View Full Version : Como lavar "por dentro" das portas?
Boas!
Estou mesmo mesmo a começar a aprender o que é o detalhe, portanto peço desculpa pelas perguntas básicas e por (provavelmente) não conseguir explicar as minhas dúvidas em condições ;)
Enquanto espero que chegue a encomenda de material para a primeira lavagem, fiquei com uma dúvida mais ou menos básica: depois de lavar o carro, ao abrir as portas fica acessível a zona da pintura que antes estava escondida pelas portas e que portanto só levou com a agua e o shampô que para lá conseguiu escorrer... como fazer a lavagem destas zonas?
Se passo a luva ou um pano MF húmidos, ficam todos sujos de certeza, se passo a luva ensopada em shampô, o mais certo é molhar o interior carro (se não for a lavar é depois a enxaguar a espuma...), não sei bem como fazer... alguma dica?
Já agora, costumam encerar essas zonas também, ou só o que fica acessível com as portas fechadas?
Cumprimentos,
Nuno.
Dubsounds
21-08-2008, 19:58
Ei faço mais ou menos como tu. LAvo com luva e champo, depois passo a luva apenas com água para retirar o champo. nos dobradiças, cartstar e um pincel. Só é preciso ter alguma imaginação e cuidado, para não riscar nada e se molhares algum plastico limpas imediatamente.
E claro que se dá cera nessas zonas também, o detalhe é isso mesmo, ir até ao mais infimo pormenor, mesmo que nem sempre estaja visivel:thumb:
civic ctdi
21-08-2008, 22:02
Tens aqui nesta secção um sticky do Racer sobre as técnicas de lavagem e esse assunto está lá abordado:thumb:
As ombreiras das portas costumo lavar com uma diluição de W99 a 25% e um picel de cerdas macias. Depois passo por água com um fio de água. Os salpicos que cairem nos plásticos são secos de imediato.
Essas zonas são enceradas, se tu assim o desejares obviamente.
Obrigado a todos!
Já fui ao sticker, mas as respostas que recebi aqui ajudam um pouco mais :thumb:
Recebi ontem o material básico (balde, luva, shampoo, toalha e mais um kit de cera) e vou este fim-de-semana experimentar a coisa... vamos lá ver com a história do fio de agua não ganho uma piscina no carro (falta de jeito :D)
Só mais uma dúvida... o que é o W99? Já fui à listagem de siglas e abreviaturas e n encontrei nada parecido.
Cumprimentos, Nuno.
Dubsounds
23-08-2008, 12:20
O W99 é um concentrado de um produto altamente ácido. Daí aconselhar o CarStar, principalmente para quem se está a iniciar. Já houve quem fizesse estragos em cromados com o W99 e o Carstar numa solução a 1:20 ou 1:10 tem cumprido excelentemente. Por isso penso que escusas de ir para uma solução tão hardcore como é o caso do W99.
Cumprimentos.
O Carstar tem de ser usado com uma diluição de 1:21, uma parte de produto para 21 de agua devido ao secante que tem incluido na formula. ;)
Discordo, até já usei 1:5 em motores!
E concordo com as diluições do dub. O detalhe não é uma ciência exacta...
OK! Primeira tentativa... como tanto os pilares como a própria porta não estavam sujas por dentro só passei com a luva depois de passar no balde de agua limpa. Não tive foi coragem de passar a waffle weave para secar a zona, não fosse sujá-la nas borrachas ou nas dobradiças :rolleyes:
A propósito, foi a primeira vez que usei a luva pelo ovelha + Carlak Regreasing + waffle weave (se me perguntarem o que usava no carro anterior eu nego tudo :D ). E gostei bastante dos resultados... só estava à espera de um pouco mais de espuma, mas como o carro estava pouco sujo meti só uma tampa. Notei também que a agua comshampoo não fazia uma película contínua na pintura: "quebrava" sempre numa espécie de favos... mas o pouco pó que tinha, um pouco de lama por baixo e aguns mosquitos sairam sem dificuldade :thumb:
Nuno.
ricardo pepe
27-08-2008, 12:53
OK! Primeira tentativa... como tanto os pilares como a própria porta não estavam sujas por dentro só passei com a luva depois de passar no balde de agua limpa. Não tive foi coragem de passar a waffle weave para secar a zona, não fosse sujá-la nas borrachas ou nas dobradiças :rolleyes:
.
Se não queres passar a waffle weave podes sempre passar com um pano da 1Z, é uma boa opção digo eu:thumb:
Se não queres passar a waffle weave podes sempre passar com um pano da 1Z, é uma boa opção digo eu:thumb:
É isso mesmo que estou a pensar fazer p'rá próxima: é que ficou pior do que estava porque tem as marcas de secagem da agua :smilie_nono: Ou então perco o amor a uns € e compro uma waffle weave pequena só para estas zonas: depois lavo o que conseguir e o que ficar sujo, paciência.
ricardo pepe
27-08-2008, 14:31
É isso mesmo que estou a pensar fazer p'rá próxima: é que ficou pior do que estava porque tem as marcas de secagem da agua :smilie_nono: Ou então perco o amor a uns € e compro uma waffle weave pequena só para estas zonas: depois lavo o que conseguir e o que ficar sujo, paciência.
Tb tens essa hipotese, mas no detalhe à que ter paciencia para obter bons resultados...
:thumb:
Dubsounds
27-08-2008, 14:34
Nunca deixes a àgua secar na pintura. Tem sempre alguns minerais, inclusive calcário que são prejudiciais.
Por isso seja com o pano que for que seques, o que importa é que fique bem seco e que o pano seja suficientemente bom para nao riscar a pintura.
Tb tens essa hipotese, mas no detalhe à que ter paciencia para obter bons resultados...
:thumb:
Pois... esta não saiu muito bem: o que eu queria dizer era que a sujidade que ficar na toalha e não sair... paciência, uso a toalha só nessas zonas, agora o carro tem que ficar impecável :drool:
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.