PDA

View Full Version : Inicio No Detalhe

Zapata
20-10-2008, 11:56
Conforme a maioria já sabe recebi na passada 6ª feira a minha M6 SW Sport. Após o fim de semana e depois de fazer 671 Km posso dizer que estou contente com a viatura mas ainda é cedo para ter melhor impressão.
Agora quero manter o minha viatura em condições e gostaria de ter os vossos conselhos e ajuda para isso mesmo. Desde já peço essa ajuda e conselhos para uma lista inicial de material de modo a começar a tratar bem a viatura.
Simplesmente não tenho nada.
Desde já agradeço. :D

Junglas
20-10-2008, 12:02
Começa por lêr o manual básico (http://www.detailstore.pt/forum/Manualbasico.pdf). Irás encontrar quase todas as respostas ás tuas questões.

cjfge
20-10-2008, 12:09
Não sei de que cor é a tua carrinha nem se tem ou não estofos em pele

mas cá vai:D

O essencial é começares por uma lavagem bem feita

Balde Duplo ou 2 baldes
Luva de Pelo de Ovelha
Toalha WW Azul, ou o pack de 2 toalhas da Prestige
Shampoo depende da quantidade de vezes que queres lavar a carrinha mas aconselho o Carlack ou o Sonax

Cera
CG XXX (cor escura)
Pete's 53 (cor clara)

Selante
CG ETCS (cor escura)
CG FS (cor clara)

Vidros:
CG Miracle Window Clear
Kit da Carlack para selagem dos vidros

Plasticos e borrachas exteriores
CG New Look Trim Gel

Jantes:
Sonax Xtreme Rim Cleaner
PWS para selar

Pneus:
BTS

Interior:
Limpeza Geral--» MPC
Condicionamento-» PB Natural Look, CG Silk Shine, entre outros
Peles: PB LS
Tecidos: CG Fabric Clean (diluir em 1:20 com agua destilada) e CG Fabric Guard para condicionar

Compra também dois ou 3 aplicadores de Poliespuma para fazeres a aplicação do selante e cera

Compra ainda alguns panos MF da 1Z para o exterior e alguns low-cost para o interior:thumb:

alguma duvida diz;)

Zapata
20-10-2008, 21:16
Desde já agradeço as dicas.

A côr é Cinza Prata e os bancos são em pele. Também estive a lêr o manual básico.

Dúvidas:

O carro é novo devo desde logo fazer a selagem da pintura e das jantes e dos vidros?

Ao fazer uma pesquisa, encontrei alguns videos na internet sobre detalhe onde usavam um sistema "Grit Guard" para colocar no fundo dos baldes de modo a que ao lavar a luva matéria que pode riscar fique no fundo do balde. Na loja do detalhe verifiquei que só existe com balde, não se vende cá só o grit guard?

Vou ter que investir:thumb::D

MLVtecpt
20-10-2008, 22:05
Claro que se vende com grit guard...olha AQUI! (http://www.detailstore.pt/product_info.php?cPath=23&products_id=400)

E sim podes selar a pintura, as jantes e os vidros à vontade. Quanto mais cedo, melhor! :berlusca:

Junglas
21-10-2008, 10:00
Claro que se vende com grit guard...olha AQUI! (http://www.detailstore.pt/product_info.php?cPath=23&products_id=400)

E sim podes selar a pintura, as jantes e os vidros à vontade. Quanto mais cedo, melhor! :berlusca:

Marco, só o grit-guard, nope. :P

Pessoalmente não gosto dessa solução. Continua a haver partículas que podem riscar, suspensas na água...

civic ctdi
21-10-2008, 12:40
Marco, só o grit-guard, nope. :P

Pessoalmente não gosto dessa solução. Continua a haver partículas que podem riscar, suspensas na água...
Só um pequena intromissão... mesmo quando se utiliza o grit guard,usa-se a tecnica dos 2 baldes. O grit guard acaba por uma mais valia para a diminuição das particulas em suspensão na agua.

Zapata
21-10-2008, 21:14
Certo, confirma-se que só o Grit Guard não se vende por cá.
Mas vale a pena investir a compra de dois ou não?
Em vídeos de demonstração de detalhe estão sempre a usar :rolleyes:
Expliquem-me que tipo de aplicadores existem e sua utilidade.
Obrigado:thumb:

civic ctdi
21-10-2008, 22:34
Aplicadores:
-algodão-usado para polir superfices como o vidro,acrilico dos farois. dos 3 aplicadores, este é o que tem maior poder de corte
-microfibras-serve para aplicar ceras, selantes, condicionar interiores e peles. tambem serve para polir superficies plasticas (farois, quadrante). o grau de abrasividade é bem inferior ao aplicador de algodão.
-poliespuma-serve para a aplicação de ceras e selantes, condicionamento de interiores. não tem basicamente poder de corte nenhum

Junglas
21-10-2008, 23:09
Só um pequena intromissão... mesmo quando se utiliza o grit guard,usa-se a tecnica dos 2 baldes. O grit guard acaba por uma mais valia para a diminuição das particulas em suspensão na agua.

Não necessáriamente.
Típicamente usas o grit guard quando utilizas apenas um balde.

Se se usar o grit guard e a tecnica de dois baldes, é ouro sobre azul.

Zapata, vale a pena investir na aquisição de um balde duplo. É mais barato e suficiente. ;)

Se conseguires ou quiseres enveredar igualmente elo grit guard + dois baldes seria uma mais valia :thumb:

Zapata
27-10-2008, 22:41
Estou a preparar a lista :berlusca: e a mentalizar-me para o gasto :D

Zapata
03-11-2008, 21:01
O gasto vai começar esta semana. Tem que haver sempre uma primeira vez.:D
Sempre que tiver dúvidas venho chatear:n4pclapping:

Zapata
04-11-2008, 08:08
Já agora tenho lido muito sobre produtos para plásticos exteriores não pintados e porosos como Vinyl gel etc. Então o que se deve usar para plásticos exteriores pintados na cor da carroçaria?:idea:

tfonseca
04-11-2008, 08:47
Já agora tenho lido muito sobre produtos para plásticos exteriores não pintados e porosos como Vinyl gel etc. Então o que se deve usar para plásticos exteriores pintados na cor da carroçaria?:idea:

O mesmo que usas na carroçaria :thumb:

Junglas
04-11-2008, 09:21
O mesmo que usas na carroçaria :thumb:

respondido. :D

selante e cera.

Zapata
04-11-2008, 18:29
OK. Quem não sabe.....:D :god:

Zapata
05-11-2008, 23:21
E que dizer das partes cromadas, o que têm utilizado para tal?:idea:

Junglas
06-11-2008, 09:35
E que dizer das partes cromadas, o que têm utilizado para tal?:idea:

1Z chrome & metal polish
CG metal shine
Autosol metal polish

Tudo depende do estado do cromado.

Zapata
14-11-2008, 22:39
Estive a ler no manual sobre aplicação do selante.
Diz o manual "Aplicam-se com um aplicador poliespuma humidificado com uma borrifadela de Quick Detail numa secção pequena de cada vez. Depois de aplicado no carro todo deve-se respeitar os tempos de aplicação e cura recomendados pelo fabricante."
Questões: - Em cada secção a selar borrifa-se o aplicador? Ou só se faz isso no principio? Quais são os tempos de aplicação e cura para o Poorboys EX?
Para aplicar selantes só se pode usar poliespuma? Esta pergunta é por causa de ter lido no fórum que liquidos seria melhor usar aplicador microfibras.:idea:

Em relação à aplicação da cera diz o manual "As ceras em pasta que devem ser aplicada com um aplicador poliespuma devidamente humedecido. Passa-se o aplicador no boião da cera e espalha-se deixando uma camada muito fina de cera na pintura. Trabalha-se secção a secção. Deixa-se a cera a repousar durante uns minutos e remove-se gentilmente sempre sem qualquer pressão com um pano microfibras limpo."
Questões: - O aplicador é humedecido com Quick Detail?

Desculpem estas questões, quero começar a tratar a minha M6 e como o material chegou Buffer:

Junglas
16-11-2008, 12:55
A aplicação de cera e de selante é básicamente igual. Humedecer o aplicador poliespuma é sempre com quick detail e é apenas no início da aplicação (Da cera ou do selante) e serve essencialmente para que o aplicador não passe "em seco" em cima do verniz.

Os aplicadores de microfibras não os mais indicados para pintura, pois podem deixar marca.

Pessoalmente uso os aplicadores de microfibras para usar glass polish, para condicionar plásticos (interiores e exteriores) e pouco mais.

Zapata
16-11-2008, 13:01
OK. Já agora quais são os tempos de aplicação e cura para o Poorboys EX?:idea:

Junglas
16-11-2008, 19:33
o tempo de aplicação ??? Só depende da tua celeridade a aplicar o selante. :D

Colocas o EX, aguardas 20-25 minutos e está pronto a remover.

Para aplicação de cera, convém aguardar um bom par de horas.

Zapata
16-11-2008, 21:51
Já agora qual quick detail que recomendam? Já tenho lido que o quick detail tem mais utilidades:idea:

Junglas
17-11-2008, 10:58
Os QD's são um mundo sem fim. São utilizados para funções de descontaminação, de lubrificação, spit-shine, waterless wash, remover uma ou outra c@g@d@ de pássaro, para lubrificar pads de polimento, para ajudar a remover restos de polish/selante/cera, até para dar um jeito ao carro no fim da lavagem, quando não há tempo para uma enceradela, mesmo com uma cera mais rápida de aplicar, como a CMW ou a OCW.

Um dos meus favoritos neste momento é o pro-detailer. Além de deixar um toquezinho de carnaúba que apela sempre ao wetlook, tem um excelente poder de lubrificação e um cheirinho super agradável. No entanto qualquer um dos outros é perfeitamente válido.