View Full Version : Duvidas Interior e não só (aii os panos microfibras)
Duarte Pires
05-01-2009, 21:02
Bem pessoal, acabo de receber a minha primeira encomenda.... comprei pack de jantes e interior..
Agora segundo leio.... é só pano limpo microfibras aqui e ali....
A minha duvida é... meto por exemplo MPC e uso um pano MF, de seguida vou condicionar com Natural Look... com outro Pano MF..... e uso o mesmo para tirar os excessos... Agora.... isto quer dizer que estes panos estão para o lixo ou estão "presos" aqueles produtos?
Por exemplo.... poderei pegar num desses panos e limpar o excesso de Wheel Guard das jantes? Ou ainda é OUTRO pano MF limpo?
A duvida é a mesma para os applicadores....
Dubsounds
05-01-2009, 21:18
É simples...
Depois de teres usado um pano para retirar/aplicar algum produto só podes usar esse mesmo pano para outro fim até ser lavado. Depois de lavado estás à vontade para usar o pano onde quiseres.
Apenas dou um conselho: vai agrupando os panos para cada função. Eu por exemplo uso os panos MF mais rafeiros para as jantes, os de médias qualidade para o interior e os melhores para o exterior. Normalmente os panos do exterior são despromovidos para o interior quando já começam a perder as suas qualidades e os do interior para as jantes.
Espero que me tenhas percebido.
Agora se tens um pano sujo com condicionador de plásticos não o uses para remover um selante sem antes o lavar. Senão vais estar a remover selante e a pôr condicionador ao mesmo tempo.
A lavagem de panos MF é feita na máquina de lavar roupa a 90 graus e com detergente sem amaciador, no lugar do amaciador colocas uma colher de sopa de vinagre. Além disso nunca mistures outros tecidos com os panos MF senão estás a estragar os panos.
Melhor ainda seria lavar os panos MF com detergente próprio, como por exemplo o Chemical Guys MicroFiber Rejuvenator :thumb:
Cumprimentos.
Duarte Pires
05-01-2009, 21:21
Obrigado DubSounds!
Esclarecido! Mas outra duvida....reparei que no KIT jantes veem o 1Z Fegen reiniger ou seja a versão acida.... Eu vou montar jantes novas na proxima semana... quando devo usar este e quando devo usar o Não acido?
Dubsounds
05-01-2009, 21:41
Podes utilizar o limpa jantes para uma primeira limpeza antes de selares, porque vai-te limpar a jantes de qualquer tipo de gordura e ajudar na adesão do selante.
Mas depois de estarem seladas usa apenas àgua com champo para as limpar, senão retiras o selante.
O limpa jantes fica assim reservado para jantes não-seladas ou para quando o selante começar a perder a sua eficácia e fores fazer nova aplicação do selante.
Tem sempre é o cuidado de não deixares o limpa jantes muito tempo nas jantes. dás umas borrifadelas espalhas com um pincel e depois passas por água. Se deixares o limpa-jantes secar podes ficar com manchas.
Cumprimentos.
Duarte Pires
05-01-2009, 22:08
Mais uma vez obrigado DubSounds ! :D
Qualquer duvida volto a postar ! :D
Bem, a forma que o Dubsounds deu para lavar os panos é um "bocadinho" agressiva, até porque nem todos os panos de MF suportam lavagens a 90º.
Em todo o meu tempo de detalhe sempre lavei os panos de MF á mão com sabão azul e branco e água morna, nada mais. Dá mais trabalho mas para além de aumentar a durabilidade dos panos, não precisas de ter 5000000000 panos sujos á espera de teres panos sujos suficientes para fazer uma máquina de roupa.
Em relação ás outras questões, o dubsounds já te explicou. Um pano de MF serve apenas e só para uma tarefa. Depois tem que ser lavado para servir para algo diferente.
A divisão dos panos por qualidades, é exactamente o mesmo que eu faço. Tenho um porradão de panos baratuchos, tipo lidl e afins, para jantes, ponteiras de escape, vidros, interiores, e um monte de panos de alta qualidade para pintura.
Duarte Pires
05-01-2009, 23:39
Obrigado pelas dicas Junglas! E quando cá vieres vou-te chatear ainda mais... mas.... não mt pois quero é que "trabalhes" :D lol
Já agora deixo outra.... e os applicadores? O mesmo procedimento?
Eu acabo de receber as jantes hoje... elas teem um finish tão bonito que acho que qualquer coisa que lhe toque vai riscar....fica aqui foto...
Eheheh, com todo o gosto!
Mete o selante de jantes. Mas faz só numa. Aplicas, deixas curar até estar seco e depois removes.
Depois disso coloca ao lado de uma jante não tratada. Acredita que vai ficar :drool: eheheh Vais ver a diferença e não vais querer outra coisa. Nem falo na parte da facilidade de limpeza, vais bastar o aspecto para ficares completamente rendido!
trust me, I know what I'm saying!
Dubsounds
06-01-2009, 01:51
Junglas discordo um pouco da tua opinião em relação à lavagem dos panos MF.
Se reparares nas etiquetas diz que devem ser lavados entre 60 e 95 graus. Isto porque só a estas temperaturas é que as fibras vão abrir e só deste modo se limpam realmente bem os panos e se retira todo o detergente que ainda poderão conter.
É claro que por vezes também recorro a uma pre-lavagem manual dos mesmos, principalmente quando estão muito sujos ou quando sei que vão ficar algum tempo sem serem lavados. Principalmente se tiverem cera ou selante.
É claro que a mão também se consegue lavar muito bem os panos, mas tem de ser com água muito quente, o que nem sempre é fácil de se fazer. Pois a 95 graus a água quase que está a ferver, pois o ponto de ebulição da água é de 100 graus.
Só chamo a atenção a quem se decidir a lavar os panos à mão para NUNCA utilizar um termómetro para medir a temperatura da água. Pois se a temperatura da água for superior à escala do termómetro ele estoura que nem uma castanha e além de vidros temos o mercúrio que é uma substância muito perigosa (cancerígena se não me engano).
Cumprimentos.
Dubsounds, depende dos panos. ;)
Pessoalmente, sempre que faço um trabalho, lavo os panos logo a seguir, ou na pior das hipóteses, no dia seguinte. Ficam de molho em água.
Sempre os lavei á mão, mesmo quando são pilhas infindáveis de panos e sempre ficaram bem limpos...
Duarte Pires
06-01-2009, 11:08
Hoje a ver se já aplica numa jante para experimentar...
Mas não responderam em relação aos aplicadores...qual é o processo nestes? Tb usa-se e lava-se? Ou fica preso "forever" a um produto até este estar já sem possibilidade de ser usado?
Com os aplicadores é igual. Lavas com água morna e sabão azul e branco.
Duarte Pires
06-01-2009, 11:53
Ok perfect thanks junglas!
Duarte Pires
06-01-2009, 20:34
Bem pessoal... queria então por o selante numa jante....reparei que na caixinha diz "Shake Well First" ou seja.... é mesmo para abanar aquela mistela toda?
E aplicar isto como é?
civic ctdi
06-01-2009, 21:25
Bem pessoal... queria então por o selante numa jante....reparei que na caixinha diz "Shake Well First" ou seja.... é mesmo para abanar aquela mistela toda?
E aplicar isto como é?
Camadas bem finas
MLVtecpt
06-01-2009, 21:25
E aplicar isto como é?
O CG Wheel Guard tem mesmo que ser agitado antes de usar...ao contrário do PWS que é quase em pasta, o WG é quase gel pelo que tem mesmo que ser bem agitado antes de se usar.
O metodo é simples: passas com um canto de um poliespuma e espalhas bem na jante, esperas que seque e depois é só remover.
Atenção que a jante deve estar muito bem limpa :thumb:
Duarte Pires
06-01-2009, 21:47
Ok Obrigado!
Pois a jante é nova.... nem montada ainda foi....
Duarte Pires
07-01-2009, 17:25
Ontem então selei a jante... tive foi dificuldade nos raios.. ao passar o selante ficam la bocados...tive de andar a espalhar com a ajuda de um cotonete lol.
Reparei foi que ao retirar aquilo notava-se algum arrastamento.... é normal ou esperei pouco tempo para retirar?
Depois de remover.... perfect!
Ontem então selei a jante... tive foi dificuldade nos raios.. ao passar o selante ficam la bocados...tive de andar a espalhar com a ajuda de um cotonete lol.
Reparei foi que ao retirar aquilo notava-se algum arrastamento.... é normal ou esperei pouco tempo para retirar?
Depois de remover.... perfect!
Quando removias o excesso, aquilo parecia pó? Ou parecia ainda estar meio pastoso?
Se ficava no pano apenas um pó, então estava bem seco.
E que tal o aspecto?
Duarte Pires
07-01-2009, 17:51
Ficava pózinho mas notava-se que talvez não estivesse totalmente seco!
O look.... elas já eram novas.....agora mais lindas ficaram! O que gosto mais é ao passar pelas jantes elas ficam mesmo smooth
Ficava pózinho mas notava-se que talvez não estivesse totalmente seco!
O look.... elas já eram novas.....agora mais lindas ficaram! O que gosto mais é ao passar pelas jantes elas ficam mesmo smooth
Experimenta deixar cair umas gotas de água em cima da zona selada. ;)
Duarte Pires
07-01-2009, 23:04
Ainda não as "molhei" tenho de experimentar.... a ver se para a outra semana já cá estão os pneus e se realiza a montagem dos mesmos
Duarte Pires
08-01-2009, 21:34
Amigos......mais uma duvida.....após lavagem dos panos MF e aplicadores..... estes secam-se ao ar livre na boa? Ou pode ir a maquina?
civic ctdi
08-01-2009, 22:36
Amigos......mais uma duvida.....após lavagem dos panos MF e aplicadores..... estes secam-se ao ar livre na boa? Ou pode ir a maquina?
Nada de secador:smilie_nono:!Secam-se ao ar mas num sitio abrigado, de forma a que não apanhem poeiras nem sol directo:thumb:
Duarte Pires
11-01-2009, 21:02
Bem pessoal hoje fiz o meu primeiro detalhe interior... (hoje e ontem) lol notei que mesmo ao tirar os excessos quando passo a mão apesar de estar smooth noto que fico com algo na mão...não diria gordoroso mas... algo...
O procedimento que tive foi MPC, em alguns sitios várias passagens pois o pano continuava a sair sujo! Depois apliquei o Natural Look,esperava uns 10 mins ficava algo brilhante mas apos tirar o excesso voltava ao lugar..
Para os bancos usei o mothers cleaner e condicioner mesmo método...
Fiz algo mal?
10 minutos???? Com natural look??? ui... Isso deve ter ficado com mais brilho que uma supernova! :D
O Natural look é aplicar, esperar 30 segundos e remover. :D
Mas sim, fica sempre uma pequena camada em cima dos plásticos, tanto mais notória quanto maior fôr o tempo de cura...
É normal quando estás a fazer o primeiro detalhe interior os panos sairem sempre sujos... São muitos anos de sujidade acumulada. ;)
Duarte Pires
11-01-2009, 21:53
llolol então pronto foi essa a razão!! È assim que se aprende! lol amanha a ver se tiro fotos e meto aqui, e já agora umas fotos ao exterior a certas zonas mas essas mando-te por PM para virem preparados para algumas coisas!
llolol então pronto foi essa a razão!! È assim que se aprende! lol amanha a ver se tiro fotos e meto aqui, e já agora umas fotos ao exterior a certas zonas mas essas mando-te por PM para virem preparados para algumas coisas!
Vai o arsenal todo, para todas as situações, don't worry. :D
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.