PDA

View Full Version : Duvida em relaçao a polimento...

Galvanise
13-04-2008, 12:02
Ola pessoal!

Estive a ver aqui uns manuais e umas dicas e fiquei com algumas duvidas...

Entao e assim...

Ao polir a pintura vai fazer com que ela se "gaste"?

Nao poderemos estar sempre a polir a pintura com medo de a estragar?

Eu nao percebi muito bem estes pontos... Alguem me poderia explicar?

chasdegua
13-04-2008, 12:42
o polimento desbasta a camada de verniz na ordem das dezenas de microns com máquina (1 micron = 10^-6 metros, ou seja 0.001milímetros)...
a tinta fica por baixo do verniz...
o verniz é um produto que protege a pintura... se desbastarmos demasiado essa camada estamos a expor mais a pintura...

acho que não me expliquei la muito bem LOL mas deu pa perceber?

Galvanise
13-04-2008, 12:44
Deu mais ou menos...

Entao isso quer dizer que nao poderemos polir muitas vezes a pintura... Certo?

chasdegua
13-04-2008, 13:06
Deu mais ou menos...

Entao isso quer dizer que nao poderemos polir muitas vezes a pintura... Certo?
exacto

Galvanise
13-04-2008, 13:20
Entao, em media, quantas vezes se deve polir um carro, na vida dele?

E em que situaçoes se deve polir?

chasdegua
13-04-2008, 14:48
Entao, em media, quantas vezes se deve polir um carro, na vida dele?

E em que situaçoes se deve polir?
antes de mais não há nada que diga que se deva polir um carro LOL...
os polimentos tornaram-se uma maneira de não estar a repintar um carro nocaso de danos pequenos como riscos pouco profundos, falta de brilho, etc.

e não existe um nº de vezes máximo que se possa polir uma pintura... cada pintura tem a sua dureza e a sua espessura, pelo que cada caso é um caso...

mas eu diria que um carro "normal" não deve aguentar com segurança mais de 2 polimentos completos...

cumps

Galvanise
13-04-2008, 16:33
antes de mais não há nada que diga que se deva polir um carro LOL...
os polimentos tornaram-se uma maneira de não estar a repintar um carro nocaso de danos pequenos como riscos pouco profundos, falta de brilho, etc.

e não existe um nº de vezes máximo que se possa polir uma pintura... cada pintura tem a sua dureza e a sua espessura, pelo que cada caso é um caso...

mas eu diria que um carro "normal" não deve aguentar com segurança mais de 2 polimentos completos...

cumps

Humm...

Assim ja se torna complicado!

O que sao para ti 2 polimentos completos?

Quantas vezes ja poliste o teu carro?

chasdegua
13-04-2008, 23:30
Humm...

Assim ja se torna complicado!

O que sao para ti 2 polimentos completos?

Quantas vezes ja poliste o teu carro?
eu não poli nenhuma vez a serio... o jetboy que foi quem o detalhou é que lhe pegou lume a serio LOL

epaah, essa sensibilidade que tanto procuras vem sobretudo com a experiencia... mais do que te expliquei até agora, não irá servir de muito...

mas por polimento completo considero uma boa fase de corte, intermedia e acabamento ;)

dá uma voltinha pelos tópicos do forum que vais aprendendo klkcoisa...

cumps ;)

Junglas
14-04-2008, 00:32
Ui, esta temática é delicada...

Um pintura de um carro "normal, ou seja, de produção em massa, tem de grosso modo cerca de 120um (120 x 10^-6um) de espessura. Dentro dessa espessura tens contabilizado os tratamentos anti-ferrugem, primário, tinta e verniz. O verniz é sem dúvida o que maior peso tem nesta contagem, o que deverá rondar algo na casa dos 75 - 80um.

Num polimento forte e feio, ou seja, com remoção de defeitos mais pronunciados, retiras de grosso modo 5-10 um, não contabilizando aqui nenhum processo de lixagem.

Em carros "normais" com a quantidade normal de swirls, consegures com 2 a 5 um retirar 95-98% da swirlada.

Isto quer dizer o quê?

Que basta um polimento a sério (de 3 fases) onde vais descascar 7,5um e depois anualmente fazer uma manutenção onde, se tudo correr bem e tiveres protegido a pintura com ceras, tenhas feito lavagem detalhísticamente correctas e não tenhas tido nenhum azar (aka riscos) retiras 1 a 2 um.

Portanto tens verniz essencialmente para uns... 15 - 20 anos. :P

chasdegua
14-04-2008, 09:14
pronto cá está uma resposta com bases mais científicas...

por acaso tinha a ideia que cada polimento (correcção completa de pintura) desbastasse mais que isso... mas ainda bem :) sobra mais verniz

cumps

Galvanise
14-04-2008, 13:59
Sendo assim fico mais esclarecido!!!

:D

Ja agora... Podiam me aconselhar alguns manuais para eu ver?

Eu vi alguns mas por conselho sera melhor!

cjfge
14-04-2008, 14:06
Referes-te apenas ao polimento ou ao detalhe em geral?:berlusca:

presumo que ja tenhas dado uma vista de olhos no manual basico do forum....é um bom começo...depois vai lendo atentamente os stickys do forum...pesquisa tambem por videos que encontras alguns...e qualquer duvida pergunta:thumb:

Kelevra
14-04-2008, 14:44
Isso dá para muito tempo pah :D

Galvanise
14-04-2008, 17:47
Muito obrigado por tudo! :god:

E isso mesmo que vou fazer! :thumb:

Galvanise
23-04-2008, 13:28
Referes-te apenas ao polimento ou ao detalhe em geral?:berlusca:

presumo que ja tenhas dado uma vista de olhos no manual basico do forum....é um bom começo...depois vai lendo atentamente os stickys do forum...pesquisa tambem por videos que encontras alguns...e qualquer duvida pergunta:thumb:

Eu ja li alguns manuais...

Ainda estou um pouco confuso mas com o tempo e a vossa ajuda vai la! :D