PDA

View Full Version : Guia Rápido para a lavagem segundo o método detalhístico

MLVtecpt
07-03-2008, 18:01
Material necessário:

• Balde duplo/2 baldes
• Luva de lavagem em pele de ovelha/Shmitt/luva de micro-fibras
• Champô de qualidade reconhecida (1Z, CG, Carlack, Duragloss)
• Toalha(s) Waffle Weave
• Esponja macia para as jantes
• Pincel médio devidamente isolado
• Escova ou acessório especifico para pneus

Começa-se por encher o balde duplo até meio. De um dos lados colocar a quantidade recomendada de champô, do outro mergulhar a luva. Encher o restante das duas metades do balde. Deixar a luva de molho para amolecer a pele.

Com a mangueira molha-se o carro, começando de cima para baixo. Se este estiver detalhado, cerca de 60/65% da sujidade sai imediatamente apenas com a água. Caso não o esteja, estimo que saia apenas cerca de 20/25%. Não insistir usando mais pressão. Isso apenas causará uma maior possibilidade de riscos e swirls.

Colocar a mão na luva, espremê-la e mergulhar na água com champô. Iniciar pelo tejadilho, preferencialmente com movimentos longitudinais (da frente para trás), sempre com a mínima pressão (o peso da mão chega e sobra).
Se estiver calor deverá o painel ser enxaguado de seguida. Em alturas mais frescas é possível lavar todo o carro primeiro e só depois enxaguar.

Passar para o capot, continuando com movimentos longitudinais, de seguida a mala. Ter o cuidado de enxaguar a luva na zona de água limpa a cada 2 passagens da luva pelo painel. Mergulhar a luva na água limpa, aproveitando para a massajar com a outra mão, para libertar a sujidade e passar novamente pela água com champô.

Carros muito sujos, em que a sujidade não saia à 1ª passagem, é preferível dar tantas passagens quanto necessário, lavando frequentemente a luva, do que insistir em esfregar ou aumentar a pressão sobre a pintura.

Continuar com os painéis laterais apenas até à altura do friso (metade superior das portas), sempre com o mesmo método. Apesar dos movimentos longitudinais serem recomendados (da frente para trás), também poderão ser utilizados movimentos transversais (de cima para baixo). Os movimentos circulares não são recomendados.

Lavar os guarda-lamas, sempre com cuidado nas zonas onde se poderá acumular lamas. Passar para os vidros, lavando bem junto às zonas onde a água se poderá acumular.

É agora altura de lavar os pára-choques, e as zonas abaixo do friso. Aqui é muito importante manter a luva o mais limpa possível. Se necessário, lavar a luva a cada passagem pelo painel. Não insistir, nem esfregar. É preferível lavar novamente a luva e fazer nova passagem pela zona, para remover a sujidade.

A esta altura a água já deverá estar bastante suja pelo que, se necessário, deverão trocar as águas do balde, tendo o cuidado de lavar bem o fundo do mesmo. Encher novamente o balde com champô e água limpa. Passar novamente nas zonas abaixo do friso para remover alguma sujidade que tenha subsistido.

É agora altura de enxaguar o carro. Sempre com pouca pressão enxaguar de cima para baixo, tendo o cuidado de verificar as zonas onde se poderá acumular água com champô (cantos das janelas, frisos, zona do bocal de combustível, etc.). Se possível usar a técnica do fio de água para enxaguar.

Secar o carro usando a toalha Waffle Weave, estendendo-a sobre a pintura e puxando-a pelas pontas em movimentos longitudinais. Nos painéis laterais poderão ser usados movimentos transversais. Usar outra toalha mais pequena ou dobrar a toalha, escolhendo uma zona menos húmida para retocar a secagem nas zonas mais propensas à acumulação de água.

É agora altura de cuidar das jantes e dos pneus. Mergulhar a esponja na água limpa para amolecer. Molhar as jantes, tendo sempre o cuidado dos discos e pastilhas já estarem frios, caso contrário podem empenar/vidrar.

Se as jantes estiverem detalhadas 75% do ferodo deverá sair sem dificuldade. Usando a esponja, lavar as jantes tendo em atenção os recantos onde poder-se-á acumular o ferodo. Em casos mais difíceis, usar o pincel nos recantos mais inacessíveis com a esponja.

Em caso de alcatrão mais agarrado, usar um cotonete juntamente com 1Z Acrysol para remover a sujidade. Não esquecer que a zona da jante onde foi usado o 1Z Acrysol deverá ser novamente selada.

Utilizando a escova é altura de lavar os pneus e as cavas (se acessíveis). Caso estejam muito sujos poder ser usado 1Z W99/CarStar em diluição segura para plásticos das cavas (1:8). Depois de bem lavados devem ser enxaguados e secos, tal como as jantes. Para um melhor aspecto poderão ser condicionados os pneus.

Aguardar 15 minutos para que os pneus absorvam o condicionador, e está pronto a rolar e a encantar o seu dono e quem o vê! Tudo isto, para um carro médio deverá demorar entre 1h/1h30m.

In MLVtecpt's mind :s6vhaha:

Junglas
07-03-2008, 18:03
:thumb: Nice post!

DrMad
07-03-2008, 20:18
:thumb: Excelent post!

(Junglas 0 - drmad 1)

ricardo pepe
07-03-2008, 20:55
Muito bom, especialmente para quem é novo nisto...(eu por exemplo)
Tenho um charuto novo(usado), belas dicas para eu puder por em pratica.
E bem que ele precisa:rolleyes:

Ra7or
07-03-2008, 21:38
Muito bom, tal como faço!!

O MV anda cá com uns posts, sim senhoras.
CUmps

chasdegua
07-03-2008, 22:06
eu pessoalmente costumo lavar os vidros (laterais, tectos, parabrisas frontal e traseiro...) ao mesmo tempo que os paineis laterais, tecto, capô e mala respectivamente...

as jantes e pneus, lavo sempre antes de lavar o carro apenas com agua, um pincel e wheel cleaner... a técnica da esponja só serve bem para jantes "fáceis" LOL

guardo para o fim (ja depois da secagem) os cromados da grelha, ponteiras, soleiras das portas e alguns detalhes que não tenham ficado bem (tipo marcas de agua em tempo de calor)

MLVtecpt
08-03-2008, 09:37
Muito bom, especialmente para quem é novo nisto...(eu por exemplo)
Tenho um charuto novo(usado), belas dicas para eu puder por em pratica.
E bem que ele precisa:rolleyes:

Foi precisamente porque nestes últimos tempos ter aparecido muita malta nova, que me lembrei de criar este post! :D

cjfge
08-03-2008, 11:35
Muy bueno:D

ricardo pepe
08-03-2008, 17:52
E sempre bom ter estes pequenos, mas bons guias para nos facilitarem a vida...
Até porque isto é muito mais do que lavar o carro à "mangueirada":thumb:

dJ
08-03-2008, 22:47
Mt bem visto!

O Frade
08-03-2008, 23:23
Excelente...muito esclarecedor....:thumb:

Bastante melhor que o Manual Básico...:n4pclapping:

MLVT e pra quando um sobre descontaminação, um sobre polimento manual, um sobre selagem e um sobre enceramento.:drool::berlusca: - a comunidade rookie agradece....

Já agora... (perdoem não fiz procura)

A luva em movimentos circulares pode swirlarr? O que vos diz a experiência?

Eu na minha santa inocência de rookie, creio que se a luva for "lavada" com frequência não tem motivos de swirlar....mas gostava de ouvir mais opiniões...

Junglas
09-03-2008, 09:54
A luva em movimentos circulares pode swirlarr? O que vos diz a experiência?

Eu na minha santa inocência de rookie, creio que se a luva for "lavada" com frequência não tem motivos de swirlar....mas gostava de ouvir mais opiniões...

Claro que pode... Se usares a parte com rede em vez da parte que tem pêlo... Ou se tiveres a luva absolutamente imunda... Agora criar swirls por lavares em movimentos circulares??? É que não tem NADA a ver...

chasdegua
09-03-2008, 20:33
os swirls têm uma aparencia de riscos circulares por serem muitos (acho eu LOL)

Junglas, queres explicar melhor porque vemos circulos e não quadrados? :D

Racer
09-03-2008, 21:17
os swirls têm uma aparencia de riscos circulares por serem muitos (acho eu LOL)

Junglas, queres explicar melhor porque vemos circulos e não quadrados? :D

Procura por swirls que ves a explicação, existem posts elaborados nesse sentido :berlusca:

chasdegua
09-03-2008, 23:45
Procura por swirls que ves a explicação, existem posts elaborados nesse sentido :berlusca:

ohh, mas eu sou preguiçoso e gosto das explicações do Junglas :rofl::rofl::rofl:

Junglas
09-03-2008, 23:59
ohh, mas eu sou preguiçoso e gosto das explicações do Junglas :rofl::rofl::rofl:

O post foi feito por esse gajo... chama-se "Swirls : O que são? "

chasdegua
10-03-2008, 11:21
O post foi feito por esse gajo... chama-se "Swirls : O que são? "
prooonto! jà pesquisei e jà encontrei o que procurava LOL

FreeWarrior
14-10-2008, 12:26
Excelente post para rookies como eu.

E pensava eu que água com muita pressão é que tirava a sujidade...

A máquina de pressão vai ficar para lavar os muros lá de casa. :D

cjfge
14-10-2008, 13:03

Como tu muita gente, vêm aquela sujidade agarrada á pintura e chegam a maquina tão perto que até tinta arrancam, já para nao falar daqueles que tiram os mosquitos com esfregão, unhas...:1018: :smilie_nono:

Junglas
14-10-2008, 20:07

Pode dar jeito, para molhar e enxaguar o carro, desde que estejas a uma distância que te permita que a água não atinja a pintura com pressão...

oxide
16-03-2011, 22:51
um grande obrigado e os meus parabéns por este grandioso post..
Muito obrigado por esta explicação pois fazia tudo ao contrario ehhehe
cumprimentos

zinna1
29-03-2011, 19:37
Bem é o 1 post que leio, e posso dizer que tenho feito muitas asneiras, não como o lavagem é feita , mas nos movimentos:badmood:
pelo menos aprendi algo:thumb: