísimo bem conhecida! E não é pela falta de qualidade!!!
É um dos melhores óleos que podes meter no teu motor, isto dentro de um preço/litro aceitável.
Prefiro liqui molly a BP visco 7000...
MLVtecpt
04-01-2010, 18:35
Eu tenho usado na megas: Shell Helix Ultra Diesel e não tenho qualquer razão de queixa! :D
matzagrin
04-01-2010, 20:29
"Desconhecida" ?!?!!?!?!?
Mas é que nem brinques, a Liqui Molly é muitísimo bem conhecida! E não é pela falta de qualidade!!!
É um dos melhores óleos que podes meter no teu motor, isto dentro de um preço/litro aceitável.
Prefiro liqui molly a BP visco 7000...
Daí as aspas ;)
Eu tenho cada vez mais a sensação q a Liqui é tipo os produtos do detalhe, poucos conhecem mas é produto de topo ;)
Daí as aspas ;)
Eu tenho cada vez mais a sensação q a Liqui é tipo os produtos do detalhe, poucos conhecem mas é produto de topo ;)
Sim, é excelente, direi que é quase tão bom como o penzoil.
matzagrin
04-01-2010, 23:05
Sabes de algum distribuidor? De preferência da zona centro... gostaria de saber qual o melhor óleo par ao meu Focus e preços :)
Eu tenho utilizado Tec Auto nos meus carros mas também consigo arranjar Motul (que é uma boa marca mas mais cara).
tenho usado Castrol Edge 0W30 57€ cada embalagem de 4L:thumb:
Motul também é muito bom!
O Edge... Para o preço, deixa muito a desejar...
motul sem duvida aguenta muito bem com temperaturas mais elevadas o que nao aconteçe com a maior parte dos oleos do mercado,pareçem agua a desapareçer lol,ou valvoline que ja fica mais caro cerca de 70 ou 75 euros(motul cerca de 55)
civic ctdi
08-01-2010, 21:54
Encontrei o Liqui Moly 5w40 SHT (não me recordo o que quer dizer a sigla)sintetico 5litros por 67 €... este é bom? E o preço?:idea:
Ah, o vendedor disse-me que é oleo pra 30 000 km:confused::confused:
Encontrei o Liqui Moly 5w40 SHT (não me recordo o que quer dizer a sigla)sintetico 5litros por 67 €... este é bom? E o preço?:idea:
Ah, o vendedor disse-me que é oleo pra 30 000 km:confused::confused:
Deve ser um Long Life...
Eu sou muito céptico em relação a isso. 30.000Kms é fruta a mais.
Em relação ao preço, não me parece uma estupidez de dinheiro, mas não me parece caro.
A embalagem era de que côr?
civic ctdi
08-01-2010, 22:48
Deve ser um Long Life...
Eu sou muito céptico em relação a isso. 30.000Kms é fruta a mais.
Em relação ao preço, não me parece uma estupidez de dinheiro, mas não me parece caro.
A embalagem era de que côr?
Lembrei-me do que era a sigla, synthoil high tech, e dizia long life... era cinzenta.
Havia um outro que o vendedor dizia ser aconselhado para motores injector/bomba... mas não me recordo do nome nem sei preços:rolleyes:
Lembrei-me do que era a sigla, synthoil high tech, e dizia long life... era cinzenta.
Havia um outro que o vendedor dizia ser aconselhado para motores injector/bomba... mas não me recordo do nome nem sei preços:rolleyes:
Já sei qual é.
67€ é um bom preço, embora não seja soberbo.
É bem melhor que o bp visco. ;)
Se a carteira te permitir essa ousadia... força!
Mas não faças 30.000Kms com ele. Nem com esse nem com nenhum!
civic ctdi
08-01-2010, 23:55
Já sei qual é.
67€ é um bom preço, embora não seja soberbo.
É bem melhor que o bp visco. ;)
Se a carteira te permitir essa ousadia... força!
Mas não faças 30.000Kms com ele. Nem com esse nem com nenhum!
Nem me tinha passado pela cabeça fazer tais quilometros sem mudar... mas pensei que poderia haver um oleo (da Liqui Moly) para as quilometragens normais para um sintetico (15 000km), mas com um preço um pouco mais simpático:idea:
Nem me tinha passado pela cabeça fazer tais quilometros sem mudar... mas pensei que poderia haver um oleo (da Liqui Moly) para as quilometragens normais para um sintetico (15 000km), mas com um preço um pouco mais simpático:idea:
e há.
A embalagem é arroxeada. Alegam 20.000Kms, também com a mesma tecnologia, mas ronda os 45-50€.
Até hoje foi o óleo que mais baixou os consumos do benz e que o tornou igualmente mais silencioso.
Ja vi que não estou a dar o melhor que poderia ao meu carro, sigo as recomendaçoes da marca quanto ao oleo e troco os filtros se calhar vezes a mais, dizem que faz 30.000km sem qualquer problema, normalmente não faço mais de 20.000.
Acho que esta questão dá muito que falar....
Qual é o Melhor Oleo independentemente do preço? OW30 é melhor ou pior que 0W40?
Ha uma serie de questoes que ainda não entendi por completo, uns dizem umas coisas outros outras...uso Castrol em todos os carros da casa e nenhuma razão de queixa até ao momento...mas se ha melhor...:D
Ja agora a nivel de filtros o que aconselham (marcas)?
E não vou entrar aqui na questao dos combustiveis:berlusca:
César, no 320D usa APENAS E SÓ o óleo recomendado (salvo erro Castrol GTX ou GTD, é um deles). A minha irmã tem um 320td e quando se lembrou de meter um óleo melhor, o carro não gostou. O óleo deitou-o fora pelo escape e acendeu luzinhas a dizer "Só gosto do Castrol".
Posto isto, o melhor óleo depende do carro e do motor em si.
Nos meus uso o bp visco 7000 ou 7000 sport. E ambos gostam. :D
Mudas de óleo. A cada 10.000Kms. E tudo o que vier acima disso já é conversa de vendedor!
O Castrol GTD é um oleo "fraco" comparado com o Edge, o GTD salvo erro o melhor é o 10W40 que tenho usado no Punto da namorada.
O controlo das revisões é feito pelo proprio carro, alias a 1ª revisão foi feita na marca e ele tinha 34.000km e ainda faltava 1000km...apos isso tem sido mais ao menos de 20.000 em 20.000
Ha muita gente a usar BP nos BMW...
Verifica o autocolante do oleo recomendado. Eu fiquei com o queixo no chão quando a minha irmã me mostrou o autocolante de origem, da bmw a dizer qual o +oleo recomendado (GTX ou GTD). A verdade é que o andamento do carro caiu imenso quando ela meteu outro óleo (além de ter consumido quase a sua totalidade).
Eu sei perfeitamente que o óleo é fraco, agora quando a bmw recomenda aquilo, quando o motor não se dá bem com outros óleos...
Nas minhas mãos, nenhum carro faz mais do que 10.000Kms com o mesmo óleo. Houve uma vez que tanto o honda como o benz fizeram 15 mil, mas foi em condições favoráveis (muita AE, temperaturas baixas e nada de esticanços). De resto, a cada 10.000 levam uma transfusão. :D
O Castrol GTD é um oleo "fraco" comparado com o Edge, o GTD salvo erro o melhor é o 10W40 que tenho usado no Punto da namorada.
O controlo das revisões é feito pelo proprio carro, alias a 1ª revisão foi feita na marca e ele tinha 34.000km e ainda faltava 1000km...apos isso tem sido mais ao menos de 20.000 em 20.000
Ha muita gente a usar BP nos BMW...
civic ctdi
10-01-2010, 21:36
Nas minhas mãos, nenhum carro faz mais do que 10.000Kms com o mesmo óleo. Houve uma vez que tanto o honda como o benz fizeram 15 mil, mas foi em condições favoráveis (muita AE, temperaturas baixas e nada de esticanços). De resto, a cada 10.000 levam uma transfusão. :D
Se com um oleo supostamente pra 15 000 km fazes 10 000 km, com o liqui moly long life que teoricamente é pra 30 000 km, poderei fazer 20 000 km?
Outra pergunta, sendo que a Alfa recomenda Selénia, deverei manter-me nessa marca? Na AlfaNord, disseram-me que usam o BP Visco 7000 5w40 e estão contentes.
O BP Visco 7000 de vez em quando há promoções no Jumbo.
Quando Aparecem compro logo!A ultima vez foi à volta dos 25€. Já vi depois por volta dos 30€ e o preço normal dele é entre 59,99 e 64,99€ penso!!:idea:
Tenho lá oleo para + 3 mudanças... :s6vhaha:
Tenho lá oleo para + 3 mudanças... :s6vhaha:
Fraco... Eu tenho para 3 mudanças... A cada um dos carros! :D
A quem muda o óleo em casa:
- o que fazes com o óleo velho?:idea::idea::idea:
Vai para dentro da embalagem do óleo novo e é entregue ou numa norauto, ou na oficina ao fundo da rua.
Vai para dentro da embalagem do óleo novo e é entregue ou numa norauto, ou na oficina ao fundo da rua.
Boas!
Sabes se na norauto também são obrigados a aceitar filtros de ar, óleo e outras peças de desgaste inutilizadas?
Boas!
Sabes se na norauto também são obrigados a aceitar filtros de ar, óleo e outras peças de desgaste inutilizadas?
Julgo que qualquer oficina é obrigada a aceitar esse tipo de materiais.
Epa.... Agora tramaste-me!!!
Por mim neste momento chega....:idea:se aparecerem mais promoções depois logo vejo!
Tenho um depósito para onde escorre o oleo velho e depois levo a um dos depósitos para oleo (oleo de motor) existente ao pé das docas aqui da minha zona (Setubal)!
:D
civic ctdi
19-06-2010, 14:16
A quem interessar:
de 17 a 30 de Junho, na Roady (antiga Station Marche), oleo BP Visco 7000 Sport,22,45€:n4pclapping::n4pclapping:
Excelente óleo a um excelente preço!:n4pclapping:
MLVtecpt
21-06-2010, 17:46
Ó Junglas, se tens lá um bidon de 200lts :rofl:... guarda-me uma litrada, pode ser?!? :s6vhaha:
Ó Junglas, se tens lá um bidon de 200lts :rofl:... guarda-me uma litrada, pode ser?!? :s6vhaha:
LoL.
Já viste o stock... :P
francelos01
27-09-2010, 22:05
Parece-me que há aqui alguma confusão relativamente a lubrificantes...Quando dizem que uma marca recomenda o oleo X e que o carro só pode andar com esse oleo não acho que esteja certo. Basicamente o que se tem de respeitar é as normas e esfecificações da marca seja com que oleo fôr.
As decisões das marcas para recomendarem este ou aquele oleo são puramente finaceiras e este ano a BMW pode recomendar o Castrol e para o ano o BP e pode variar de país para país.
Por exemplo a Renault a Opel e a Fiat partilham motores e não é por isso que recomendam o mesmo oleo....
Joao_Onyx
28-09-2010, 20:59
Exacto.
mas existe ÓLEO e óleo.
francelos01
28-09-2010, 21:31
Claro que há OLEO e oleo mas estamos a partir do principio que falamos de marcas conceituadas.
Mas sinceramente tambem acho um exagero mudar o oleo, se usarem 100% sintetico, de 10.000km em 10.000km....Um bom oleo 100% sintético aguenta á vontade 25 ou 30 mil
Joao_Onyx
28-09-2010, 21:52
mas são essas coisas que fazem a diferença na durabilidade de um motor.
Um carro que muda de 10.00 em 10.000 anda muito mais "saudavel" que um com o mesmo oleo durante 25.000
O meu é 100% sintético e muda de 10.000 em 10.000 o Visco 7000 Sport.
Já no Vag como vai a marca é de 30.000 em 30.000 coisa que não gosto, mas como não é meu.....
MLVtecpt
28-09-2010, 21:53
Claro que há OLEO e oleo mas estamos a partir do principio que falamos de marcas conceituadas.
Mas sinceramente tambem acho um exagero mudar o oleo, se usarem 100% sintetico, de 10.000km em 10.000km....Um bom oleo 100% sintético aguenta á vontade 25 ou 30 mil
Pois, pois... Eu opto por mudar o meu sintético todos os anos... não é por 50€ que fico mais pobre e posso evitar males maiores...
Joao_Onyx
28-09-2010, 22:38
humm todos os anos? e isso é de quantos em quantos km mais ou menos?
Eu uso normalmente BP visco 7000 ou 5000 sport e mudo a cada 10.000Kms. A verdade é que não há resíduos no motor, o carter por exemplo está limpíssimo.
Um óleo durar 30 mil Kms... ainda estou para ver alguém provar, com testes em laboratório, que ao fim de 15 mil Kms, o óleo ainda tem as suas características de lubrificação e de detergência. A verdade é que até hoje ainda ninguém o conseguiu fazer...
Carros a diesel, principalmente com turbo, NUNCA na vida deveriam andar mais do que 10 mil com o mesmo óleo. O turbo é um reservatório de calor, que fica a aquecer e a decompôr o óleo, quando o carro é desligado. O motor cria muito mais resíduos do que um motor a gasolina.
Falando de motores a gasolina, a tareia que o óleo leva, devido á rotação do motor, é simplesmente alucinante. 10 mil Kms com um bom óleo é tareia mais do que suficiente para arruinar os aditivos que o óleo tem.
Eu, por regra, nunca ando mais de 10 mil com um óleo, e mesmo estes 10 mil, são feitos apenas se o óleo for 100% sintético.
Joao_Onyx
29-09-2010, 22:03
Não poderia estar mais de acordo. ;)
francelos01
30-09-2010, 11:30
Claro que não faz mal mudar o oleo de 10 em 10 mas se isso faz diferença numa utilização normal para um carro que no max vai fazer 250.000km's não não vai.
Há coisas muito piores para o motor que eu vejo condutores todos os dias a fazer e se calhar mudam o oleo de 10 em 10.....Por exemplo não deixar aquecer o carro antes de começar a acelerar o carro e desligar carros com turbo mal estacionam....
Eu no meu carro mudo o oleo todos os anos e não chego a fazer 10.000km mas é pura mariquice e sou o primeiro a admitir. Mas não ninguem que tenha argumentos técnicos para dizer que isso dá saude ao motor
MLVtecpt
30-09-2010, 17:12
humm todos os anos? e isso é de quantos em quantos km mais ou menos?
+/- 18.000kms ;)
Claro que não faz mal mudar o oleo de 10 em 10 mas se isso faz diferença numa utilização normal para um carro que no max vai fazer 250.000km's não não vai.
Ai faz e não é pouco!
A quantidade de resíduos que se acumulam no motor facilmente rebentam com o motor. Por rebentar, entenda-se, entupir tubagens ou canais de lubrificação. Os primeiros motores ford 2.0 TDCi costumavam partir turbos a cada 20 mil Kms e era tudo por causa de resíduos que se acumulavam...
Há coisas muito piores para o motor que eu vejo condutores todos os dias a fazer e se calhar mudam o oleo de 10 em 10.....Por exemplo não deixar aquecer o carro antes de começar a acelerar o carro e desligar carros com turbo mal estacionam....
Mais um mito... O carro ao ralentim tem mais desgaste do que em andamento. Pega num manómetro de pressão de óleo, instala, e vê o porquê.
A pressão de óleo ao ralentim é mínima e insuficiente para uma correcta lubrificação. Deves arrancar com o carro um par de segundos depois de o ligar e fazer uma condução suave até o motor aquecer. E por motor aquecer não é o ponteiro da temperatura da água chegar ao ponto normal...
Eu no meu carro mudo o oleo todos os anos e não chego a fazer 10.000km mas é pura mariquice e sou o primeiro a admitir. Mas não ninguem que tenha argumentos técnicos para dizer que isso dá saude ao motor
Saúde não dá. Aliás, nada dá saúde ao motor. O que acontece é que retira menos saúde! :P
francelos01
01-10-2010, 21:38
Ai faz e não é pouco!
A quantidade de resíduos que se acumulam no motor facilmente rebentam com o motor. Por rebentar, entenda-se, entupir tubagens ou canais de lubrificação. Os primeiros motores ford 2.0 TDCi costumavam partir turbos a cada 20 mil Kms e era tudo por causa de resíduos que se acumulavam...
Se dizes isso com tanta certeza, que a culpa era de não mudar o oleo de 10 em 10 o que é q a Ford fez? Alterou o plano de manutenção? Conheço mais marcas que partem turbos e motores pelo oleo estar contaminado mas não tem nada a ver com o oleo...filtros de particulas por exemplo
Mais um mito... O carro ao ralentim tem mais desgaste do que em andamento. Pega num manómetro de pressão de óleo, instala, e vê o porquê.
Onde é que eu disse que era para aquecer o carro ao ralenti....
A pressão de óleo ao ralentim é mínima e insuficiente para uma correcta lubrificação. Deves arrancar com o carro um par de segundos depois de o ligar e fazer uma condução suave até o motor aquecer. E por motor aquecer não é o ponteiro da temperatura da água chegar ao ponto normal...
Saúde não dá. Aliás, nada dá saúde ao motor. O que acontece é que retira menos saúde! :P
Estamos a falar de uma condução/utilização normal, a kilometragem media em Portugal são cerca de 14.000/ano se pensares manter o teu carro durante 20 anos se calhar faz sentido mas há outras coisas que vão ceder primeiro
Estamos a falar de uma condução/utilização normal, a kilometragem media em Portugal são cerca de 14.000/ano se pensares manter o teu carro durante 20 anos se calhar faz sentido mas há outras coisas que vão ceder primeiro
Humm, compreendo, então estás basicamente a dizer "O gajo que me comprar o carro usado que resolva os problemas" ? E se na altura em que deverias trocar, a altura não fôr oportuna? Vais dizer mal da tua vida quando começarem os problemas a aparecer.
Um dos meus carros tem precisamente 20 anos e nunca deu um único problema. E pretendo que continue assim!
francelos01
08-10-2010, 11:39
Basicamente o que estou a dizer é que para 80 ou 90 por cento das pessoas não faz sentido fazer trocas de oleo com intervalos curtos pq os carros não vão durar 200.000km....Quantos km têm o teu com 20 anos?
Como já te disse eu troco de oleo no meu carro todos os anos sem fazer os 10.000 mas é pq o carro está muito tempo parado.
E alem disso ainda não vi aqui nenhum argumento técnico valido baseado em pesquisas ou estudos que indique que os lubrificantes 100% sintéticos perdem as suas propriedades a partir dos 10.000km. Alias nem aqui nem em lado nenhum e olha que estou no ramo
Basicamente o que estou a dizer é que para 80 ou 90 por cento das pessoas não faz sentido fazer trocas de oleo com intervalos curtos pq os carros não vão durar 200.000km....Quantos km têm o teu com 20 anos?
Como já te disse eu troco de oleo no meu carro todos os anos sem fazer os 10.000 mas é pq o carro está muito tempo parado.
E alem disso ainda não vi aqui nenhum argumento técnico valido baseado em pesquisas ou estudos que indique que os lubrificantes 100% sintéticos perdem as suas propriedades a partir dos 10.000km. Alias nem aqui nem em lado nenhum e olha que estou no ramo
O Honda? 200.000Kms. E está tudo de origem, lá dentro (ok a junta da tampa das valvulas já foi mudada :D).
Se estás no ramo, explica-me então porque é que quando o óleo se aproxima dos 10.000Kms, os consumos sobem? E descem, assim que se muda o óleo? Estamos a falar de mudança APENAS de óleo e filtro de óleo, e de alterações de consumo da ordem do 0,5L/100.
Parece-me que há aqui alguma confusão relativamente a lubrificantes...Quando dizem que uma marca recomenda o oleo X e que o carro só pode andar com esse oleo não acho que esteja certo. Basicamente o que se tem de respeitar é as normas e esfecificações da marca seja com que oleo fôr.
As decisões das marcas para recomendarem este ou aquele oleo são puramente finaceiras e este ano a BMW pode recomendar o Castrol e para o ano o BP e pode variar de país para país.
Por exemplo a Renault a Opel e a Fiat partilham motores e não é por isso que recomendam o mesmo oleo....
muito bem analizado... o da mina astra 5w30 e é recomendado para opel,vw e bmw... e este oleo resulta perfeito...pois com outras marcas o motor tem um som mais barulhento(grilar)
O Honda? 200.000Kms. E está tudo de origem, lá dentro (ok a junta da tampa das valvulas já foi mudada :D).
Se estás no ramo, explica-me então porque é que quando o óleo se aproxima dos 10.000Kms, os consumos sobem? E descem, assim que se muda o óleo? Estamos a falar de mudança APENAS de óleo e filtro de óleo, e de alterações de consumo da ordem do 0,5L/100.
Bem , mudares a cada 10.000Kms mal nunca fazerá... O meu irmão tem uma Corsa B Tb e tem 320.000 kms e sempre mudou oleo 10W40 a cada 10.000 kms. Por isso mudar com esses intervalos aco que faz bem a qualquer carro.
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.