View Full Version : Clay bars
CarPremium
10-02-2006, 17:07
Clay bars
Actualmente existem poucos fabricantes de clay bars (ou barras de descontaminação, em português). As cores podem variar entre o branco, amarelo, cinzento, vermelhas, azuis, etc. As cores não influenciam a eficácia da clay mas sim o grau de abrasividade conforme os fabricantes.
Ao usar uma clay bar deve ser utilizado um Quick Detail de forma a aumentar a sua eficácia de descontaminação. Pode ser usado água com sabão em substituição do Quick Detail embora esta apenas sirva para que a clay bar deslize mais facilmente na superficie do carro.
A Clay bar é um sistema abrasivo, se não for usada correctamente pode causar ligeiros riscos na superficie do
verniz. Se existir uma correcta lubrificação não existe receio, embora o ideal seja polir de seguida para retirar algum possivel micro risco deixado...
Existem vários tipos de Clay bars, e vamos apresentar algumas delas.
Clay Bar Meguiars C2100 ( Agressive )
http://images.cardomain.net/products/meg/MEGC2100.jpg
Esta é um pouco mais agressiva que a da 3M
Clay bar da 3M:
http://store1.yimg.com/I/autogeek_1880_121047711
A clay da 3M apresenta-se em embalagem de 200gr, tendo a cor azul. Esta claybar é uma claybar com um alto poder de descontaminação, podendo desta forma descontaminar mais eficazmente, usando menos produto numa superficie do veiculo a tratar.
É uma clay bar mais agressiva que as abaixo referidas.
Clay bar da Mothers e Pinnacle ( Polyclay )
Ambas as clay bars são identicas em aspecto e caracteristicas, ora vejam.
http://store1.yimg.com/I/bike-depot_1883_31644228
E a claybar da Mothers.
http://store1.yimg.com/I/autogeek_1880_120918826
As clays são de cor amarela tendo menos poder de descontaminação que a da 3M. Isto significa que para tirar a contaminação da pintura será necessário passar mais vezes a clay bar pela mesma superficie, possuem uma agressividade menor.
São Polyclays , a sua formula contém polimeros e tem as mesmas funcionalidades que as clay bars normais, mas com a vantagem de não ficar ressequida com o tempo e de não decompor-se com as utilizações.
Funcionam bem em todas as pinturas e são seguras para o verniz.
Polyclay é mais fácil de usar e não deixa quase residuo nenhum, sendo fácilmente removida.
Wolfgang Clay Bar ( Elastic Polyclay )
Esta Clay bar possui as capacidades da Polyclay .
http://store1.yimg.com/I/autogeek_1885_1767815
Meguiars Clay Bar ( Mild ) - C2000
http://store1.yimg.com/I/autogeek_1880_119568471
Clay bar normal de 200g , com uma agressividade média.
DP Clay Bar
http://store1.yimg.com/I/autogeek_1882_2385588
Clay bar normal com uma agressividade média.
4 Stars Clay Bar ( Macia )
http://store1.yimg.com/I/autogeek_1880_118974154
Esta clay bar é muito suave e de 200g.
O uso abusivo da clay bar não é recomendado, visto ser um processo abrasivo e não deve ser feito de animo leve.
Car Premium
MLVtecpt
10-02-2006, 21:29
Qual(is) é que estão disponiveis na loja?!? :z4dwink:
Na loja só está disponivel a da 3M pois na minha opinião é a que compensa mais em termos de qualidade/valor.
Em termos de uso é relativamente simples desde que seja usado um bom quick detail. ;)
NOTA: Caso a claybar caia no chão, não se deve (isto é, não se pode) voltar a utilizar pois pode apanhar bocados de asfalto/pedras que podem riscar a pintura.
lp_arede
10-02-2006, 23:16
Já agora, e usar a clay bar simplesmente com água?
Apenas com água não é suficiente para formar uma pelicula com lubrificação , necessária ao correcto funcionamento da clay bar...dando azo a micro riscos.
Muitas vezes podemos usar o tão famoso quick detail caseiro, água com shampoo :g5cgrin:
Akele abraço
lp_arede
11-02-2006, 11:37
Apenas com água não é suficiente para formar uma pelicula com lubrificação , necessária ao correcto funcionamento da clay bar...dando azo a micro riscos.
Muitas vezes podemos usar o tão famoso quick detail caseiro, água com shampoo :g5cgrin:
Akele abraço
Registado. :thumb:
Grande informação , estava mesmo curioso sobre o que usava na descontaminação e quando soubre que era uma ..plasticina, não quis acreditar e
pelos vistos resulta :thumb:
Cumprimentos
AVGomes
Muito bom tópico:thumb:
É de registar a necessidade de usar um produto "lubrificante" para fazer deslizar a claybar.
PS: Isto tá incompleto!! Falta aí a bela Claybar Roxa da Abel-Auto!!:z7shysterical:
silveraudi
13-02-2006, 00:00
fantástico tópico ! mto informativo ! :thumb:
Elucidativo, sem duvida!!:thumb:
Que os expert's continuem a partilhar com os maçaricos com eu!:god:
ja agora a clay de 16€ eh de quantas gramas ? ;)
Boas, e isso para utilizar é em circulos como o polish ou é a direito?!
Gustavo.Almeida
25-05-2006, 18:34
O mais importante é que trates pequenas secções, sem levar a clay bar para fora da área lubrificada. E usa a mão apenas para conduzir a clay bar, não necessitas de carregar. :D
Vou deixar aqui a minha achega (corendo o risco de dizer uma asneirada de todo o tamanho...)
Sempre usei a clay em movimentos aproximadamente lineares. Em zonas onde a contaminação assim o exija, como por exemplo alguns pontos de uma nhanha qualquer que esteja entranhada na pintura, vou fazendo movimentos em diversas direcções. assim - assim | assim / e assim \.
Acho que os únicos cuidados verdadeiramente necessários para o uso da clay sejam o uso de bastante Quick Detail, e amassares bastantes vezes a clay.
Prepara-te porque no fim da descontaminação, vais ver imensos micro-riscos causados pela clay, mesmo que a uses da maneira mais correcta. Lembra-te que a clay é um abrasivo, motivo pelo qual o seu uso frequente é fortemente desaconselhado. Esses micro ricos desaparecem sem qualquer esforço durante a fase de polimento (tenho a sensação de que basta até usar azul e FF para eles desaparecerem...).
O mais importante é que trates pequenas secções, sem levar a clay bar para fora da área lubrificada. E usa a mão apenas para conduzir a clay bar, não necessitas de carregar. :D
true... very true
luispereira
30-06-2006, 22:47
Prepara-te porque no fim da descontaminação, vais ver imensos micro-riscos causados pela clay, mesmo que a uses da maneira mais correcta. Lembra-te que a clay é um abrasivo, motivo pelo qual o seu uso frequente é fortemente desaconselhado. Esses micro ricos desaparecem sem qualquer esforço durante a fase de polimento (tenho a sensação de que basta até usar azul e FF para eles desaparecerem...).
:badmood: correcto... micro o tanas... lol
Epá eu utilizei e notei melhorias ao nivel do defeito que tinha na pintura, mas por acaso nem notei nada de riscos ou micro riscos...de qualquer das formas, como ainda n consegui tirar todas as pintas de tinta...já não havia braço para tal...vou ter de dar + uma passagem de clay e depois vou polir...assim resolvo tudo...cumps
:badmood: correcto... micro o tanas... lol
Não fiques assustado. Esses riscos desaparecem facilmente, assim que começares a polir. Basta uma passagem com esponja branca e IP para 99% deles desaparecerem .
mike_cdi
03-04-2007, 21:35
comprei na loja clay-bar supostamente para dois carros...a verdade é que aquilo é uma coisa tao pequena que me deixou na duvida de chega ou nao.:idea:
ainda nao experimentei por falta de tempo.:1018:
abraços
não te preocupes, tb pensei isso da primeira vez k vi uma :rofl: dá perfeitamente, a sério :thumb:
PS: atenção, aquando da utilização, smp k vires k a claybar ta a ficar com mta contaminação, nao te eskeças de a amaçar e usar a parte limpa :thumb:
JoaoJacto
03-04-2007, 21:46
De certeza que chega Mike,so se estar mesmo MUITOOO contaminado,e vais sempre dobrado a clay conforme vais descontaminando ;)
lp_arede
03-04-2007, 21:58
Mike, não te esqueças que a claybar tem que ser espalmada antes de ser utilizada. Talvez por isso é que te parece pequena. ;)
mike_cdi
03-04-2007, 22:13
obrigado a todos pelas respostas..realmente so experimentando é que vou ficar com uma melhor ideia..é que estes dias pus-me a ver os videos da Adams e como o gajo usa uma claybar que parece uma broa de queijo fiquei com o pé atrás.é que a minha parece um croquete.eheh..ainda bem que já jantei:rofl:
lp_arede
03-04-2007, 22:15
obrigado a todos pelas respostas..realmente so experimentando é que vou ficar com uma melhor ideia..é que estes dias pus-me a ver os videos da Adams e como o gajo usa uma claybar que parece uma broa de queijo fiquei com o pé atrás.é que a minha parece um croquete.eheh..ainda bem que já jantei:rofl:
Isso é para dar fazer crer ao pessoal que têm que comprar um claybar enorme para apenas um carro. :D
paulo dias
17-05-2007, 19:48
entao e ja agora tenho aqui uma duvida por esclarecer.partindo do principio que faco a descontaminacao posso aplicar einzett metallic polish a mao que sera suficiente para remover esses ditos riscos provocados pela clay. isto depois seguido de grojet 2000 sera que fico com um trabalho bastante aceitavel ou nem por isso.
entao e ja agora tenho aqui uma duvida por esclarecer.partindo do principio que faco a descontaminacao posso aplicar einzett metallic polish a mao que sera suficiente para remover esses ditos riscos provocados pela clay. isto depois seguido de grojet 2000 sera que fico com um trabalho bastante aceitavel ou nem por isso.
Boas
Para remover alguns dos riscos que ficam após a descontaminação tens de usar pelo menos o Paint Polish. O MP é apenas para riscos suaves na pintura em que a capacidade de preenchimento normalmente é melhor que o poder de polimento mas mesmo com a gama Einszett consegue-se fazer polimentos reais.
Aplicar depois o Grojet não será assim uma grande ideia se tiveres feito o polimento à mão. À mão é frequente tapares em vez de removeres os riscos. Se aplicares o Grojet depois, este que tem propriedades de limpeza quimica vai remover os fillers deixados pelos polishes. ;)
paulo dias
17-05-2007, 20:22
Boas
Para remover alguns dos riscos que ficam após a descontaminação tens de usar pelo menos o Paint Polish. O MP é apenas para riscos suaves na pintura em que a capacidade de preenchimento normalmente é melhor que o poder de polimento mas mesmo com a gama Einszett consegue-se fazer polimentos reais.
Aplicar depois o Grojet não será assim uma grande ideia se tiveres feito o polimento à mão. À mão é frequente tapares em vez de removeres os riscos. Se aplicares o Grojet depois, este que tem propriedades de limpeza quimica vai remover os fillers deixados pelos polishes. ;)
entao e se o polimento for feito a maquina ja sera diferente o resultado e utilizando o mesmo metodo ue referi so entao mudando mp para pait polisch
Portanto se aplicares à máquina é também aconselhável fazeres com o PP. Fazendo o polimento à máquina irás conseguir tirar os riscos que fazes ao usar a claybar. Assim podes aplicar de seguida o Grojet que não te irá estragar o trabalho feito previamente.
ReDaLeRt
17-05-2007, 20:50
Portanto se aplicares à máquina é também aconselhável fazeres com o PP. Fazendo o polimento à máquina irás conseguir tirar os riscos que fazes ao usar a claybar. Assim podes aplicar de seguida o Grojet que não te irá estragar o trabalho feito previamente.
Acho que o poder de limpeza do Grojet já está bem para lá de "mitico". :idea: Limpa bem, mas não quer dizer que dissolva TUDO o que lhe apareça à frente. Falo do caso do 1z UPP e 1z PP. Fiz várias experiências com estes polish + Grojet e não notei "retrocesso" no que toca ao preenchimento de swirls. :idea:
O seu poder de limpeza também está bem ligado ao método de aplicação. Aplicar e deixar curar 30 minutos, tenho dúvidas se realmente "limpa".
:thumb:
Acho que o poder de limpeza do Grojet já está bem para lá de "mitico". :idea: Limpa bem, mas não quer dizer que dissolva TUDO o que lhe apareça à frente. Falo do caso do 1z UPP e 1z PP. Fiz várias experiências com estes polish + Grojet e não notei "retrocesso" no que toca ao preenchimento de swirls. :idea:
O seu poder de limpeza também está bem ligado ao método de aplicação. Aplicar e deixar curar 30 minutos, tenho dúvidas se realmente "limpa".
Mas isso é o que estamos todos FARTOS de dizer aqui... Se queres selar, aplicas e deixas curar. Se queres limpar, aplicas e removes de imediato enquanto os solventes ainda não evaporaram.
paulo dias
17-05-2007, 21:54
eu quando falei em aplicar o grojet foi com a finalidade de selar.
Eu também tenho a mesma dúvida que o Paulo Dias.
Se eu descontaminar o carro com uma clay, por exemplo a da Detailers Pride, que é mais "suave", será que com PP e com a ajuda do Polishing Pal se consegue remover os riscos provocados pela claybar?
cumpts
MLVtecpt
18-05-2007, 07:47
Eu também tenho a mesma dúvida que o Paulo Dias.
Se eu descontaminar o carro com uma clay, por exemplo a da Detailers Pride, que é mais "suave", será que com PP e com a ajuda do Polishing Pal se consegue remover os riscos provocados pela claybar?
cumpts
Tudo dependerá da contaminação e da limpeza com que conseguires manter a claybar.
Se forem riscos muuuuito superficiais, deverás conseguir, caso contrário só lá vai com maquina :thumb:
Vou aproveitar este tópico para esclarecer uma situação que já foi referenciada por alguns clientes da loja.
As claybars vendidas em embalagens económicas - 1, 2 e 4 carros - são cortadas de uma claybar inteira. Assim, podem existir algumas diferenças de tamanho de clay para clay. No entanto, a claybar enviada é suficiente para descontaminar pelo menos o nº de carros que é referenciada. A embalagem pode variar de um saco de plástico a uma caixa plástica, dado que a sua função é proteger as claybars de contaminação.
Se não quiserem comprar embalagens económicas e preferirem embalagens originais sem estar cortadas encontram essas embalagens na loja, a um custo logicamente superior. ;)
Esta clay bar é MUITO suave e apenas serve para manutenção e nunca para os
trabalhos normais ;)
Esta clay bar poucos ou nenhuns riscos provoca desde aplicada com bom lubrificante, costumo usar em manuntenções e raramente uso polimento depois.
E se por acaso causarem riscos até com um pano mf e algum final finish removem as marcas (desde que não abusem ;))
paulo dias
06-07-2007, 20:43
entao e em relacao a claybar da meguiars aquela branca alguem ja exprimentou sera que e boa.sera que e muito agressiva pois eu nunca exprimentei tenho essa claybar para fazer o primeiro polimento mas se alguen me souber dizer algo sobre esta clay bar agradeco.
MLVtecpt
06-07-2007, 21:53
entao e em relacao a claybar da meguiars aquela branca alguem ja exprimentou sera que e boa.sera que e muito agressiva pois eu nunca exprimentei tenho essa claybar para fazer o primeiro polimento mas se alguen me souber dizer algo sobre esta clay bar agradeco.
Se vais polir, não interessam as marcas, já que depois saem todas com o polimento (desde que a fase de descontaminação sejam bem feita e muito bem lubrificada ;) )
Já experimentei e uso várias vezes. Pouco abrasiva, boa para manutenções.:thumb:
bucanero
07-11-2007, 20:58
Usei o claybar Detailers pride com o Chemical Guys Pro-Detailer no fim de semana e achei muito fácil...embora não tenha um termo de comparação!
Não causou mais "riscos" dos que já lá estavam antes...mas a pintura, não estava muito contaminada....(1 ano).
chasdegua
13-12-2007, 17:44
aproveito este tópico para expor aqui uma situação com que me deparo...
comprei 2 clay's na detailstore, uma suave (cinza) e outra agressiva (azul) e ambas relevam alguns aspectos estranhos...
a cinza é muito dura quando começamos a mexer nela, quer esteja tempo frio ou quente (claro que com o frio fica ligeiramente mais dura)... 15/20min depois de estarmos a usá-la, esta começa a ficar mole demais! lol fica tão mole que só o facto de fazer aquela ligeira pressão para descontaminar correctamente, os dedos afundam-se em demasia e se não tiver cuidado, dou comigo a arrastar os dedos na pintura.
Mas pior que isto é a azul, que não é tão dura como a cinza, mas ao trabalha-la fica tão mole que se começa literalmente a desfazer... chegando ao ponto de que ao passar a clay, esta vai deixando bocados pelo caminho!
Penso que isto não é nada normal e por isso queria perguntar se alguém ja reparou nisto alguma vez... ou se sabem qual a razão para a clay estar assim...
tenho usado quickdetail caseiro: shampoo CG citrus com agua...
será que a clay não se da bem com este shampoo??
andei a descontaminar o carro do meu pai (Fiat Stilo 5p) e custou-me bastante, nomeadamente o capô... ainda nem mexi no tecto nem nas partes mais baixas do carro...)
opiniões?
obrigado :rolleyes:
tenho usado a clay da 3M a azul, e nunca me aconteceu isso com QD caseiro, agua+sonax. pode ser que o shampoo usado não resulte bem...
Será que vais amassando a clay continuamente durante o processo? será que estás a usar força excessiva?
estranho, muito estranho...
O facto das clays estarem mais duras a frio é normalíssimo, agora desfazerem-se??? Nunca vi tal a acontecer, excepto quando se mistura acrysol com claybar...
Atenção que a clay tem que andar sempre muito bem lubrificada.
chasdegua
13-12-2007, 22:36
sim e embebedo a clay com QD lol
tenho de tirar foto pa verem o estado da dita a desfazer-se! lol
amanha ou depois posto ;)
LionKing
13-12-2007, 23:37
Estás a aplicar a técnica certa? Vê os video da Meguiar's e Pinnacle. :thumb:
http://www.youtube.com/watch?v=yfEfLGL59GI
http://www.youtube.com/watch?v=ZcZRj509Ir8&feature=related
Boas.
Durante o uso das Claybars nunca tive qualquer problema.
Apenas destruí uma ao deixá-la de molho em água com CG Maxi-suds, passado um dia já não era azul (3M) estava cinzenta e a desfazer-se toda.
Sugiro-te que experimentes usar um outro quick detail, mesmo que caseiro com outro shampoo que não os da CG.
Boas.
Durante o uso das Claybars nunca tive qualquer problema.
Apenas destruí uma ao deixá-la de molho em água com CG Maxi-suds, passado um dia já não era azul (3M) estava cinzenta e a desfazer-se toda.
Sugiro-te que experimentes usar um outro quick detail, mesmo que caseiro com outro shampoo que não os da CG.
Não é dos shampoos da CG, de certeza. Eu uso normalmente o Maxi suds II para descontaminar e nunca tive probs...
Não é dos shampoos da CG, de certeza. Eu uso normalmente o Maxi suds II para descontaminar e nunca tive probs...
Usas MSII para descontaminar, até aqui tudo bem, mas o que eu estou a dizer é que destruí uma clay ao deixá-la de molho em MSII, depois de feita a descontaminação...
Depois de usares a clay passa-la por água antes de a arrumar, certo?
Se calhar o Chás não faz isso e arruma-a logo pelo que se comece a deteriorar.
Para ser sincero, não gosto da Clay branca / cinza, mas em relação à azul, da 3M, é a que uso há quase 4 anos e nunca me aconteceu tal coisa. :idea:
Aliás, ela costuma ser mesmo muito consistente e moldar-se facilmente. Será que estás a usar algum solvente inadequado? :idea:
Eu uso QD caseiro com Shampoo da 1Z o gloss shampoo acho que é assim que se chama lol.
ja descontaminei o capot do carro do meu pai e por acaso ela desfez.se um bocado (a 3m).. mas tambem estava a usar uma parte muito pequena de claybay..
Uma dúvida.. o capot tem de estar lubrificado ou tem de estar assim quase enxarcado de QD? lol era essa a minha dúvida..
Black Shine
14-12-2007, 18:48
Eu uso QD caseiro com Shampoo da 1Z o gloss shampoo acho que é assim que se chama lol.
ja descontaminei o capot do carro do meu pai e por acaso ela desfez.se um bocado (a 3m).. mas tambem estava a usar uma parte muito pequena de claybay..
Uma dúvida.. o capot tem de estar lubrificado ou tem de estar assim quase enxarcado de QD? lol era essa a minha dúvida..
Vais pondo QD... chega a uma altura que deixa de fazer grande diferença se metes mais ou não! Tens que pôr pelo menos essa quantidade... :idea: Acho que não me consegui fazer entender!
chasdegua
14-12-2007, 20:25
Usas MSII para descontaminar, até aqui tudo bem, mas o que eu estou a dizer é que destruí uma clay ao deixá-la de molho em MSII, depois de feita a descontaminação...
Depois de usares a clay passa-la por água antes de a arrumar, certo?
Se calhar o Chás não faz isso e arruma-a logo pelo que se comece a deteriorar.
pois aqui o chás quando acaba de usar clay mete-a dentro do plásticozinho onde a dita veio embalada e depois dentro de uma caixa parecida com as das ceras...
e realmente, quando volto a pegar nela, ela ainda está molhada...
será disso?
pensei que aquilo fosse mais resistente... mas posso experimentar lavar e secar as seguintes...
fotos, tvz segunda... ja as tenho na maquina, mas... isto de dormir em 2 e 3 sitios por semana faz como que me eskeça de umas coisas aqui e ali! lol
pcarvalho
16-12-2007, 21:24
quero comprar uma barra de clay, mas tenho duvidas em relação ao "spray" em utilizar.
A clay é a azul e o spray que estou a pensar encomendar é o Chemical Guys Synthetic Quick Detailer .
o que acham?
após ler as 5 paginas confesso qe fiquei confuso lol.
Obrigado.
vou tentar colocar uma foto da minha viatura onde os swrils sao imensos
chasdegua
17-12-2007, 09:16
ora ca estao elas...
estado incial:
http://i243.photobucket.com/albums/ff62/chasdegua/detail%20fotos/detail8.jpg
após tentativa de trabalhar a clay:
http://i243.photobucket.com/albums/ff62/chasdegua/detail%20fotos/HPIM0755.jpg
a foto mais escandalosa reservo para amanha! lol
aguardo comentarios entretanto... :thumb:
chasdegua
17-12-2007, 16:45
só mais uma foto:
http://i243.photobucket.com/albums/ff62/chasdegua/detail%20fotos/detalhe.jpg
esta sim mostra a desgraça...
OFF TOPIC: não está a dar para editarmos os nossos post's...
MLVtecpt
17-12-2007, 18:06
Epá deves estar a fazer qualquer coisa mal... já uso clay há quase 2 anos, sempre da 3M e nunca ficou nesse estado...quanto muito ficou azul-bebé do uso :rofl:
Mas a desfazer-se assim...nunca vi...
Uso apenas e só água e shampoo (dose reforçada para maior lubrificação).
Molho a clay em agua limpa, amasso-a bem, passo-a por agua com shampoo e depois utilizando a luva para carregar água, vou descontaminando...
Não sei como consegues por a clay nesse estado :D
Epá deves estar a fazer qualquer coisa mal... já uso clay há quase 2 anos, sempre da 3M e nunca ficou nesse estado...quanto muito ficou azul-bebé do uso :rofl:
Mas a desfazer-se assim...nunca vi...
Uso apenas e só água e shampoo (dose reforçada para maior lubrificação).
Molho a clay em agua limpa, amasso-a bem, passo-a por agua com shampoo e depois utilizando a luva para carregar água, vou descontaminando...
Não sei como consegues por a clay nesse estado :D
Quando eu usei a minha pela primeira vez tb aconteceu isto, molhei-a com água limpa, e ficou boa, tanto é que andava sempre com um copo cheio de água atrás de mim quando andava no esfreganço.
Cumps:thumb:
ReDaLeRt
18-12-2007, 00:48
chasdegua, faz uma solução de champô bem reforçada, molha e amassa-a com bastante insistência, como se trata-se de massa de pão. :thumb:
[[]]
aproveito este tópico para expor aqui uma situação com que me deparo...
comprei 2 clay's na detailstore, uma suave (cinza) e outra agressiva (azul) e ambas relevam alguns aspectos estranhos...
a cinza é muito dura quando começamos a mexer nela, quer esteja tempo frio ou quente (claro que com o frio fica ligeiramente mais dura)... 15/20min depois de estarmos a usá-la, esta começa a ficar mole demais! lol fica tão mole que só o facto de fazer aquela ligeira pressão para descontaminar correctamente, os dedos afundam-se em demasia e se não tiver cuidado, dou comigo a arrastar os dedos na pintura.
Mas pior que isto é a azul, que não é tão dura como a cinza, mas ao trabalha-la fica tão mole que se começa literalmente a desfazer... chegando ao ponto de que ao passar a clay, esta vai deixando bocados pelo caminho!
Penso que isto não é nada normal e por isso queria perguntar se alguém ja reparou nisto alguma vez... ou se sabem qual a razão para a clay estar assim...
tenho usado quickdetail caseiro: shampoo CG citrus com agua...
será que a clay não se da bem com este shampoo??
andei a descontaminar o carro do meu pai (Fiat Stilo 5p) e custou-me bastante, nomeadamente o capô... ainda nem mexi no tecto nem nas partes mais baixas do carro...)
opiniões?
obrigado :rolleyes:
O uso de QD caseiro resolve de facto a questão de lubrificação das clays mas segundo os fabricantes o uso de QD profissional ajuda a descontaminar em segurança pois os QDs vêm com polimeros que envolvem a sujidade reduzindo os riscos.
Em relação ao teu problema poderá ser por colocares demasiado shampoo no QD caseiro ou por não teres tido atenção no Workshop. Uma pessoa pulveriza a clay e amassa-a numa bola e só volta a pulverizar se a clay começar a agarrar às mãos. As restantes borrifadelas são dadas directamente na pintura.
Ou seja provavelmente as tuas clays sofrem de sobre pulverização de QD. ;)
O capot tem de ser pulverizado com QD assim como qualquer outra parte do carro mas não é preciso colocares QD em todos os cms quadrados. Pulverizas no que vais descontaminares e apenas pulverizas novamente se a clay começar a prender. ;)
pois aqui o chás quando acaba de usar clay mete-a dentro do plásticozinho onde a dita veio embalada e depois dentro de uma caixa parecida com as das ceras...
e realmente, quando volto a pegar nela, ela ainda está molhada...
será disso?
pensei que aquilo fosse mais resistente... mas posso experimentar lavar e secar as seguintes...
fotos, tvz segunda... ja as tenho na maquina, mas... isto de dormir em 2 e 3 sitios por semana faz como que me eskeça de umas coisas aqui e ali! lol
Começa a deixa-la secar antes de fechares a embalagem e de colocares no plástico. ;)
quero comprar uma barra de clay, mas tenho duvidas em relação ao "spray" em utilizar.
A clay é a azul e o spray que estou a pensar encomendar é o Chemical Guys Synthetic Quick Detailer .
o que acham?
após ler as 5 paginas confesso qe fiquei confuso lol.
Obrigado.
vou tentar colocar uma foto da minha viatura onde os swrils sao imensos
Qualquer QD que está na loja foi testado e aprovado portanto não há mal escolha. :thumb:
Synthetic Spray Wax - remoção eficaz de dedadas e pó da pintura assim como excelente QD
Speed Wipe - deixa um aroma agradável a morango, para remover dedadas de carros não é o mais aconselhável.
Pro-Detailer - deixa um acabamento com carnauba na pintura por isso deixa algum brilho para além de ser bom como QD ou como waterless wash.
chasdegua
18-12-2007, 17:30
o metodo que utilizei até agora penso ser o correcto...
lavar bem a parte a descontaminar sem secar...
numa 1º abordagem a clay esta dura, por isso necessita de uma polverização de QD e de uma 1ª moldagem... pulveriza-se a zona a descontaminar e a clay e começa-se a fazer deslizar a clay pela pintura, voltando a pulverizar a zona quando a clay não deslizar mais devido ao excesso de contaminação.
quando sentimos a clay demasiado "pesada" em termos de sujidade, viramos, voltamos a moldar com a ajuda de uma polverização de QD caso necessario.
Assim sendo, penso que neste metodo não ha nada mal feito e portanto isto só pode estar a falhar em 3 pontos:
- quantidades de QD que uso (posso dizer que usei quase 2 frascos daqueles vazios que se vendem na loja com uma mistura de cerca de 2 tampas de CG citrus e agua até cima no carro todo... ficou somente a faltar o tecto e partes baixas junto ás rodas da frente)
- o facto de guardar a clay dentro de um plástico e sem a limpar
- a clay ter defeito
em relação a quantidades, não acredito mesmo nada...
a parte da conservação da clay após ser usada é que me parece ser a causa mais provável, nunca a sequei e foi sempre embrulhada no plástico onde vinha embalada. Como é que voçês fazem? A mim só me ocorre secar a clay um pouco com MF e depois deixa-la ao ar livre a secar o resto até que esteja novamente dura o suficiente para ser colocada dentro da caixa/plástico.
A ultima opção também pode ser verdade, mas se fui só eu a notar em principio o prob n deve ser esse...
cumps
Venho só acrescentar a minha experiência com a clay bar azul da 3M.
Tive um problema mto semelhante ao chas, mas logo na primeira utilização portanto a
clay nunca tinha sido molhada (a menos que o Junglas venda clay's usadas :D )
Eu penso que tenha a ver com o local onde se conserva a clay, a minha esteve
no frasco mas apanhou mto calor (não Sol directo mas temperaturas elevadas)
e ao utilizar foi-se desfazendo um pouco. Mas nada que impedisse a descontaminação normal.
BrianMay
01-07-2008, 18:00
quanto a mim tem mais a ver com a quantidade de lubrificante que usaram, a minha é igual e eu notei que sempre que me esticava na quantidade de lubrificante a gaja começa a desfazer-se...mas secava e ficava boa
pcarvalho
01-08-2008, 10:49
uma questão, é possivel conversar uma clay no frigorifico?
tenho uma nova embalada e esta num armario e ontem mexi nela para arrumar umas coisas e estava-se a pegar ao plastico.:idea:
pcarvalho, é normal a clay estar agarrada ao plástico. ;)
pcarvalho
01-08-2008, 17:32
ok obg junglas mas tem algum problema se a colocar no frigorifico?
A minha CB levou MUITO lubrificante encima e nunca se desfez..
Agora pode é ser tambem do QD utilizado digo eu..
ok obg junglas mas tem algum problema se a colocar no frigorifico?
Sim.
Tens menos espaço para meter cerveja :s6vhaha:
Muitos motivos podem levar uma claybar a desfazer-se:
QD a mais e depois colocar numa embalagem fechada
Contacto com o ar (por longos periodos após utilização)
Estar ao sol
etc
pcarvalho
04-08-2008, 09:32
Sim.
Tens menos espaço para meter cerveja :s6vhaha:
:berlusca: :thumb:
Desculpem esta pergunta estúpida, mas aqui vai:
Eu nunca mexi com borracha-pão, um género de plasticina que se usa em pintura para se apagar desenhos a carvão ou certos detalhes, mas pelo que sei tb tem o poder de absorção de sujidade que a clay bar possui.
Estaremos a falar da mesma coisa?:idea:
Ra7or não deverá ser a mesma coisa.
A claybar funciona como se fosse um esfoliante. Ela não absorve impurezas, ela literalmente arranca as impurezas da superfície. A clay se usada em tela ou em papel,fica colada, não desliza, algo que essa que mencionas deverá fazer (deslizar no papel).
Ra7or não deverá ser a mesma coisa.
A claybar funciona como se fosse um esfoliante. Ela não absorve impurezas, ela literalmente arranca as impurezas da superfície. A clay se usada em tela ou em papel,fica colada, não desliza, algo que essa que mencionas deverá fazer (deslizar no papel).
Ficou esclarecido, sei que pode parecer uma pergunta sem sentido, mas perguntar não mata, nem paga imposto, yet:D
MLVtecpt
07-08-2008, 08:50
Ficou esclarecido, sei que pode parecer uma pergunta sem sentido, mas perguntar não mata, nem paga imposto, yet:D
Não paga?!? :rolleyes:
Vai lá perguntar às Finanças/Seg. social se lhes deves alguma coisa, a ver se não pagas a certidão... :s6vhaha:
tenho uma duvida :S
não posso fazer um polimento de momento mas quero descontaminar a pintura selar e encerar por fim
e na parte de descontaminar surgem as duvidas, eu não axo que deva uzar uma claybar agressiva pk assim perco o brilho do carro, e ao longo de ler tantos topicos e caracteristicas dos produtos...
penso que a solução para mim será uzar uma claybar suave ou uma polyclay e estou mais inclinado para a ployclay da wolfgang, alguem tem feed back desta clay?
obrigado
tenho uma duvida :S
não posso fazer um polimento de momento mas quero descontaminar a pintura selar e encerar por fim
e na parte de descontaminar surgem as duvidas, eu não axo que deva uzar uma claybar agressiva pk assim perco o brilho do carro, e ao longo de ler tantos topicos e caracteristicas dos produtos...
penso que a solução para mim será uzar uma claybar suave ou uma polyclay e estou mais inclinado para a ployclay da wolfgang, alguem tem feed back desta clay?
obrigado
Não acredites em tudo o que lês ou ouves de pessoas menos imparciais.
Pergunta a quem tentou descontaminar um carro com uma polyclay o que é que lhe aconteceu...
Apanhas um pouco mais de contaminção e a clay começa a esfarelar, a desfazer. A contaminação acaba por ficar lá quase toda, tu perdes imenso tempo e no fim, o carro não está 100% descontaminado.
A conversa do "descontaminar retira o brilho" é conversa de vendedor, para te enfiarem o barrete das polyclay. O que te vai acontecer é que desfazes a clay, rebentas fortunas em quick details e no fim o trabalho fica incompleto, tu ficas frustrado e desanimado e o resultado... Bem, fica muito aquém das expectativas.
Pega numa clay média ou abrasiva e descontamina DURANTE a lavagem. Isto é, lavas bem o carro e no fim voltas a encher o balde e colocas 3 ou 4x a quantidade normal de shampoo. A seguir pegas na luva, molhas na água com shampoo, e vais deixando escorrer um fiozinho de água com shampoo na zona que estás a descontaminar. Vais amassando a clay (é impossível amassar a clay demasiadas vezes...) e no fim vais ver que o carro tem pelo menos o mesmo brilho que tinha antes.
O que sem sombra de dúvida te irá acontecer é que aumentas um pouco a quantidade de swirls, mas quase de certeza que em menor número do que se usares a polyclay (num carro com alguma contaminação).
A polyclay é de facto MUITO melhor que as restantes, numa única situação. Carros com pouquíssima ou mesmo nenhuma contaminação. Exceptuando essa situação (rara entre não detalhistas, mesmo em carros novos) a clay "tradicional" é SEMPRE preferível...
Esta é a minha opinião, formada ao longo de alguns anos de detalhe, e sempre sem palas nos olhos, sempre a pensar no que está a acontecer em cada momento, em cada fase...
Junglas obrigado:god: é verdade k na se pode acreditar em tudo, mas pronts um gajo vai lendo e dpois acaba por ainda ficar mais duvidas, kkual a claybar suave k recomendas?
e se eu fixer com bastante cuidado e com muito boa lubrificação mesmo assim irei criar swirls? o carro ja tem alguns swirls mas nao profundos...?!
Junglas obrigado:god: é verdade k na se pode acreditar em tudo, mas pronts um gajo vai lendo e dpois acaba por ainda ficar mais duvidas, kkual a claybar suave k recomendas?
e se eu fixer com bastante cuidado e com muito boa lubrificação mesmo assim irei criar swirls? o carro ja tem alguns swirls mas nao profundos...?!
Swirls vais sempre criar. Seja com que clay fôr. Não é a clay que cria swirls é a contaminação que se encontra na sua superfície.
Tal como disse consegues minimizar a quantidade de swirlada criada, mantendo sempre água com shampoo a escorrer para cima da zona que estás a descontaminar, mas isso não te vai impedir a 100% de criar swirls...
yes, é isso mesmo vai minimizar os riscos :thumb:
patrik2007
01-09-2009, 23:12
Clay bar caseira: uns amigos utilizam massa de vidraceiro (usada para fixar os vidros nas janelas das casas) com o conhecido Qd caseiro para remover as impurezas da pintura e dos vidros. Como essa massa tem óleo de linhaça, disseram que remove tinta pulverizada, piche, mosquitos e até marcas de chuva ácida dos vidros.
Ainda não testei, mas a relação de custo/benefício se comparada às tradicionais clay bar seria enorme.
Alguém já testou?
Ainda não testei, mas a relação de custo/benefício se comparada às tradicionais clay bar seria enorme.
Alguém já testou?
Uma passagem pela secção de apresentações, para respeitar as regras do fórum, que leste e aceitaste, seria bastante apreciada.
Em relação á tua "receita", é mais um dos mitos, semelhante ao mito de limpar o vidro com uma batata cortada ao meio...
Se tiveres a gentileza de disponibilizar o teu carro para testar essa "claybar", todos ficaremos agradecidos. Espero é que estejas preparado para depois mandar repintar todo o carro!
A massa de vidraceiro é imensamente mais dura que a claybar normal, portanto só por si já via riscar o verniz.
Em seguida, qualquer contaminação que essa mistela caseira consiga remover, vai andar sempre na superfície, a arrastar a contaminação para trás e para a frente, riscando ainda mais.
óleo de linhaça em cima dos plásticos e dos vidros? Não me parece lá grande ideia. Os plásticos vão desfazer a massa de vidraceiro e vais ficar com restos espalhados por tudo... O óleo de linhaça nos vidros, vai causar efeitos engraçados, assim que chover.
Relação custo benefício...
A claybar para descontaminar um carro não chega a custar 4 euros...
Enfim, é como disse, se quiseres disponibilizar o teu carro para experimentar isso, força aí! Tira bastantes fotos, de preferência com o sol a incidir para veres o resultado final.
netsurfer01
02-09-2009, 10:33
Uma passagem pela secção de apresentações, para respeitar as regras do fórum, que leste e aceitaste, seria bastante apreciada.
Em relação á tua "receita", é mais um dos mitos, semelhante ao mito de limpar o vidro com uma batata cortada ao meio...
Se tiveres a gentileza de disponibilizar o teu carro para testar essa "claybar", todos ficaremos agradecidos. Espero é que estejas preparado para depois mandar repintar todo o carro!
A massa de vidraceiro é imensamente mais dura que a claybar normal, portanto só por si já via riscar o verniz.
Em seguida, qualquer contaminação que essa mistela caseira consiga remover, vai andar sempre na superfície, a arrastar a contaminação para trás e para a frente, riscando ainda mais.
óleo de linhaça em cima dos plásticos e dos vidros? Não me parece lá grande ideia. Os plásticos vão desfazer a massa de vidraceiro e vais ficar com restos espalhados por tudo... O óleo de linhaça nos vidros, vai causar efeitos engraçados, assim que chover.
Relação custo benefício...
A claybar para descontaminar um carro não chega a custar 4 euros...
Enfim, é como disse, se quiseres disponibilizar o teu carro para experimentar isso, força aí! Tira bastantes fotos, de preferência com o sol a incidir para veres o resultado final.
Tb gostava de ver o resultado final, por acaso lembrei-me aplicar a plasticina que a filha usa na escola.....:berlusca:
civic ctdi
03-09-2009, 00:19
Ta na altura de criar um post com o team carpremium mythbusters para desmistificar estes truques(???):D:D
rover214
03-09-2009, 00:25
Ta na altura de criar um post com o team carpremium mythbusters para desmistificar estes truques(???):D:D
:D mas contratem um pintor para depois reparar a pintura causadas pelas mézinhas :D
patrik2007
04-09-2009, 06:07
Aceitem minhas desculpas, não foi minha intenção incentivar ao uso de tal massa. Admiro a qualidade dos trabalhos realizados. Queria apenas saber a opinião, pois no Brasil não é fácil encontrar clay bar a venda e o pessoal acaba por procurar fórmulas duvidosas. Os profissionais que fazem polimento não costumam descontaminar a pintura, vão direto pro polimento.
Mas, nesse link tem quem já utilizou: http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=14479
Confesso que no meu carro não arriscaria.
Aceitem minhas desculpas, não foi minha intenção incentivar ao uso de tal massa. Admiro a qualidade dos trabalhos realizados. Queria apenas saber a opinião, pois no Brasil não é fácil encontrar clay bar a venda e o pessoal acaba por procurar fórmulas duvidosas. Os profissionais que fazem polimento não costumam descontaminar a pintura, vão direto pro polimento.
Mas, nesse link tem quem já utilizou: http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=14479
Confesso que no meu carro não arriscaria.
Os "profissionais" que passam logo para o polimento não fazem a mais pequena ideia do que estão a fazer. A contaminação vai ficar presa na zona mais periférica da esponja e por cada swirl que removem, criam dois, pois a contaminação vai andar a girar ao ritmo da polidora a criar swirls...
Passa na secção de apresentações e efectua a tua apresentação.
AderitoMachado
19-08-2011, 17:52
uma pergunta de quem é verdinho quando compram as claybars maiores, ou seja nao aquelas só pra um carro, usam-nas inteiras ou cortam?
MLVtecpt
19-08-2011, 19:53
uma pergunta de quem é verdinho quando compram as claybars maiores, ou seja nao aquelas só pra um carro, usam-nas inteiras ou cortam?
Eu corto-as... não vá cair ao chão e ficar toda estragada... divido-a normalmente em 8 partes...
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.