PDA

View Full Version : Terminar o que começou na oficina...

rmartins
23-12-2008, 20:55
Viva,

pois bem, como diz o titulo, o carro veio da pintura (há já umas semanas) mais o trabalho ficou um bocado aquém do esperado... (o habitual, dirão vocês).
Então, e porque percebi que o cuidado que aqueles senhores têm com os carros dos clientes é muito inferior ao que eu tenho no dia-a-dia, optei por lhes mostrar o meu descontentamento com o acabamento do trabalho, mas, que preferia ser eu a fazer os acabamentos desde que me restituíssem o material por eles estragado durante a pintura. Era isso ou levar a coisa para instâncias superiores.
Então, hoje, lá trouxe o puxador interior da porta do condutor (vocês já vão perceber porquê) e assim sendo posso por mãos à obra e deixar o menino o mais parecido possível com o estado de novo.
Então, por partes, como bons artistas que são, decidiram pintar a porta no sitio, e ... como a pressa devia ser alguma, numa zona do bordo da porta ficou o que se pode ver na pic seguinte:

http://i226.photobucket.com/albums/dd183/martins_ro/PosPintura/23122008008_h.jpg

Solução, lixar a crista do defeito até ficar uma coisa apresentável. O defeito não se vê 'ao longe', mas como eu sou esquisito, vai ter de ficar melhor. Pergunta 1: que sequência de lixas é que devo usar? 500, 1000, 2000 e no fim 3000??

Ponto seguinte: Mais uma vez, por terem pintado a porta e o resto da lateral com os acessórios montados, tiveram de isolar o resto do carro, ou seja, em algumas juntas ficaram restos de adesivo:

http://i226.photobucket.com/albums/dd183/martins_ro/PosPintura/23122008009_h.jpg
http://i226.photobucket.com/albums/dd183/martins_ro/PosPintura/23122008010.jpg
http://i226.photobucket.com/albums/dd183/martins_ro/PosPintura/23122008011.jpg

Pergunta 2: O que é me aconselham para limpar isto, além de muita paciência?

O puxador, bem, este nem merece grandes comentários. Cheguei ao concessionário, para apresentar a reclamação, chamo o responsável, abro-lhe a porta e pergunto "será que o seu funcionário não se apercebeu da porcaria que fez ao montar o puxador?? ou será que estava a ver se eu não me apercebia??" Foi por causa deste excesso de zelo por parte do 'staff' que eu decidi que era melhor ser eu a acabar o trabalho, porque.. dado o cenário, nunca se sabe o que poderia acontecer se eu lhes exigisse um acabamento do trabalho em condições.... (acho que vocês me entendem)... Bem.. as pics:

http://i226.photobucket.com/albums/dd183/martins_ro/PosPintura/23122008013.jpg
http://i226.photobucket.com/albums/dd183/martins_ro/PosPintura/23122008014.jpg

E para aproveitar o tópico, pergunta 3, o que é que me aconselham para manter este tablier com bom aspecto? Para quem não conhece trata-se de uma material meio esponjoso, meio borracha (para evitar ruídos) e tem a textura que se percebe mais ou menos na pic:

http://i226.photobucket.com/albums/dd183/martins_ro/PosPintura/23122008012.jpg

Peço desculpa pela extensão do texto..mas... a informação tem de passar toda! O carro está p'ra lá de sujo, mas já vai ser lavadinho com os produtos do detalhe, pena que falhou a luva de pele de ovelha... mas pode ser que ainda chegue amanhã!

Cheers! :thumb:

RM

Junglas
24-12-2008, 08:37
Bom, isso é um caso complicado...

Comecemos pelas partes mais simples...

resto de cola (adesivo) da fita isoladora = acrysol. No entanto eu deixaria a pintura curar um mês antes de a "atacar" com acrysol. O verniz pode ainda não estar 100% seco e o acrysol não é propriamente meiguinho. Convive com esses restos até ao fim de Janeiro e depois então ataca-os com 1z acrysol.

Tablier.
Aqui é quase receita...

MPC para limpar e um qualquer condicionador para condicionar (cockpit, tiefen, natural shine, silk shine, natural look, etc...) Na aplicação usa um aplicador de poliespuma para facilitar a aplicação em todas as reentrâncias sem salpicares nada.

Agora a primeira pergunta que colocaste...

Na foto parecem restos de polish e não verniz, mas as fotos podem ser um pouco enganadoras...

Se for verniz, faz como no caso do acrysol. Deixa curar bem, para isso endurecer e poderes trabalhar com mais segurança. Depois sim, começa com uma lixa grossa e á medida que te vais aproximando do nivelamento desejado, vai passando para lixas sucessivamente mais finas. A última deve ser uma lixa 3000 ou 4000. Como isso é uma zona muito localizada, num vinco, depois passa um aplicador de microfibras ou uma esponja laranja com 1Z paint polish para remover algumas marcas de lixagem. NÃO faças este processo no painel pois GARANTIDAMENTE não irás conseguir depois remover as marcas da lixa com polimento manual!

tjose
27-12-2008, 03:12
Nesse tablier já experimentei 1z cockpit premium e o Poorboys Natural look, aconselho o primeiro, já que é barato e fica homogénio (dadas as suas propriedades). Não gostei de aplicar um condicionador puro como é o PB NL.

Para o resto dos plásticos, Poorboys Natural look será uma excelente solução, dá um toque de brilho sem que seja exagerado como acontece com o tiefen-pfleger.

fla_psi
27-12-2008, 19:30
Até me passei quando vi esse puxador! Isso é para trocar e é já!

Em relação ao condicionador, subscrevo aquilo que disse o tjose. No meu caso, condiciono todos os plasticos com PB NL com especial cuidado no tablier porque esse plastico específico é completamente mate e não fica muito brilhante... tiefen é que nem pensar, não consigo ficar com o tablier minimamente homogeneo no clio enquanto noutros carros é na boa...

rmartins
27-12-2008, 20:15
Boas,

o puxador já cá mora! Deram-me um novo e por vontade minha serei eu quem o vai trocar. Ainda se puseram com o ah e tal, mas, disse-lhes que prefiro ser eu a fazer, já que o sei fazer e tenho a garantia de que não vou fazer mais 30 riscos na vizinhança da zona onde tenho de trabalhar :rolleyes:
Quanto ao condicionador de plásticos, para primeira experiência optei pelo 1z kunststoff, mas, como não tenho a certeza que seja adequado, não quis testar no interior, apesar de ter gostado bastante dos resultados nos plásticos exteriores.
Para os mais curiosos, os resultados da primeira experiência estão aqui: 1st detail experience (http://www.carpremium.net/forum/showpost.php?p=71070&postcount=21)

tjose
27-12-2008, 20:50
Boas,

o puxador já cá mora! Deram-me um novo e por vontade minha serei eu quem o vai trocar. Ainda se puseram com o ah e tal, mas, disse-lhes que prefiro ser eu a fazer, já que o sei fazer e tenho a garantia de que não vou fazer mais 30 riscos na vizinhança da zona onde tenho de trabalhar :rolleyes:
Quanto ao condicionador de plásticos, para primeira experiência optei pelo 1z kunststoff, mas, como não tenho a certeza que seja adequado, não quis testar no interior, apesar de ter gostado bastante dos resultados nos plásticos exteriores.
Para os mais curiosos, os resultados da primeira experiência estão aqui: 1st detail experience (http://www.carpremium.net/forum/showpost.php?p=71070&postcount=21)

Não o faças, kunstoff só no exterior:thumb:

Relativamente aos defeitos na pintura, os restos de polish saem bem, na pior das hipóteses polindo a zona "afectada".

O bolbo de verniz sugere-me duas soluções possíveis:
- Exiigir uma nova repintura dado que ficou com defeito;
- Lixar com lixas de ordem de grandeza nunca abaixo de P1200 e apenas onde tem o escorrido, nunca nas zonas limitrofes (isolá-las com fita adesiva). Não esqueçamos que o desbaste num vinco é muito mais poderoso numa superfície plana.

Ainda assim não me parece que esse defeito seja muito grave, acho que numa pintura há factores mais importantes, a título de exemplo, a preparação da chapa, se tiver levado betume para alisar mossas, como é que este foi trabalhado posteriormente (para depois não se notarem "moedinhas"), bolhas de gordura na pintura final, marcas de lixagem por baixo da pintura e mesmo a casca de laranja.

rmartins
27-12-2008, 21:03
Exacto, e por estar satisfeito com o aspecto da pintura (atrevo-me a adivinhar que quem pintou não foi a mesma pessoa que fez a montagem/desmontagem dos componentes).
Não sei se aplicaram massa/betume ou não, mas pelo que tinha não era necessário, bastava utilizarem aqueles aparelhometros que não sei como se chamam, mas que basicamente preenchem com polímero uma depressão na chapa, ou seja, auto nivelam o painel deixando pronto para ser preparado e pintado. O efeito casca de laranja, que tinha bastante receio que fosse destoar do original, pode-se dizer que ficou idêntico. Ou seja, de um ponto de vista geral, quem pintou pintou bem. O problema reside no facto de terem pintado o painel com a porta no local (menos trabalho) e o facto de quem fez a montagem dos acessórios precisar de um vime pelas costas abaixo (várias vezes).
E dado o cenário, decidi que termino eu os pormenores, pelas razões que já expus, e dado que eles não quiseram levantar problemas em 'oferecer-me' o puxador. Seja como for, acho que deverei escrever uma cartinha à Renault Portugal a relatar o sucedido, nem que seja para um dia não me poderem vir dizer "ah e tal, se você tivesse reclamado..."

RM

tjose
27-12-2008, 21:13
Exacto, e por estar satisfeito com o aspecto da pintura (atrevo-me a adivinhar que quem pintou não foi a mesma pessoa que fez a montagem/desmontagem dos componentes).
Não sei se aplicaram massa/betume ou não, mas pelo que tinha não era necessário, bastava utilizarem aqueles aparelhometros que não sei como se chamam, mas que basicamente preenchem com polímero uma depressão na chapa, ou seja, auto nivelam o painel deixando pronto para ser preparado e pintado. O efeito casca de laranja, que tinha bastante receio que fosse destoar do original, pode-se dizer que ficou idêntico. Ou seja, de um ponto de vista geral, quem pintou pintou bem. O problema reside no facto de terem pintado o painel com a porta no local (menos trabalho) e o facto de quem fez a montagem dos acessórios precisar de um vime pelas costas abaixo (várias vezes).
E dado o cenário, decidi que termino eu os pormenores, pelas razões que já expus, e dado que eles não quiseram levantar problemas em 'oferecer-me' o puxador. Seja como for, acho que deverei escrever uma cartinha à Renault Portugal a relatar o sucedido, nem que seja para um dia não me poderem vir dizer "ah e tal, se você tivesse reclamado..."

RM

Normalmente não se retira qualquer painel para pintar outro, apenas isolam o que não é para ser pintado. Não foi erro de procedimento, é mesmo assim que se faz...

rmartins
27-12-2008, 21:18
então falhou simplesmente o processo de isolamento... ou o cuidado na pintura. Mas já vi pintarem laterais sem a porta no local, não sei é se era por alguma razão especial...