View Full Version : Ajuda dos Experts
A questão aqui é simples... Como obter mais definição em termos fotográficos?
Não vale responder "compra uma máquina melhor"... :P
A máquina em causa é uma Canon IXUS 750.
Deixo aqui um exemplo de uma foto tirada recentemente com esta máquina. O que se pretendia era evitar que o lado esquerdo da foto ficasse tão desfocado, pelo menos ao longo do carro.
http://img519.imageshack.us/img519/518/img0063gf1.jpg
Em termos práticos sou um cepo total e completo em termos de fotografia e o que pretendo é saber como tirar melhores fotografias com esta máquina.
Mexeres no F? Profundidade de campo...
mike, não tenho acesso a isso (acho eu)... A cam é uma ixus 750 com auto focus...
Aqui estão as specs...
http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/canon/digital-ixus-750-silver/134715/fiche.html#tech-desc
Pois... ela faz f/2.8 - f/4.9 mas não consegui perceber em lado nenhum se tem regulação manual.
mike do que eu andei a procura nos menus, não tenho nada de focagem manual... Eventualmente nesta situação só teria uma maneira de recuzir a desfocagem, que seria afastar-me um pouco da carrinha. O que achas? Não tendo um ponto tão próximo para ela focar, poderia melhorar o resultado final ?
quase de certeza que sim... estando tão próximo ela vai invariavelmente assumir que o que queres definido é o que te está mais chegado.
Portanto, melhorar fotos passa invariavelmente por melhorar o fotógrafo... :s6vhaha:
Photolab
11-07-2008, 10:50
Não conheço essa maquina, mas o facto de a foto ficar focada só no 1º plano e em 2º plano se encontrar desfocada, como disse o mike, é devido á profundidade de campo, que é definido pela abertura do diafragma.
a tua maquina faz f/2.8 - f/4.9 o que é relativamente pouco e vais ter sempre o fundo desfocado mesmo a f/4.9.
Para entenderes como funciona o diafragma aqui vai uma curta explicação.
O diafragma como já deves ter entendido é definido pela letra f/ quanto menor for o numero que está em frente a f/ como no teu caso f/2.8, maior vai ser a abertura do mesmo.
Exemplo:
Com f/2.8 = 1º plano focado e 2º plano desfocado
f/22 = 1º e 2º plano focado
acho que vais ter mesmo de arranjar outra maquina :D
acho que vais ter mesmo de arranjar outra maquina :D
Pois, isso era o que eu não pretendia. :P
Parece-me que a nomenclatura para fotografia é diferente da nomenclatura para camaras de vídeo... será?
Uma J11x4.5 é uma grande angular. Em distâncias mais curtas, acaba por deformar objectos mais próximos da extremidade.
Uma J22x7.6 já é uma lente para distâncias mais curtas...
Já agora, a título de curiosidade, na telenovela Vila Faia nota-se perfeitamente a deformação que uma J11 (grande angular) causa em distâncias mais curtas. A novela foi parte gravada com lentes J10 (grande angular) e J20, e outra parte gravada com lentes J11 e J22. ;)
Photolab
11-07-2008, 16:35
Pois, isso era o que eu não pretendia. :P
Parece-me que a nomenclatura para fotografia é diferente da nomenclatura para camaras de vídeo... será?
Uma J11x4.5 é uma grande angular. Em distâncias mais curtas, acaba por deformar objectos mais próximos da extremidade.
Uma J22x7.6 já é uma lente para distâncias mais curtas...
Já agora, a título de curiosidade, na telenovela Vila Faia nota-se perfeitamente a deformação que uma J11 (grande angular) causa em distâncias mais curtas. A novela foi parte gravada com lentes J10 (grande angular) e J20, e outra parte gravada com lentes J11 e J22. ;)
Não faço a mínima ideia de como funciona nas máquinas de filmar.
Agora nas maquinas fotográficas, o f/2.8 ou f/22 referem-se à abertura do diafragma, em relação à questão das grandes angulares tem a ver com a lente em si e não com o f/ (qualquer coisa) podemos ter uma lente 18-22mm f/3.5-4.5 que é uma grande angular com abertura máxima de f/3.5 e o máximo que o diafragma consegue fechar é f/4.5 e sim as grandes angulares tem tendência para distorcer a imagem nos cantos dando um aspecto de ter sido tirada dentro de um aquário redondo e isto acontece normalmente até à distancia focal de 50mm, a partir daqui para cima já não notas esse distorcer da imagem, mas vais começar a deixar de ter um ângulo de visão tão abrangente.
Esse efeito desfocado é do numero F, terias de tentar aumentar esse numero, para que a profundidade focal fosse maior, no entanto numa máquina dessas pode ser impossível, ou então os valores disponíveis serem muito baixos. O que podes tentar é ver se a maquina tem um modo Paisagem ou algo do género que por norma usa os valores mais altos do F.
Cumps:thumb:
Eu ja tive essa máquina e tirei muitas fotos com ela, não do nivel da 400d mas muito boas :thumb:
Tenta por o Autofocus ON nas definições da maquina, ela tem uma feature que permite focar vários pontos.
Eu ja tive essa máquina e tirei muitas fotos com ela, não do nivel da 400d mas muito boas :thumb:
Tenta por o Autofocus ON nas definições da maquina, ela tem uma feature que permite focar vários pontos.
E onde é que é isso?
Só tens três opções para focus. Evaluative, spot e center weighted...
E onde é que é isso?
Só tens três opções para focus. Evaluative, spot e center weighted...
e nas opções do menu salvo erro, mandei fora tudo...
e nas opções do menu salvo erro, mandei fora tudo...
AiAF ???
Esse deixo sempre em ON.
LionKing
12-07-2008, 12:05
E que tal perguntares aos experts no forum fotografia: cool: http://www.forumfotografia.net/
Com a minha Nikon consigo tirar a foto sem desfocar, com a tua máquina Canos Ixus tens que regular as funções de foco para manual, se estiver no AF vai focar um ponto e os outros ficam desfocados.
http://img86.imageshack.us/img86/4971/skodaroomster2ws9.jpg
Essa foto tem algum ruído pelo facto de teres usado ISO 200, se escolheres um valor mais abaixo talvez fique com maior qualidade.
Cumps:thumb:
LionKing
12-07-2008, 12:38
A foto não é das melhores, mas pode-se trabalhar no Photoshop a exposição de luz, obrigado pelo conselho Ra7or.:wink:
Este é um site engraçado com simulador de fotos. :thumb:
http://www.photonhead.com/simcam/shutteraperture.php
A foto não é das melhores, mas pode-se trabalhar no Photoshop a exposição de luz, obrigado pelo conselho Ra7or.:wink:
Este é um site engraçado com simulador de fotos. :thumb:
http://www.photonhead.com/simcam/shutteraperture.php
Claro, o photoshop é um elemento muito importante:thumb:
Esse site tá muito porreiro:D
E que tal perguntares aos experts no forum fotografia: cool: http://www.forumfotografia.net/
Acho que não há necessidade de tanto. O meu interesse é apenas relativo. Não tenciono tornar-me num guru da fotografia, e ir registar-me num fórum para colocar uma dúvida tão "reles" e tão específica, para depois não voltar ao fórum tão depressa, parece-me uma política incorrecta.
De qualquer ds formas agradeço a dica.
chasdegua
18-07-2008, 22:07
grande azar n teres regulações do ISO e do F...
a minha HP R927 tem... e em qualidade de imagem, deve ser bem mais fraquinha que a tua... (sim porque HP sucks LOL)
grande azar n teres regulações do ISO e do F...
a minha HP R927 tem... e em qualidade de imagem, deve ser bem mais fraquinha que a tua... (sim porque HP sucks LOL)
Tem regulação de ISO, sim, desde 50 a 400. Não tem é de amplitude de focagem. :(
Experimenta bloquear a exposiçao a apontar para o fundo do carro (MAS para o carro mesmo. ela vai fazer o foco no fundo) e sem largares o botao, aponta para onde queres tirar a foto e dispara.
O mais que pode acontecer é tirar a foto nitida no fundo do carro e depois nao conseguir focar o flake. Pode tambem acontecer que ao apontares a exposiçao se estiveres a apontar a favor da luz, quando fores tirar a foto, ela ficar demasiado clara mas deves ter EV Compensation. Usa-o :thumb:
Epa eu nao sei se isto vai resultar mas.. Experimentar nao custa.. BENDITAS DIGITAIS :god:
Agora ja posso fazer essas cagadas todas mais facilmente..:berlusca:
Sony A200K :berlusca:
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.