View Full Version : Detalhar viatura que dorme na rua?
stargazer
23-10-2008, 12:50
Olá a todos!
Não tenho tido muito tempo para andar por aqui, mas decidi "roubar" 5 minutinhos ao patrão para escrever este post.
Fiz uma busca no forum e fiquei na mesma...
Ando a pensar dedicar algum tempo à minha carrinha (Fiat Marea Weekend SX de 1998). E já me decidi que a vou fechar na garagem durante um fim de semana e tratar do interior. Até aqui, sem grandes dúvidas e até já tenho uma lista do que preciso.
A dúvida tem a ver com o exterior. Ela precisava de um detalhe exterior. Tem alguns riscos leves e os problemas de um carro nunca detalhado. Como é um carro a GPL, não fica normalmente na garagem, dorme praticamente sempre na rua.
A minha dúvida é se vale a pena ou não fazer o detalhe e o que se pode fazer para a proteger ao maximo das intemperies...
Não é um carro topo de gama, mas gosto muito dela desde que apareceu no mercado, não faz mal nenhum mima-la. :D
Obrigado!
Valer acho que vale sempre a pena, e se é carro de rua deves apostar numa boa protecção:thumb:
Mas queres detalhar mesmo? ou apenas dar selante e cera?
stargazer
23-10-2008, 13:23
Uma resposta tipo "num sei", serve? :P
Mais a sério, eu *acho* que ela precisava mesmo de detalhe. Como disse, tens uns risquitos e mais umas coisinhas que, se calhar, não saem só com cera.
Mas sim, tb penso que uma protecção boa é mandatória.
Obrigado!
Tirar riscos com cera?:rofl:
Isso não tiras de certeza, é evidente que ela precisa de um detalhe e podes faze-lo por partes, com gastos de material, tempo, etc deve ficar mais barato mandar fazer e posteriormente fazeres a manutenção;)
Vale sempre a pena detalhar um carro, por muito pouco valor comercial que tenha.
Além de renovares o aspecto da carrinha, ajudas a proteger a mesma contra as agressões diárias.
Começas com uma lavagem como mandam as regras (redex com fartura para limpar tudo o que lá houver :s6vhaha: e para acabar com esse shampoo que nunca mais vais usar). Depois descontaminação, selagem e enceramento. Os riscos ficam lá, mas fica a pintura limpa de contaminantes que além de lhe retirarem brilho, são agentes agressivos para a pintura, e conferes protecção.
Se quiseres enveredar por um autêntico "facelift", sugiro que solicites a um detailer que te faça o trabalho. Fica mais barato do que adquirir toda a maquinaria, esponjas, polishes, e acima de tudo know-how, que é o que demora mais a adquirir. Há quem já ande nisto há anos e ainda faça asneira atrás de asneira.
stargazer
23-10-2008, 14:53
Tirar riscos com cera?:rofl:
Isso não tiras de certeza, é evidente que ela precisa de um detalhe e podes faze-lo por partes, com gastos de material, tempo, etc deve ficar mais barato mandar fazer e posteriormente fazeres a manutenção;)
Obviamente q eu sei q a cera não tira os riscos. :rofl:
Vale sempre a pena detalhar um carro, por muito pouco valor comercial que tenha.
Além de renovares o aspecto da carrinha, ajudas a proteger a mesma contra as agressões diárias.
Começas com uma lavagem como mandam as regras (redex com fartura para limpar tudo o que lá houver e para acabar com esse shampoo que nunca mais vais usar). Depois descontaminação, selagem e enceramento. Os riscos ficam lá, mas fica a pintura limpa de contaminantes que além de lhe retirarem brilho, são agentes agressivos para a pintura, e conferes protecção.
Se quiseres enveredar por um autêntico "facelift", sugiro que solicites a um detailer que te faça o trabalho. Fica mais barato do que adquirir toda a maquinaria, esponjas, polishes, e acima de tudo know-how, que é o que demora mais a adquirir. Há quem já ande nisto há anos e ainda faça asneira atrás de asneira.
Exactamente. Eu nem sequer pus em dúvida a questão de ser eu a fazer um detalhe de fundo. Eu ainda tenho uma réstia (pequena) de juízo, pelo q isso eu mandaria fazer fora.
A ideia era mesmo saber se, mesmo o carro ficando na rua (o valor comercial não me interessa, pq eu gosto mesmo dela:god:, só me vou livrar dela qd ela der mesmo o "berro"), valia a pena tratar dela.:D
Vou então ler mais umas coisinhas e tratar dessa lavagem + descontaminação + selagem + enceramento. Se achar que nao sou capaz, falo com quem seja.:thumb:
Obrigado!
stargazer é esse o espírito!
Há por aí muitos tutoriais com dicas sobre como fazer todos esses processos. É só seguir isso e se tiveres dúvidas, coloca-as no sítio certo que o pessoal ajuda.
stargazer
23-10-2008, 15:00
Ok, vai ser mesmo isso que vou fazer. ;)
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.