View Full Version : Remover resina com etanol
Boas!
Este fim-de-semana tive que resolver um problema de manchas que deveriam ser resina de uma árvore e como não tinha nada específico, lembrei-me de ter visto num forum de detalhe americano alguém a aconselhar o uso de alcool (acho que era mesmo etanol) diluido a 50% para remover a cera de protecção original de carros novos.
Tinha uma frasco de etanol à mão e experimentei colocar um pouco num pano MF e passar pelas manchas: as mais recentes sairam com facilidades, dissolvendo-se completamente numa mancha amarela que nunca mais consegui tirar do pano MF e aquelas com aspecto mais escuro, provavelmente mais antigas, depois de deixar actuar o etanol alguns segundos foram pelo mesmo caminho!
Alguém já experimentou usar etanol na pintura? Puro ou diluido? Há algum inconveniente a longo prazo?
Abraço,
Nuno.
Dubsounds
21-09-2008, 23:10
Inconvenientes não sei, mas quase que aposto que o alcool que viste a ser usado na pintura era o isopropanol diluído a 50%.
Além disso há tar removers, tira resinas da 1Z, acrysol ou mesmo uma claybar.
Sou um bocado céptico em relação a usar alcoóis, diluentes e outros benzenos aromáticos em cima do verniz. Não sei até que ponto é que não serão também solventes de verniz... Prefiro usar o acrysol na ponta de um cotonete. Demora mais, mas é seguro.
Sou um bocado céptico em relação a usar alcoóis, diluentes e outros benzenos aromáticos em cima do verniz. Não sei até que ponto é que não serão também solventes de verniz... Prefiro usar o acrysol na ponta de um cotonete. Demora mais, mas é seguro.
Compreendo perfeitamente! Não teria experimentado se já não o tivesse lido algures...
Já agora, o acrysol não é também um solvente/combinação de solventes? Alguem tem a ficha de segurança ou a composição do produto?
Compreendo perfeitamente! Não teria experimentado se já não o tivesse lido algures...
Já agora, o acrysol não é também um solvente/combinação de solventes? Alguem tem a ficha de segurança ou a composição do produto?
O acrysol é perigoso para o verniz. Se deixares o verniz a marinar em acrysol, é garantido que vai dissolver o verniz. Agora se tiveres em conta que precisas de ter o verniz a marinar em acrysol durante um par de horas para teres o verniz dissolvido e que o acrysol ao fim de 5 minutos já evaporou...
Vou tentar arranjar a listagem de componentes do acrysol. Isso faz parte do rótulo da embalagem ;)
Junglas, para aplicar o Acrysol com cotonete suponho que não posso esfregar (muito) para não riscar a pintura, mas achas que se consegue remover melhor a resina "empurrando" o cotonete contra a mancha sem arrastar ou fazer pouca pressão e tentar arrastar um pouco para descolar a resina?
Já agora, os cotonetes normaizinhos de supermercado por si riscam a pintura ou é só o perigo de arrastar lixo que já lá esteja?
Não sei se percebi a tua dúvida em relação a empurrar o cotonete... Seja como fõr, o arysol, sendo um solvente, basta que esteja em contacto com a zona afectada para dissolver, não necessitas de andar a "esfregar". No entanto necessitas sempre de passar a ponta, com um mínimo de pressão, na zona afectada para que possas limpar. Ao mesmo tempo o cotonete deverá rodar entre os teus dedos, por forma a que a porcaria não fique concentrada numa zona do cotonete.
Em relação aos cotonetes riscarem ou não a pintura. Começa pelo jeito e cuidado de cada uma. Sei de pessoal que consegue riscar (e bem) os carros, mesmo usando luva...
O cotonete sendo de algodão, tem sempre um perigo acrescido, fruto da abrasividade do algodão, mas como já disse, depende do jeito e cuidado de cada um...
Se o cotonete fosse uma caneta, a minha pergunta seria: "esfrego" levemente desenhando riscos ou apenas empurro desenhando pontos.
Pelo que dizes, tenho que fazer primeiro "pontos" para dissolver a resina e depois "riscos" para a retirar da pintura, certo?
Desculpa as perguntas básicas :z4dwink: ...
E obrigado pelas dicas :thumb: Por agora safei a coisa, mas cheira-me que vou ver aquele carro com mais resina não tarda...
Pelo que dizes, tenho que fazer primeiro "pontos" para dissolver a resina e depois "riscos" para a retirar da pintura, certo?
sim, primeiro fazes "pontos" para colocar o acrysol na zona a tratar, depois fazes um ou dois "riscos", rodando a ponta, para removeres a resina dissolvida.
Dubsounds
24-09-2008, 02:25
Não sou muito fã dos cotonetes em partes delicadas, principalmente quando são muito humedecidos, pois o algodão desfaz-se rapidamente...
Aplica com um pano MF.
No caso de se estar a remover resina não convém deixar o acrysol evaporar, senão só se está a espalhar a resina pela pintura.
Por isso mais vale aplicar acrysol com um pano e remover logo de seguida com outro seco.
O acrysol é perfeitamente seguro na pintura e evapora muito rápidamente, eu diria em menos de 30 segundos.
O isopropanol também é seguro na pintura e evapora igualmente depressa, mas como existe um produto específico de uma marca conceituada como a 1Z mais vale usares o acrysol.
Cumprimentos.
Não sou muito fã dos cotonetes em partes delicadas, principalmente quando são muito humedecidos, pois o algodão desfaz-se rapidamente...
Aplica com um pano MF.
No caso de se estar a remover resina não convém deixar o acrysol evaporar, senão só se está a espalhar a resina pela pintura.
Por isso mais vale aplicar acrysol com um pano e remover logo de seguida com outro seco.
O acrysol é perfeitamente seguro na pintura e evapora muito rápidamente, eu diria em menos de 30 segundos.
O isopropanol também é seguro na pintura e evapora igualmente depressa, mas como existe um produto específico de uma marca conceituada como a 1Z mais vale usares o acrysol.
Cumprimentos.
O acrysol não é um produto específico para remover resinas... Tem uma vasta gama de aplicações posíveis.
Falando em produtos "específicos" da gama 1Z existe o spray Limpa-Resinas.
boas
como alguns sabem inscrevi-me hoje neste forum e vou ja aproveitar este topico para ver se alguem me pode ajudar já numa coisa.
Foi passar ferias ate aldeia do meco e deixei o meu carro uma semana a sombrinha mas infelizmente essa sobra era por de baixo de pinheiros resultado resina por todo o lado e pior na porta do consutor tinha 2 manchas grandes de resina.
Kdo vim de ferias fui ate ao elefante azul lavar o carro a maior parte das manchas de resina saiu mas as duas da porta nao sei como corroeram um bocado a tinta, no final de lavar passei um bocado de polish disfarçou mas nota-se ainda as manchas e a tinta corroida.
Haverá algum produto que consiga tirar essas manchas??
boas
como alguns sabem inscrevi-me hoje neste forum e vou ja aproveitar este topico para ver se alguem me pode ajudar já numa coisa.
Foi passar ferias ate aldeia do meco e deixei o meu carro uma semana a sombrinha mas infelizmente essa sobra era por de baixo de pinheiros resultado resina por todo o lado e pior na porta do consutor tinha 2 manchas grandes de resina.
Kdo vim de ferias fui ate ao elefante azul lavar o carro a maior parte das manchas de resina saiu mas as duas da porta nao sei como corroeram um bocado a tinta, no final de lavar passei um bocado de polish disfarçou mas nota-se ainda as manchas e a tinta corroida.
Haverá algum produto que consiga tirar essas manchas??
A resouçao do problema so com polimento...e mesmo com polimento se "comeu" o verniz todo pode nao ser possivel, fotos ajudavam:thumb:
tenho uma foto aki a vir para coimbra onde ainda se ve as manchas sem ainda o ter lavado
http://img300.imageshack.us/img300/4328/253ww9.jpg
são as duas manchas ao pe do espelho, amanha ja meto uma foto de como ficou dps de lavar e usar polish.
a Foto está GRAAAANNDEEEE:berlusca:....quem tirou essa foto? o condutor que presumo que sejas tu nao ficou la muito bem:rofl:
mas voltando ao que interessa aí apenas se vê a sujidade, nao dá para ver como está o verniz, mas olhando para a borrada que aí está nao me adimiro muito que o verniz tenha ido á vida:rolleyes:
boas,
kem tirou a foto foram os meus colegas k iam noutro carro ao lado, tava atravessar a 25 de abril e ainda a decidir se ficava em lisboa para ver o glorioso contra o porto ou se vinha embora pa coimbra, pelo jogo k foi ate k fiz bem :d
amanha ja meto uma foto melhor como ficou dps de lavado, mas como ves é uma mancha grande
Boas!
Este fim-de-semana tive que resolver um problema de manchas que deveriam ser resina de uma árvore e como não tinha nada específico, lembrei-me de ter visto num forum de detalhe americano alguém a aconselhar o uso de alcool (acho que era mesmo etanol) diluido a 50% para remover a cera de protecção original de carros novos.
Tinha uma frasco de etanol à mão e experimentei colocar um pouco num pano MF e passar pelas manchas: as mais recentes sairam com facilidades, dissolvendo-se completamente numa mancha amarela que nunca mais consegui tirar do pano MF e aquelas com aspecto mais escuro, provavelmente mais antigas, depois de deixar actuar o etanol alguns segundos foram pelo mesmo caminho!
Alguém já experimentou usar etanol na pintura? Puro ou diluido? Há algum inconveniente a longo prazo?
Abraço,
Nuno.
uma vez num dos meus passeios pela net vi topico a falar sobre o etanol ou alcool etilico(é tudo a mesma coisa só muda o nome) nos vidros e pintura dos carros.
vi por lá dizerem que ao usarem o etanol em pintura metalizada era preciso haver alguns cuidados. por exemplo num carro com pintura metalizada cinzenta onde se passasse com etanol a pintura podia ficar com uma manxa branca.
não sei se isto pode acontecer em todas as pinturas e se diluido acontece ou não. temos de arranjar combaia para ficarmos com a certeza
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.