View Full Version : [Projecto/DB] Honda Concerto 1.6i16
Esta relação nasceu em 12/1999, após um acidente que tive com o meu anterior carro.
Após o meu pai ter visto o carro num stand, levou-me lá para eu o ver. Lembro-me que a primeira coisa que disse foi "130cv é muita coisa para mim".
As alterações só começaram a ser feitas em 2003, e começaram por um filtro K&N de caixa e continuam a ser feitas, aos poucos. Pelo caminho já foram alteradas algumas prioridades. Neste momento está a parte de suspensão a 95%.
Legenda:
Vermelho: Por fazer
Azul: Feito
Verde: Por montar
Ciano : em curso
Preto: Em estudo
Motor:
## Upgrade aos pontos de massa ( stage 2 )
## Upgrade aos pontos de massa ( stage 3 )
## Filtro de caixa OEM replacement (K&N)
## Caixa de ressonância com conduta de ar
## Cabos de vela APC 9.3mm
## Velas NGK-Iridium (BCPR6EIX-11)
## Engine Rebuild - Bloco e cabeça ( full OEM spec )
Suspensão:
## Molas Eibach (F/T -25mm -35mm)
## Amortecedores Koni Sport (F) ...........P/N:8641-1233Sport
## Amortecedores Koni Sport (T) ...........P/N:8041-1130Sport
###Radius Rod - Casquilho esticador ........ ES P/N:167102-G
###End-links estabilizadora frontal ........... PF P/N:PFF63-403
###Casquilhos estabilizadora frontal ........ ES P/N:9.5159-G
###Casquilhos braço inferior dianteiro.......OEM P/N: 51393-sk3-000
###Casquilhos estabilizadora traseira ...... ES P/N:9.5156-G
###End-links estabilizadora traseira ......... OEM P/N:52303-SK3-010
###Casquilhos terminação estabilizadora . OEM P/N:52316-SK3-000 + 52312-SK3-000
###Estabilizadora traseira de 20mm (Rover 220 Turbo)
###Casquilhos braço inferior traseiro .......ES P/N:163109G
###Casquilhos apoio amortecedor............OEM P/N:52622-SJ4-000
###Casquilhos braço superior traseiro(in).OEM P/N:52393-SK7-004
###Casquilhos braço sup. traseiro(out)....OEM P/N:52395-SK7-004
###Casquilhos do "trailing arm" ...............ES P/N:16.7106G
Travões:
## Discos Black Diamond(F)
## Pastilhas EBC Green (F)
## Discos Brembo OEM(T)
## Pastilhas Textar (T)
## Tubos em malha de aço Goodridge PN : SRV0401-4C
## Óleo DOT 5.1
## Bomba central de travão e booster HR-V (EXPIRED)
## Caliper Rebuild (F/T)
Jantes/pneus:
## Jante 15x6.5 (OZ Superturismo GT / WRC )
## Pneus Bridgestone Potenza RE720 195/50/R15
Exterior:
## Detalhe completo
Interior:
## Ponteiros retro-iluminados (vermelho)
## Conversão iluminação painel + tablier para led's ( branco)
## Controlo remoto do rádio embutido no volante
Caixa/transmissão:
## Short shift
## Casquilhos da caixa em poliuretano
###Shift Linkage - Tirante mudanças - ES PN:161102-G
## LSD
Diversos:
## Re-wiring à alimentação da bomba de combustível
## Parafuso magnético Spoon Sports (carter)
## Remoção de ruídos parasitas
## Colectores 4-2-1 DC-Sport
## B-pipe específico (50mm internos :?: )
## Limpeza/melhoria pontos de massa no habitáculo
## Insonorização
## Chipar ECU e afinar o programa
civic ctdi
16-06-2008, 07:29
Ainda tens muito com que te entreteres:thumb:.... e pelicula não?
MLVtecpt
16-06-2008, 08:37
Seu...seu...tuninho!!! :rofl:
Aí está a verdadeira dedicação!
Já tens muita coisa feita e sobretudo todas as alterações são discretas e importantes (sobretudo, a nível de segurança) tal como eu gosto!
Quanto às jantes...hum... só vendo mesmo como ficam!
Ainda tens muito com que te entreteres:thumb:.... e pelicula não?
Para já, não. É que fica um bocado esquisito só ter películas do pilar B para trás...
Aí está a verdadeira dedicação!
Já tens muita coisa feita e sobretudo todas as alterações são discretas e importantes (sobretudo, a nível de segurança) tal como eu gosto!
Quanto às jantes...hum... só vendo mesmo como ficam!
Por enquanto não há uma única alteração que vejas e que digas "aquilo não é de origem". É essa também a minha vontade eheheheh. Mesmo o rebaixamento não é nada de muito evidente, só mesmo para quem conhece bem o carro. Pelos standards actuais, ainda está alto eheheh
As alterações foram feitas tendo em conta três princípios.
1-> Não me adianta de nada ter um milhão de cvs no motor, se o carro estiver abraçado a uma árvore.
2-> O carro é um "daily-beater" e vai ter que continuar a ser durante ainda alguns anos, logo ilegalidades estão fora de questão.
3-> Tenho mais gosto em conduzir em estradas sinuosas do que em recta e aí o handling conta mais do que o "estábulo".
Em relação ás jantes, o photoshop foi uma ajuda preciosa. Tirando aquilo só mesmo as spoon SW388 e é essencialmente pela questão do peso... cerca de 3Kg cada jante de 15"... RESPECT!
Thanks everyone!
Seu...seu...tuninho!!! :rofl:
Xiiii até parece! :D
Pedro
A repro na ECU vais faze-la pq estas a mudar os colectores e ja agora qual e o custo e ganhos???
Um abraço e boa sorte com o projecto :thumb:
Pedro
A repro na ECU vais faze-la pq estas a mudar os colectores e ja agora qual e o custo e ganhos???
Um abraço e boa sorte com o projecto :thumb:
Nope. A repro só será feita após o engine rebuild, onde vai haver algumas alterações a nível de fluxo de ar na cabeça e alterações no bloco. Essencialmente a repro vai ser para ajustar a alimentação à maior taxa de compressão e à nova eficiência volumétrica que o motor vai ter.
Quando trocas colectores de escape, não te adianta fazer repro, já que não estás a alterar nada em termos de combustão. Repros devem servir apenas para re-ajustar a relação ar/gasolina após alterações profundas.
Em motores atmosféricos, stock, reprogramações trazem ganhos na ordem dos 1 a 2% e custos a rondar os 300 - 400€. Portanto, gastar 300€ para ir buscar 2 cvs, não me parece um bom negócio. :berlusca:
A repro a mim vai ficar a custo zero, ou muito próxim o disso, já que serei eu a fazê-la. :berlusca: É que para além de não confiar nos "chispadeiros" que se passeiam pela nossa praça, a ECU do meu carro tem que ser alterada por quem sabe que uma PP5 tem que levar uma placa adaptadora (já a fiz e já lá está montada) para poder levar uma ROM externa...
Ok, fiquei esclarecido e também estava a pensar que ias gastar muito dinheiro para ganhos tão escassos...o que posso dizer é boa sorte para o projecto :thumb:
Silver Surfer
16-06-2008, 12:22
Nice project! :thumb:
Agora tens é de meter aí fotos a mostrar essas alteraçoes! :D
O pessoal gosta é de fotos! :D:n4pclapping:
chasdegua
16-06-2008, 14:32
Nope. A repro só será feita após o engine rebuild, onde vai haver algumas alterações a nível de fluxo de ar na cabeça e alterações no bloco. Essencialmente a repro vai ser para ajustar a alimentação à maior taxa de compressão e à nova eficiência volumétrica que o motor vai ter.
Quando trocas colectores de escape, não te adianta fazer repro, já que não estás a alterar nada em termos de combustão. Repros devem servir apenas para re-ajustar a relação ar/gasolina após alterações profundas.
Em motores atmosféricos, stock, reprogramações trazem ganhos na ordem dos 1 a 2% e custos a rondar os 300 - 400€. Portanto, gastar 300€ para ir buscar 2 cvs, não me parece um bom negócio. :berlusca:
A repro a mim vai ficar a custo zero, ou muito próxim o disso, já que serei eu a fazê-la. :berlusca: É que para além de não confiar nos "chispadeiros" que se passeiam pela nossa praça, a ECU do meu carro tem que ser alterada por quem sabe que uma PP5 tem que levar uma placa adaptadora (já a fiz e já lá está montada) para poder levar uma ROM externa...
ok!
a seguir fazes ao meu! LOLOLOL :berlusca:
:rofl::rofl::rofl:
ok!
a seguir fazes ao meu! LOLOLOL :berlusca:
:rofl::rofl::rofl:
Se pagares bem. :P
Porque não te metes nisso como sendo o teu TFC?
Bom topico! Se quiser alguem que te chip isso em condiçoes diz ;)
BTW dizes que por ser um dailybeater nao pode conter ilegalidades mas já as contem :berlusca:
Mas sem duvida é um bom projecto e tem sem duvida pernas para andar se tiveres juizo e souberes fazer as coisas (eu sei que sabes ;) )
Bom topico! Se quiser alguem que te chip isso em condiçoes diz ;)
BTW dizes que por ser um dailybeater nao pode conter ilegalidades mas já as contem :berlusca:
Mas sem duvida é um bom projecto e tem sem duvida pernas para andar se tiveres juizo e souberes fazer as coisas (eu sei que sabes ;) )
Ilegalidades relativas... K&N de caixa é street legal. Tal como os cabos, os discos, as pastilhas...
Só as molas é que não são legais em Portugal... No entanto são legais no resto da Europa (homologação TUV). Portugal deve ser mesmo um país melhor que todos os outros...
Carpo, como te disse, em Portugal só confio numa pessoa. E essa pessoa sou eu mesmo. :P
Chispadeiros que te metem o atraso nos limites, e depois quando levas o carro para a serra, aquilo engasga-se e começa a ter detonação, até artistas que te metem os injectores com duty-cycles acima dos 100% e misturas estupidamente ricas, conheço de tudo. É por isso que confio apenas e só na minha pessoa (claro que os misters da Mugen tb sabem o que fazem, mas não há nada para este motor... :( )
Eu confio plenamente numa pessoa em Portugal, e essa pessoa chama-se Eng. Miguel Patrocinio. (acho que é este o ultimo nome)
Eu confio plenamente numa pessoa em Portugal, e essa pessoa chama-se Eng. Miguel Patrocinio. (acho que é este o ultimo nome)
Esse cavalheiro não anda por uma conceituada casa de repros???
É que se é quem eu estou a pensar... É bom, mas não para gasolineiros nem para H's.
Depende.. Epa para fazer o que tu queres muito provavelmente vai ter de estudar a situaçao e meter o carro aos rolos mas garanto-te que fica impec.
Ele faz passar um nome que é muito conceituado no meio mas podes ter a certeza quando vires o meu nome no MSN ;)
chasdegua
18-06-2008, 19:30
Se pagares bem. :P
Porque não te metes nisso como sendo o teu TFC?
eu n estudo eletrotecnia :P
estudo mucanica :P
joão e achas mesmo que mecânica auto sem electrónica serve de muito nos dias de hoje??? :idea:
Neste momento, são indissociáveis.
chasdegua
21-06-2008, 20:26
joão e achas mesmo que mecânica auto sem electrónica serve de muito nos dias de hoje??? :idea:
Neste momento, são indissociáveis.
nao, mas acho que não é naquela escola que eu vou aprender eletronica LOL
(tb n é uma area que me fascine muito)...
BrianMay
22-06-2008, 12:16
terceiro ano ;)
miguel patrocinio= MB power
Para Honda que tal Hondata!! pelo que leio sao dificeis de programar mas fazem maravilhas nos Hondas!!!
Junglas nunca pensei que percebeste tanto de mecanica e electronica... o teu nick é o mesmo que usas no tuning.online.pt?
o é dutty-cycles?
cumps
http://en.wikipedia.org/wiki/Duty_cycle
miguel patrocinio= MB power
Para Honda que tal Hondata!! pelo que leio sao dificeis de programar mas fazem maravilhas nos Hondas!!!
Junglas nunca pensei que percebeste tanto de mecanica e electronica... o teu nick é o mesmo que usas no tuning.online.pt?
o é dutty-cycles?
cumps
E percebo pouco. :D
Entre Hondata ou a "pequena Ostra" (Ostrich) associada ao Chrome... Fico-me pela Ostra! Não necessitas de ter 4 licenciaturas para perceber o funcionamento do Chrome e depois o Ostrich permite-te fazer alterações em tempo real. O funcionamento é simples. Tens uma flash que é alterada em tempo real. Quando queres aceder a posições de memória que estão a ser lidas, O Ostrich cria uma "cópia" daquelas posições de memória, altera-as com os novos parâmetros, e quando as posições não estiverem a ser acedidas, escreve lá os novos valores. O interface permite-te tudo o que a Hondata permite e ainda mais umas pequenas "tweaks", como por exemplo launch-control ou criares um basemap com um determinado "target Air/Fuel ratio" para começares a afinação a partir daí.
Isto para já não falar que o kift Ostrich (sonda Wide-band, interface Ostrich, cabos de ligação e software) é mais barato que só a Hondata...
O duty-cycle, como o próprio nome indica, é o ciclo de trabalho. Neste caso particular, é a quantidade de tempo que o injector está aberto/quantidade de tempo que o injector está fechado (em segundos).
Por exemplo, um injector que esteja pemanentemente aberto (a enviar combustível) está com um duty-cycle de 100%. Se em cada 20ms o injector estiver aberto 10ms e fechado outros 10ms o seu duty cycle é de 50%.
Dado que o injector é, de grosso modo, uma bobine, para ela abrir injectas uma corrente nos seus enrolamentos. Se fazes passar corrente numa bobine isso vai causar perdas termicas, ou seja, aquecimento da bobine. Quando o tempo de arrefecimento é curto (duty-cycles acima dos 85%) o aquecimento é tal que vai derreter os enrolamentos e destruir o injector. :D
MegaCC eu sei só um bocadinho de mecânica e um nickinho de electrónica. Ainda estou muito longe de ser um guru!
O meu nick é o mesmo em todos os fóruns. Como já não meto os pés no TOL há coisa de dois anos, pensei que o registo até já tivesse sido apagado :s6vhaha:
nao, mas acho que não é naquela escola que eu vou aprender eletronica LOL
(tb n é uma area que me fascine muito)...
Acredita que é muito mais interessante do que pensas. Neste momento mecânica auto sem electrónica... É impensável! Não consegues fazer diagnósticos de avarias correctos sem perceber o papel da electrónica.
E mais um update... Após cerca de 6 anos de uso, a fantástica linha da fabriscapes morreu. Um dos ressonadores partiu por dentro e era impossível de reparar.
Foi então que a veia de ratata veio ao de cima e pensei logo... "linha directa!!!!" Ainda hesitei, mas acabei por experimentar.
A linha anterior era de 46 externos e nas curvas tinha 42mm de diametro externo, o que é notóriamente pouco. A linha ratata que acabei por meter é de 50mm externos (A de origem Honda teria 48mm e não 46mm...)com curvas em mandrel, ou seja, sem estreitamentos.
Após montar, lá fui dar uma volta... Fiz 1000metros e voltei à oficina (Alvescapes na Reboleira, perto do bingo) para encomendar o abafador/silenciador. Faz um barulho engraçado, mas como eu já sou velhote e a miúda detesta barulho, não posso deixar a linha assim.
Foi-me garantido que colocando o abafador a linha fica silenciosa como a de origem... Espero que isto se verifique, senão lá terei que comprar a linha OEM...
Em termos práticos, a resposta do motor melhorou um pouco, estando mais solícito. Sobe mais depressa de rotação em todas as situações e em todos os regimes. Não fosse o som a cana rachada e estaria rendido....
Esta semana aguardo o desenrolar e o ensaio do abafador... Depois coloco aqui os resultados.
BrianMay
15-07-2008, 00:37
e os gases depois? :idea:
Ratatui do caneco!! Por acaso é bem fixe o som de cana rachada mas dá um pouco nas vistas quando queres puxar um pouco.. :rolleyes:
Já agora em que consiste o tal abafador? :idea:
É aqueles silenciadores que se mete nas panelas de rendimento? (ou pelo menos eles dizem que sim.. :rofl:)
e os gases depois? :idea:
Aquilo não come feijoada... Não tem problemas desses LooooL
O carro não tem catalisador de origem, portanto o nível de CO permanece igual. ;)
CarpoPT a "rolha" é para panelas, não é para linha de escape. O abafador é uma panela de ressonância que é colocada na linha, para absorver o ruído. São as "cenas mais gordas" que vês nas linhas de escape, por baixo.
Era isso que queria saber, referes-te entao ao silenciador da linha de escape :thumb:
BrianMay
15-07-2008, 09:57
quem dera que o meu carro não tivesse catalizador de origem....ou então quem me dera ter capital para um catalizador menos restritivo :god:
quem dera que o meu carro não tivesse catalizador de origem....ou então quem me dera ter capital para um catalizador menos restritivo :god:
Mete um downpipe de diâmetro um pouco maior. O turbo faz spool mais depressa (menos lag) e gera pressões mais altas. Não precisas de tirar o cat. ;)
BrianMay
15-07-2008, 10:40
isso era se o meu não fosse o coupe dos pobres, o 1.8 :P LOL
isso era se o meu não fosse o coupe dos pobres, o 1.8 :P LOL
Ai não é oTurbo???? carritos!!!!
Podes sempre fazer uma caixa induzida, e meter linha. ;) Isto são as mods que não requerem alterações na electronica.
Não é propriamente um update, só um pequeno "diário".
Com a linha anterior (miolo completamente destruído) os consumos em cidade rondavam os 9,5 - 10L por cada 100 Km/h, sempre com condução cuidada e preocupado com consumos.
Com a nova linha ratata by Alvescapes, em condução normal (sem andar a abrir, mas também sem estar muito preocupado com consumos) a última média em percurso urbano foi de 8,3L/100. Note-se que ainda tenho que afinar válvulas e ponto de motor... :god:
Great!
Por falar nisso tá na altura de fazer linha po bmw tb :P e afinar essas coisas :P
Gustavo.Almeida
30-08-2008, 13:35
Com a nova linha ratata by Alvescapes, em condução normal (sem andar a abrir, mas também sem estar muito preocupado com consumos) a última média em percurso urbano foi de 8,3L/100. Note-se que ainda tenho que afinar válvulas e ponto de motor... :god:
Amigo, isso quer é Supersprint duma ponta à outra. Pelo menos o meu, quer! :D
No que toca à parte a negrito, também tenho isso agendado para breve. Ainda não te tinha dito, comprei termostato, tampa do distribuidor e rotor. :thumb:
Tenho de ver se também descubro uma válvula PCV. Na Honda não deram com ela porque o nome que ela tem no plano de manutenção é diferente: sistema de respiro de vapores do cárter... algo assim. Fui a uma casa de peças e pediram-me 100 e tais euros, mas sei que na Honda são 27,08€ + IVA. Tenho de ver isso. :D
Quando vieres cá a Coimbra, apita.
Abraço :thumb:
Mais um update.
despedi-me hoje da linha que tinha. Notei de imediato menos força em todos os regimes. E que não se ouve o carro. Menos power = menos barulho :lol:
Gus quando tiver o EPC por perto dou-te o part-number da peça. Custa os tais vinte e poucos €€€ + iva que mencionaste.
Epa isso com linha é que era.. Agora tens o carro a sufocar.. Imagina-te a ti com uma parte da saida traseira entupida :s6vhaha:
Epa isso com linha é que era.. Agora tens o carro a sufocar.. Imagina-te a ti com uma parte da saida traseira entupida :s6vhaha:
Ou tinha o carro mais solto e a namorada a atazanar o juízo, ou o carro mais preso e ela estaria silenciosa. Optei pela segunda opção.
BrianMay
01-09-2008, 20:51
Ou tinha o carro mais solto e a namorada a atazanar o juízo, ou o carro mais preso e ela estaria silenciosa. Optei pela segunda opção.
se ainda ouvias a namorada é porque não estavas a acelerar o suficiente :P
isso é muito giro mas é só para dar umas voltinhas, fazer uma viagem ou andar diariamente com essa "barulheira" a martelar na cabeça acaba por cansar
Mas a barulheira era assim tao grande Junglas?
A barulheira não era alta nem nada que se pareça, mas a namorada não parava de dizer "Isso não é alto, parece é uma motita velha que se vai partir toda". :D
Mas ficam saudades. A resposta ao acelerador era bem mais rápida e eficaz...
E um up...
Aos 195 mil Kms, levou uns mimos...
(Desculpem, não há fotos que o tempo era parco...).
O compressor do A/C havia gripado há uns tempos atrás. Como ainda usava gás R12, e já é praticamene impossível encontrar esse gás, achei que seria interesante fazer a conversão para R134a.
Após muita leitura, descobri alguns facto interessantes.
O óleo usado conjuntamente com o R12 é corrosivo para as borrachas de um sistema R134a, e vice-versa.
Dado que nas tubagens deveria haver sempre algum óleo, ficou decidido que seriam substituídos os vedantes... Algo que acabou por ser feito em conjunto com as tubagens!
A conversão levou:
Apoio de compressor R134a (concerto 1993/Rover 216/416 GTi 1992 - ...).
Compressor R134a (concerto 1993/Rover 216/416 GTi 1992 - ...).
Tubagens R134a (concerto 1993/Rover 216/416 GTi 1992 - ...).
Evaporador R134a (concerto 1993/Rover 216/416 GTi 1992 - ...).
Radiador R134a (concerto 1993/Rover 216/416 GTi 1992 - ...).
TODOS os O-rings novos (Honda).
Correia de compressor (R134a).
5L de líquido de refrigeração (Kraft 20%)
E o maior drama... PARAFUSOS diversos!!!!
Tempo levado ~ 20 horas
Dificuldade ~ média/alta
Requisitos : MUITA ferramenta diversa. Essencialmente chaves de porcas de 17, 19, 21, 22, chaves de caixa de 8, 10, 12, 13, 15, respectivo roquete e acrescentos curto + longo, alguma força, ginástica, paciência e algo que me esqueci... LUVAS!!!!!
Dia 1 (cerca de 2 horas):
Desmontar para-choques, resguardos inferiores, admissão, radiador de água (GRANDE pincel, essencialmente por causa do tubo inferior do radiador, que bate no compressor do A/C e não recolhe o suficiente para o remover).
Dia 2 (cerca de 4 horas) :
Desmontar radiador do A/C, remover tubagens antigas, desmontar reservatório de água dos mijas, substituição das tubagens (e o-rings) de entrada/saída de gás para o habitáculo, voltar a montar o reservatório.
Remoção do compressor, apoio de compressor, evaporador e respectivo apoio, tubagens diversas.
Teste de montagem de novo apoio (apoio OK, parafusos, NOT OK!!!!).
Para o apoio do compressor, apenas se conseguem aproveitar 3 dos 4 parafusos de origem e em todos eles é necessário colocar uma anilha de pelo menos 1mm de espessura.
Um dos parafusos tem que ser mais pequeno (10x40 rosca 125).
Já sabia que não iria adiantar tanto trabalho quanto desejaria... Mas ainda assim montei o que conseguia do apoio e fiz o teste de montagem com o compressor, não fosse ter também surpresas... E eis que surgem mais surpresas (desagradáveis). Dos parafusos que prendem o compressor do A/C ao respectivo apoio, apenas dois se aproveitam... Os restantes dois têm 2,5cms a mais!
Coparando os compressores, para testar e ver se não iria ter mais surpresas, ficou bem patente que a polie do compressor do A/C antigo era BEM mais pequena... A correia teria também que ser substituída!
Já noite dentro, com a sina traçada, ainda deu para subtituir o óleo e filtro de óleo, bem como dar uma lavagem ao filtro de ar (K&N).
Dia 03 ~3 + ~11 horas:
Tinha que comprar o material que tinha detectado estar em falta ou desadequado:
Um parafuso para o apoio do A/C (10x40x125)
Dois parafusos para o compressor em si (80x110x125)
Correia de compressor (Concerto 1993).
O dia começa com a compra da correia... 6€, uma correia da good-year. Desconhecia que além de pneus também faziam correias, mas a verdade é que até tem bom aspecto!
A seguir inicia-se a procura pelos parafusos...
A procura no LeRoy Merlin não deu em nada.
Segue-se o segundo trunfo... Crismafer, em Casal de Cambra. Não primam pela simpatia, mas têm o que se precisa.
Só consegui arranjar os dois parafusos 80 x 110 que fixam o compressor ao apoio... Bolas!!!! ainda me falta um parafuso!
Só consegui arranjar este parafuso numa casa de salvados, que gentilmente se ofereceu para me ajudar na "busca pelo parafuso perdido". Lá se arranjou o parafuso em causa, "roubado" de qualquer componente de um honda (civic ?). O funcionário foi extremamente prestável e com o seu conhecimento lá foi direitinho buscar o parafuso...
Lá perguntou ele "Isto é para um honda, não é? É para onde? O que é que precisa de ter???"
Como tinha comigo o parafuso (2cms mais comprido do que deveria ser...) respondi
"É sim, amigo, é para um honda! Esto a mudar o ar condicionado e precisava de um parafuso igual a este, mas 2cms mais curto..."
O homem lá pegou no parafuso, numa aparafusadora XPTO que tinha por lá e umas alhadas depois, lá vem ele com um sorriso nos lábios e... COM O PARAFUSO QUE EU PRECISAVA!!!!!!
"Ora veja lá se não é isto que vocês precisa! Fui lai roubar a uma peça de outro Honda!"
Era aquilo mesmo que precisava! Pergunto quanto é e levo uma resposta gentil, mas seca, "monte lá mas é o ar condicionado! que ainda vai ter umas horas de trabalho pela frente!"
Agradeci, radiante, e segui para casa, para continuar a montagem.
Montei o apoio, o compressor, começo por montar o evaporador, seguido do radiador do A/C, as respectivas tubagens, monto o radiador de água, monto mais tubagens do sistema de A/C, não sem antes as polir com 1Z chrome and metal polish (não ficaram impecáveis, mas ficaram com excelente aspecto...) e os o-rings novos.
Ficou apenas a faltar ligar os dois tubos ao compressor. Lá estava ele, com os orifícios tapados, para não entrar sujidade, e as duas tubagens ali, prestes a irem para o lugar delas...
Apenas com este passo ainda por concluir, pensei "vá lá, não correu muito mal!!!!". E pronto... Claro que as coisas iam dar para o torto. Os parafusos antigos, que prendiam as tubagens ao compressor, eram outra vez demasiado compridos...
Crismafer, já fechada, fui entao ao Leroy Merlin. Lá comprei os parafusos, anilhas e montei o que faltava, junto com os novos o-rings.
Sangrado o sistema de refrigeração, resguardos montados, para-choques re-alinhado e montado, dei o trabalho por concluído...
WEEEEEEEEEEEEEEEEE Já tenho outra vez o hardware para ter um verão mais fresco. Falta agora carregar o sistema e eventualmente acertar o ralentim. Algo que espero conseguir fazer na Hondatec.
Ao fim do dia, um pequeno susto... Reservatório de liquido de refrigeração VAZIO e um pequeno rio na garagem... :(
como não detectei a fuga facilmente, volta a desmontar para-choques, resguardos e a procurar a fuga...
Acontece que tinha uma braçadeira mal apertada... Burrice minha, que em vez de colocar a braçadeira EXACTAMENTE na posição que tinha antes, já vincada no tubo de refrigeração, deixei aquilo meio rodado... Enfim, nada de grave.
De salientar que aproveitei o facto de ter as tripas do bicho todas de fora para colocar gummy em todos os tubos d erefrigeração e flexíveis do A/C. Parafusos isolados com 1Z motor-lack para evitar corrosão.
Hoje, 10 Kms mais tarde, e 20 minutos de tempo de transporte, está tudo (ainda) impec, sem fugas e sem explosões! :D
Impecável. Não há fotos mas existe uma descrição que permite visualizar tudo, step by step!cool:
Well done. Tens aí o que será um dia, digo eu, um "clássico" dos 90´.
Abraço.
DeepSnoozer
16-06-2010, 01:41
sim senhora! podias era ter usado o compressor antigo se tivesse bom, mudavas as valvulas e depois claro, os tais orings, no proprio compressor tambem tens laguns orings, é só mudar :)
sim senhora! podias era ter usado o compressor antigo se tivesse bom, mudavas as valvulas e depois claro, os tais orings, no proprio compressor tambem tens laguns orings, é só mudar :)
O compressor antigo estava "morto". Ou foi excesso de gás, ou outra palhaçada qualquer que na anterior carga (em 2006 salvo erro) levou. O que sei é que o compressor um par de meses depois começou a fazer barulhos estranhos, dá ideia que o veio empenou ou qualquer coisa semelhante, não sei... Sei que comprei o material todo de R134A a um preço muitooooooo baixo. Carreguei na Bosch e está tudo impec.
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.