View Full Version : Fotografar nitidamente
BOas
Tenho tentado obter sempre a máxima nitidez, apanhando o maior numero de pontos para neste caso, os carros sairem todos nitidos.
Que conselhos dão para tentar obter este compromisso???
Hoje por exemplo o DB7 que fotografei ficou uma M#$%, e as fotos do exterior vão amanha ser repetidas...pa proxima uso tripé :rofl:
tenta usar sempre o maior numero de diafragma.. e mas a velocidade tb nao deve ser muito baixa, para nao tremeres.. o ISO mais baixo possivel pra ficar com maximo de qualidade sem "noise"
entendes ? qq coisa apita..
tenta usar sempre o maior numero de diafragma.. e mas a velocidade tb nao deve ser muito baixa, para nao tremeres.. o ISO mais baixo possivel pra ficar com maximo de qualidade sem "noise"
entendes ? qq coisa apita..
entendi sim,
http://www.car-detail.net/images/PORTFOLIO/ASTON_MARTIN/DB7/DB7_1/images/IMG_2927.jpg
Esta ISO 400, F14 a 1/320....BAD choice , ficou cheia de grão e com pouca nitidez.
Como foi sem tripé quis compensar a tremedeira com o maior iso, que setup recomendavas (aqui parecem as perguntas do detalhe :rofl:)?
Amanha por voltas das 10 vou fotografar novamente, aconselhas a usar um polarizador???
Um abraço
de dia usa iso 100-200 maximo.. quando comecar a escurecer. ou em sitios com menos luz usa 400-800 ... mas tenta sempre usar o mais baixo possivel. pra ficar sem o tal grao..
pah nessa foto ai.. podias ter usado ISO 100 diafragma maior possivel, mas a velocidade do obturador e sempre seguro ficar a cima dos 60, para nao tremer.. (60 numa mao que nao treme:P)
de dia usa iso 100-200 maximo.. quando comecar a escurecer. ou em sitios com menos luz usa 400-800 ... mas tenta sempre usar o mais baixo possivel. pra ficar sem o tal grao..
pah nessa foto ai.. podias ter usado ISO 100 diafragma maior possivel, mas a velocidade do obturador e sempre seguro ficar a cima dos 60, para nao tremer.. (60 numa mao que nao treme:P)
ISO 100 é o que costumo usar mas hoje..enfim, e tiro 90% das fotos com tripé.
Obrigado pelas dicas :thumb:
Dany hoje tirei mais fotos e ficaram bastante melhores, inclusive sem tripe.
Tem muito a ver com a luz do dia é claro, mas acho que o F7,1 1/125 e ISO 100 penso ser uma boa combinação para o meio dia...mais o filtro polarizador, embora este tenha tirado algumas coisas...usei pq era um prata e estava um bom sol.
http://www.car-detail.net/images/PORTFOLIO/ASTON_MARTIN/DB7/DB7_1/images/IMG_3237.JPG
que dizes??
A profundidade focal ou a abertura do diafragma estão relacionadas. Quanto maior o numero F mais profundidade focal vais ter, ou seja se o numero for muito grande e fotografares um carro, vai aparecer o carro e muito do fundo, não dando aquele efeito de fundo desfocado.
A abertura do diafragma quanto maior for, menor será o numero e mais luz entrará.
Algo que pode reduzir o facto de as fotos ficarem tremidas, é controlares a velocidade do obturador. Quanto maior o numero F, menos luz entrará e então terás de fazer com que a máquina tenha o obturador aberto mais tempo para que a entrada de luz seja maior (maior exposição) mas atenção que uma abertura muito grande pode fazer com a foto fica cheia de luz.
Deixo este site:
http://ideiasemserie.net/fotografia/page4/page5/page5.html
Tem umas ideias básicas muito interessantes, e tem lá um quadro com a relação da profundidade focal/tempo de exposição.
Espero ter ajudado e não confundido.
Cmps:thumb:
A profundidade focal ou a abertura do diafragma estão relacionadas. Quanto maior o numero F mais profundidade focal vais ter, ou seja se o numero for muito grande e fotografares um carro, vai aparecer o carro e muito do fundo, não dando aquele efeito de fundo desfocado.
A abertura do diafragma quanto maior for, menor será o numero e mais luz entrará.
Algo que pode reduzir o facto de as fotos ficarem tremidas, é controlares a velocidade do obturador. Quanto maior o numero F, menos luz entrará e então terás de fazer com que a máquina tenha o obturador aberto mais tempo para que a entrada de luz seja maior (maior exposição) mas atenção que uma abertura muito grande pode fazer com a foto fica cheia de luz.
Deixo este site:
http://ideiasemserie.net/fotografia/page4/page5/page5.html
Tem umas ideias básicas muito interessantes, e tem lá um quadro com a relação da profundidade focal/tempo de exposição.
Espero ter ajudado e não confundido.
Fantástico :god::god::god::god:
Ando a ver se consigo evoluir para começar a tirar umas fotos decentes :thumb:
Fantástico :god::god::god::god:
Ando a ver se consigo evoluir para começar a tirar umas fotos decentes :thumb:
Não és o único...:D:D
Mr_Freeze
19-06-2008, 19:11
Vcs falam na abertura do diafragma, mas em relação a máquinas de regulação manual, certo? E para as máquinas automáticas? Eu tenho muita dificuldade em tirar fotos de jeito, pq por aquilo que percebi, ficam com muito grão. Tiro em modo de paisagem. Faz alguma diferença?
Já agora, agradeço a vossa ajuda :thumb:
Prodrive
19-06-2008, 20:59
ISO 100 é o que costumo usar mas hoje..enfim, e tiro 90% das fotos com tripé.
Obrigado pelas dicas :thumb:
Rui normalmente não aumentes do 100, eu uso sempre ISO 100, e muita raramento necessitei de maior. para além de que o "grão" baixa consideravelmente.
Abraço
Vcs falam na abertura do diafragma, mas em relação a máquinas de regulação manual, certo? E para as máquinas automáticas? Eu tenho muita dificuldade em tirar fotos de jeito, pq por aquilo que percebi, ficam com muito grão. Tiro em modo de paisagem. Faz alguma diferença?
Já agora, agradeço a vossa ajuda :thumb:
As máquinas que não têm regulação manual de certas opções é muito difícil conseguir-se algo em condições. O modo de paisagem aumenta o numero F, mas por norma as máquinas compactas calculam mal o tempo de exposição, e metem tempos que facilmente ficam imagens tremidas. Para se remover o ruido/grão deve de se baixar o ISO para 50 ou 100 evitar usar valores muito acima. Não nos podemos esquecer do balanço dos brancos, se tivermos um branco errado a imagem pode ficar com as cores distorcidas da realidade.
nao me tinha lembrado.. tu nas config da camera consegues por mais sharpness.. fica muito mais nitido ;)
Mr_Freeze
20-06-2008, 00:40
As máquinas que não têm regulação manual de certas opções é muito difícil conseguir-se algo em condições. O modo de paisagem aumenta o numero F, mas por norma as máquinas compactas calculam mal o tempo de exposição, e metem tempos que facilmente ficam imagens tremidas. Para se remover o ruido/grão deve de se baixar o ISO para 50 ou 100 evitar usar valores muito acima. Não nos podemos esquecer do balanço dos brancos, se tivermos um branco errado a imagem pode ficar com as cores distorcidas da realidade.
Ok, danke pelo esclarecimento ;):thumb:
Ok, danke pelo esclarecimento ;):thumb:
falas alemao ? :thumb:
Mr_Freeze
20-06-2008, 12:08
falas alemao ? :thumb:
[Off-Topic ON]Não, mas costumo sempre ou quase sempre usar essa expressão ;) Nem era nenhuma provocação pelo jogo de ontem :berlusca:[Off-Topic OFF]
Ra7or, já agora, nas máquinas automáticas, tipo Cyber-Shot, que "padrão", se é que se pode chamar assim, se deve usar, para fotos durante o dia?
Abraço!
essas maquinas , melhore usar o automatico ou entao.. o SOL .. para dias de sol.. NUVEM para dia nublado, MONTES para tirar fotos de paisagens etc..
acho que e o melhor que se pode fazer ;)
Rui normalmente não aumentes do 100, eu uso sempre ISO 100, e muita raramento necessitei de maior. para além de que o "grão" baixa consideravelmente.
Abraço
Nem mais e uso sempre o modo automatico para a regulação dos brancos, tem ficado ajustado.
Nem mais e uso sempre o modo automatico para a regulação dos brancos, tem ficado ajustado.
Nisso de ajustar as cores o photoshop em poucos minutos faz isso.
Pelo facto de eu não ter uma SLR, apenas uma compacta média tenho de inventar muito no photoshop às vezes e descobri estes pequenos truques.
A opção levels do photoshop ajuda muito, eu já cá posto um resultado.
Cumps:thumb:
EDIT:
Isto foi feito apenas com a opção de levels do photoshop, não mexi em mais nada.
ANTES
http://i226.photobucket.com/albums/dd21/Ra7or/Detalhe/IMG_1229.jpg
DEPOIS
http://i226.photobucket.com/albums/dd21/Ra7or/Detalhe/IMG_1229copy.jpg
Nisso de ajustar as cores o photoshop em poucos minutos faz isso.
Pelo facto de eu não ter uma SLR, apenas uma compacta média tenho de inventar muito no photoshop às vezes e descobri estes pequenos truques.
A opção levels do photoshop ajuda muito, eu já cá posto um resultado.
Cumps:thumb:
EDIT:
Isto foi feito apenas com a opção de levels do photoshop, não mexi em mais nada.
ANTES
http://i226.photobucket.com/albums/dd21/Ra7or/Detalhe/IMG_1229.jpg
DEPOIS
http://i226.photobucket.com/albums/dd21/Ra7or/Detalhe/IMG_1229copy.jpg
yap.. leveles, color balance, curves, contraste, hue/saturation :god:
Fantástico, ficou muito melhor mas essa foto foi tirada pela minha antiga Canon G3 e era dos problemas mais comuns as fotos ficarem com as cores distorcidas, coisa que a 400D faz na "perfeição".
O photoshop rula...e nessa foto o carro não tinha sido detalhado :berlusca:
Disto tudo só posso concluir que não se pode confiar nas fotos que se vê...:berlusca::berlusca:
Disto tudo só posso concluir que não se pode confiar nas fotos que se vê...:berlusca::berlusca:
Nem todas :rofl::rofl::rofl::rofl:
Mas realmente ao vivo é que ves The Real Thing :thumb:
Boas...a minha maquina é uma HP Photosmart e427, sim é fraquinha eu sei:berlusca:...costumo quase sempre tirar as fotos no modo "macro" queria saber em que condiçoes se deve usar este metodo, e em fotos em ambientes escuros com o holofote qual é a melhor posiçao e metodos para apanhar swirls e ter nitidez nas fotos, normalmente nao uso flash mas em certas situaçoes acho que fica melhor:thumb:
macro = para fotos pertinhos, pra tirar swirls deve ser fixe..
de resto essas maquinas em automatico deve ser o melhor...
o que consideras pertinho?:D
Alguns modelos de máquina fotográfica digital possuem uma lente que permite fotos de quatro cm, três cm ou até menos distancia do objeto. Esse tipo de fotografia captura os mínimos detalhes dos objetos, detalhes até que não podem ser vistos a olho nu. Fotos de macro são utilizadas geralmente para obter fotos de insetos, pequenas peças, olhos (de perto), flores e etc.
depende de cada maquina
Alguns modelos de máquina fotográfica digital possuem uma lente que permite fotos de quatro cm, três cm ou até menos distancia do objeto. Esse tipo de fotografia captura os mínimos detalhes dos objetos, detalhes até que não podem ser vistos a olho nu. Fotos de macro são utilizadas geralmente para obter fotos de insetos, pequenas peças, olhos (de perto), flores e etc.
depende de cada maquina
O zoom por acaso nunca ou quase nunca uso, as fotos ficam desfocadas:rolleyes:...tou a ver que percebes do assunto:D
tenho de fazer experiencias com a maquineta e juntar dinheiro para uma coisa em condiçoes:berlusca:
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.