PDA

View Full Version : Descontaminação

nelinho
31-03-2006, 23:33
Boas pessoal...:thumb:

Pois é, mais uma operação, tembém com um grau de dificuldade baixo mas que é indespensavel... a Descontaminação!:god:

Antes demais, de referir que a descontaminação foi feita após a lavagem ou seja, utilizei a "tradicional" água + shampoo como QD.;)

Após Lavagem (http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?t=458) o aspecto era este... e é de referir que começo a encontrar melhorias no aspecto deste carro (ou será o bichinho do Detalhe que me está a 'apanhar' a vista?!?!?)...

http://img426.imageshack.us/img426/7137/dsc013309mn.jpg

Dando inicio à descontaminação, propriamente dita, optei por faze-la por painel, ou seja, espalhava água+shampoo num determinado painel (p. ex. porta, guarda lamas,...) e em seguida passava a Clay bar.

Mais uma vez vou falar do (maravilhoso!!!) utensilio da máquina de pressão já que me ajudou imenso, e que tornou todo o processo bem mais rápido!

http://img411.imageshack.us/img411/5342/dsc013337ji.jpg

Aí está ele...
Água + shampoo no painel e...

http://img320.imageshack.us/img320/275/dsc013386vw.jpg

Clay Bar a trabalhar...
Antes de utilizar, a Clay Bar é amassada até ter a forma de uma moeda... Começando o trabalho e à medida que vai sendo feita a descontaminação (ou seja... a pintura vai ficando lisa, não áspera) a Clay Bar vai acumulando detritos...

http://img446.imageshack.us/img446/8053/dsc013362qz.jpg

Nesta altura volta-se a amassar a Clay Bar para que se continue com uma parte limpa da mesma.
Este carro nunca tinha sido descontaminado e... foi uma alegria tê-lo descontaminado. :yupi3ti: :yupi3ti: :yupi3ti: :yupi3ti:

Depois de ter feito tudo isto em todo o carro, incluindo vidros e jantes, passei o carro todo por água e... resolvi passar também com a luva em pele de ovelha com um pouco de shampoo.
Enxaguar e secar com a toalha de MF.

Óptimo aspecto e o toque... FABULOSO! Nunca pensei poder ter o carro assim... e só o lavei e descontaminei!! Absolutamente rendido ao Detalhe!

Bom, desculpem não ter tirado mais fotos do aspecto final mas... começou a pingar e o carro foi pra garagem!... Só tirei esta... tinha pouca luz!

http://img415.imageshack.us/img415/2605/dsc013394uc.jpg

E partilho com todos vocês mais uma reportagem do meu inicio no Detalhe...:D

Espero também que partilhem comigo a vossa opinião!

Comps

P.S.: Não posso deixar de agradecer a todos aqui do forum pelas dicas que têm aqui deixado... com tudo isto se aprende... e muito!

Racer
31-03-2006, 23:49
Estás a ver que o bichinho do detalhe pega , e pega forte :thumb:

Excelente report Nelinho :god:

Akele abraço

JoaoJacto
31-03-2006, 23:51
Tá mm com grande brilho o teu carro,com uma cera em cima deve ficar demaise é um carro k gosto mm mto,tava indeciso entre o teu e o meu,mas o preço levoume pro meu.:thumb:

Ps.Nao te apareceram nenhuns micro-riscos com a descontaminaçao?

nelinho
31-03-2006, 23:55
Como referi, quando terminei a descontaminação estava a querer chover e dentro da garagem não tenho luz suficiente para te dizer isso mas... amanhã de manhã já tiro umas fotos e depois posto aqui!

Kelevra
01-04-2006, 00:40
Excelente trabalho!!! :D

[PM]
01-04-2006, 03:06
Bom trabalho. De certo notas o carro muito mais suave.

Mas aconselho agora a fazer um breve polimento, se puderes. O processo de descontaminação deixa marcas, e certamente terás uns riscos, mesmo que poucos e pequenos.

Após isso, o carro deve ficar mesmo espectacular. Esse carro em preto.. bem.. nem digo nada.. tens muita sorte:thumb:

Continua..

Racer
01-04-2006, 09:23
O carro do nelinho vai hoje ser detalhado dai ele ontem ter descontaminado o carro, esses micro riscos, swirls , hologramas que tem ...vão embora :thumb:

DrMad
01-04-2006, 10:35
Pela foto da claybar parece que o carro estava mesmo muito descontaminado.. bom trabalho de descontaminação.

Xpto2
01-04-2006, 12:43
O nelinho anda a dar-lhe....:thumb:
Bom trabalho

Racer
01-04-2006, 13:49
Sim o nelinho anda a dar e bem , vejam só como estão a decorrer os trabalhos
, o capot :D

http://www.car-detail.net/images/PORTFOLIO/IBIZA_2/images/IMG_0373.JPG

Ficou a 99% swirl free ou mesmo 100% , isto ao sol e ainda sem o FF, e nenhum
LSP

Mais novidades a seguir :berlusca:

Akele abraço

clay
01-04-2006, 14:07
Uiiiiiiii :drool: :drool: :drool:

Tá a ficar qualquer coisa...detalhado! eheheh

Tamos ansiosos por novidades!!! Continuação de bom trabalho! até já ehehe

abraços

Kelevra
01-04-2006, 14:10
Ui mais um que foi parar as maos do Racer :D

Como não pode deixar de ser vai sair mais um belo trabalho :D

yamaha
01-04-2006, 16:33
uiii

keremos fotos :berlusca: :drool: :thumb:

Gustavo.Almeida
01-04-2006, 19:06
nelinho, é um prazer e um espanto descobrir que com alguns produtos, aplicados de forma bastante fácil, o carro se transforma, não é? :D

Aguardamos por mais fotos! :thumb:

Junglas
02-04-2006, 00:49
LoooooL

Pois, eu aqui cheio de dúvidas...

Hoje também fui descontaminar o pobre do concerto. Ao contrário do que parecia ao tacto e a vista estava mesmo muito contaminado!

Já vi que fiz algums borradas. Por exemplo, não amassei a clay antes de começar o trabalho. Limitei-me a dividir ao meio (tinha a clay para um carro) e espalmar um pouco para começar o trabalho. Apareceram-me bastantes micro-riscos. Uns que estariam escondidos pela contaminação, outros causados pela má utilização da clay... :badmood: :1018: :badmood: :1018:

Uma coisa é certa. A pintura está bem mais macia. Os panos de MF escorregam com imensa facilidade, apesar de não se notarem grandes diferenças ao toque. A pintura ficou igualmente libvre de imensos pontinhos pretos que existiam na pintura... (15 anos... deve ser da pubredade :D)

Espero que os micro-riscos desapareçam depois com o polimento...

Racer
02-04-2006, 00:55
O detalhe ficou muito interessante o nelinho ficou satisfeito ,e fotos só consegui
tirar á noite , ao Sol vai ele tirar amanhã :thumb:

Aguardem mais novidades pq o carro do nelinho ficou assim..

http://www.car-detail.net/images/PORTFOLIO/IBIZA_2/images/IMG_0499.JPG

Vejam depois o report completo , deixem que vos diga que temos detalhista :berlusca:

Racer
02-04-2006, 00:57
Espero que os micro-riscos desapareçam depois com o polimento...

Os causados pela clay bar saem facilmente :thumb:

nelinho
02-04-2006, 02:20
Podem ter a certeza que esses micro riscos saem mesmo... não é Racer?

Nem sei se vou conseguir dormir...
WOW:woohoo:Eu nem acredito naquilo que vi hoje...
FENOMENAL... amanhã... as derradeiras fotos!!! :yupi3ti: :yupi3ti: :yupi3ti:

JoaoJacto
02-04-2006, 02:37
Imagino que esteja mesmo Brutal!:god:

Esse carro é mto bonito e com um Brilho WOW....Demais mesmo :thumb:

JeTBoy
02-04-2006, 17:44
Que grande evolução este Ibiza está a sofrer, sim senhor, contiuem a dar-lhe:D

MLVtecpt
02-04-2006, 18:58
Um gajo não pode sair um sabado...que aparecem logo estes topicos bestiais :thumb:

O Nélinho é mais um que ficou agarrado...e agora que está detalhado...toca a manter esse look :berlusca:

Ficamos à espera desse report :thumb:

Detail
14-04-2006, 16:21
mt boa reportagem

excelente trabalho

kimi
26-01-2007, 21:59
Gostava de vos pedir uma opinião sobre algo que me atormenta e que julgo que não irei experimentar tão depressa, a descontaminação. Preocupa-me sobretudo pela consequência, os micro-swirls que todos referem sair com facilidade mas como? polimento manual? necessariamente com PC?

PAPY
26-01-2007, 22:35
PC always :D podes dirfarças alguns polindo a mao, mas um serviço so fica feito a 100% com a dita cuja :D:thumb:

kimi
26-01-2007, 22:39
Ok, vai de encontro ao que imaginava. Acho que vou esquecer essa fase, e quando chegar a necessidade recorro aos pro's no assunto. Thanks!

JoaoJacto
26-01-2007, 22:45
Uma Parkside,Fartools ou Bosch tambem servem,á mao mesmo sendo micro riscos ias ter muito que suar ;)

kimi
27-01-2007, 13:52
Cum catano, estou indeciso:idea:
Digam-me uma coisa, com que frequência aconselham a descontaminação num carro de uso diário?
O meu problema é este, não estou inclinado para fazer o investimento na PC mais produtos associados se for algo que vá usar duas ou três vezes no carro. Agora, se for algo que tenha alguma utilidade mais frequente aí volto a ponderar a compra a curto-prazo.

PAPY
27-01-2007, 14:10
sinceramente...para uma pessoa...com um carro...k n pensa em fazer disto negocio...acho k o preço da PC nao justifica a sua compra nessas condições... just my 2 cents :thumb:

Gustavo.Almeida
28-01-2007, 22:07
Pessoalmente, concordo com o PAPY. Mas nem sempre só a razão nos move, não é? :D

kimi, a contaminação é sujidade que se acumulou de tal modo que se torna difícil de retirar. Não sai numa lavagem normal. Se efectuares as lavagens pelos métodos de que aqui falamos e mantiveres o teu carro devidamente protegido, em princípio, não precisas de descontaminar. :thumb:

kimi
29-01-2007, 09:51
Case closed. Obrigado Gustavo e Papy.:thumb:

PAPY
29-01-2007, 18:29
smp as ordens :D:thumb: e pra isso k este forum existe :D