PDA

View Full Version : [How-To] Lavagem de Luvas em pelo de ovelha 100% natural

DrMad
09-02-2006, 15:21
Material Necessário:

Luva (suja)
Torneira de Água
Bacia
Sabão azul

Procedimentos:

1. Molhar a luva. Colocar sabão em toda a superfície que está suja.

2. Esfregar suavemente de modo a retirar a sujidade. Usar a bacia como ponto de apoio para esfregar. Passar abundantemente por água. Repetir a operação caso necessário.

3. Virar cuidadosamente a luva do avesso e coloca-la a secar, de preferência em local que não apanhe sol directamente. A luva demora entre 48 a 72 horas a secar totalmente.

MLVtecpt
09-02-2006, 15:37
Eu em vez do sabão azul, uso o detergente para as mãos, o anti-bacteriano (transparente), pois não tem perfume e é extremamente suave, fazendo uma espuma cremosa!

E não costumo voltar do avesso a luva, mas deixo-a a secar mais tempo para que o interior também seque...é que virá-la novamente depois de seca, fez-me um bocado de confusão, pois parecia que a pele ia gretar :z4dwink:

DrMad
09-02-2006, 18:09
De facto há várias maneiras de lavar os acessórios no entanto só quis colocar uma das maneiras mais faceis de lavar os varios acessórios em segurança e preservar o aspecto original tanto quanto possivel.

Por exemplo, nas esponjas os fabricantes aconselham shampoo auto mas eu pessoalmente acho muito complicado remover os restos de polish com o shampoo preferindo de longe usar um sabão azul (ou de qualquer cor). :thumb:

lp_arede
09-02-2006, 19:07
No meu caso uso detergente da louça à base de sabão natural (marca LIDL, sai baratinho :g5cgrin:).

Haverá inconveniente nisto?

JeTBoy
09-02-2006, 19:42
No meu caso uso detergente da louça à base de sabão natural (marca LIDL, sai baratinho :g5cgrin:).

Haverá inconveniente nisto?

Não vejo inconviniente algum, desde que não tenha amaciadores e produtos semelhantes.
Eu também lavo a minha com detergente da louça, tipo SuperPop e afins. Excelentes resultados, ainda mantenho as 2 luvas que comprei originalmente em 2004, como novas :thumb:

PS: Também a viro do avesso para secar:g5cgrin:

DrMad
09-02-2006, 20:07
Editei o post apenas para aconselhar a que não a ponham a secar num local abrigado do sol.

A luva demora cerca de 48/72 horas a secar totalmente.

Tal como o JeTBoy disse não há qq problema em lavar com esse detergente desde que não apliquem amaciadores ou lixivias na lavagem..

(Escondam o material do detalhe das empregadas domésticas. :P )

Braz
22-02-2006, 18:19
Virar cuidadosamente a luva do avesso e coloca-la a secar...

Já ouvi dizer que ao virá-la do avesso pode danificar a luva a médio-prazo...:confused:

DrMad
22-02-2006, 19:17
Desde que a luva não apanhe sol directamente dura muito tempo. ;)

A luva do jetboy foi sempre lavada desse modo e ainda conserva (quase todas) as propriedades iniciais. Já tem 2 anitos...

Kelevra
22-02-2006, 20:46
Eh pah eu tenho medo de virar a minha do avesso... é um pouco complicado e parece que se vai romper .... ou seja fica quase 1 semana pendurada :D

JFer
09-03-2007, 11:06
Pode-se meter a secar na máquina de secar roupa???

lp_arede
09-03-2007, 11:14

É capaz de não ser nada recomendável. ;)

MLVtecpt
09-03-2007, 13:42

Se quiseres que a pele fique toda quebradiça e o pelo comece a cair todo...podes :s6vhaha:

;)

Gustavo.Almeida
09-03-2007, 15:48
Que é como quem diz: ah e tal... não! :D

Tenta que ela fique numa posição que não fique em esforço. Em cima de um estendal, se não tiver aberturas muito grandes. Nunca a deixei pendurada a secar por receio que aquela "pega" venha a ceder.
:thumb:

PAPY
09-03-2007, 20:01
eu lavo-a sempre mto bem com agua quente e sabão, e dps deixo-a a secar, como explicar, tao a ver akeles coisos compridos onde se pendura as toalhas da casa de banho? eu enfio a luva num e ela fica direitinha a secar :D:thumb: espero ter sio explicito :D

Josemapiro
26-05-2007, 10:19
Eu ainda não tenho experiencia para falar do assunto mas pareceu-me que a ideia inicial do drmad de virar luva do avesso e coloca-la a secar bastante boa porque também tem a vantagem de não estar exposta as poeiras que possam andar no ar enquanto seca.
Quanto a outra questão que MLVtecpt coloca em voltar a virar a luva com ela seca eu sugeria o seguinte não a vire enquanto não necessitar dela quando for para fazer a lavagem do carro como a luva vai ser molhada de qualquer maneira molha a luva e vira em principio esta pronta a funcionar.
A minha duvida em relação a este processo e se por a luva estar tanto tempo virada do avesso se prejudicara o pelo da luva.

Um abraço

Jose Manuel

lp_arede
26-05-2007, 11:27
Eu ainda não tenho experiencia para falar do assunto mas pareceu-me que a ideia inicial do drmad de virar luva do avesso e coloca-la a secar bastante boa porque também tem a vantagem de não estar exposta as poeiras que possam andar no ar enquanto seca.
Quanto a outra questão que MLVtecpt coloca em voltar a virar a luva com ela seca eu sugeria o seguinte não a vire enquanto não necessitar dela quando for para fazer a lavagem do carro como a luva vai ser molhada de qualquer maneira molha a luva e vira em principio esta pronta a funcionar.
A minha duvida em relação a este processo e se por a luva estar tanto tempo virada do avesso se prejudicara o pelo da luva.

Quando viramos a luva do avesso para secar, penso que não haja problemas, pois ela está molhada e bastante maleável.

Já para o processo inverso, o método que referiste está bem pensado. :thumb:

Nunca me tinha ocorrido. Quando usava luva, eu virava-a para o lado certo quando ela estava já meio húmida e ainda um pouco maleável.

Talludo
04-06-2007, 20:39
Pois eu, si a luva (guante) non esta sucia simplemente aclaroa con auga (xa foi lavada mentras lavaba o coche) e despois colocoa nunha das toallas WW para levala para a casa. Cando a vou tender, dentro da casa, está bastante seca e so teño cuidado de que as paredes interiores do guante non esteñan en contacto, así hasta que seca, poden ser tranquilamente esas 72 horas.

ccp
23-06-2007, 22:33
Pode-se lavar a luva usando sabão em pó?? dos que se lava roupa em geral?

PAPY
23-06-2007, 23:43
acho k nao e mto aconselhavel :rolleyes:

PS: tu por acaso nao andas tb no AudiPT? :D

ccp
24-06-2007, 00:29
acho k nao e mto aconselhavel :rolleyes:

PS: tu por acaso nao andas tb no AudiPT? :D
Yes, ia dizer a mesma coisa de ti....:rofl::rofl::rofl:

PAPY
24-06-2007, 11:47
como o mundo é pequeno :D

Junglas
25-06-2007, 09:42
como o mundo é pequeno :D

E o offtopic é grande!

PAPY
25-06-2007, 13:00
LOL, sorry mate :D

ccp
26-06-2007, 01:27
Surgiu-me outra dúvida, a minha luva quando nova tinha os pelos bem lisinhos e bonitos, agora depois da primeira lavagem está mais parecida com os cabelos do Ronaldinho, tipo assim vejamhttp://img529.imageshack.us/img529/3658/cabelolt5.jpg :eek:, isto é normal????

Mondego
16-01-2009, 23:48
e caso tenha se de usar antes de secar! n há problema ?

O Frade
17-01-2009, 00:02
não...

o cuidado com a luva é lavar sempre MUITO MUITO bem depois de usar,

pra retirar contaminações e restos de shampõ...

Mondego
17-01-2009, 00:25
estou falar no sentido de usamos, lavamos, e pomos a secar! mas isso demora imenso tempo a secar! mesmo que tenha passado duas horas de termos posto a secar. podemos usa-la a vontade ?

O Frade
17-01-2009, 10:31
estou falar no sentido de usamos, lavamos, e pomos a secar! mas isso demora imenso tempo a secar! mesmo que tenha passado duas horas de termos posto a secar. podemos usa-la a vontade ?

Sim pode usar, já t tinha respondido...

e caso tenha se de usar antes de secar! n há problema ?

Não,....(entenda-se não há problema)

Mondego
17-01-2009, 14:13
eu n entendi bem. e receei que tivesse sido mal entendido.

pensei que tivesses percebido usa-la passado algum tempo sem a lavar! :)

e daí o não :)

abraço.

O Frade
17-01-2009, 15:54
eu n entendi bem. e receei que tivesse sido mal entendido.

pensei que tivesses percebido usa-la passado algum tempo sem a lavar! :)

e daí o não :)

abraço.

sem stress, eu tb podia ter sido mais explicito:berlusca:

Antonio Cordeiro
02-03-2009, 21:32
A minha luva pele de ovelha estará a fazer 2 anos e já há alguns meses que está cortada e os pelos da parte dos dedos há muito que estão rijos, agarrados uns aos outro fazendo pequenos gromos.

A pele interior, depois de seca ..ficava rija para caraças.

Depois de ler este post já vi que fiz um disparate ...secava sempre ao sol!

Quanto a lavagem, apenas a passava com a água da mangueira com ligeira pressão, até ver que já não saia champoo, no final de cada lavagem.

Qual a maneira de voltar a ter os pelos soltos e sedosos? Estou a pensar já na nova luva ...por acaso, não sei não vou experimentar a Schmitt.

rdig1984
03-03-2009, 09:03
2 anos?? Não pensava que essas luvas durassem tanto tempo!! Mesmo sem os cuidados necessários!!

Mas aqui é tudo ao pormenor a la detalhe!! É bom muito bom!!

Jaime Barroco
07-03-2009, 19:44
Aconselho a secarem muito bem a luva. A minha, com 7 meses, rasgou pelas costuras.:(
Na próxima, penso em secá-la com um secador de cabelo, para o interior ficar sequinho

MLVtecpt
07-03-2009, 19:52
Deixo aqui um truque...lavem-na bem, virem-na do avesso e deixem-na secar assim...

Quando for para ser novamente usada, mergulhem-na ainda do avesso e quanto estiver mole, então virem-na do direito para ser usada :D

O Frade
07-03-2009, 20:14
Deixo aqui um truque...lavem-na bem, virem-na do avesso e deixem-na secar assim...

Quando for para ser novamente usada, mergulhem-na ainda do avesso e quanto estiver mole, então virem-na do direito para ser usada :D

Ò MLV...isso dá com todas as luvas? e as que têm um o dedo "Polgar"?

A minha, não é virada às avessas... seca pendurada na vertical à sombra...

MLVtecpt
07-03-2009, 20:24
Ò MLV...isso dá com todas as luvas? e as que têm um o dedo "Polgar"?

A minha, não é virada às avessas... seca pendurada na vertical à sombra...

Com as de polegar não deve dar...mas como as de rede não têm polegar... ;)

O Frade
07-03-2009, 23:00
Com as de polegar não deve dar...mas como as de rede não têm polegar... ;)

pois....hehhehe

GOLFII
28-03-2009, 10:47
Bom dia pretendia saber qual é a luva melhor a com muito pêlo ou uma com menos pêlo:idea:?
Obrigado!

rdig1984
28-03-2009, 11:07
Bom dia pretendia saber qual é a luva melhor a com muito pêlo ou uma com menos pêlo:idea:?
Obrigado!
Não tenho a certeza porque ainda não experimentei mas acredito que seja melhor com mais pelos!!!

GOLFII
31-03-2009, 15:43
Mais uma dúvida sobre a manutenção da luva:
- quando lavam a luva com sabão azul, esta lavagem é apenas exterior ou lavam também o interior da mesma (já que o interior é em pele):idea:?
Um abraçocool:.

Junglas
31-03-2009, 15:44
Só costumo lavar o exterior, já que é esse que fica com a sujidade que antes estava agarrada á pintura...