PDA

View Full Version : Wetsanding

cjfge
25-08-2008, 17:09
Boas, o carro da minha prima tem um enorme risco feito por um artista qulaquer:1018:...nota-se uma parte verde provavelmente da cor que raspou ali...e tem tambem uma parte mais pequena branco (foi ao primario)...eu pensei atacar com as lixas mirka 2000 seguido de 4000 com a polidora e depois o trio da menzerna...aquilo muito dificilmente ficará perfeito mas acho que deve ficar disfarçado, mas queria a vossa opiniao:thumb:

infelizmente nao tenho fotos mas vou tentar tratar disso:thumb:

Dubsounds
25-08-2008, 18:00
Se foi ao primário só com pintura...
Para retirar a tinta tranferida, acrysol num pano MF e retirar logo de seguida.
Wetsanding, sim é uma mais valia, mas perigosa, alias muito perigosa...
Fotos ajudavam.

cjfge
26-08-2008, 09:44
Nao tinha pensado no Acrysol...estava a pensar usar a clay mas de facto o acrysol parece-me melhor opçao:thumb:

Fotos ainda nao tenho mas vou ver se arranjo, queria é umas dicas para wetsanding com a polidora...devo fazer passagens rapidas para evitar muito desbaste certo?

Dubsounds
26-08-2008, 11:38
Se fizeres wetsanding, depois vais ter de tirar as marcas de lixagem. O que obviamente vai levar a um muito maior desgaste do verniz. O wetsanding nestes casos é feito porque assim não se precisa de andar a desbastar o verniz com o processo de corte localizado. Pois so com processo de corte irias aquecer muito a chapa e correr um maior risco de queimar a pintura pelo aquecimento da mesma.
Sendo assim faz-se wetsanding, para que se corte ao verniz localmente sem provocar calor. Posteriormente têm de ser tiradas as marcas de lixagem.
Mas se o risco foi até ao aparelho, se tentares tirar esse risco por completo em vez de o disfarçar, vais ficar com a pintura queimada, como é obvio.
Para mim a melhor forma seria comprar um kit de pintura na propria marca do carro e tentar preencher o risco com esse kit, que é composto por tinta e verniz. Depois de tudo muito bem seco, lá fazia wetsanding com o propósito de alisar a camada dada.
Mas na teoria isto é tudo muito simples, na prática já não é bem assim, tanto um processo como outro (wetsanding e pintura) são bastante arriscados e dificeis de realizar sem bons materiais e conhecimento. Pois já vi muitos, mas muitos mesmo, resultados catastróficos depois desses processos.
Jogar pelo seguro é sempre uma opção a considerar.
Cumprimentos.

cjfge
26-08-2008, 13:02
Se fizeres wetsanding, depois vais ter de tirar as marcas de lixagem. O que obviamente vai levar a um muito maior desgaste do verniz. O wetsanding nestes casos é feito porque assim não se precisa de andar a desbastar o verniz com o processo de corte localizado. Pois so com processo de corte irias aquecer muito a chapa e correr um maior risco de queimar a pintura pelo aquecimento da mesma.
Sendo assim faz-se wetsanding, para que se corte ao verniz localmente sem provocar calor. Posteriormente têm de ser tiradas as marcas de lixagem.
Mas se o risco foi até ao aparelho, se tentares tirar esse risco por completo em vez de o disfarçar, vais ficar com a pintura queimada, como é obvio.
Para mim a melhor forma seria comprar um kit de pintura na propria marca do carro e tentar preencher o risco com esse kit, que é composto por tinta e verniz. Depois de tudo muito bem seco, lá fazia wetsanding com o propósito de alisar a camada dada.
Mas na teoria isto é tudo muito simples, na prática já não é bem assim, tanto um processo como outro (wetsanding e pintura) são bastante arriscados e dificeis de realizar sem bons materiais e conhecimento. Pois já vi muitos, mas muitos mesmo, resultados catastróficos depois desses processos.
Jogar pelo seguro é sempre uma opção a considerar.
Cumprimentos.

Aquilo é mesmo para disfarçar, sei que nao vai ficar perfeito...mas acho que prefiro wetsanding mais polimento...ou se calhar vai mesmo so com polimento...comprar tinta teria que ser pintado a palito...mais verniz...acho que nao ia ficar grande coisa, nao tenho experiencia nesse campo

Obrigado pelas dicas:thumb:

civic ctdi
26-08-2008, 13:08
Vê este tópico sobre o retoque de picadas: http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?p=55020#post55020

cjfge
26-08-2008, 13:15
Vê este tópico sobre o retoque de picadas: http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?p=55020#post55020

Para este caso isso esta fora de hipotese, mas vai-me dar jeito, se calhar o processo de lixagem manual era mais seguro nao?:idea:

Dubsounds
26-08-2008, 13:56
Sim é melhor ser feito manualmente envolvendo a lixa num taco, visto ser um wet sanding muito localizado. Mas tb ja ouvi dizer que com maquina o wetsandig pode ser mais soft. Por exemplo uma lixa 2000 com maquina acaba por equivaler a uma 3000.
Mas confesso que não sou a pessoa mais indicada para te dar uma resposta em relação a este assunto. Tudo o que sei é um pouco baseado em teoria.
Por acaso ate estou a fazer um wetsanding neste momento, mas porque naquela zona o carro foi repintado e o burro do pintor deve ter virado verniz nakela zona, até com o passar da mão se nota uma diferença de camada, que é muito mais elevada que o restante e rugosa. Em todo o caso tenho um PTG comigo para me ajudar a não fazer asneiras.
Mas espera que alguém mais experiente do que eu te aconselhe ou até me corrija se for caso disso.:berlusca:
Cumprimentos.

cjfge
26-08-2008, 15:47
PTG dava-me um jeitaço mas é muito caro:rolleyes: