View Full Version : Rotativa - how to
Boas.
Comprei uma rotativa e gostava que me dessem dicas de como não estragar a pintura :D
Utilizar em que velocidade?
Modus Operandus igual à orbital em relação À colocação do polish?
A nivel de movimentação é igual À orbital?
Sei que não se deve deixar mto tempo para não "queimar"
Obrigado
Qual rotativa é que compraste?
Blaucraft ao Antonio Correia
É assim eu ja tive a oportunidade de trabalhar com uma rotativa e digo-te: é brutal mas é preciso saber trabalhar... tens de por ai as especificações da maquina para ajudar melhor e se poderes treinar um pouco com uma orbital era o ideal ;)
http://www.carparts-koeln.de/content/images/store//schleifmittel/BP1200.jpg
BP1200
Elektrischer Polierer
230V~, 50Hz, 1200W
600-3000 min-1, stufenlos einstellbar
Gewicht 2,6kg
Ela no minimo penso que dá para controlar minimamente.
No maximo só mesmo para rebarbar :smilie_nono: uma brutalidade :thumbsdown:
Mas a nivel de movimentação, faz-se igual a orbital?
Tem algum modo especial de utilização?
Dicas...
Fazes o mesmo tipo de movimentos que numa orbital com a ligeira diferença que se te desconcentrares um bucado o trabalho dá para o torto :D
Boas
Antes de ter comprado a rotativa, andei a informar-me ( muito ) sobre a melhor opção existente no mercado, troquei muitos e-mails, muita conversa de msn, li muitos foruns, enfim..tentei ao máximo ver todos os pros e contras, e escolhi a Makita 9227cb.
O maior pro é mesmo a rapidez do trabalho, num terço do tempo consegues melhores resultados.
Mas depois de trabalhar com a rotativa e respeitar, pq além
da vontade própria dela em ir para qq lado, possui uma capacidade de gerar calor ( queimar pintura ) nada perceptivel, já que é muito silenciosa e "suave".
A regra de ouro é respeitar a máquina e não ceder ao entusiasmo, sempre com calma e muito respeito :thumb:
Mas dp existem os truques para melhor a manejar, e foi-me dito (confirmei por experiencia própria depois ) para não usar o binómio braços/mão para fazer a rotativa seguir o meu caminho.
Mas sim usar o binómio braços/tronco , e resultou muito bem já que eu não empurro a rotativa mas ela desliza conforme o meu movimento de rotação.
Outra dica é NUNCA fazer pressão na máquina, ela trabalha tendo em conta diversos factores, sendo eles os principais:
- esponja
- polish
- rotação
com isto conseguimos delinear um plano para obter o melhor resultado possivel, tendo em linha de conta a nossa experiencia.
Ajudou muito as centenas de horas passadas com uma PC, penso que foi a melhor escola para a rotativa, foi quase passar do Liceu para a Universidade, nada a ver
Akele abraço
Mais uma excelente explicação:god:
Até a vou marcar, para quando tiver a rotativa seguir à risca estes passos:D
Obg Rui.
Helpfull as always ;)
Então, controlar a tipa com o tronco e braços e não fazer força e não seguir sempre o caminho de modo a não ficar mto tempo no mesmo sitio.
Vai ser testada no carro que é do meu pai.
Um Golf 3 com uma pintura.... ui... das piores que já vi...
Imaginem... o meu pai tem tipo um espanador no carro.
E sempre que ele estava com pó em cima (leia-se terra tambem.....), toca a dar com o espanador...
imaginem os swirls e micro riscos e sei lá mais o quê, que aquilo tem...
E nunca foi tratado.
É impressionante!
Depois mostro
Obrigado ;)
Pedro
Mais umas dicas pela experiencia que tenho , e tb pelos erros que cometi é claro :D
Quando usas o tronco para rodar estás fazer menos esforço nos braços, e consequentemente a ter mais controlo sobre a máquina visto ela ter muita vontade própria.
Acontece a rotativa dar uns saltos e as vezes parecer um pneu de um tdi 150 a patinar qdo desligamos o ESP , em 2ª :rofl: ...para isso não acontecer , deves ter a esponja limpa ( existem escovas para limpar as esponjas ou lavas por água , e para secar dás umas gazadas a seco :thumb: )
Outro motivo é teres muito produto e não teres espalhado bem com a máquina parada , acontecendo os cómicos e perigosos saltos ( com máquinas sem regulação automática de velocidade como é o caso da tua máquina, qdo ela levanta aumenta a velocidade e ao baixar vais correr o risco de danificar a pintura, dependendo das circunstancias é claro ( desgaste do verniz, polish usado, força, etc ).
Por isso cuidado SEMPRE e quando começar a saltar muito , limpem as esponjas ou vejam se estão a usar o produto correctamente.
Outro cuidado a ter é NUNCA passar a rotativa nas extremidades dos paineis, especialmente quando estamos na casa das 1500 rpm ( e mesmo nas 1200 existe risco ).
E porque? Nas extremidades a espessura do verniz é muito menor e o risco aumenta exponencialmente , é muito comum ver artistas deixarem carecadas nas pinturas dp de polimentos :1018:
O meu conselho , é usar a rotativa em todo o lado menos nas extremidades , ou se usarem aqui é sempre dando toques de gatilho no speed minimo ( 600 a 900 rpm ), e COM MUITO CUIDADO!!.
Portanto nas extremidades vem a PC , onde podemos dar um acabamento perfeito e em segurança , a menos que trabalhem em pinturas como Bentley e Ferrari onde os microns são minimos nessas partes .
Este tópico é muito interessante e mais dúvidas sff, ponham aqui pq se souber eu ajudo , e quem tenha mais dicas colabore para aprendermos todos :thumb:
Akele abraço
Por curiosidade, o que consideras extremidades de paineis?
-numa porta?
Ao pé do vidros? a parte de baixo das portas?
- No capot?
E nessas partes da-se como?
Orbital?
Obrigado Rui ;)
Boa pergunta já que fui "vago" sobre essa descrição da ideia :thumb:
Em todos os paineis existem partes mais "fracas" no ponto de vista de verniz, ie, durante a pintura as zonas onde são menos "reforçadas" em verniz são essas.
Num capot os bicos do capot , as zonas laterais e vincos ou formas mais trabalhadas, como sendo as entradas de ar, zonas sobrelevadas para alojamento de algum orgao do motor, etc.
No resto podemos pensar assim , tudo o que são extremidades é preciso ter cuidado.
Vou exemplificar através de fotos e dizer quais as areas criticas, embora isto mude conforme os carros.
Capot
http://www.car-detail.net/images/DEMOS/POLIMENTO/capot_ext.JPG
Nas zonas sublinhadas a vermelho é onde precisamos ter mais cuidado com a rotativa, eu costumo isolar tudo com fita da 3M não só por causa do pó do polish mas sobretudo para trabalhar mais a vontade e caso passe por cima, não danificar nada :thumb:
Mala
http://www.car-detail.net/images/DEMOS/POLIMENTO/Mala.JPG
A zona superior da mala é facil , desde que respeitemos as arestas onde facilmente podemos comer a tinta com a rotativa, caso estejamos num nivel de rpms alto.
Dai ser aconselhavel usar a orbital para dar esses pequenos retoques , nessas zonas tão "complicadas"
Novamente relembro que devem ser isoladas com fita ;)
Agora uma porta e na foto estava a lixar uns riscos.
http://www.car-detail.net/images/DEMOS/POLIMENTO/Porta.JPG
Vejam as zonas mais criticas , cobertas com fita para proteger de possiveis investidas da rotativa , vejam que dei especial cuidado nas partes plásticas onde facilmente podemos deixar marcas irreparaveis .
Espero com isto que tenham compreendido , quais são em termos gerais as zonas a ter especial atenção qdo polimos. :thumb:
Akele abraço
Grandes dicas a ter em conta , rapaz mais uma vez obrigado :god:
Nem pensava existirem diferentes zonas com vários métodos de actuação, um tópico muito informativo :berlusca:
Boas
Hoje tive a experimentar a rotativa no capot da minha carrinha.
Lá ganhei coragem e com muito receio lá começei.
comecei com amarela e não notei nada.
Passei para a boina de lã, sempre com a velocidade no minimo (entre 1 e 2).
Também nada...
o que fiz de mal?
Qual a velocidade que se deve utilizar a rotativa?
Qual o tempo que voces trabalham os produtos?
Eu utilizo apenas a rotativa para tirar os swirl(DIamond Cut)s, de resto vai tudo com orbital (IP e FF).
No meu capot, ve-se perfeitamente o flake da pintura, mas tb se nota muitos riscos... tipo micro riscos e alguns swirls...
So mesmo vendo ao vivo.
Dicas...
Obrigado
Tens de dizer qual as rpms dessa máquina nessas velocidades, são 600 e 900???
O tempo de trabalho dos produtos depende do polishe usado, esponja, rpm, defeitos a cortar ou não, etc
Tens de dizer qual as rpms dessa máquina nessas velocidades, são 600 e 900???
O tempo de trabalho dos produtos depende do polishe usado, esponja, rpm, defeitos a cortar ou não, etc
BP1200
Elektrischer Polierer
230V~, 50Hz, 1200W
600-3000 min-1, stufenlos einstellbar
Gewicht 2,6kg
Diamond Cut da Meguiars
Já agora, utilizando Amarela ou Boina de lã
Obrigado
Pois , sem querer ser dono da verdade pq isto só mesmo ao vivo, no speed 1 pouco ou nada faz, no 2 deve rondar as 900/1000 rpm e aqui sim já faz alguma coisa, mas tenta saber os niveis de velocidade.
A minha makita 9227cb a velocidade 1 são 600 rpms, a 2 900 rpms , a 3 1500 e o resto é para esquecer.
Começo na 1 para espalhar o produto ainda mais , depois vou para o 2 e rapidamente passo para mais 2 clicks ,1200-1400, o nivel 3 poucas vezes vou e qdo o faço os cuidados são triplicados ;)
Fica aqui um gráfico (http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?p=4893#post4893) com as velocidades aconselhadas tendo em conta a esponja e produto, com uma rotativa para polishes Meguiars
Velocidade é relativa ao tamanho da esponja, se usarem uma esponja de 8" as extremidades vão rodar mais rápido que uma de 6". Também depende do grau de rapidez do corte, e nunca esquecer que quanto maior a velocidade menor o espaço para erros ;)
Akeel abraço
É verdade.
Quando começo a polir, coloco um bocado de polish na esponja e espalho com a maquina desligada.
Depois como a polir com os movimentos que toda a gente sabe.
Passados 2-3 minutos o produto tá seco.
Limpa-se e volta-se a aplicar, ou continuo a polir?
Se continuar o facto de estar seco, a polidora remove o "pó".
Passados 2-3 minutos o produto tá seco.
Limpa-se e volta-se a aplicar, ou continuo a polir?
Se continuar o facto de estar seco, a polidora remove o "pó".
Tudo depende do produto/rotação/esponja utilizados e assim vai demorar ou não o tempo de vida útil do polish até ficar pó, caso seja menzerna é mais notório.
A optimum tem um tempo de vida útil de trabalho bastante superior por exemplo.
Quando o produto seca e a pelicula que é formada entre a pintura e a esponja, diminui ou fica perto de pó , é hora de reduzir as rpms e parar.
Limpas o excesso e voltas á carga se necessário.
Lembra-te sempre que se o polish desaparecer vais polir em seco, e os resultados podem ser irreparáveis.
Mas a melhor coisa é treinares com um capot usado, ou uma cobaia :rofl:
Akele abraço
Mas a melhor coisa é treinares com um capot usado, ou uma cobaia :rofl:
Procuram-se cobaias.......:D
Xpto2
O capot do teu honda dava uma bela cobaia :berlusca:
Akele abraço
Xpto2
O capot do teu honda dava uma bela cobaia :berlusca:
Akele abraço
:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
Por acaso até dava....
Deixa lá ver como fica aquilo da garantia e depois logo se vê!!!!!:thumb:
se for cobaia sem estragar ofereço o meu :)
quando digo cobaia é SEMPRE sem estragar :thumb:
quando digo cobaia é SEMPRE sem estragar :thumb:
Então tens o meu à disposição :thumb:
ok, temos de combinar isso qdo tiver agora um tempinho :berlusca:
Avisem quando isso acontecer :berlusca:
Eu gostava de estar presente para ver a "operação" in-loco!:thumb:
ok, temos de combinar isso qdo tiver agora um tempinho :berlusca:
:thumb:
vBulletin v4.0.5, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.