PDA

View Full Version : Reprogramação!!!

ChOCoLaT
10-10-2009, 02:16
Boas!

Espero tentar esclarecer a história que vou escrever com pessoal mais entendido sobre reprogramações.

Então é o seguinte, reprogramei a minha Laguna à 8 dias atrás, sendo que sofreu várias (5) reprogramações diferentes até chegarmos ao resultado supostamente perfeito. As 3 primeiras estavam provavelmente um pouco puxadas e às 3000rpm a carrinha entrava em 'safe mode' e desligava-se devido à elevada pressão do turbo.
Foi-se baixando os valores até que se acabou por dar apenas um 'cheirinho' de nada ao turbo e apenas alterar outros valores, como os avanços, etc.
Nas minhas mãos apenas fiz +/- 100km (estrada e AE) que devido ao mau tempo não passei dos 130km/h, no entanto notei melhorias muito significativas a nível do desenvolvimento das velocidades e subidas em 5a sem qq problema. Excelente capacidade de resposta e óptima condução, sentindo finalmente força não só das 2000 às 3000rpm, mas também depois das 3000rpm.
Acontece que no Domingo, nas mãos do meu pai foi feita uma viagem de +/- outros 100km apenas em AE e mesmo com o mau tempo fez subidas acentuadas sem qq problema a 150-160km/h... mas na volta e ao ouvir um barulho muito estranho parou e só voltou de reboque!!!

A carrinha foi levada para a oficina depois de chegarmos à conclusão que foi a caixa de velocidades... foi desmontada e o estrago foi apenas nos carretos de 5a, tanto o do veio primário, como o do veio secundário...e + estranho ainda é que ficaram completamente relados, quase lisos e sem dentes nenhuns.

A pessoa que me fez a reprogramação, muitos outros e inclusivé dois mecânicos de diferentes oficinas da Renault afirmam ser apenas coincidência e que a reprogramação nunca na vida iria afectar a caixa, muito penos quando apenas andou 200km e a velocidade máxima foi 160km/h, não tendo sido por isso levada ao limite e esgotamento da caixa.

O problema é que o mecânico da oficina onde se encontra a minha Laguna insiste que só poderia ter sido da reprogramação da centralina e que o mais provável é acontecer outra vez o mesmo quando voltar para a estrada.

Sinto-me confuso com tudo isto e obviamente revoltado com a despesa de 1000eur que vou ter pelo arranjo, no entanto ainda não consegui uma resposta dada como certa!

Alguém me poderá esclarecer melhor e dizer se realmente há alguma relação entre a reprogramação e o que aconteceu à caixa?!

Abraço!

Lacuna
10-10-2009, 10:16
Realmente e muito estranho ser de uma reprogramação, porque (se não estou em erro) só te mexe a nível electrónico.:rolleyes:

Alguma vez a tua caixa tinha sido mexida? Ou alguma vez fez barulhos estranhos quando estava engrenada em 5ª ?

Cumps

matzagrin
10-10-2009, 11:16
Nunca ouvi tal coisa...

É normal é a embraiagem ficar danificada se a reprogramação for muito forte. É sempre aconselhado reforçar a embraiagem ou comprar uma melhor.

Relativamente a caixas é a primeira vez que ouço tal coisa. Até porque 160km/h com ou sem reprogramação não podem dar cabo de uma caixa preparada para mais de 200km/h.

Eu tenho uma repro à 120mil km e não tenho nenhum problema. Acho que o teu mecânico anda a inventar um pouco. :idea:

SeatFan_
10-10-2009, 11:31
pode ter a haver com fadiga do material... um bocado repuxado, mas eu explico.

quando tinha o A3, na altura com 290 000km, precisei de mudar a embraiagem (era a de origem) e troquei na marca, logo por uma igual à que de lá saiu.

notei melhorias significativas tanto nas passagens de caixa, como na força demonstrada pelo carro, ainda para mais com aquela kilometragem!

o problema veio passado 3 semanas. os carretos da caixa começaram a ser solicitados como na altura em que o carro era novo (embraiagem nova, logo toda a força do motor era transmitida para a caixa), e como a caixa já tinha bastantes km, um possível desalinhamento por muito pequeno que fosse, começou a desgastar prematuramente a caixa, acabando por moer os carretos.

poderá ter acontecido qualquer coisa parecida com isso.

ChOCoLaT
10-10-2009, 11:36
Quanto à embraiagem vou aproveitar e uma vez que a carrinha já está desmontada, meter uma nova.

Em relação à caixa ele insiste que de certeza foi do esforço que fez a subir a 150-160km/h, no entanto e na realidade a caixa nunca se esgotou porque nunca chegou à velocidade máxima. Acredito que o esforço seja realmente maior uma vez que atinge maiores velocidades em subida, mas a verdade é que não há ninguém que concorde com a opinião do mecânico.

Eu vou arriscar e continuar com a repro, no entanto, assim que estiver pronta para voltar para a estrada vou perder o amor a mais umas notas e levo-a ao banco de potência, pode ser que também lá me saibam dizer mais alguma coisa.

Se entretanto souberem ou tiverem informações que possam ser úteis, por favor digam.

Abraço!

ChOCoLaT
10-10-2009, 11:40
pode ter a haver com fadiga do material... um bocado repuxado, mas eu explico.

quando tinha o A3, na altura com 290 000km, precisei de mudar a embraiagem (era a de origem) e troquei na marca, logo por uma igual à que de lá saiu.

notei melhorias significativas tanto nas passagens de caixa, como na força demonstrada pelo carro, ainda para mais com aquela kilometragem!

o problema veio passado 3 semanas. os carretos da caixa começaram a ser solicitados como na altura em que o carro era novo (embraiagem nova, logo toda a força do motor era transmitida para a caixa), e como a caixa já tinha bastantes km, um possível desalinhamento por muito pequeno que fosse, começou a desgastar prematuramente a caixa, acabando por moer os carretos.

poderá ter acontecido qualquer coisa parecida com isso.

Boas!

Bem, até agora foi a informação e relação que me parece mais próxima do que possa ter acontecido, no entanto durante 2 dias ela foi sujeita a testes um bocado puxados em 1a, 2a e 3a velocidades que no entanto não danificaram qq carreto. A verdade é que o carreto de 5a acaba por ser o + frágil pq é o mais pequeno, mas também não exerce o mesmo esforço q os outros.
Poderá ter sido disso, mas achas que agora com os carretos novos não irá acontecer o mesmo?
O teu nunca mais deu problemas?!

Abraço!

MLVtecpt
10-10-2009, 11:52
Eu apostaria que deve ter sido a caixa que não aguentou o acréscimo de binário...

Era capaz de já não estar a 100% e a repro veio dar cabo do resto...:idea:

Junglas
10-10-2009, 12:04
Os componentes mecânicos da caixa sofrem imenso. No entanto duvido muito que a origem tenha sido a repro... Esse tipo de componentes está típicamente dimensionado para 180-200% do esforço de pico a que vão estar sujeitos. Só para teres uma ideia, conheço vários carros, onde a potência foi quase triplicada, o binário foi mais do que duplicado, e a única coisa, em termos de caixa, que foi necessário substituir foi mesmo a embraiagem que não conseguia digerir o binário.

Eu apontaria para um defeito já existente e que o acréscimo de binário veio exacerbar. O óleo que a caixa tinha podia não ser o mais indicado e estar tudo sujeito a mais atrito, mais calor e logo mais desgaste. A repro veio aumentar ainda mais esse desgaste e algo tinha que ceder.

A repro que fizeste foi efectuada com ajuda de uma EGT e de uma sonda wide-band? Ou foi a repro típica do Tuga que acha que percebe e meteu ginja até aquilo não aguentar mais e depois foi reduzindo até deixar de entrar em safe-mode?

SeatFan_
10-10-2009, 12:32
Boas!

Bem, até agora foi a informação e relação que me parece mais próxima do que possa ter acontecido, no entanto durante 2 dias ela foi sujeita a testes um bocado puxados em 1a, 2a e 3a velocidades que no entanto não danificaram qq carreto. A verdade é que o carreto de 5a acaba por ser o + frágil pq é o mais pequeno, mas também não exerce o mesmo esforço q os outros.
Poderá ter sido disso, mas achas que agora com os carretos novos não irá acontecer o mesmo?
O teu nunca mais deu problemas?!

Abraço!

a mim não porque troquei de carro... :rofl:

tinha sido a embraiagem, nessa altura era a caixa (miolo todo novo) e mais tarde ou mais cedo seria a suspensão também toda nova... ficou mais barato vender o carro!

fazia um barulho, como se estivesse constantemente na grelha da ponte 25 de abril (sei que és do norte, mas provavelmente já lá passaste... :s6vhaha: )

aconselhava-te a comparar o binário original com o que tens agora, e veres não só se a caixa aguenta (cuidado com o óleo que metes na caixa, assim como a origem dos carretos), como se realmente se justifica andar com tanta vitamina no carro, se depois não podes desfrutar de tudo...

já agora, os danos na caixa não os notarias logo... normalmente notas em condução suave, quando ouves coisas a mais vindas de baixo do carro... :thumb:

HF89
10-10-2009, 12:57
pode ser so coincidencia...o binario afecta a embraiagem , pode ter consequencias indirectamente na caixa...mas é uma situaçao curiosa nunca tinha visto tal coisa...mas pela descriçao o repromador era experiente?é que pela maneira que falas te nao conhecia muito da electronica da tua carrinha ...

rover214
10-10-2009, 13:18
quando se faz uma repro e se tem de colocar uma embraiagem mais resistente é porque a caixa vai sofrer muitos esforços

as repros no meu ponto de vista afecta tudo em si no motor e caixa, é preciso saber o que se faz e quem o faz, de MANEL GT´S o mundo está cheio

ChOCoLaT
10-10-2009, 14:19
Boas!

Os carretos foram mandados vir por mim da origem, Renault França.
Na minha opinião já n estariam a 100% e n aguentaram com o esforço.

Acham que metendo uma embraiagem melhor e reforçada que posso precaver que me aconteça novamente o mesmo?

Junglas:
Para a semana estarei com quém me fez a repro e irei perguntar-lhe se usou EGT e uma sonda wide-band.

Sei que logicamente o material da caixa é feito para aguentar no mín + 150-200% do que aquilo a que está sujeita, daí a minha grande dúvida se tem ou não a ver com a reprogramação.

Acham que o banco de potência será uma boa resposta a tanta dúvida?

Cumprimentos!

Junglas
10-10-2009, 14:27
EGT é uma sonda que colcoas nos colectores de escape, típicamente no runner mais quente e mede a temperatura dos gases de escape.

A wide.-band O2 permite ver em tempo real o estado da mistura ar/combustível.

ChOCoLaT
10-10-2009, 15:53
EGT é uma sonda que colcoas nos colectores de escape, típicamente no runner mais quente e mede a temperatura dos gases de escape.

A wide.-band O2 permite ver em tempo real o estado da mistura ar/combustível.

Não, isso não foi feito... significa que foi às 3 pancadas?!?!?

Achas que no banco de potência me darão informações precisas e a avaliação da reprogramação?!

Abraço!

johny-
10-10-2009, 15:58
Chocolat só agr é que li o topico e me apercebi que é o mm caso que
do forum da Renault. Tens ai mais uma dica em como a reprogramaçao nao foi bem feita...
Se o carro entrou em "safemode" (foi abaixo 3 vezes, se bem me lembro) e dps foram descendo ate aguentar, vês logo que o metodo nao foi o correcto...

ChOCoLaT
10-10-2009, 16:01
Chocolat só agr é que li o topico e me apercebi que é o mm caso que
do forum da Renault. Tens ai mais uma dica em como a reprogramaçao nao foi bem feita...
Se o carro entrou em "safemode" (foi abaixo 3 vezes, se bem me lembro) e dps foram descendo ate aguentar, vês logo que o metodo nao foi o correcto...

Pois, mas será que no banco de potência me conseguem dizer se a repro está em condições de continuar ou se mais vale repôr os valores de origem e fazê-la outro sítio?!?!

Abraço!

HF89
10-10-2009, 16:05
Pois, mas será que no banco de potência me conseguem dizer se a repro está em condições de continuar ou se mais vale repôr os valores de origem e fazê-la outro sítio?!?!

Abraço!

depende onde o reprogamador andou a mexer...

o banco vai te dizer o binario a disponibilidade do mesmo e os cavalos extraidos...se tiver um binario exagerado deves reforçar embraiagem ou diminuir o mesmo...mas era bom tambem saberes qual pressao que turbo esta a fazer para precaveres senao exageraram na pressao do mesmo...

ChOCoLaT
10-10-2009, 16:25
depende onde o reprogamador andou a mexer...

o banco vai te dizer o binario a disponibilidade do mesmo e os cavalos extraidos...se tiver um binario exagerado deves reforçar embraiagem ou diminuir o mesmo...mas era bom tambem saberes qual pressao que turbo esta a fazer para precaveres senao exageraram na pressao do mesmo...

Em relação a isso penso estar descansado porque no turbo foi dada apenas um pouco mais de pressão precisamente para não lhe encurtar muito a vida.

Onde noto diferenças é realmente entre as 3000-4000rpm em que a carrinha continua com a msm força que tem entre as 2000-3000rpm... além de desenvolver mais rápido, claro!

Abraço!

HF89
10-10-2009, 19:11
Em relação a isso penso estar descansado porque no turbo foi dada apenas um pouco mais de pressão precisamente para não lhe encurtar muito a vida.

Onde noto diferenças é realmente entre as 3000-4000rpm em que a carrinha continua com a msm força que tem entre as 2000-3000rpm... além de desenvolver mais rápido, claro!

Abraço!

Qualquer formas acho bem ires testar no banco se possivel num MAHA ...tens um em vila do conde...

mas pela disciçao gaste mais em altas :s6vhaha:

MegaCC
10-10-2009, 19:14
boas

que grande azar...agoras ficas sempre na duvida

A repro nao sei onde fizeste mas entrar em safe-mode demonstra que o chip tunner nao é grande espiga...

Porque nao fazes um teste de potencia? se es do norte(porto ) posso ir ctg ou te aconcelhar um banco maha... e veres as curvas de potencia e binario...

o meu tem 20cv e 50nm a mais e para já nao se queixou...

ja agora o cheirinho de turbo isso traduz-se em qtos gramas de aumento?

cumprimentos

ChOCoLaT
10-10-2009, 19:32
Qualquer formas acho bem ires testar no banco se possivel num MAHA ...tens um em vila do conde...

Boas!

Dá-me por favor a localização e/ou contacto para que possa fazer uma marcação e expôr algumas dúvidas!

Abraço

Junglas
10-10-2009, 20:56

Não necessáriamente. A programação de origem é pensada não só nos consumos, mas também na eficiência térmica e durabilidade. Típicamente a mistura costuma vir astante rica, em rpms mais altas, o que prejudica a performance. No entanto, ajuda (imenso) na fiabilidade, pois as partículas de combustível não consumido, vão absorver mais calor das câmaras de combustão, evitando assim sobre-aquecimentos.

Kelevra
10-10-2009, 21:17
Não me acredito que seja por causa da repro.

Caso houvesse binário a mais a embraiagem acabava por patinar.

Zerocool
10-10-2009, 21:51
O carro levou 5 reprogramações, até ficar bom e sem entrar em safe-mode?, só posso dizer uma coisa, Grande Reprogramador.... OU NÃO! Podes dizer quem é o reprogramador?

Qual é o motor do carro? O 1.9DCI? A pessoa que te reprogramou o carro não te deu uma ideia de valores, CV e NM?

ChOCoLaT
11-10-2009, 00:22
O carro levou 5 reprogramações, até ficar bom e sem entrar em safe-mode?, só posso dizer uma coisa, Grande Reprogramador.... OU NÃO! Podes dizer quem é o reprogramador?

Qual é o motor do carro? O 1.9DCI? A pessoa que te reprogramou o carro não te deu uma ideia de valores, CV e NM?

O motor é 1.9DCi, mas é uma versão q n saiu aqui em Portugal, tem apenas 101cv, daí andar sempre a pensar na repro até que a fiz... ele disse-me que se quisésse para ir a um banco de potência, mas andaria na volta dos 125cv, +2, -2.

O reprogramador é de Guimarães. Inicialmente meteu a repro que já antes tinha feito para uma Laguna nacional de 120cv, daí a minha n ter aguentado, depois meteu os valores que pensou ela aguentar, mas msm assim n aguentou, então, penso que à 4ª vez ficou em condições e muito sinceramente ela estava impecável...a questão é que a minha 5a velocidade foi à vida, relou completamente os carretos e queria ter a certeza se foi ou não derivado da reprogramação, mas não há ninguém até agora que me consiga dizer!

Abraço!

HF89
11-10-2009, 14:28
contacto 252248810 penso seja este numero...

interescapes
rua do caminho real nº96
fajozes - vila do conde
email - interescapes@interescapes.com

foi os dados que consegui apurar atraves de uma folha de teste de lácool:

dizem que os bancos maha sao dos mais fiaveis :thumb:

Zerocool
11-10-2009, 15:08
O motor é 1.9DCi, mas é uma versão q n saiu aqui em Portugal, tem apenas 101cv, daí andar sempre a pensar na repro até que a fiz... ele disse-me que se quisésse para ir a um banco de potência, mas andaria na volta dos 125cv, +2, -2.

O reprogramador é de Guimarães. Inicialmente meteu a repro que já antes tinha feito para uma Laguna nacional de 120cv, daí a minha n ter aguentado, depois meteu os valores que pensou ela aguentar, mas msm assim n aguentou, então, penso que à 4ª vez ficou em condições e muito sinceramente ela estava impecável...a questão é que a minha 5a velocidade foi à vida, relou completamente os carretos e queria ter a certeza se foi ou não derivado da reprogramação, mas não há ninguém até agora que me consiga dizer!

Abraço!

O problema começou logo ai, colocar a repro que foi feita noutro carro no teu, e sendo a repro feito para um com 120cv de origem, que depois da repro deve ter ficado com 140/150, o que no teu é aumento significativo. Possivelmente o teu deve ter um turbo mais pequeno, do que o de 120cv por isso começou logo a fazer safe-mode.

Acho melhor levares isso a bom banco de potencia, por ex um maha, e pedires para verem a pressão que o turbo está a fazer, é que pela experiência que o teu reprogramador parece ter, deve estar a fazer uns picos jeitosos. O que mais tarde pode significar turbo nas couves...

Uma coisa que também devias fazer é tirar o pre-cat, ele está estupidamente perto do turbo, o que leva a ter grandes valores de EGT's, dai os famosos problemas de turbos dos 1.9DCI, e agora com repro já deve dar para fazer umas boas febras.

Em relação a caixa, apoio o que já foi dito, apenas coincidência com a altura da repro, e ja que a tens fora mete uma embraiagem reforçada. :thumb:

ChOCoLaT
11-10-2009, 16:39
O problema começou logo ai, colocar a repro que foi feita noutro carro no teu, e sendo a repro feito para um com 120cv de origem, que depois da repro deve ter ficado com 140/150, o que no teu é aumento significativo. Possivelmente o teu deve ter um turbo mais pequeno, do que o de 120cv por isso começou logo a fazer safe-mode.

Acho melhor levares isso a bom banco de potencia, por ex um maha, e pedires para verem a pressão que o turbo está a fazer, é que pela experiência que o teu reprogramador parece ter, deve estar a fazer uns picos jeitosos. O que mais tarde pode significar turbo nas couves...

Uma coisa que também devias fazer é tirar o pre-cat, ele está estupidamente perto do turbo, o que leva a ter grandes valores de EGT's, dai os famosos problemas de turbos dos 1.9DCI, e agora com repro já deve dar para fazer umas boas febras.

Em relação a caixa, apoio o que já foi dito, apenas coincidência com a altura da repro, e ja que a tens fora mete uma embraiagem reforçada. :thumb:

Boas... vou então falar com o mecânico para retirar o pre-cat, mas isso basta tirar e mais nada?!?!? Não qq contra?!
Qto à embraiagem já vai levar uma Sachs reforçada para precaver outros problemas.
O turbo é sim mais pequeno e ao que me parece é de geometria fixa, no entanto, até agora nunca deu problemas como os que equipam as de 120cv.

O próximo passo é ir a um banco de potência Maha e ver as informações que me dão.

Abraço e obrigado!

Em breve dou notícias.

ChOCoLaT
11-10-2009, 16:40
contacto 252248810 penso seja este numero...

interescapes
rua do caminho real nº96
fajozes - vila do conde
email - interescapes@interescapes.com

foi os dados que consegui apurar atraves de uma folha de teste de lácool:

dizem que os bancos maha sao dos mais fiaveis :thumb:

Vou contactá-los e fazer uma marcação, depois irei informar-vos dos resultados e daquilo que me irão dizer em relação à repro.

Abraço!

HF89
11-10-2009, 17:27
uma repromaçao que foi feita noutra carrinha experimentar na tua nao foi boa opçao,normal entrar safe mode:idea:

esse banco vai te dar algumas respostas...a embraiagem reforçada é a melhor opçao ate podes aumentar o binario se ainda nao tiver muito puxado:D

Zerocool
11-10-2009, 20:32
Boas... vou então falar com o mecânico para retirar o pre-cat, mas isso basta tirar e mais nada?!?!? Não qq contra?!
Qto à embraiagem já vai levar uma Sachs reforçada para precaver outros problemas.
O turbo é sim mais pequeno e ao que me parece é de geometria fixa, no entanto, até agora nunca deu problemas como os que equipam as de 120cv.

O próximo passo é ir a um banco de potência Maha e ver as informações que me dão.

Abraço e obrigado!

Em breve dou notícias.

Sim é tirar e meter um tubo a substituir. O catalisador é que se quiseres tirar, convém tirar o miolo, e meter um tubo directo por dentro dele, assim ninguém te chateia nas inspecções.

Já sei qual é o motor, esse motor saiu cá em alguns Mitsubishis, com 102cv. Pelo o que sei andam ai alguns com 130/140cv com quase tudo de origem. Mas lá está uma boa electrónica, e uma boa condução fazem muita diferença.

MegaCC
11-10-2009, 21:20
speed-factor ...estamos nos a falar certo?

realmente não tem boa fama, a não ser nas revistas.

realmento os mitsubish sairam com esse motor e andam bastante bem e tem muito bons aumentos só com sotware...mas feito por quem tem experiência.

sendo um turbo de geometria fixo, o reprogramador nem sequer aumentou em termos de pressão de turbo pois isso é feito manualmente na vareta roscada da waste-gate...e depois tb é impossivel introduzir um programa de um dci 120cv ....

cumps

ChOCoLaT
12-10-2009, 01:25
Bem, talvez o erro tenha mesmo sido o local onde fiz a reprogramação... mas não queria tar a dar essa certeza, pois em termos de andamento está muito boa, a questão é apenas se o estrago na caixa de velocidades teve ou n a ver com a repro e se vai voltar a acontecer!!!

Cumprimentos!

Junglas
12-10-2009, 09:45
A repro foi mal feita. Ponto final. Como engenheiro irrita-me solenemente ver gajos sem conhecimentos técnicos suficientes, a destruir tudo o que foi feito em termos de R&D, e ainda por cima a dizer que a programação de fábrica não presta.

Como cliente, irrita-me ainda mais ver um gajo pegar num ficheiro obtido sabe lá Deus onde, e enfiar aquilo na ECU e depois ir dando um toque aqui e outro ali para não activar os modos de protecção do motor.

Como pessoa, a arrogância desses "reprogramadores da treta" que se fôr necessário não sabem o que é uma EGT, uma Wide-Band O2, ou se calhar nem percebem um boi de programação (assembly) ou de protocolos ou seja do que fôr, é algo que mexe com o meu sistema nervoso.

Independentemente disso, não foi a repro que deu cabo da caixa. Foi pura coincidência.

Mete a carrinha num banco de ensaio e vais ver a porcaria de curvas com que a Laguna ficou... Montes de picos, nada de curvas suaves...

ChOCoLaT
12-10-2009, 10:19
Boas!

Se tudo correr bem, a Laguna sai hoje da oficina e no máx até 4a feira tenho de arranjar tempo de a levar ao banco de potência... depois irei postar aqui os resultados e as informações obtidas... caso n esteja em condições, terei de reclamar a repro para os valores de origem e fazê-la noutro local de confiança.

Abraço!

moshinho
12-10-2009, 14:01
As repro têm dessas coisas...começa na embraiagem a "patinar", traseira sempre negra, injectores a "pingarem" ou a "entornarem", aquecimento do motor, etc etc.
É bacano ter o carrito com uma repro e com uma condução cuidada, consegue-se ter o carrito sempre sem problemas, mas quando existem abusos...:god:

ChOCoLaT
12-10-2009, 19:43
As repro têm dessas coisas...começa na embraiagem a "patinar", traseira sempre negra, injectores a "pingarem" ou a "entornarem", aquecimento do motor, etc etc.
É bacano ter o carrito com uma repro e com uma condução cuidada, consegue-se ter o carrito sempre sem problemas, mas quando existem abusos...:god:

Ainda nem sequer deu tempo nem kms para abusos, apenas foram feitos 200km, metade dos quais em cidade e os restantes em AE.
O objectivo da reprogramação não é para abusos, mas sim para não perder tanto em subida principalmente de AE, de resto, não é para andar a brincar nem a fazer ultrapassagens rápidas, reduções bruscas, etc... até porque não é o tipo de carro indicado para isso.
A propósito, dps da repro ela continua sem deitar fumo e o facto de trocar a embraiagem foi pq já n estava a 100% e aproveitei uma vez que já estava tudo desmontado para precaver males futuros.

Assim que a levar ao banco de potência postarei os resultados para que possam ser discutidos.

Abraço!