PDA

View Full Version : [AJUDA] como fazer com kit de retoques a um arranhão num carro

yamaha
27-02-2007, 21:12
boas

alguem me pode ajudar como se faz

eu tenho que retocar um choques cá de casa

já o limpei e retoquei com tinta de retoques certo para pintura :)

deixei o secar, agora a minha duvida é depois de retocar com a tinta

passamos lixa fina para alisar e depois aplicar o verniz ?

se sim com lixa 2000 ou 4000 ?

ajudem me para eu acabar o trabalho :thumb:

thankls

JoaoJacto
27-02-2007, 21:38
Eu uma vez fiz assim.

Enchi o risco com tinta de retoques e esperei umas boas horas para secar , depois apliquei o verniz e deixei secar ... So passados uns dias é que lixei com lixa 4000 para nivelar o risco.

Sempre ficou melhor do que estava ... ;)

ps:Ja me esquecia...usei um palito para "pintar"

yamaha
27-02-2007, 21:51
Boas

thanks ;)

eu já vi que utilizam lixa 2000 :)

mas exprimento com 4000 e depois 2000 ;)

obrigado JJ :D

JoaoJacto
27-02-2007, 21:57
Boas

thanks ;)

eu já vi que utilizam lixa 2000 :)

mas exprimento com 4000 e depois 2000 ;)

obrigado JJ :D

Tambem ja vi varias vezes ser usado a lixa 2000,eu so nao a usei porque nao tinha,mas tambem a unica vantagem que iria ter era conseguir nivelar mais rapidamente,porque com a 4000 tive que dar mais ao braço :s6vhaha:

mr.F
28-02-2007, 00:56
Um conselho: não te entusiasmes. Se não ficar a 100% é melhor do que nada. Bem sei do que falo. :badmood: .

Junglas
28-02-2007, 09:35
Um conselho: não te entusiasmes. Se não ficar a 100% é melhor do que nada. Bem sei do que falo. :badmood: .

Tell me about it! :1018:

E só para chatear, a tonalidade de cinza que veio no kit é ligeiramente diferente da tonalidade real do carro. Isso aliado ao facto de se ter ficado a notar a altura de verniz anterior, mesmo estando tudo nivelado ao toque, deixou-me piurso! :1018: Mas sempre ficou melhor do que estava....

[PM]
28-02-2007, 14:09
E onde é que vocês conseguem arranjar o verniz e tinta? Especialmente o verniz.

Eu tenho aqui uma garrafinha de verniz em casa que me arranjaram da mercedes, mas aquilo não secava no carro, ficava sempre mole e não dava para lixar e muito menos polir.
Não sei se era do facto de não ser o verniz apropriado, ou se era por estar a fazer no Verão num local quente. Mas uma das vezes deixei a secar longas horas e nada. Um bocado de No Tar e saia por completo, nem era preciso No Tar, água chegava.

yamaha
28-02-2007, 14:42
comprei no station marche, é da Motip :)

ambos :)

mr.F
28-02-2007, 18:54
PM, comprei na Toyota. Mostras a referencia da cor (ou pedes para verem no carro) e eles mandam vir o kit verniz + tinta. Aí tens menos hipóteses de te aconteça o mesmo que o Junglas.

Mas também podes arranjar a tinta em qualquer loja de materiais para industria automóvel. O sistema é o mesmo que na marca, mas eles fazem as cores na hora. Verificam no programa das tintas que são representantes (Dupon, De Beer) e fazem a tinta de acordo com a quantidade que desejas. Mas como cada marca utiliza pigmentos diferentes, o resultado pode não ser o melhor, tenho que proceder manualmente a algumas alteração para poder chegar à tonalidade pretendida.

Junglas
28-02-2007, 21:17
PM, comprei na Toyota. Mostras a referencia da cor (ou pedes para verem no carro) e eles mandam vir o kit verniz + tinta. Aí tens menos hipóteses de te aconteça o mesmo que o Junglas.

Por incrível que pareça, ó Kit d eretoques veio da própria Mercedes-Benz que o encomendou atrav´se do número de chassis. O carro há um ano atrás sofreu um acidente e ambos os guarda-lamas + capot foram pintados. E o trabalho até nem ficou nada mau, se tivermos em conta que foi uma pintura no concessionário. Tanto o flake como a tonalidade foram perfeitamente iguais. Já neste kit que mandei vir a conversa é diferente... Mais valia ter ido a uma casa de tintas aqui perto que eles afinavam a côr certinha... :1018:

Gp-Gtc
28-02-2007, 21:25
Boas!

Desculpem a pergunta, mas passa-se o seguinte:
Deram-me uma raspadela no pára choques traseiro, tirando uma lasca de tinta.
Tenho o Kit de retoques da marca, com a côr exacta, e já dei no local uma pincelada.
Agora a pergunta:
Se der o verniz por cima da tinta e depois der com a lixa, posso depois polir á mão sem problemas, e aquilo fica bem, ou é melhor tar quieto e deixar a coisa para os entendidos?
Se sim, qual a melhor lixa a usar e qual o polish indicado?

Desculpem o testamento, mas o carro tem 3 meses e eu não queria piorar as coisas...

Obrigado e um abraço a todos!

tjose
05-03-2007, 17:06
Depois de lixar convém que pulas com máquina, à mão é complicado eliminar todas as marcas que a lixa deixa...

Gp-Gtc
05-03-2007, 19:51
Pois..., já vi que é melhor deixar com os prós...lol cool: