PDA

View Full Version : Olá - Lavar carro e tratar da capota

Consolas
27-06-2008, 13:43
Olá a todos!

Já estive a ler bastante no fórum e cheguei a várias conclusões e questões.

Tenho um smart cabrio e como tal, o esforço para lavar o carro será bastante menos que num carro "normal" - digo isto em relação à esponja shmitt ( está bem escrito? ) que permite uma maior área de lavagem e como tal, menos esforço.

Primeira questão:

Indicaram-me uma bomba de gasolina na 2 circular ( Lisboa ) onde se põe a moedinha e a água sai com pressão durante 3 minutos.
Lavar o carro aqui poderá riscar a pintura? Na capota sei que terei que ter cuidado. Nunca ficaria muito bem lavado, mas o carro não está imundo, está sujito pronto..

Produtos

http://www.detailstore.pt/product_info.php?products_id=414 - parece uma grande esponja e boa. Acham que vale a pena? Sendo o primeiro carro a sério, nunca tive grandes cuidados com os outros ( que eram velhos eh eh eh ) não tenho qualquer material decente de lavagem.

http://www.detailstore.pt/product_info.php?products_id=352 - para a capota. Infelizmenteo não há o RAGGTOPP que tantos falam, estive a pensar encomendar do ebay ou assim..este produto é equivalente? Se sim, compro este, claro. Mais, qual a diferença de FABRIC ou VYNIL ? Penso que a minha capota ( do smart ) pertença à primeira categoria..não tenho a certeza.

http://www.detailstore.pt/product_info.php?products_id=270 - por fim este shampoo. Parece-me muito porreiro e profissional.

Qualquer ajuda, agradeço!!:):)

Obrigado.

ps.: especialmente em relação à situação da bomba, se não fizer mal vou já lá hoje enquanto não chegam os produtos que encomendarei segundo as vossas recomendações:):D

Junglas
27-06-2008, 13:52
Lavar á pressão NÃO é recomendado. Ponto final.

Esquece as luvas de lavagem, mesmo o bone chubby (aka big chubby). A lavagem com luva é sempre mais segura.

O Fabric clean, apenas limpa a capota, não a protege. Necessitas do Fabric Guard para proteger e impermeabilizar a capota.

O shampoo, pessoalmente acho o maxi sudsII superior... Mas todos os que são vendidos na DS são seguros para a capota e para todo o tipo de pinturas.

cjfge
27-06-2008, 13:52
Boas...esponja? se quiseres ficar com o carro cheio de swirls força:D...aconselho-te a comprar um balde duplo, luva de pelo de ovelha e toalha WW amarela, para o smart é mais que suficiente, quanto ao shampoo tens muito por onde escolher mas esse nao é mau:thumb:

capota fabric clean e fabric guard:thumb:

fabric clean diluido em 1:15 com agua destilada...lavas a capota com uma escova e depois condicionas com fabric clean

quanto à bomba desde que tenhas cuidado com a distancia entre a pistola e o carro nao ha problemas, mas como nao tens material pelo menos decente:berlusca:...aconselho-te a esperares pelo menos pelo material de lavagem:thumb:

cjfge
27-06-2008, 13:53
Junglas nao das hipoteses:god:

Consola da uma vista de olhos no manual basico, podes fazer download no site da loja:thumb:

Consolas
27-06-2008, 14:33
_Obrigado pela ajuda desde já!

Então a esponja da loja não é das melhores? Onde poderei comprar essa de pele de ovelha que me indicaram? Talvez na loja?

E com que frequência devo tratar da capota - lavar e impermeabilizar - ?

Sendo que o carro é de junho, deveri no final do mês procupar-me já com isso ou só daqui a uns meses?

Obrigado!

Consolas
27-06-2008, 15:20
http://www.detailstore.pt/product_info.php?products_id=423

Aqui está!

Esta é porreira, ao é?!

cjfge
27-06-2008, 15:37
http://www.detailstore.pt/product_info.php?products_id=423

Aqui está!

Esta é porreira, ao é?!

é isso:thumb:

mike_cdi
27-06-2008, 15:48
Consolas de que côr é o teu chaço?:D

Junglas porque é que nao se deve lavar o carro com pressao?:idea:

O Frade
27-06-2008, 15:52
Lavar á pressão NÃO é recomendado. Ponto final.

Esquece as luvas de lavagem, mesmo o bone chubby (aka big chubby). A lavagem com luva é sempre mais segura.

......

Permite-me discordar... o bone chubby é tão seguro como a luva...

Tudo tem a ver com a pressão feita, fizeres pressão excessiva até com a luva swirlas..

As MF do bone chubby são tão seguras como as dos Panos Chubby, e usamos estes pra situações onde não existe lubrificação dada por shampõ, como remover cers/selantes, etc...

se nessas situações mais complicadas o chubby é seguro, porque não é seguro em lavagem onde temos um componente lubrificante (shampo e água)?...

Perdoa-me mas em relação o Bone chubby, IMHO é seguro, como é segura a luva e segura é a schmit....

Se falamos em fazer espuma, se falamos em ser prático de usar, ou em gostos pessoais, isso é outra conversa, que nada tem a ver com segurança...

just my € 0,02

Consolas
27-06-2008, 16:06
Encomendado!:)

Consolas
27-06-2008, 16:07
Quando é que terei que efectuar um cuidado da capota? Sendo que tenho o carro desde o início do mês, deverei já preocupar-me em lavá-lo e cuidar da capota no fim do mês?

Obrigado!

Consolas
27-06-2008, 16:08

Azul com o Tridion a cinzento ( para quem não conhece smarts, o tridion é a célula de segurança do bicho, que ou é preta ou cinzenta )

mike_cdi
27-06-2008, 16:14
Quanto mais cedo melhor.:thumb:

Consolas
27-06-2008, 16:24
Companheiro Smartista:) eheh

Consolas
27-06-2008, 16:39
Que escova aconselham para limpar a capota?

mike_cdi
27-06-2008, 16:47
Companheiro Smartista:) eheh

:D:D

vê se limpas os Cds antes de os meteres no rádio.eheh.:rofl:

tjose
27-06-2008, 19:02

Se se puder lavar o carro com pressão moderada é sempre preferível a lavar com alta pressão.
A água infiltra-se muito mais, danificando a médio prazo algumas peças, peças estas que, se as lavagens forem feitas sem pressão, não se irão danificar...

Edit: Em carros poderá não fazer grande diferença, mas em motas e bicicletas a diferença nota-se muito nas caixas de direcção, eixos, etc..

Racer
27-06-2008, 19:30
Se se puder lavar o carro com pressão moderada é sempre preferível a lavar com alta pressão.
A água infiltra-se muito mais, danificando a médio prazo algumas peças, peças estas que, se as lavagens forem feitas sem pressão, não se irão danificar...

Edit: Em carros poderá não fazer grande diferença, mas em motas e bicicletas a diferença nota-se muito nas caixas de direcção, eixos, etc..

A pressão é das coisas mais importantes especialmente para as partes baixas (jantes e cavas ajuda MUITO), se usarem com água quente (não a escaldar como algumas bombas) e shampoo conseguem ainda melhores resultados.

A questão tem a ver apenas com uma, sensibilidade de quem a usa e onde a usa, depois de polirmos os carros é das melhores coisas para tirar restos de polish e pó mais entranhado. :thumb:

ps: usar pressões para lavar chão em carros pode ter alguns efeitos indesejados era isso que o Junglas queria alertar :thumb:

mike_cdi
27-06-2008, 20:04
A pressão é das coisas mais importantes especialmente para as partes baixas (jantes e cavas ajuda MUITO), se usarem com água quente (não a escaldar como algumas bombas) e shampoo conseguem ainda melhores resultados.

A questão tem a ver apenas com uma, sensibilidade de quem a usa e onde a usa, depois de polirmos os carros é das melhores coisas para tirar restos de polish e pó mais entranhado. :thumb:

ps: usar pressões para lavar chão em carros pode ter alguns efeitos indesejados era isso que o Junglas queria alertar :thumb:

obrigado pelo esclarecimento.Eu normalmente nao uso pressao no meu carro mas de vez em quando tem de ser.acho que ajuda muito mais a retirar aquela sujidade que apenas com a mangueira nao sai. Assim evito riscar o carro com a luva.
Claro que num cabrio a atençao tem de ser redobrada.:idea:

Consolas
27-06-2008, 20:11
Então amigos, vou fazer o seguinte: vou à bomba da 2 circular onde tem pressão e penso conseguir avalisar, usando senso comum, se a mesma será muito abrasiva, penso que não.

Em relação à capota vou distanciar-me ainda mais para que a mesma não sofra grande pressão.

Se estiver relativamente longe penso que não há grande problema..!:)

Consolas
27-06-2008, 20:11
De qualquer maneira já encomendei o material, se calhar vou é ficar quieto e depois lavo isto de forma decente!

Já sei que terei que usar dois baldes, se calhar uso dois garrafões com a parte de cima cortada, ehhe há que improvisar!

cjfge
27-06-2008, 21:41
De qualquer maneira já encomendei o material, se calhar vou é ficar quieto e depois lavo isto de forma decente!

Já sei que terei que usar dois baldes, se calhar uso dois garrafões com a parte de cima cortada, ehhe há que improvisar!

Acho que é melhor mesmo esperares pelo material;)

Junglas
28-06-2008, 01:13
Permite-me discordar... o bone chubby é tão seguro como a luva...

Falso.

Ao passo que com a luva a sujidade fica envolvida nas cerdas da luva, n big chubby isso não acontece, devido a ser de microfibras. A sujidade fica á superfície, tal como acontece com a Schmitt.

Se consegues lavar sem criar swirls???
Sim, consegues. Tens é que ter cuidados triplicados. Se para alguém mais experiente isso é simples, já para um rookie não é propriamente fácil. É nesse sentido que não considero o bone-chubby o acessório de lavagem mais indicado para rookies.

Tudo tem a ver com a pressão feita, fizeres pressão excessiva até com a luva swirlas..

certo. Mas lembra-te que a luva envolve a sujidade, afastando-a da pintura...

As MF do bone chubby são tão seguras como as dos Panos Chubby, e usamos estes pra situações onde não existe lubrificação dada por shampõ, como remover cers/selantes, etc...

Mais uma vez, isso é certo. No entanto se tiveres a superfície do chubby com alguma sujidade, é certo e sabido que vais riscar...

se nessas situações mais complicadas o chubby é seguro, porque não é seguro em lavagem onde temos um componente lubrificante (shampo e água)?...

Mais uma vez, a lavagem é segura, desde que feita por quem já tenha alguma prática, coisa que um rookie não tem.

Perdoa-me mas em relação o Bone chubby, IMHO é seguro, como é segura a luva e segura é a schmit....

Concordo que o bone-chubby é tão seguro como a schmitt. Discordo que qualquer um deles seja tão seguro como a luva de pelo de ovelha.

Se falamos em fazer espuma, se falamos em ser prático de usar, ou em gostos pessoais, isso é outra conversa, que nada tem a ver com segurança...

just my € 0,02

Agora tenho que esperar dois dias para ver a tua resposta... És uma seca oh Frade! :D

Junglas
28-06-2008, 01:14

Pressão exagerada é prejudicial para a pintura. Podes perfeitamente usar uma máquina de pressão para dar a primeira lavagem e para enxaguares o carro. Desde que a pressão seja baixa a moderada...

mike_cdi
28-06-2008, 03:00
Pressão exagerada é prejudicial para a pintura. Podes perfeitamente usar uma máquina de pressão para dar a primeira lavagem e para enxaguares o carro. Desde que a pressão seja baixa a moderada...

como apenas falaste em lavar com pressao nao sabia se estavas a falar de moderada ou forte. claro que pressao de lavar o chao nao é aconselhável para lavar um carro. isso é certo e sabido..a minha duvida era mesmo saber se só convinha lavar com a pressao normal de uma mangueira o que na minha opiniao nao é o melhor.mas já foi esclarecido.

PS: o meu carro é preto, tem mais de dois anos e meio, é lavado com schmidt á mais de um anito e Swirls nao tem...tem micro swirls mas isso penso que nem a luva de ovelha conseguiria evitarcool:

Salvad0r
28-06-2008, 03:16
Agora surgiu-me uma duvida... Dizem que nao ha problema em lavar o carro com agua quente das estaçoes tipo elefante azul... então a água quente nao retira/fragiliza o selante e a cera?!

DrMad
28-06-2008, 10:38
Agora surgiu-me uma duvida... Dizem que nao ha problema em lavar o carro com agua quente das estaçoes tipo elefante azul... então a água quente nao retira/fragiliza o selante e a cera?!

A água quente não te retira os selantes e as ceras... o que pode tirar é o shampoo utilizado nas estações. ;)

Em relação à pressão devemos ter sempre cuidado pois usar pressão elevada pode levar a que as particulas de areia presentes na pintura risquem a mesma ao sairem ou que bolhas de ar na pintura estalem deixando à vista a camada inferior (seja o primário ou outra pintura anterior). Podemos também danificar partes do carro que estejam mal fixadas e com a pressão caiam/soltem-se. Deste modo, usar pressão moderada é o melhor a fazer.

Em relação ao debate Big Chubby vs Luva de ovelha...

O que é normalmente mais usado é a luva de ovelha pois é o acessório que se encontra à venda à mais tempo. Se bem que é espectacular e não risca não nos devemos esquecer que embora a sujidade se entranhe nos seus pelos e fique alojada na raiz dos mesmos, ao passarmos a luva por água não conseguimos eliminar 100% da sujidade nela contida. Mesmo que lavemos a luva com sabão, elimina-se a sujidade (normalmente o preto) dos pelos que se encontram à superfície e não a sujidade entranhada. Deste modo, nada nos garante que essa mesma sujidade não vai depois se soltar ou ficar exposta quando estivermos a lavar o carro, podendo causar riscos.

O Big Chubby é um acessório relativamente recente que utiliza o mesmo tipo de tecido que os panos chubby. As cerdas de microfibras são altas o que lhe permite lavar com segurança, permitindo também absorver muita água. A configuração do Big Chubby permite agitar muito a água do balde, causando espuma com fartura; para quem gosta de espuma então este é um acessório must-have. Eu pessoalmente já o experimentei no meu carro, no Xantia (azul escuro) e não notei qualquer criação de swirl. E o carro estava um bocado sujo na altura do teste. Usei o balde com grit guard o que me permitiu passar o chubby na grade e ao efectuar alguma pressão de encontro com a grade reitrar a maioria da sujidade agarrada ao mesmo. Ao usar este acessório só nos devemos lembrar que passamos 1x na pintura e temos de o passar obrigatoriamente por água antes de voltarmos à pintura.

A Shmitt consiste numa luva com 2 tipos de esponja: a esponja branca formato ondulado para lavar suavemente a pintura e a esponja amarela mais abrasiva para limpar por exemplo os vidros ou o rebordo do guarda lamas. A Shmitt permite uma lavagem segura e funciona ao mesmo nível que o Big Chubby embora não tenha cerdas nas quais a sujidade possa ficar escondida. Neste ponto é que se destaca uma vez que se a sujidade não fica escondida é fácil de remover ao passar por água, garantindo que passam a Shmitt como nova pela pintura. É fácil de lavar com a Shmitt e com segurança desde que a passem frequentemente por água.

Cada acessório tem os seus prós e contras. Cabe-nos a nós encontrar o acessório mais adequado ao nosso estilo de lavagem e optarmos por esse. :thumb:

dragaoseat
28-06-2008, 13:43

Junglas

A pressão exagerada é sempre prejudicial como é óbvio, não vou usar em especialmente em descapotáveis com tecto em lona/vinil, mas podemos usar com toda a segurança máquina de pressão para zonas inferiores, agora não é apontar e esperar que a sujidade saia.

É tudo uma questão de bom senso como referi anteriormente, e todos os carros modernos aguentam com segurança a pressão, a não ser os exóticos que é preciso ter cuidado para não criarmos mossas nos paineis mais sensiveis, asas, entradas de ar, etc.

Uma pressão de uma Karcher compacta como esta não tem riscos.

http://www.karcher.pt/pimages/255x255/1272631.jpg

Tenho usado em imensos carros e amigos que as usam diáriamente em exóticos sem qualquer risco, isto tem tudo a ver com o bom senso e a experiência. :thumb:

Quanto a mim é das coisas que menos defeitos causa nas pinturas desde que não se abuse durante a 1ª fase, e também que a água quente não seja exagerada.

O que vai retirar a cera, selante o quer que seja, é a acção do shampoo usado nos "elefantes".
São produtos extremamente fortes e de acção muito rápida, devemos ser cuidadosos na sua utilização.

Posso dizer que uso regularmente para lavar a minha carrinha, usei desde setembro ano passado Meguiars #16 e uma camada de dp max wax, tem durado imenso e só ontem comecei a notar uma perda mais efectiva.

Para a próxima vai levar uma conjugação de Zaino com Titanium para perder o
minimo de tempo com a sua manutenção.

Olá ao pessoal todo eu spu o PEDRO e sou da NOBRE e SEMPRE LEAL E INVICTA CIDADE do PORTO:thumb:

Olá ao pessoal todo eu spu o PEDRO e sou da NOBRE e SEMPRE LEAL E INVICTA CIDADE do PORTO:thumb:

e já agora tenho uma FORD FOCUS SW 109CV TITANIUM X:n4pclapping:

O Frade
30-06-2008, 02:48
e já agora tenho uma FORD FOCUS SW 109CV TITANIUM X:n4pclapping:

HEHEHE mais um....LOL

O Frade
30-06-2008, 02:56
Falso.

Ao passo que com a luva a sujidade fica envolvida nas cerdas da luva, n big chubby isso não acontece,

Nopes...nada disso, o big chubby não envolve tanto com a luva é um facto, mas é mais fácil de remover a sujidade do que a luva, quando passas pelo balde de água limpa

Se consegues lavar sem criar swirls???
Sim, consegues. Tens é que ter cuidados triplicados.
....
Agora tenho que esperar dois dias para ver a tua resposta... És uma seca oh Frade! :D

Pronto foi o mais rápido que consegui...LOL

Eu percebi-te, no fundo achas que a luva será mais rookie-friendly do que o bonne chubby, eu acho que com a técnica correcta, bem explicada, entendida e aplicada ambos são seguros....

agora qual é mais...hum...soa a conversa de medições e o meu é maior que o teu... e etc.....

edit: escrevi sem ter lido o post do Drmad... concordo com ele, e creio que ilustra o k pretendia dizer acima....

CarpoPT
01-07-2008, 12:42
Vocês são tão picuinhas.. VASSOURA NISSO!!! :s6vhaha::s6vhaha: