View Full Version : Minúscula reclamação
Jovenitto
22-10-2008, 09:32
Boas!
Só queria deixar aqui o aviso à loja online, no que respeita às moradas de facturação e entrega.
Convosco é a primeira vez, mas já me aconteceu com outras compras online que fiz.
Apoio a decisão de solicitar moradas diferentes ao cliente, é uma medida que dá muito jeito para quem trabalha e/ou não pode estar em casa para receber a encomenda.
Mas só é útil a partir do momento em que tirem partido dessa função.
Entregar a encomenda na morada de facturação perde um bocado o propósito de haver duas moradas... :idea:
Obviamente, não estava lá ontem para receber. Deixaram o aviso, já liguei para a transportadora e já só entregam amanhã.
Com outra compra online (em nada relacionada com a DetailStore), já me aconteceu usarem as duas moradas, mas ao contrário... entregarem na de facturação, e facturarem à de entrega... :smilie_nono:
De futuro, só peço que tomem um pouco mais de atenção às moradas... não é o meu caso, mas podia ser uma encomenda urgente para acabar um trabalho, ou coisa assim parecida (embora eu esteja em pulgas para começar no detalhe e a encomenda nunca mais chega...)
Já chega de reclamar. Não levem a mal, é uma crítica construtiva. :D
Cumprimentos e boas vendas! :thumb:
Por certo que isso foi uma ligeira distracção por parte do drmad. A existência de morada de facturação e de entrega é precisamente para isso, para haver a possibilidade de entrega numa morada diferente. No entanto, e para aumentar a visibilidade, o comprador deve alertar para esse facto deixando a indicação de "entregar na morada de entrega" como forma de "lembrete".
Imagina esta situação:
Um cliente por algum motivo, pretende receber a encomenda numa morada diferente da morada de facturação. Mas não pretende que seja sempre assim.
Deverá então indicar em cada encomenda se deseja receber a encomenda na morada X ou na morada Y.
O sistema possui funcionalidades, umas vezes mal utilizadas, outras vezes nem sequer exploradas...
P.S.: O responsável por ambas as lojas (online e coimbra) é o drmad.
Jovenitto
22-10-2008, 11:52
Por certo que isso foi uma ligeira distracção por parte do drmad.
Sim, acredito que sim. "Herrar é umano", né? :D
Foi só uma chamada de atenção, porque não sei se aconteceu a mais gente.
E experiências passadas mostraram-me que às vezes o erro é do sistema, e os responsáveis nem sequer chegam a saber, se ninguém falar disso.
Houve uma encomenda que fiz num outro serviço, que indiquei Morada de Facturação X e Entrega Y, e no mail de confirmação (automático) veio Facturação Y e Entrega X... tive de ligar para lá para resolver isso. :rolleyes:
No entanto, e para aumentar a visibilidade, o comprador deve alertar para esse facto deixando a indicação de "entregar na morada de entrega" como forma de "lembrete".
Aqui, já discordo um bocadinho... só a existência da função é "lembrete" suficiente, acho eu... :idea:
Senão, vejamos:
Morada de facturação: X
Morada de entrega: Y
Observações: Quero que entreguem na morada Y.
Um bocado redundante, não?
Imagina esta situação:
Um cliente por algum motivo, pretende receber a encomenda numa morada diferente da morada de facturação. Mas não pretende que seja sempre assim.
Deverá então indicar em cada encomenda se deseja receber a encomenda na morada X ou na morada Y.
Para todos os casos, esse cliente teria de indicar sempre a morada de entrega, quer seja igual à de facturação, ou não. A morada de entrega não é uma coisa fixa, é para alterar conforme seja preciso. :rolleyes:
Um extra a essa função seria uma lista de moradas possíveis (digamos 3, por exemplo), que o cliente pode ter "memorizadas" na sua conta de cliente, para escolher onde pretende a entrega de cada encomenda (sei que no Amazon.co.uk é assim, acho excelente).
P.S.: O responsável por ambas as lojas (online e coimbra) é o drmad.
Já tinha percebido pelas minhas leituras aqui do fórum, mas obrigado na mesma. :thumb:
Para mim, é mais Loja Online ou Lisboa...
Cumpz
Jov
Não é bem assim...
Depois de preencheres as moradas uma vez, não te é solicitado em futuras compras novo preenchimento. Por omissão, a morada de entrega é a morada de facturação, excepto se fôr solicitado o contrário.
Supõe que tinhas solicitado entrega no teu local de emprego. Fizeste uma quantas compras que foram entregues no teu local de emprego. Entretanto mudas de local de trabalho e não actualizaste a nova morada de expedição. A encomenda segue para a morada de expedição.
Típicamente depois de preencheres os campos uma vez nunca mais voltas a olhar para aquilo. É por isso que é aconselhável fazer esse lembrete nas observações. Não acho redundante, de forma alguma. Acho que é uma forma de garantir que tudo corre bem. Fazer assumpções por vezes resulta num molho de bróculos de resolução complicada...
Jovenitto
22-10-2008, 14:42
Depois de preencheres as moradas uma vez, não te é solicitado em futuras compras novo preenchimento. Por omissão, a morada de entrega é a morada de facturação, excepto se fôr solicitado o contrário.
Não estou a dizer que seja necessário novo preenchimento, apenas uma apresentação da morada, verificação e possibilidade de alteração ("Morada para entrega: Y" e "Continuar/Modificar") por parte do cliente, se a morada de entrega não for a desejada.
Supõe que tinhas solicitado entrega no teu local de emprego. Fizeste uma quantas compras que foram entregues no teu local de emprego. Entretanto mudas de local de trabalho e não actualizaste a nova morada de expedição. A encomenda segue para a morada de expedição.
Isso cabe a cada um verificar onde quer o material entregue!
É a mesma coisa que fazeres uma encomenda num lado qualquer e dares a morada errada! A loja não sabe que a morada é a errada, e deve mandar para a morada que tem, pois é dever do cliente garantir a exactidão dos dados que confirma quando clica em "Continuar", "Finalizar Encomenda", etc.
Típicamente depois de preencheres os campos uma vez nunca mais voltas a olhar para aquilo.
Eu olho, e verifico sempre tudo! (obviamente, sou humano e posso errar, mas regra geral, verifico sempre).
A ultima coisa que quero é que a minha encomenda vá parar ao Seixal na ilha da Madeira... nada contra a localidade, mas o "meu" Seixal é aqui na Margem Sul do Tejo... :s6vhaha:
É por isso que é aconselhável fazer esse lembrete nas observações. Não acho redundante, de forma alguma. Acho que é uma forma de garantir que tudo corre bem.
Continuo a achar que "Sff, entreguem na morada de entrega" é um bocado redundante...
Temos que pressupor que as pessoas por trás de uma loja online, seja ela qual for, sabem o que fazem, e não precisam de alguém a lembrar-lhes de como se faz o trabalho deles, porque o fazem todos os dias. De certeza que eles não precisam que lhes digamos que a morada para entrega é a morada onde se deve entregar o material...
Todos são livres para errar (se for só de vez em quando :D ), mas não podemos estar sempre a pensar que as pessoas vão de facto errar.
Fazer assumpções por vezes resulta num molho de bróculos de resolução complicada...
Mas não é suposto assumir que, quando se dá uma morada para entrega, que a encomenda seja entregue nessa morada?
Não se pode é, à partida, assumir o contrário. :rolleyes:
Isto está a ficar um bocado grande, mas espero que ninguém que esteja a ler este post me leve a mal por estar a explicar o meu ponto de vista.
E espero também que encarem isto como uma discussão saudável, sem rancores nem prejuízo para a loja/fórum ou para o Junglas, que tão prontamente ajudou nesta questão. :god:
Só temos pontos de vista diferentes e estamos aqui a expô-los (é assim que se escreve???), é só uma conversa animada: :gathering:
Jovenitto do que li posso garantir uma coisa.
Não estás nem nas áreas de R&D nem de development. :D
Quanto mais partires do principio que as pessoas fazem uma determinada coisa, ou que garantidamente não fazem outra por ser estupidez, mais depressa verificas que estavas errado. Uma coisa é certa, as pessoas vão errar e vai ser SEMPRE em momentos críticos.
Quem tinha razão era o Dr. House quando dizia "People are idiots".:s6vhaha:
Se há coisa que com o tempo aprendes é os hábitos das pessoas. Num dos passados empregos que tive, foi criada uma aplicação onde no fim era pedido ao utilizador para validar os dados e clicar em OK ou Cancel, em função dos dados estarem correctos ou não. Nem com um botão de OK que só era activado uns segundos depois as coisas ficaram bem. As pessoas desenvolvem o hábito de "Na próxima janela de verificação é carregar no OK e tá feito". Perde-se por completo o efeito desejado, de verificação e validação. Isto tanto funciona do lado do cliente, que não verifica os dados, como por parte de quem está a receber as encomendas e a processar as mesmas. É por isso que recomendo vivamente a colocação de algo a relembrar que o envio é para a morada Y e não para a morada X (Não é preciso escrever a morada toda, só mesmo algo a dizer que é para se fazer a entrega na morada de entrega e não na morada de facturação, ou vice-versa).
Não sei até que ponto é possível alterar a loja online para pedir confirmação da morada actual. Relembro que aquilo é um template que já existe para lojas online, não foi uma aplicação desenvolvida de raíz.
Eu de facto tive o cuidado de reparar na encomenda se seriam iguais mas vi por alto que seriam iguais pela terminação.
Ribeiro -> Pinheiro...
Localidade igual e código postal
Passou-me totalmente ao lado que a rua era diferente...
Eu lido com centenas de envios por transportadora por dia e um dos principais problemas que acontecem é mesmo este... e de facto a melhor forma de resolver esta situação
é deixar um comentário na nota na encomenda.
E ainda posso dizer que a maior parte das encomendas que perdem é culpa do cliente, já que muitos nem sabem onde moram :eek: enfim... coisas que muita gente não entende :berlusca:
Jovenitto
22-10-2008, 16:51
Jovenitto do que li posso garantir uma coisa.
Não estás nem nas áreas de R&D nem de development. :D
Não estou, mas gostava de estar... :rolleyes:
Quanto mais partires do principio que as pessoas fazem uma determinada coisa, ou que garantidamente não fazem outra por ser estupidez, mais depressa verificas que estavas errado. Uma coisa é certa, as pessoas vão errar e vai ser SEMPRE em momentos críticos.
Pois, lá isso tens razão. Lei de Murphy há em todo o lado... :1018:
Quem tinha razão era o Dr. House quando dizia "People are idiots".:s6vhaha:
:rofl::rofl::rofl:
Quanto à comparação com essa tal aplicação, o que se passa aqui é exactamente o contrário, porque neste caso não foi uma situação de o utilizador (eu) fazer algo de "parvo" ou de "errado" na aplicação (o site). O problema foi no "pós-aplicação".
Continuo a achar que, se o cliente tem interesse em receber o que encomenda, tem o dever de confirmar as coisas. Não confirma, arrisca-se a não receber. Mas, como tu próprio citas, "People are idiots", e cada um sabe de si.
A loja até nem fica lesada (tirando eventuais portes, penso eu), porque os produtos voltam para trás. É apenas chato, tratar da logística associada (gestão de stocks, envios, encomendas, etc).
BTW: Eu também já fiz umas coisitas em programação, e sei como é, aquilo tem de ser à prova de tudo... incluindo raios gama emitidos por uma estrela de neutrões na galáxia vizinha... :s6vhaha:
Eu de facto tive o cuidado de reparar na encomenda se seriam iguais mas vi por alto que seriam iguais pela terminação.
Ribeiro -> Pinheiro...
Localidade igual e código postal
Passou-me totalmente ao lado que a rua era diferente...
Pois, são 5 minutos de uma morada para outra... Códigos postais terminam em 270 e 228.
Tenho a sorte de trabalhar bastante perto de casa, embora tenha azar de não ser a minha área de eleição... mas por enquanto, é o que há.
Jovenitto
22-10-2008, 16:53
E ainda posso dizer que a maior parte das encomendas que perdem é culpa do cliente, já que muitos nem sabem onde moram :eek: enfim... coisas que muita gente não entende :berlusca:
Como se disse, "People are idiots"...
Pois, são 5 minutos de uma morada para outra... Códigos postais terminam em 270 e 228.
Tenho a sorte de trabalhar bastante perto de casa, embora tenha azar de não ser a minha área de eleição... mas por enquanto, é o que há.
Pelo menos aqui no sistema aparece o código postal nas moradas. Acabam todos em 270. :) Tudo igual à excepção da rua que logo por azar havia de acabar praticamente na mesma coisa...
Jovenitto
23-10-2008, 16:21
Só para dizer que já recebi o material.
Como estava com a pica toda, experimentei um bocadinho de MPC e dps PB NL (com uns panos MF do Lidl) numa secção do tablier, e ficou excelente! :n4pclapping:
Agora é ter tempo e tratar de todo o interior. :thumb:
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.