PDA

View Full Version : O inicio no Detalhe!

fox_on_fire
04-07-2009, 14:57
Ora bem, depois de passar muito tempo mesmo a ler e reler, tecnicas e produtos, a ver videos de "How To" eis que fiz a primeira encomenda a serio para comecar a detalhar os carros ca de casa de forma mais "profissional"

Eis o que acabei de encomendar para iniciar:

Lavagem:

Champoo Sonax
Luva de Lavagem
Pano para Secar o carro, Mothers Ultra Soft Drying Towel

Descontaminacao:

Mothers Clay Bar Kit (Inclui pano micro fibras, clay bar e Mothers California Gold Showtime )

Ate aqui nao tem grande ciencia, nada que um pouco de paciencia para fazer as coisas bem feitas,

Agora vem a parte mais critica da coisa eheheheh o polimento:

Comprei:

Polidora orbital de 500W DAP-500
1 litro - Einszett Extra Lackreinige
1 litro - Einszett Lack-Politur
1 litro - Einszett Metallic Polish
Esponja Propel de corte (amarela)
Esponja Propel de polimento (branca)
Esponja Propel de acabamento (azul)

Cera:
R222/P21S 100% Carnauba Wax

Para as jantes comprei o Einszett Wheel Cleaner e Poorboys Wheel Sealant

Ainda adicionei mais uma parafernalia de panos mf, escovas, escovinhas etc

No que diz respeito a polidora, preferi comprar ja algo +/- bom para um uso ocasional do que comprar das baratas e ser dinheiro deitado ao lixo de qualquer forma ja foi um rombo de quase 400 euros no orcamento pelo que mais artigos tera de ficar para o proximo mes junto com os subsidios :)

Mas acho que com o que encomendei consigo resultados muitos bons!

O que acham deste setup para iniciante (na parte do polimento) para atingir resultados bons?

Todas as opinioes sao bem vindas

Junglas
04-07-2009, 23:46
Acho que o shampoo sonax poderia ter sido substituído pelo carlack shampoo (na minha opinião está a uns 400 anos luz mais a frente do que o sonax).

Não conheço a toalha da mothers, mas da generalidade dos produtos com que tive contacto, considero-os fracos. O único que não me desagradou foi o protectant.

Para o polimento... Acho que deverias ter optado por polishes melhores, já que enveredaste pela parte de polimento mecânico. Os polishes da 1Z ficam uns patamares abaixo dos polishes da menzerna ou da 3M por exemplo.

Em relação á esponja de polimento, não me recordo a 100%, mas acho que a branca é menos abrasiva que a laranja. Passar de uma esponja amarela para uma branca é um passo muito grande, IMHO.

Em relação á cera, não sei qual a cor dos carros onde a pretendes aplicar, mas essa cera fica muito bem em cores escuras e sólidas (não metalizadas). Em cores claras, deixa um bom bocado a desejar.

Depois presenteia-nos com os resultados do teu trabalho!:thumb:

fox_on_fire
05-07-2009, 00:20
Acho que o shampoo sonax poderia ter sido substituído pelo carlack shampoo (na minha opinião está a uns 400 anos luz mais a frente do que o sonax).

Não conheço a toalha da mothers, mas da generalidade dos produtos com que tive contacto, considero-os fracos. O único que não me desagradou foi o protectant.

Para o polimento... Acho que deverias ter optado por polishes melhores, já que enveredaste pela parte de polimento mecânico. Os polishes da 1Z ficam uns patamares abaixo dos polishes da menzerna ou da 3M por exemplo.

Em relação á esponja de polimento, não me recordo a 100%, mas acho que a branca é menos abrasiva que a laranja. Passar de uma esponja amarela para uma branca é um passo muito grande, IMHO.

Em relação á cera, não sei qual a cor dos carros onde a pretendes aplicar, mas essa cera fica muito bem em cores escuras e sólidas (não metalizadas). Em cores claras, deixa um bom bocado a desejar.

Depois presenteia-nos com os resultados do teu trabalho!:thumb:

Entao a cera vai ficar mesmo bem no Mercedes Sport Coupe ca de casa (Preto brilhante nao metalizado).

Qto as esponjas, a amarela e a de corte a branca de corte medio e a azul de acabamento!

Ja agora surgiu-me um duvida em media as esponjas duram para quantos carros?

Consigo fazer os carros ca de casa (4 dois mais escuros Preto e Azul escuro e 2 Cinza Prata) com estas esponjas ou preciso de mandar vir mais?

Zerocool
05-07-2009, 00:23
Concordo com o junglas na parte do polimento, os polish da 1Z ficam muita atrás da menzerna(por ex), os da 1Z são bons para aplicar a mão...

Vais ter uns resultados porreiros, e para primeiro polimento já vai ser bom, mas quando quiseres melhor menzerna ou 3M.

Acho que o salto entre amarela-branca, neste caso acho que vai resultar, os fillers andam por lá....

Acho que faltou ai um selante...

De resto acho que vais no bom caminho.:thumb:

Venham as fotos! Buffer:

SeatFan_
05-07-2009, 12:46
Entao a cera vai ficar mesmo bem no Mercedes Sport Coupe ca de casa (Preto brilhante nao metalizado).

Qto as esponjas, a amarela e a de corte a branca de corte medio e a azul de acabamento!

Ja agora surgiu-me um duvida em media as esponjas duram para quantos carros?

Consigo fazer os carros ca de casa (4 dois mais escuros Preto e Azul escuro e 2 Cinza Prata) com estas esponjas ou preciso de mandar vir mais?

desde que laves as esponjas entre utilizações (condição muito importante) duram-te o suficiente para 10 polimentos... a cada carro! :berlusca:

HF89
05-07-2009, 13:48
belo investimento mas parece falta o selantecool:

fox_on_fire
05-07-2009, 17:43
belo investimento mas parece falta o selantecool:

Sim esqueci-me de mencionar, o selante comprei grojet

Para o proximo mes, quero mandar vir material para o interior e capotas

O Frade
05-07-2009, 23:44
Sim esqueci-me de mencionar, o selante comprei grojet

Para o proximo mes, quero mandar vir material para o interior e capotas

Ia brincar e dizer que te continua a faltar o selante... LOl....

O Grojet é muito fixe pra limpeza quimica ... como selante acho-o fraquinho...

fox_on_fire
05-07-2009, 23:55
Entao que selante e polishes recomendam para a proxima encomenda?

Para ja vou usar estes que comprei, ate e melhor nao serem tao bons a nivel de corte pois para inicio com orbital ta optimo depois intercalo estes com uns melhores consoante a necessidade!

Junglas
06-07-2009, 08:30
Entao que selante e polishes recomendam para a proxima encomenda?

Para ja vou usar estes que comprei, ate e melhor nao serem tao bons a nivel de corte pois para inicio com orbital ta optimo depois intercalo estes com uns melhores consoante a necessidade!

O verniz da Mercedes é típicamente um verniz de uma dureza muito alta. É perfeitamente seguro aprenderes a polir num Merc ehehehe.

Tens aí é um pequeno senão. É um carro preto, portanto todas as falhas serão mais facilmente visíveis.

Um conselho, agora que te estás a iniciar, não tentes chegar ao optimo. Fica-te por um patamar a baixo, ou seja, tenta apenas atingir o patamar do bom.

É que não raras são as vezes que na tentativa de alcançar o optimo, acabamos por fazer asneira.

É preciso ter a sensibilidade para saber dizer "OK, isto já é um bom resultado, paramos por aqui. Quando tiver mais experiência logo tento fazer melhor.

Em relação á durabilidade das esponjas...

A amarela deve ficar-se por uns 10 carro, a branca por uns 15 a 20 carros e a azul é eterna. :D

Selantes...
Como o Frade iria dizer "ainda te falta um selante"... :s6vhaha:

O factory sealant assenta na perfeição nessa côr, bem como o Blitz acrylic sealant and wax booster. O duo da Klasse (All in one e Sealant Glaze= também produzirão resultados muito bons, mas jogam todos na liga da reflectividade.

O meu setup de LSP para esse carro seria algo simples.

Limpeza da pintura com P21S paintwork cleanser, Poorboys EX ou Extreme top coat sealant e no fim a P21s/R222, isto num setup vocacionado para durabilidade.

Para o show, seria aplicar o Chemical Guys EZ-creme glaze e em cima uma CG 5050 ou uma souveran.

Polishes... Menzerna :god:

fox_on_fire
06-07-2009, 16:42
Por incrivel que pareca, os carros ca de casa sao todos duros como tudo a nivel de verniz, 1 mercedes e 3 vag's (Passat 3B, Audi A4 e Audi TT) Para ja este setup que tenho penso que seja razoavel para iniciar com poucos erros.

No proximo mes quero encomendar mais material, nomeadamente para interior, e uns polishes melhores e talvez um selante melhor, para mais tarde e com alguma expriencia corrigir alguns erros que possam ficar

Os carros mais mal tratados e mesmo o merc e o A4, que ao passar a mao depois de lavar parecem lixa (Mas lixa mto aspera tipo grao 200 :1018:) nestes dois nao vai ser preciso muito para passarem do que estao ao "quase" perfeito pois estao de tal forma contaminados e cheios de swirls que qq coisa que se faca devera parecer logo a perfeicao :n4pclapping:

O Passat (que e o meu carro) talvez seja o que em melhor estado esta, visto que tenho sempre imenso cuidado nas lavagens e ja tem sido alvo de mini detalhes, mas ainda nada tao avancado!

O TT e um cabrio com 80 mil km de 2000 que so ultimamente tem tido um uso mais diario, pois passa grande parte do tempo na garagem! ao longo destes quase 10 anos foi lavado ca em casa talvez umas 10 vezes pelo que e o que se encontra talvez mais bem conservado mas como nunca estive a ver a pintura dele ao promenor nao vou fazer suposicoes.

Isto agora quer é maos a obra e Buffer:Buffer:Buffer:

Junglas
06-07-2009, 16:47
Os carros mais mal tratados e mesmo o merc e o A4, que ao passar a mao depois de lavar parecem lixa (Mas lixa mto aspera tipo grao 200 :1018:) nestes dois nao vai ser preciso muito para passarem do que estao ao "quase" perfeito pois estao de tal forma contaminados e cheios de swirls que qq coisa que se faca devera parecer logo a perfeicao :n4pclapping:

A clay da mothers é capaz de ser muito macia para isso:1018:.
Acho que precisas mesmo de uma sonus, 3M ou Cg abrasiva.

civic ctdi
06-07-2009, 21:40
Ia brincar e dizer que te continua a faltar o selante... LOl....

O Grojet é muito fixe pra limpeza quimica e de alguns tipos de borrachas... como selante acho-o fraquinho...
Conta lá melhor esta relação do grojet com as borrachas:idea:

Junglas
06-07-2009, 23:22

Quase de certeza que o Frade se enganou e queria dizer limpeza química da pintura...

O Frade
07-07-2009, 00:45

pá...escrever tarde faz destas coisas.... faltou apagar coisas à frase inicialmente escrita sobre condicionadores de borrachas e plásticos... nada tinha a ver com o grojet!:berlusca:

O junglas percebeu bem o k eu queria dizer.... pretendia dizer outra coisa...

tavas atento! Fixe!:berlusca:

vou corrigir o meu post pra não criar confusões....