PDA

View Full Version : Esponjas - Graus de abrasividade

Racer
08-02-2006, 20:36
Boas

Conforme os fabricantes de esponjas de polir assim surgem as cores, a the Edge Pads tem uma esponja preta que é de corte máximo na escala deles, e por exemplo a Lake Country a preta é de super acabamento :g5cgrin:

Sendo assim vou referir o normal , as excepções eu indico.

Pele de ovelha - uma das mais abrasivas que existem , a Menzerna tem uma esponja destas pequena com furo no meio, o ideal para pinturas muito maltratadas e com elevado grau de oxidação, embora se possa usar em pinturas menos más mas com polish menos abrasivo.

Amarela - Esponja de corte médio , para swirls médios e moderados

Laranja - Esponja 2 em 1, tem um poder de corte maior que a verde e com as caracteristicas de polimento.

Verde/Branca - Esponja de polimento , para pequenas correcções na pintura.

Azul - Esponja de acabamento , serve para usar um polish fino e deixa um acabamento pronto a ser encerado.

Preta/Cinza escura - Esponja de acabamento Ultra fino, é o ideal para aplicar ceras liquidas e selantes.

Excepções :
Preta - Esponja de corte máximo nas Edge Pads http://www.edgepads.com/images/e2kFoam_Texture_Black.jpg

Branca Esponja de acabamento ultra fino da Edge Padshttp://www.edgepads.com/images/e2kFoam_Texture_White.jpg

Branca - Esponja de polimento da Lake Country

Em termos gerais o grau de abrasividade das esponjas é este :

Pele de ovelha - +5
Preta ( edge) - 5
Amarela - 4
Laranja - 3
Verde/Branca - 2
Azul - 1
Preta/Cinza - 0

Quando falo aqui do poder de corte, significa da capacidade das esponjas ser maior ou menor consoante a sua composição.
Esta escala dá uma ideia do grau de corte ou não das esponjas, existem mais esponjas e mais fabricante, mas as usuais são estas.
Conforme forem surgindo novas opções vamos actualizando o tópico :z4dwink:

Akele abraço

Kelevra
08-02-2006, 21:58
É sempre bom ter estas infos à mão!! Merci Racer :042:

silveraudi
09-02-2006, 12:49
aqui está um fantástico post ! :thumb:

MLVtecpt
09-02-2006, 14:56
Fica aqui o link (http://www.dano.pocketrubbish.com/detailing/productchart.htm) para um gráfico com a escala de abrasividade de polishes e esponjas :thumb:

Racer
09-02-2006, 15:14
Mlvtecpt

Grande achega ao post :idea:

Akele abraço

AVGomes
07-03-2006, 18:40
Bastante informativo :thumb:

Junglas
16-04-2006, 03:34
E já serviu para dissipar umas dúvidas... Eu que estava convencido que a laranja tinha mais poder de corte que a amarela... Já vi que estava redondamente enganado!

Mais um excelente post!

[PM]
16-04-2006, 11:32
A esponja em pele de ovelha da Menzerna apenas serve para rotativa?
Ou também dá para usar na PC?

Kelevra
16-04-2006, 12:40
[PM]

Na PC não ias obter grandes resultados, logo é quase exclusiva para a rotativa ;)

Racer
16-04-2006, 23:48
Correcto , com a PC consegues resultados mas não chegam nem de perto aos da Rotativa :thumb:

MegaCC
28-04-2006, 11:54
bom dia

hoje chegaram-me as maos as esponjas lake country, como estou habituado a classificação das propol gostaria que me explicassem o k significam as suas cores? tenha a laranja, branca e preta.

como eu tinha requesitado as propel advanced por favor comparem a qualidade destas com as lake country? (tinha encomendado laranja, verde e azul)

irao ser usados os seguintes polish 1Z pp e menzena ff (85rd).

a lake country tem alguma correspendente a azul da propel?

como diferenciamos as duas gamas da lake country?

obrigado e cumps

FiLi
28-04-2006, 12:03
A laranja que tens equivale as laranjas normais, ou seja, a tal 2 em 1 k se situa entre a amarela e a verde. A que tens actualmente brance é de polimento, ou seja, equivalente as verde da propel, seja advanced ou não. A preta equivale tanto a preta como perto da azul das propel. Basta pegares nelas e com leves apertos começas a conseguir distinguir as que são de corte, polimento e de finalização. Experimenta após visualização das memas e com o tacto, de fazer o mesmo de olhos fechados e vê se acertas :D

Ainda não testei as lake country, embora já as tenha, mas mal teste poderei comentar face as habituais propel de 7" k usava.

Não tenho nada contra, mas pk a mistura de polishes de marcas diferentes, alguma razão especial ?

A preta da lake pode ser usada como se a azul da propel se tratasse como referi acima :)

As que tens da lake são de 6" ?

Racer
28-04-2006, 12:23
A parte técnica foi explicada , e neste momento as minhas favoritas sao as advanced propel e as da LC.

As da LC sao ainda mais densas , causando um pouco mais de vibracao com o uso da pc , isto em relaçao as Propel adv.

De resto sao muito compativeis, a única coisa que parece ser diferente é mesmo o nivel de corte das amarelas , mas isso é uma coisa que vou testar mais pq pode ter sido impressao minha. :rolleyes:

Recomendo vivamente qualquer uma delas, a preta é mesmo para aplicaçoes de glazes , ceras ,selantes ja que nao tem poder de corte praticamente nenhum.

a lake country tem alguma correspendente a azul da propel?

Sim , na mesma cor

irao ser usados os seguintes polish 1Z pp e menzena ff (85rd).

É uma excelente combo mas se puderes usar o IP em vez do PP vais ter melhoria, ou mesmo o PO85U :thumb:

Akele abraço

MegaCC
28-04-2006, 12:25
ola fili

tenho uma dw443 e é disco de velcro de 6"

as lc sao 6.5" com velcro de 6".

a mistura de polish esta relacionado com o que me disseram, que o corte medio nao necessitava de ser topo pois as camadas de polish seguintes iriam remover em grande parte este, dai a opção de menzena no final e ainda penso em adquirir o 3m perfect it III o de super acabamento.

cumps

Racer
28-04-2006, 18:26
a mistura de polish esta relacionado com o que me disseram, que o corte medio nao necessitava de ser topo pois as camadas de polish seguintes iriam remover em grande parte este, dai a opção de menzena no final e ainda penso em adquirir o 3m perfect it III o de super acabamento.

Pelo que dizes penso que foste mal informado , e explico o meu ponto de vista.
Nada retira o IP , é um polish de corte e brilho médio (3,5 ) e ( 3) respectivamente, ele actua fisicamente e não deixa residuos nenhuns, o que vier a seguir fica por si só ;)

Bem como o resto da linha da Menzerna....agora a vantagem da 1Z é ter fillers e esconder , em vez de tirar , mas não tem nem de perto o poder de corte, brilho, nitidez , enfim acabamento da Menzerna :thumb:

[PM]
28-04-2006, 18:40
Bem como o resto da linha da Menzerna....agora a vantagem da 1Z é ter fillers e esconder , em vez de tirar , mas não tem nem de perto o poder de corte, brilho, nitidez , enfim acabamento da Menzerna :thumb:

Já agora aproveito para colocar aqui uma questão. Quais os melhores polish de acabamento em termos de fillers.
Ou seja, os que têm este poder em maior ou menor quantidade.
:rolleyes:

Junglas
28-04-2006, 18:54
Acho que se usares PP - MP como polishes (que já de si contêm fillers) e depois deres uma camadinha de PWC como selante/base para aplicar cera, deves conseguir "algum" poder de preenchimento.

Na minha opinião, e caso tenhas riscos/swirls muito pouco profundos, é preferível removê-los com o material da menzerna do que escondê-los com outros polishes. É uma questão de tempo até voltarem a ser visíveis.

Claro que em coisas mais fundas, venham de lá os fillers!

Racer
28-04-2006, 19:01
']Já agora aproveito para colocar aqui uma questão. Quais os melhores polish de acabamento em termos de fillers.
Ou seja, os que têm este poder em maior ou menor quantidade.
:rolleyes:

Isso é matéria para um tópico inteiro mas a linha da Menzerna não esconde nada , apenas remove :D .
Depois disso ou das glaze mais cera, ou cera, ou o que quiseres...Its ur call :berlusca:

FiLi
28-04-2006, 19:12
Menzerna power :god: :god: continua a ser de topo ;)

Bom fim de semana e feriado a todos :thumb:

MegaCC
28-04-2006, 19:20
pelo que ja andei a peskisar a menzena nao tem nos foruns portugueses o de super acabamento, ou seja, corte 0 e brilho 5. onde o poderei comprar?

ja tou a ver que ja fiz ma opção em adquirir o 1Z pp....:(, tive mto tentado a comprar gama completa da menzena mas tb me disseram que menzena é mais dificil de trabalha-la...

cumps

[PM]
28-04-2006, 19:27
pelo que ja andei a peskisar a menzena nao tem nos foruns portugueses o de super acabamento, ou seja, corte 0 e brilho 5. onde o poderei comprar?

ja tou a ver que ja fiz ma opção em adquirir o 1Z pp....:(, tive mto tentado a comprar gama completa da menzena mas tb me disseram que menzena é mais dificil de trabalha-la...

cumps

Eu acho que fizeste bem em comprar o 1Z PP. É do melhor para começar.

[PM]
28-04-2006, 19:40
Isso é matéria para um tópico inteiro mas a linha da Menzerna não esconde nada , apenas remove :D .
Depois disso ou das glaze mais cera, ou cera, ou o que quiseres...Its ur call :berlusca:

Criei então, um tópico para o efeito, aqui (http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?p=9307#post9307).

Racer
28-04-2006, 19:42

cumps

Megacc

Estás bem lançado e testa isso que fica excelente , e duvido que o teu carro sequer precise já de IP...o PO85U deve ser o suficiente, mas isso ao vivo é que sabemos.

O PO85RD é o acabamento final , BRUTAL , e tem brilho 5 e corte 1,5 na escala da menzerna, posso dizer que trabalhar com Menzerna não é nada dificil , muitas vezes dizem isso pq nunca trabalharam e apenas ouviram...:rolleyes:

Vai começando a detalhar o CC que quero ver isso , com um SUPER acabamento. :drool:

IP ( verde ) +FF ( azul ) + Nattys Blue e tu cais para o lado quando acabares
:drool: :drool:

MegaCC
28-04-2006, 20:43
provavelmente nao precisa de ip...

o 1Z pp é que nivel de corte e brilho tem?

ja agora tb posso optar por verde (lc Branca) e Menzena FF e depois azul( preta lc) tb com menzena FF? daria um resultado positivo?

o meu cc ainda nao vai ser vitima!!!

para ja é o opel corsa a branco que vai servir de treino...

comps

Racer
28-04-2006, 20:58
o 1Z PP anda ao nivel do corte do IP , mas nao corta como ele ;)

Verde com FF dá mesmo para carros quase swirl free, faz muito pouco...eu no Modena tentei isso e nao deu nada :( .

O corsa deve tar bem swirlado certo?????

Mostra fotos sff ou pelo menos descreve , que ajudo-te num setup ( teórico ).

Akeel abraço e FORÇAAAAAAAAAAAAAAA :thumb:

MegaCC
29-04-2006, 09:36
tenho bastantes fotos do corsa. para teres uma ideia ele é carro de campo... ele foi lavado por mim qdo era chavalo com esfregao verde de lavar a loiça..., nunca foi pintado e tem quase 20 anos e 35000km.

qdo tiver tempo ponho aki as fotos.

em casa do jlusitano fizemos uma demo com verde e pouco fez e passados para pad laranja e ja fez efeito, em principio é esta a usar.

ele é de cor branca, algum produto que realçe mais esta cor?

conheçem a marca farecla?

cumps

JoaoJacto
14-07-2006, 00:45
Pessoal agora ao ler este post fiquei com uma duvida.

O Racer num post "aqui pra tras" diz que a esponja preta da LC corresponde á esponja indicada para aplicar Glanz´s,selantes e ceras liquidas,mas nao será a azul da LC para este fim?pela descriçao apresentada na loja online pareceume.

Tou enganado ?

Racer
14-07-2006, 00:51
Pessoal agora ao ler este post fiquei com uma duvida.

O Racer num post "aqui pra tras" diz que a esponja preta da LC corresponde á esponja indicada para aplicar Glanz´s,selantes e ceras liquidas,mas nao será a azul da LC para este fim?pela descriçao apresentada na loja online pareceume.

Tou enganado ?

A preta da LC é de super acabamento , nem capacidade abrasiva tem e é mesmo para aplicar ceras, selantes, etc

A azul é de acabamento com leve abrasividade , para polishes de acabamento muito finos, tipo 85RD :thumb:

A Farecla é uma marca muito boa , e tem esponjas excelentes mas sao carissimas :badmood:

Akele abraço

JoaoJacto
14-07-2006, 01:02
Pela descriçao da Loja parece bem ao contrario,da la uma olhadela e vê se quem nao conhece nao cai em erro com eu.
Mas esta duvida surgiu-me ao usar PO85U com a esponja preta e nao notar nada de diferente no acabamento,bem que podia tar la o dia todo a dar fogo á peça,LOL

Junglas
14-07-2006, 01:18
JoaoJacto, mas o facto de não notares a olho nú, não quer dizer que não esteja a acontecer nada. No fim da passagem com preta e FF, passa um pano de MF. Deixa ao lado um painel onde tens dado o setup anterior. Vais ver que o MF desliza bastante mais no painel que levou com preta e PO85U. ;)

O teu "problema" não é o polish... é a côr do carro! É uma côr ingrata para trabalhar. Em primeiro lugar porque oculta imenso os swirls, depois porque não consegues facilmente ver diferenças...

JoaoJacto
14-07-2006, 01:29
É isso mesmo que acontece Junglas,a olho nu as diferenca nao sao notorias,mesmo comparando com um painel ja tratado,a unica coisa é mesmo a suavidade que a pintura manda ao toque,isso ja tinha reparado,mas foi apenas isso,quanto aos swirl´s ja achei uma boa maneira de os caçar,assim que limpei a "tralha" toda que o carro tinha em cima era so vê-los a aparecer,infelizmente...

MLVtecpt
14-07-2006, 09:23
Pela descriçao da Loja parece bem ao contrario,da la uma olhadela e vê se quem nao conhece nao cai em erro com eu.
Mas esta duvida surgiu-me ao usar PO85U com a esponja preta e nao notar nada de diferente no acabamento,bem que podia tar la o dia todo a dar fogo á peça,LOL

Concordo com o João...a descrição na loja induz em erro quem não conhece...:rolleyes:

Drmad muda lá isso para super-acabamento ;)

yamaha
14-07-2006, 10:26
Exacto, as cores claras, nota se menos as diferenças :p

Agora as Cores escuras, ai nota se bem :D

Junglas
25-06-2007, 15:13
Bump. Está na altura de actualizar o post com as novas adições da Lake County, as CCS.

Onibas
25-06-2007, 19:17
Pegando no tema, estou com uma dúvida em relação à abrasividade de 2 esponjas edge 2000. No site da edge do menos para o mais abrasivo vem a laranja e depois a verde. Mas na loja a descrição é a oposta. Em que é que ficamos? :rolleyes:

DrMad
25-06-2007, 20:25
Pegando no tema, estou com uma dúvida em relação à abrasividade de 2 esponjas edge 2000. No site da edge do menos para o mais abrasivo vem a laranja e depois a verde. Mas na loja a descrição é a oposta. Em que é que ficamos? :rolleyes:

Onde é que encontraste essa descrição no site da the edge?
Coloca o link sff.

A descrição correcta é a que está na loja online. A laranja é mais abrasiva que a verde e até o dono da The Edge concorda com esta ordem. :thumb:

Onibas
25-06-2007, 20:59
Onde é que encontraste essa descrição no site da the edge?
Coloca o link sff.

A descrição correcta é a que está na loja online. A laranja é mais abrasiva que a verde e até o dono da The Edge concorda com esta ordem. :thumb:

Era capaz de jurar que tinha visto no site da the edge, mas ou não existe ou não está online. Mas vê por exemplo estes:

http://www.autogeek.net/edge20006.html
http://www.superiorcarcare.net/edge-foam-pads.html

A própria loja do lado tem esta descrição.

Embora já tenha visto o contrário noutros sites tb, daí a minha dúvida.

DrMad
25-06-2007, 21:05
Era capaz de jurar que tinha visto no site da the edge, mas ou não existe ou não está online. Mas vê por exemplo estes:

http://www.autogeek.net/edge20006.html
http://www.superiorcarcare.net/edge-foam-pads.html

A própria loja do lado tem esta descrição.

Embora já tenha visto o contrário noutros sites tb, daí a minha dúvida.

Epah pois... é que a edge nem sequer tem estas esponjas no site deles. O facto dessas empresas terem a esponja laranja noutra abrasividade prende-se pelo facto do número de poros ser inferior/superior (nunca me lembro como é) aos poros da verde, no entanto esquecem-se que a esponja é de fabrico europeu portanto não se podem levar pelo nº de poros.

É pena que várias empresas não experimentem o material antes de o colocarem à venda...

Junglas
26-06-2007, 09:19
É deste tipo de discussão que nasce o conhecimento.

Algo tão ou ainda mais importante que a densidade das esponjas é o material de que são feitas. A esponja laranja é fabricada num tipo de material que lhe confere um grau de abrasividade maior, apesar de ter uma concentração de poros por polegada superior á esponja verde. Como é bom experimentar antes de falar e vito que me fartei de encontrar informação contraditória em relação ás esponjas verde e laranja da EDGE, decidi meter as mãos á obra e testar por mim as esponjas.

A verde corta MUITO menos que a laranja. Fiz o teste no Alfa Spider de 88. A Laranja com PO91L retirou cerca de 65% dos defeitos da pintura. No mesmo painel, na zona imediatamente adjacente, com a mesma máquina, mesmo polish, mesma velocidade, mesmo tempo de trabalho, tudo igual, mas variando apenas a esponja, a verde apresentou uma taxa de recuperação da ordem dos 30%, ou seja, bem inferior á esponja laranja.

A descrição que está na loja online (detailstore) é a descrição correcta. Mais uma vez, a abrasividade náo é definida apenas pela densidade da esponja ao contrário do que querem dar a entender.

Onibas
26-06-2007, 10:25
A esponja laranja é fabricada num tipo de material que lhe confere um grau de abrasividade maior, apesar de ter uma concentração de poros por polegada superior á esponja laranja.

Só para que não restem dúvidas nesta questão já de si duvidosa. Este último laranja, querias dizer verde, right?

Junglas
26-06-2007, 10:47
Só para que não restem dúvidas nesta questão já de si duvidosa. Este último laranja, querias dizer verde, right?

Sim, tens razão, já corrigi o post :thumb:

emanuel rodrigues
05-01-2009, 23:32
A laranja que tens equivale as laranjas normais, ou seja, a tal 2 em 1 k se situa entre a amarela e a verde. A que tens actualmente brance é de polimento, ou seja, equivalente as verde da propel, seja advanced ou não. A preta equivale tanto a preta como perto da azul das propel. Basta pegares nelas e com leves apertos começas a conseguir distinguir as que são de corte, polimento e de finalização. Experimenta após visualização das memas e com o tacto, de fazer o mesmo de olhos fechados e vê se acertas :D

Ainda não testei as lake country, embora já as tenha, mas mal teste poderei comentar face as habituais propel de 7" k usava.

Não tenho nada contra, mas pk a mistura de polishes de marcas diferentes, alguma razão especial ?

A preta da lake pode ser usada como se a azul da propel se tratasse como referi acima :)

As que tens da lake são de 6" ?

ola! eu confesso que quanto a esponjas ainda ando um pouco a nora! aqui o mercado ainda é um pouco limitado mas como sou da "velha guarda" sou um optimo inprovisador! quando nao consigo os resultados desejados com as espojas que eu tenho fasso-o a mao ! claro que demora muito mais mas consigo sempre resultados iguais ou identicos aos que obtens. mas como a idade nao perdoa 'e bom saber de tudo o que nos possa facilitar a nivel de rapidez e qualidade. mas mesmo assim eu fasso um acabamento a mao. assim sinto me mais seguro e satifeito.:berlusca:

Junglas
05-01-2009, 23:39
ola! eu confesso que quanto a esponjas ainda ando um pouco a nora! aqui o mercado ainda é um pouco limitado mas como sou da "velha guarda" sou um optimo inprovisador! quando nao consigo os resultados desejados com as espojas que eu tenho fasso-o a mao ! claro que demora muito mais mas consigo sempre resultados iguais ou identicos aos que obtens. mas como a idade nao perdoa 'e bom saber de tudo o que nos possa facilitar a nivel de rapidez e qualidade. mas mesmo assim eu fasso um acabamento a mao. assim sinto me mais seguro e satifeito.:berlusca:

Não é possível á mão obteres os mesmos resultados que obténs com uma orbital ou então com uma rotativa. Depois de muito treino, depois de andar muito tempo a observar cada vez com mais atenção, sou obrigado a admitir que estava errado no passado, quando dizia que o acabamento com rotativa não ficava melhor do que com orbital. Hoje em dia sou perfeitamente capaz de ver as marcas que uma orbital deixa, o que não acontece com rotativa, e mais ainda, ver as marcas que o polimento manual deixa, que são ainda mais do que as marcas deixadas por polimento por orbital...

Racer
06-01-2009, 18:03
Não é possível á mão obteres os mesmos resultados que obténs com uma orbital ou então com uma rotativa. Depois de muito treino, depois de andar muito tempo a observar cada vez com mais atenção, sou obrigado a admitir que estava errado no passado, quando dizia que o acabamento com rotativa não ficava melhor do que com orbital. Hoje em dia sou perfeitamente capaz de ver as marcas que uma orbital deixa, o que não acontece com rotativa, e mais ainda, ver as marcas que o polimento manual deixa, que são ainda mais do que as marcas deixadas por polimento com orbital...

Subscrevo a 100% :thumb:

outra coisa, o polimento manual serve para algumas situações muito localizadas e especificas, nunca fica igual ao da máquina...

emanuel rodrigues
07-01-2009, 00:01
Subscrevo a 100% :thumb:

outra coisa, o polimento manual serve para algumas situações muito localizadas e especificas, nunca fica igual ao da máquina...

vou te contar uma breve historia: tenho 38 anos e aos 15 comecei a trballhar como aprendiz de pintor auto. nessa altura ( pelo menos aki na madeira) nao havia estufas de pintura. ou seja pintavas o automovel (tinta celulosica) e quando a tinta secava o acabamento asemelhava-se a tinta de parede. bassa e com acabamento quase casca de laranja. para conseguirmos po la igual a de fabrica ,tanto em em textura e brilho,era tudo polido a mao.eu desenvolvi o gosto pelo detalhe desde essa altura. eu era doido por promenores que muita gente nem ligava. eu sei k antes as tintas eram diferentes ,mas eu tbm sou.porteimosia ( reconheço) quando começou a s esponjas eu nunca as usava,e conseguia provar que fazia acabamentos iguais. so comecei a usar esponjas e polidoras a seis ou sete anos,por razoes de saude. desgaste nos ombros1 reconheço como é obvio que 'e melhor com esponjas mas so a nivel de tempo e ,rapidez nos resultados. sei que te parece impossivel e ate compreendo porquê! pois nunca coneceste ouytra forma de detalhar. clro que eu nao voltaria atras ,pois é desgastante .mas eu consigo provar o que eu disse. com a diferença ,de que se for a polidora ,por exemplo se levasse 1 dia a detalhar, esse mesmo trabalho levaria dois dias! mas continuo a dizer :viva as esponjas ,masw teimo sempre a por um pouco de mao como acabamento. nao tenho problema nenhum em provar que consigo o que referi. abraço
:thumb:

Junglas
07-01-2009, 00:48
emanuel, tens aí no ilhéu um GRANDE detailler, o clay.

Fala com ele e pede-lhe para ele te mostrar o acabamento que uma rotativa deixa... :P

tjose
07-01-2009, 11:20
Boas.

vou te contar uma breve historia: tenho 38 anos e aos 15 comecei a trballhar como aprendiz de pintor auto. nessa altura ( pelo menos aki na madeira) nao havia estufas de pintura. ou seja pintavas o automovel (tinta celulosica) e quando a tinta secava o acabamento asemelhava-se a tinta de parede. bassa e com acabamento quase casca de laranja. para conseguirmos po la igual a de fabrica ,tanto em em textura e brilho,era tudo polido a mao.eu desenvolvi o gosto pelo detalhe desde essa altura. eu era doido por promenores que muita gente nem ligava. eu sei k antes as tintas eram diferentes ,mas eu tbm sou.porteimosia ( reconheço) quando começou a s esponjas eu nunca as usava,e conseguia provar que fazia acabamentos iguais. so comecei a usar esponjas e polidoras a seis ou sete anos,por razoes de saude. desgaste nos ombros1 reconheço como é obvio que 'e melhor com esponjas mas so a nivel de tempo e ,rapidez nos resultados. sei que te parece impossivel e ate compreendo porquê! pois nunca coneceste ouytra forma de detalhar. clro que eu nao voltaria atras ,pois é desgastante .mas eu consigo provar o que eu disse. com a diferença ,de que se for a polidora ,por exemplo se levasse 1 dia a detalhar, esse mesmo trabalho levaria dois dias! mas continuo a dizer :viva as esponjas ,masw teimo sempre a por um pouco de mao como acabamento. nao tenho problema nenhum em provar que consigo o que referi. abraço
:thumb:

Gostava de ver um polimento feito à mão, em dois dias, numa pintura original ou repintura completamente curada, em que o acabamento seja igual ou se superiorize ao proporcionado uma máquina, quando bem usada. E nem precisa de ser uma rotativa, basta uma roto-orbital. Duas duas uma, ou esses dois dias são 48horas non stop, ou então estas a ser muito optimista.:berlusca:

Falando no caso das repinturas, mesmo numa pintura caseira feita sem estufa, sem qualquer controlo de temperatura, portanto, com material actual (acrílica ou base aquosa), apenas com 24h ou 48h de cura, em que o verniz ainda não tem a dureza desejável polir a mão para reduzir da casca de laranja vai lá vai...
O tempo que se perde nisso dá para outra pessoa despolir o verniz com P2000 manualmente (e assim nivelar a casca), poli-lo novamente com máquina até obter um acabamento perfeito e depois ainda poderá dormir umas horas e começar outro carro, tudo isto enquanto o "tradicionalista" ainda está a dar ao braço e nem em metade vai...cool:

O polimento manual foi eficiente na era pré verniz. Em pinturas envernizadas por mais moles que sejam é uma perda de tempo.

Ok, se não houver 100€ para investir numa máquina lá terá de ser à mão, mas não é de capacidade financeira que se aqui fala.

Polir à mão só é viável em pequenas áreas, onde a máquina não consegue chegar.

emanuel rodrigues
07-01-2009, 12:54
Boas.

Gostava de ver um polimento feito à mão, em dois dias, numa pintura original ou repintura completamente curada, em que o acabamento seja igual ou se superiorize ao proporcionado uma máquina, quando bem usada. E nem precisa de ser uma rotativa, basta uma roto-orbital. Duas duas uma, ou esses dois dias são 48horas non stop, ou então estas a ser muito optimista.:berlusca:

Falando no caso das repinturas, mesmo numa pintura caseira feita sem estufa, sem qualquer controlo de temperatura, portanto, com material actual (acrílica ou base aquosa), apenas com 24h ou 48h de cura, em que o verniz ainda não tem a dureza desejável polir a mão para reduzir da casca de laranja vai lá vai...
O tempo que se perde nisso dá para outra pessoa despolir o verniz com P2000 manualmente (e assim nivelar a casca), poli-lo novamente com máquina até obter um acabamento perfeito e depois ainda poderá dormir umas horas e começar outro carro, tudo isto enquanto o "tradicionalista" ainda está a dar ao braço e nem em metade vai...cool:

O polimento manual foi eficiente na era pré verniz. Em pinturas envernizadas por mais moles que sejam é uma perda de tempo.

Ok, se não houver 100€ para investir numa máquina lá terá de ser à mão, mas não é de capacidade financeira que se aqui fala.

Polir à mão só é viável em pequenas áreas, onde a máquina não consegue chegar.

parece que nao entendeste o que eu disse....pudera com um tipo como eu a escrever da maneira que escrevo ate compreendo.lol uma das coisas que eu disse foi que se fosse para voltar atras eu nao voltaria ,pois é desgastante e ate estupido. mas se fosse preciso mostrar que consigo mostrarvos o mesmo resultado a mao eu faria e nao seria por ser optimista. é claro que daria tempo de crescer barba mas era so para provar que consigo. embora isso nao contribua para a felicidadedde ninguem eheheheh. eu so estava a contar algo a titulo de curiosidade( nao que enteresse para alguma coisa) ,era so partilhar algo, e nao a tentar fazer comparaçoes . mas ja agora para a semana irem deixar umas fotos ( de ja pronto ) de um mercedes sl que veio do continente todo num"oito", foi tudo feito a mao por pedido do cliente depois dizes alguma coisa.esse tratamento foi feito a 4 anos e ele todos os anos leva sempre uma pequena manutençao. levei na altura dois dias. precisavas ver os braços a mexer ....ate ficavas zonzo. sou tao rapido k quando vejo uma rotativa a trabalhar a 6000rt,parece que esta em camara lenta. foi so uma piada,ok?! para que nao aja mal entendidos ,eu quando vejo os trabalhos no forum fico maravilhado e feliz que existe pessoas que têm consciencia e dedicaçao no que fazem. aqui ja tem umou outro mas infelismente poucas pessoas dao o devido valor ao nosso trabalho. e as poucas pessoas que o dao felizmente sao pessoas dez estrelas...sao elas que inderectamente nos dao força para continuarmos com vontade de ser bons detalhistas. este forum é de louvar,so tenho de agradecer sua existencia. grande abraço

Dubsounds
07-01-2009, 13:04
O meu pintor também faz corte com máquina e acabamento à mão quando faz polimentos.
O que eu já me ri de ver dois malucos a andar à volta de um carro. Passadas umas horas segundo eles tá feito. Escusado será dizer que além de borrachas queimadas, riscos e swirls ainda existentes, mais riscos provocados por arrasto de contaminação, hologramas por trabalharem pouco os polishs, etc, etc...
Quando dão acabamento à mão é com um polish carregado de fillers que esconde quase tudo. Olha-se para o carro e até parece mais ou menos, o problema é que ao fim de poucas lavagens fica-se a ver o verdadeiro estado do carro.

Polir à mão nada tem a ver com polir à máquina.
Polir com materiais de qualidade e com as técnicas adequadas de detalhe deixa sempre uma qualidade muito superior aos polimentos "normais".
O brilho dado por uma orbital é inferior a uma rotativa.
Etc, etc.

Emanuel: para quem ainda não tem o olho treinado até é possível dizer-se que se consegue o mesmo polindo manualmente, mas é completamente impossível.
Depois de algum tempo e se estiveres com o clay, vais ver que vais chegar a essa mesma conclusão e dar-nos razão. Não sei se reparaste, mas ninguém por cá deve partilhar da mesma opinião que tu e por alguma razão será.

Já a Maia o dizia: "Não negue à partida uma ciência que desconhece".:s6vhaha:

Just my 2 cents.

Cumprimentos.

emanuel rodrigues
07-01-2009, 13:47
emanuel, tens aí no ilhéu um GRANDE detailler, o clay.

Fala com ele e pede-lhe para ele te mostrar o acabamento que uma rotativa deixa... :P

ate digo te melhor,se o clay for quem eu estou a pensar, pergunta lhe o que ele achou dum trabalho meu quando me fez uma visita. se ele for justo e te disser o mesmo que me disse quando o viu( por acaso nao ia nem a metade do trabalho,pois demorei 4 dias) penso que irias pensar duas vezes. uma das coisas que ele me disse foi que nao sabia que havia na madeira mais alguem que fizesse este tipo de detalhe. por acaso ja fasso isto a 23 anos . tou sempre a aprender e tou a aprender muito com voces. mas tbm te digo conhecer o forum e os vossos trabalhos tbm, tem vindo a reforçar certas teorias minhas que eu ja tenho a anos. quanto as esponjas como eu disse ainda tou aprender mas o que me falhar rectifico a mao ate chegar ate onde sempre cheguei. ainda bem que as inventaram. ja agora uma piada....se nao as tivessem inventado ,penso que os detalhistas decentes seriam reduzidos a dois. so com o agravante que pelo menos eu , ja teria morrido por tanto encerar a mao. abraço:thumb::D

tjose
07-01-2009, 13:50
parece que nao entendeste o que eu disse....pudera com um tipo como eu a escrever da maneira que escrevo ate compreendo.lol uma das coisas que eu disse foi que se fosse para voltar atras eu nao voltaria ,pois é desgastante e ate estupido. mas se fosse preciso mostrar que consigo mostrarvos o mesmo resultado a mao eu faria e nao seria por ser optimista. é claro que daria tempo de crescer barba mas era so para provar que consigo. embora isso nao contribua para a felicidadedde ninguem eheheheh. eu so estava a contar algo a titulo de curiosidade( nao que enteresse para alguma coisa) ,era so partilhar algo, e nao a tentar fazer comparaçoes . mas ja agora para a semana irem deixar umas fotos ( de ja pronto ) de um mercedes sl que veio do continente todo num"oito", foi tudo feito a mao por pedido do cliente depois dizes alguma coisa.esse tratamento foi feito a 4 anos e ele todos os anos leva sempre uma pequena manutençao. levei na altura dois dias. precisavas ver os braços a mexer ....ate ficavas zonzo. sou tao rapido k quando vejo uma rotativa a trabalhar a 6000rt,parece que esta em camara lenta. foi so uma piada,ok?! para que nao aja mal entendidos ,eu quando vejo os trabalhos no forum fico maravilhado e feliz que existe pessoas que têm consciencia e dedicaçao no que fazem. aqui ja tem umou outro mas infelismente poucas pessoas dao o devido valor ao nosso trabalho. e as poucas pessoas que o dao felizmente sao pessoas dez estrelas...sao elas que inderectamente nos dao força para continuarmos com vontade de ser bons detalhistas. este forum é de louvar,so tenho de agradecer sua existencia. grande abraço

É certo que a tua forma de escrever complica um pouco a leitura, mas não é nada de grave.
Facilmente tornarias os teus posts mais agradáveis de ler se usasses o "Enter" no final de cada frase.,, portanto, nada de grave!:thumb:

Eu percebi bem o que escreveste e a mensagem que quiseste transmitir, talvez a minha resposta é que tenha sido algo generalista, respondendo à questão em concreto e começando a divagar.

Adiante, ao contrário de muitos dos que aqui andam, que começaram a fazer polimentos logo com a máquina, ou que não tendo começado por aí apenas usaram o polimento manual para pequenas coisas, eu comecei mesmo pelo polimento manual e em larga escala.
Inicialmente, aos meus 7/8 anos, lá ia eu de farrapo na mão e garrafa de polish "valentines" para a garagem polir as bicicletas, mais tarde as motas, e mais tarde os carros, já com produtos de detalhe mas ainda sem máquina, e só mais recentemente é que comecei com as máquinas e nunca, tal como tu, quererei voltar atrás.

Não digo é que conseguirei resultados semelhantes, porque, embora nada seja impossível num mundo ideal, temos que descer à terra! Perder dias quando se pode perder horas e sem garantias de resultados convincentes.... No way!:rolleyes:

Aproveito para te parabenizar pelo trabalho que fizeste no Rolls, gostei de ver, essa área do restauro de estofagem ainda é um mundo desconhecido para mim, embora eu não o rejeite. Muito pelo contrário, sou defensor deste tipo de trabalho, porque a mentalidade de impor sempre o tira velho mete novo me irrita um bocado, e quando bem feito é isso que se quer.
Faço votos de que voltes a colocar mais trabalhos do género, são uma mais valia, sem dúvida.:thumb:

Junglas
07-01-2009, 14:17
ate digo te melhor,se o clay for quem eu estou a pensar, pergunta lhe o que ele achou dum trabalho meu quando me fez uma visita. se ele for justo e te disser o mesmo que me disse quando o viu( por acaso nao ia nem a metade do trabalho,pois demorei 4 dias) penso que irias pensar duas vezes. uma das coisas que ele me disse foi que nao sabia que havia na madeira mais alguem que fizesse este tipo de detalhe. por acaso ja fasso isto a 23 anos . tou sempre a aprender e tou a aprender muito com voces. mas tbm te digo conhecer o forum e os vossos trabalhos tbm, tem vindo a reforçar certas teorias minhas que eu ja tenho a anos. quanto as esponjas como eu disse ainda tou aprender mas o que me falhar rectifico a mao ate chegar ate onde sempre cheguei. ainda bem que as inventaram. ja agora uma piada....se nao as tivessem inventado ,penso que os detalhistas decentes seriam reduzidos a dois. so com o agravante que pelo menos eu , ja teria morrido por tanto encerar a mao. abraço:thumb::D

Não sei se será ou não, e repara, estamos aqui a falar de experiências distintas.

Eu tal como o bazofe do tjose, comecei cedo nos polimentos e claramente não foi com máquina. Foi sempre á mão, com a bela da flanela ou outro pano macio ao toque (sabia lá eu o que era um pano de microfibras ou uma esponja de polimento!!!) e toca de polir os carros. O primeiro foi um rover 414 gsi que o meu pai teve em 92, depois mais tarde, o meu velhinho alfa 33, ambos vermelhos... A bela da valentine era a marca de eleição e no fim eu olhava para o resultado e ficava babado. Um polimento á mão de um painel era algo que levava uma tarde inteira, e estamos a falar de painéis pequenos, como um guarda-lamas. Um tecto ou um capot era um dia inteiro.

Com o tempo fui evoluíndo, e passei para o polimento com orbital... Achei que era o supra sumo da batata frita e que não era sequer possível superar aquilo ou que o polimento com orbital deixa de facto algumas marcas. Há por aqui no fórum posts meus de há uns anos atrá a afirmar isso mesmo (não edito nem escondo as asneiras que fiz no passado, pois é com elas que se cresce e se aprende). Neste momento o melhora acabamento que consigo fazer é mesmo com rotativa e fica uma pintura absolutamente livre de marcas, lisa e sem defeitos (se for a isso que se pretende chegar, claro).

A nossa experiência (detailers) é precisamente esta, de que polimento manual deixa mais marcas que orbital e que orbital deixa mais marcas que rotativa. Esta última não deixa qualquer tipo de marca (deixa ver se não mudo novamente de opinião quando surgir uma máquina qualquer XPTO de ir a lua, mas neste momento é a minha opinião, que julgo ser unânime entre todos aqueles que se dedicam a esta arte que é o detalhe.

Seria interessante ver o comparativo, in-loco, dos diferentes tipos de polimento. Manual, orbital e rotativa.

Uma das justificação para o polimento manual nunca ficar tão perfeito é simples... A pressão aplicada pela mão não é uniforme. Depois deverás usar algo que não seja tão liso como a superfície de uma pad de polimento. Essas diferenças de relevo criam pontos de pressão que vão deixar marcas na pintura.

Mas é como digo, se falares com o clay (é um jovem de idade, mas um velhote do detalhe eheheh) e lhe fizeres e pedires uma demonstração, vais ver que ficarás rendido ás evidências... Ou ficaremos nós, mas isso só se poderá avaliar in-loco.

Olha o workshop no ilhéu a formar-se hein???? :D

emanuel rodrigues
08-01-2009, 01:23
É certo que a tua forma de escrever complica um pouco a leitura, mas não é nada de grave.
Facilmente tornarias os teus posts mais agradáveis de ler se usasses o "Enter" no final de cada frase.,, portanto, nada de grave!:thumb:

Eu percebi bem o que escreveste e a mensagem que quiseste transmitir, talvez a minha resposta é que tenha sido algo generalista, respondendo à questão em concreto e começando a divagar.

Adiante, ao contrário de muitos dos que aqui andam, que começaram a fazer polimentos logo com a máquina, ou que não tendo começado por aí apenas usaram o polimento manual para pequenas coisas, eu comecei mesmo pelo polimento manual e em larga escala.
Inicialmente, aos meus 7/8 anos, lá ia eu de farrapo na mão e garrafa de polish "valentines" para a garagem polir as bicicletas, mais tarde as motas, e mais tarde os carros, já com produtos de detalhe mas ainda sem máquina, e só mais recentemente é que comecei com as máquinas e nunca, tal como tu, quererei voltar atrás.

Não digo é que conseguirei resultados semelhantes, porque, embora nada seja impossível num mundo ideal, temos que descer à terra! Perder dias quando se pode perder horas e sem garantias de resultados convincentes.... No way!:rolleyes:

Aproveito para te parabenizar pelo trabalho que fizeste no Rolls, gostei de ver, essa área do restauro de estofagem ainda é um mundo desconhecido para mim, embora eu não o rejeite. Muito pelo contrário, sou defensor deste tipo de trabalho, porque a mentalidade de impor sempre o tira velho mete novo me irrita um bocado, e quando bem feito é isso que se quer.
Faço votos de que voltes a colocar mais trabalhos do género, são uma mais valia, sem dúvida.:thumb:

viva Tiago! fico feliz por teres me entendido,e por encontrado alguem que começou como eu manualmente! Os polish valentine que referiste fez-me lrecordar velhos tempos. Nessa altura eu fazia tudo ao domicilio (tipo caracol casa as costas)´,reforcei o gosto pelo detalhe com alguns clientes,sendo um deles ate excentrico. As vezes divertimo -nos a procura dos pequenos riscos de lavagem que pudessem ter escapado! e ja na altura usavamos uma gambearra para por em ponto estrategico ,para descobrir os "manhosos". obrigado pelo comentario. Irei dando noticias e estando sempre desponivel a esclarecer algo que queiras saber, sobre recoloraçao de peles. grande abraço:thumb:

emanuel rodrigues
08-01-2009, 09:07
O meu pintor também faz corte com máquina e acabamento à mão quando faz polimentos.
O que eu já me ri de ver dois malucos a andar à volta de um carro. Passadas umas horas segundo eles tá feito. Escusado será dizer que além de borrachas queimadas, riscos e swirls ainda existentes, mais riscos provocados por arrasto de contaminação, hologramas por trabalharem pouco os polishs, etc, etc...
Quando dão acabamento à mão é com um polish carregado de fillers que esconde quase tudo. Olha-se para o carro e até parece mais ou menos, o problema é que ao fim de poucas lavagens fica-se a ver o verdadeiro estado do carro.

Polir à mão nada tem a ver com polir à máquina.
Polir com materiais de qualidade e com as técnicas adequadas de detalhe deixa sempre uma qualidade muito superior aos polimentos "normais".
O brilho dado por uma orbital é inferior a uma rotativa.
Etc, etc.

Emanuel: para quem ainda não tem o olho treinado até é possível dizer-se que se consegue o mesmo polindo manualmente, mas é completamente impossível.
Depois de algum tempo e se estiveres com o clay, vais ver que vais chegar a essa mesma conclusão e dar-nos razão. Não sei se reparaste, mas ninguém por cá deve partilhar da mesma opinião que tu e por alguma razão será.

Já a Maia o dizia: "Não negue à partida uma ciência que desconhece".:s6vhaha:

Just my 2 cents.

Cumprimentos.

viva! se afirmas que ver um resultado de um bom trabalho detalhado atravez de foto ( por melhoer que seja a maquina fotografica) é mais fiavel do que o ver ao vivo ou pessoalmente,tenho que dar o braço a torcer ...minha vistya nao é tao treinada como eu pensava. quanto a citaçao da Maia, tbm é valida para ti! nao te esqueças que a muitos anos atras houve alguem que tinha a teoria que a terra era redonda,o que ia contra tudo e todos! e era so um! sê um pouco crente e da me um beneficio de duvida! volto a dizer " eu nunca disse que polir a mao é a melhor apçao". so disse quando nao havia outra opçao eu conseguia os resultados que voces conseguem! antes que esqueça,eu nunca uso polish carregados com fillers ,( nem estou a dizer que disseste que eu uso) mas conheço bem os efeitos deles ,pois ja passaram muitos carros por mim que tinham saido de certas oficinas de repintura. abraço :thumb:

emanuel rodrigues
08-01-2009, 09:39

245

246

247

248

249
como prometido . como foram tiradas so por uma satisfaçao pessoal e nao com a intençao de expo-las no forum, nao tem a tao requisitada luz posta estrategicamente para ver o que escapou ,ou nao. esteautomovel quando o vi a primeira vez, estava como um alfa vermelho que foi postado ontem no forum. :thumb:tudo de bom

Onibas
08-01-2009, 15:37
Quem disse "não negue à partida uma ciência q não conhece" foi a Alcina Lameiras.

Racer
09-01-2009, 01:01
Li e reli estas linhas, e existem aqui algumas coisas que pura e simplesmente não são possiveis no mundo do detalhe, não estou a falar de cor mas depois de ter ultrapassado os 450 carros detalhados (diferentes) acho que consigo ter uma opinião muito precisa.

Polir á mão não chega a um polimento com uma orbital como a PC, e esta fica a anos luz de uma rotativa em 95% das situações, especialmente no acabamento e rapidez do corte (na rotativa).

Por muito que gostes e uses polishes á mão não consegues obter um acabamento com máquina, queria ver tirar swirls fundos á mão numa pintura de ceramica....:D

Não estou a desprestigiar o teu trabalho Emanuel, nada disso e até admiro que o faças á mão mas devemos colocar os pontos nos i, pq quem leia isto e chegue aqui á pouco tempo fica confuso.

Outra coisa não usas produtos com fillers e está uma latinha de Paint Polish da 1z atrás do SL :berlusca:

http://www.carpremium.net/forum/attachment.php?attachmentid=247

Um abraço

Dubsounds
09-01-2009, 01:56
Outra coisa não usas produtos com fillers e está uma latinha de Paint Polish da 1z atrás do SL :berlusca:

Os polishs da 1Z são muito bons :thumb:... mas para polir à mão e esconder swirls durante uns tempinhos.
Um polimento com rotativa e menzerna iriam dar um brilho e profundidade muito superiores e nada iria ficar disfarçado.

Entre outras esta é basicamente a grande diferença entre estes dois métodos de polimento, em que obviamente os resultados obtidos também são distintos.
Mas não estou a dizer nada que já não tivesse sido dito aqui.:rolleyes:

Cumprimentos.

emanuel rodrigues
09-01-2009, 02:17
Li e reli estas linhas, e existem aqui algumas coisas que pura e simplesmente não são possiveis no mundo do detalhe, não estou a falar de cor mas depois de ter ultrapassado os 450 carros detalhados (diferentes) acho que consigo ter uma opinião muito precisa.

Polir á mão não chega a um polimento com uma orbital como a PC, e esta fica a anos luz de uma rotativa em 95% das situações, especialmente no acabamento e rapidez do corte (na rotativa).

Por muito que gostes e uses polishes á mão não consegues obter um acabamento com máquina, queria ver tirar swirls fundos á mão numa pintura de ceramica....:D

Não estou a desprestigiar o teu trabalho Emanuel, nada disso e até admiro que o faças á mão mas devemos colocar os pontos nos i, pq quem leia isto e chegue aqui á pouco tempo fica confuso.

http://www.carpremium.net/forum/attachment.php?attachmentid=247

Um abraço
ai esta o meu desconhecimento em relaçao a composiçao do polish que eu uso. desde ja fico agradecido. como deves ter reparado as fotos sao de ma qualidade pois foram tiradas por tm. nem forem com intençao de mostra-las no foram . e se te dissesse que antes da aplicaçao do polish o brilho que apresentava nao era muito diferente?! sei ao que te referes a pintura com acabamento de ceramica e com razao. mas volto a dizer que nao entenderam o que eu disse. talvez por culpa minha ,pela maneira que me expresso ou algo parecido. nao estou de maneira nenhuma a ir contra o que esta evidente.
mas o carro que esta na foto e o tipo de tinta que ele tem é possivel eu provar que consigo um resultado eficaz como o vosso. sei evidentemente que ha tintas pelos quais desta maneira nao 'e possivel nem ganhar um brilho decente! so partilhei algo convosco em que era ,quando na altura as tintas o permitiam , tipo de detalhe que eu conseguia era tao aficaz como o vosso actualmente. tenho tentado evidenciar isso desde o principio. nunca disse que era a melhor soluçao para as actuais. por nao estar actualizado nao quer dizer que o que eu presencio neste forum ,seja confuso! admiro o vosso trabalho e reconheço a superior qualidade que apresentam. tenho o olho mais treinado do que penssam,por isso sei o que eu conseguia nos trabalhos que eu referi. voltando ao sl e ja reconhecida a minha falta de conhecimento na composiçao do polish que eu uso,posso te afirmar que depois de umas poucas lavagens ele continua suave e nao reapareceu os tais riscos ou hologramas que supostamente voces possam pensar que devia aparecer. com os melhores cumprimentos e minhas desculpas se vos pareci arrogante . nao é minha atençao desvalorizar a vossa evidente qualidade. so partilhar uma curiosidade. obrigado

Junglas
09-01-2009, 08:23
emanuel, antes de veres um destes trbalhos ao vivo e a cores, não digas que consegues, á mão, igualar... Acredita, é outro nível...

Para teres uma ideia, se usas Paint polish da 1Z não consegues nem 1/10 do que nós, com máquina,conseguimos com POS34A da menzerna em termos de remoção de defeitos. Nem em termos de brilho consegues chegar perto de um PO85RE5, 106FF ou 85RD, também da menzerna... A sério, vê primeiro um trabalho ao vivo, e depois disso, sim, faz o teu juízo de valor.

emanuel rodrigues
09-01-2009, 15:11
emanuel, antes de veres um destes trbalhos ao vivo e a cores, não digas que consegues, á mão, igualar... Acredita, é outro nível...

Para teres uma ideia, se usas Paint polish da 1Z não consegues nem 1/10 do que nós, com máquina,conseguimos com POS34A da menzerna em termos de remoção de defeitos. Nem em termos de brilho consegues chegar perto de um PO85RE5, 106FF ou 85RD, também da menzerna... A sério, vê primeiro um trabalho ao vivo, e depois disso, sim, faz o teu juízo de valor.

sentirme -ei honrado por poder presenciar um trabalho desses que referiste ( nao tou a ser de maneira nenhuma sinico ou sarcastico) porque eu sei o que estas a dizer. a 2 meses mais ou menos esteve ca alguem do Porto que faz detalhe e ate faz os trabalhos da Ferrari 8 nao que isso queira dizer alguma coisa) , que quando lhe apresentei os meus meus trabalhos , em que alguns (embora poucos) foram a mao,disse :" nunca pensei que era possivel atingir uma qualidade deste nivel a mao". e salientou :" se você usar certas e determinadas ceras (desculpem a minha falta de conhecimento tecnico ou descriçao) e com as esponjas certas ,você ultrapssa o que eu ja penssava ser o maximo". rendo me as evidencias mas sei que se me derem o prazer ,de um dia um dis verem nem que seja meio guarda lamas encerado por mim,irão verificar que ultrpassa muito para alem de uma 1/10 que referiste.'e claro que so o fazia na tinta que eu sobesse que permitia. e continuo a dizer: " o que vocês fazem e da maneira que o fazem ,è o unico caminho certo a seguir". nao por ser o futuro ,mas por ser o melhor. eu por falta de acsso a informaçao ,nao quer dizer que eu nao saiba que ha melhor. ainda bem que existe esta "mesquita" do detalhe.so peca por eu conhece la ou a explorado tao tarde. ja rendido ao que me disseram ( e ate antes de me terem dito) ,os meus sincero e humildes cumprimentos.

powerPT
10-01-2009, 02:58
Já foi tudo dito mas:
- uma pessoa contra um certo número (maior que 1) de detalhistas de prestigio no fórum e cheios de provas dadas.

Agora pensem o que quiserem...

Os detalhistas que participaram na discussão já passaram por muita coisa, incluindo isso de à mão. Já testaram muitos produtos e não ficam estagnados, evoluem!

E Emanuel, desculpa que te diga mas nunca viste um detalhe, caso contrário a tua opinião era outra, tal como essa tal pessoa da Ferrari.

Fui directo ao assunto, de resto nada a dizer porque já foi tudo dito.

emanuel rodrigues
10-01-2009, 08:37
Já foi tudo dito mas:
- uma pessoa contra um certo número (maior que 1) de detalhistas de prestigio no fórum e cheios de provas dadas.

Agora pensem o que quiserem...

Os detalhistas que participaram na discussão já passaram por muita coisa, incluindo isso de à mão. Já testaram muitos produtos e não ficam estagnados, evoluem!

E Emanuel, desculpa que te diga mas nunca viste um detalhe, caso contrário a tua opinião era outra, tal como essa tal pessoa da Ferrari.

Fui directo ao assunto, de resto nada a dizer porque já foi tudo dito.

como disse no finaldo meu ultimo comentario estou rendido aao que todos disseram! sendo mais directo. dou -vos 100 por cento de razâo( é sincero). penso que te apercebeste que eu tbm uso boinas e polidora,e reconheci a minha falta de conhecimento em melhores produtos. eu como toda a gente gosto de evoluir ,embora esteja de certaforma limitado.refiro-me a falta de pratica em buscas pela net e ate mesmo neste forum,e por vezes falta de tempo(dividido por familia e outrs coisas). se leres o que eu disse anteriormente,o senhor que ca esteve pratica o detalhe da mesma forma que voces. falou-me de quase tudo o que tbm 'e usado por bons detalhistas( entre entre espojas ,ceras decorte para tintas com acabamenos em ceramica,e ate selants...etc) . so que apesar de tudo ele reconheceu que nao fazia ideia que era possivel atingir o que eu lhe mostrei , a mao. terei o prazer de mostrar mais tarde que evolui graças a vocês! mas tentarei sempre mostrar vos que o que eu consigo a mao e' bem mais que 1/ 10 que aki foi referido.("xissa gajo teimoso"). as vezesestar sozinho ,nao quer dizer que nao tem razao. o que ja confirmei que nao é o caso. obrigado pela vossa paciencia . e minhas descupas 1 abraço

Junglas
10-01-2009, 11:35
Tum tum Tuuuummm

user CLAY é favor dirigir-se a esta thread... user CLAY!!!

Tim tim tuuuummmm

powerPT
10-01-2009, 14:04
falou-me de quase tudo o que tbm 'e usado por bons detalhistas( entre entre espojas ,ceras decorte para tintas com acabamenos em ceramica,e ate selants...etc) .

No detalhe não existem ceras abrasivas quanto mais de corte, aliás, essa para mim é nova.

Tem calma, vai lendo muito porque essa mentalidade precisa de uma formatação. Faz-me lembrar um fulano que eu e outra pessoa abordamos no Autoclássico há dois anos...basicamente ele era o maior porque polia há 30 anos mas eu nem vou comentar o stand dele...

Junglas
10-01-2009, 18:53
No detalhe não existem ceras abrasivas quanto mais de corte, aliás, essa para mim é nova.

Tem calma, vai lendo muito porque essa mentalidade precisa de uma formatação. Faz-me lembrar um fulano que eu e outra pessoa abordamos no Autoclássico há dois anos...basicamente ele era o maior porque polia há 30 anos mas eu nem vou comentar o stand dele...

O emanuel percebeu. Ele disse no início que não sabia bem os nomes. As "ceras de polimento" que ele mencionou, são os polishes.

rars
10-01-2009, 18:59
Oi,

Eu não costumo postar muito até porque não tenho muito para dizer, mas tenho lido bastante e falado ainda mais... :D

O meu nível de rookie é tal que até para por o Carlack tenho problemas... :badmood:

Agora, em relação ao Emanuel acho que o pessoal anda a "bater" demasiado nele...

Concordo com todos que o trabalho feito por uma máquina é substancialmente melhor que o trabalho feito à mão, mas por outro lado fico estupefacto e surpreso por saber a qualidade que é possível fazer à mão, e o conhecimento que o Emanuel demonstra e o facto de ter aprendido "sozinho".

No minimo podemos tentar aprender com ele algumas coisas, eu no minimo espero aprender, porque não vou arriscar-me com nenhuma máquina para cima do carro (se não sai desgraça na certa...) e se ele explicar aqui como faz (videos, videos, videos... :thumb:)

Eu tentarei aprender, porque parece-me que à mão é uma das formas mais segura para os rookies começarem...

Chamo atenção ao que disse acima... As máquinas são obviamente a melhor forma de obter excelentes resultados :D

Agora, só espero que isto não seja regra, ou então que os vibradores sejam excepções... :rofl:

Abraço,

emanuel rodrigues
11-01-2009, 08:56

eu baseado so nos testemunhos e aprsentaçao de detalhes atravez de fotos dos restantes membros deste forum , ja reconheci o quanto é credivel o que ate agora tem sido debatido quanto a este assunto. reconheci o vossa qualidade superior, e ate citei o quanto aprendi comtudo isto. isto sem presenciar pessoalmente um excelente detalhe "vosso". se para ti é sinonimo de ter que formatar minha mentalidade,acho que teras de pensar um pouco na tua. sei que deixo a desejar quanto a minha inespriencia a escrever e emrelaçao aos nomes tecnicos a dar a determinadas situaçoes e produtos,e ate o junglasja teve a simpatia de me traduzir o termo que se refer a aprendiz. desculpa que te diga,mas lembras-me o milenium bcp. costumam avaliar os clientes pelos trajes que usam ,( e nem te conto quando notam que eles sao menos cultos),. eu sei o valor que tenho e do que sou capaz, e sempre quis evoluir,apesar das minhas limitaçoes. devo te confessar o quanto me divirto a pensar como seria te desenrascar com as coisas( eu disse coisas?!) que eu uso. ate te esprestava a minha polidora(repara que nao disse escavadora) para conseguires 1/10 do que sou capaz de fazer a mao. termino este desabafo pedindo desculpas a ti e aos retantes detalhistas por algo menos proprio que tenha dito. vou dando noticias sempre com a esperança de ter vossa atençao e consideraçao. pois como ja eu disse , terem o prazer de vos demonstrar o quanto evolui graças a todos voces. obrigado. grande abraço:thumb::god:

Dyego
12-02-2010, 10:45
Bom... Gostei desse tópico.. mas nunca tinha acabado de ler.. hehe... sempre me faltava tempo..

Só fiquei com uma duvida... teoria teoria.... da parte teorica eu já entendi...
Questiono sobre o empirismo da coisa...

Alguém aqui já trabalhou com a boina roxa da meguiars? acho elas bem legais mas mesmo assim acho q falta um pouco a mais de corte... :1018:

Elas realmente se comparam as CCS Laranjas / Amarela? :idea:

Fico a espera dos especialistas! :D:god:

Junglas
12-02-2010, 13:07
Essa esponja ainda não testei, mas em termos de graus de abrasividade coloco em 1º lugar a boina de lã, seguida da LC CCS amarela, Edge amarela, Menzerna amarela, edge verde, Menzerna laranja, CCS Laranja, edge laranja, e de acabamento não vejo grandes diferenças entre elas...

DrMad
12-02-2010, 21:02
Do que me lembro de ter testado essa esponja, falta um bocadinho de facto no poder de corte. Essa equivale a uma verde da The Edge.

MLVtecpt
12-02-2010, 21:28
Para mim nada bate as LC que a Wolfgang comercializ(a)ou.

São brutais...até hoje nenhuma conseguiu batê-las e já experimentei as mesmas que o Junglas...:berlusca:

andrelopes
25-05-2010, 18:49
Boa tarde pessoal,

Estou a tentar juntar o material de polimento, e estou com um 'dilema' nas esponjas:

Amarela, verde e preta, seria uma boa combinação, ou laranja, verde e preta seria melhor?

Seria para usar com o 85rd, 85u e o s100.

Abraço.

MLVtecpt
27-05-2010, 17:18
Boa tarde pessoal,

Estou a tentar juntar o material de polimento, e estou com um 'dilema' nas esponjas:

Amarela, verde e preta, seria uma boa combinação, ou laranja, verde e preta seria melhor?

Seria para usar com o 85rd, 85u e o s100.

Abraço.

Amarela c/ S100

Verde c/ 85U

Preta c/ 85RD

é a minha opinião perante as opções que apresentas.

No entanto a minha preferencia vai para: (código de cores da Lake Country)

Amarela + S100

Laranja + S100 ou 203S (nos casos menos graves)

Branca + 203S (ou 106FA no caso de querer apenas fazer em 2 fases)

Azul + 85RD (em 3 fases)

Normalmente temos 4 esponjas diferentes e 3 polishes. :thumb:

andrelopes
27-05-2010, 18:23
Por agora queria só 'contentar-me' com 3 lol

Sei que depende muito dos casos, e que não há uma opção rígida, mas as que disse são as 'melhores' opções para começar? E daqui a uns tempos investir em mais uma ou duas..

Também já tinha em mente essa linha de utilização de polishes+esponjas.

Obrigado :thumb:

DrMad
01-06-2010, 22:46
Por agora queria só 'contentar-me' com 3 lol

Sei que depende muito dos casos, e que não há uma opção rígida, mas as que disse são as 'melhores' opções para começar? E daqui a uns tempos investir em mais uma ou duas..

Também já tinha em mente essa linha de utilização de polishes+esponjas.

Obrigado :thumb:

A melhor opção para começar é uma esponja de polimento normal e uma de acabamento é claro que se o carro estiver muito riscado vais ver que a esponja de corte está em falta...

andrelopes
02-06-2010, 10:06
Eu estou a pensar também assim, mas não estão correctas as minhas possíveis opções (tendo em conta que por agora queria apenas 3 esponjas e iria utilizar os polishes que referi acima)?

Amarela para corte
Verde para polimento
Preta para acabamento

Há "melhores" opções?

DeepSnoozer
09-06-2010, 07:53
no meu kit vai-me chegar a Laranja e a Preta (Laranja - Corte mas com algum poder de polimento + Preta de acabamento)
a minha questão é:
posso inciar o corte da pintura com a Laranja, e depois usar a mesma laranja (depois de lavada) para inciiar o polimento e passo para a preta para o acabamento ou uso a preta para o polimento e acabamento?

MLVtecpt
09-06-2010, 09:33
no meu kit vai-me chegar a Laranja e a Preta (Laranja - Corte mas com algum poder de polimento + Preta de acabamento)
a minha questão é:
posso inciar o corte da pintura com a Laranja, e depois usar a mesma laranja (depois de lavada) para inciiar o polimento e passo para a preta para o acabamento ou uso a preta para o polimento e acabamento?

perde amor a +13€ e compra uma verde (edge) ou uma branca (LC) de polimento, vais ver que é bem mais fácil do que usar a laranja para corte e polimento.

Ter que esperar que a laranja seque para passar ao polimento é muuuito chato! :D

Não convém polir com a esponja molhada e se a secares na máquina, num instante vais dar cabo do velcro...

Junglas
09-06-2010, 10:23
concordo com o mlvtec em parte. :P

Perde o amor a 13€ e compra uma esponja AMARELA da edge ou lake country. Num verniz como o do Merc S vais precisar de muito poder de corte! :D

DeepSnoozer
09-06-2010, 10:46
perde amor a +13€ e compra uma verde (edge) ou uma branca (LC) de polimento, vais ver que é bem mais fácil do que usar a laranja para corte e polimento.

Ter que esperar que a laranja seque para passar ao polimento é muuuito chato! :D

Não convém polir com a esponja molhada e se a secares na máquina, num instante vais dar cabo do velcro...

laranja, verde e preta então é isso?

Junglas
12-06-2010, 15:36
laranja, verde e preta então é isso?

laranja e verde têm abrasividade muito próximas entre si. Acho que nesta fase do campenato não se justifica teres essas duas esponjas. Como eu já referi, o ideal seria amarela, laranja e azul (ou preta), ou melhor, uma esponja de corte, uma de polimento e uma de acabamento... É que as cores podem variar entre fabricantes.

DeepSnoozer
13-06-2010, 08:52
laranja e verde têm abrasividade muito próximas entre si. Acho que nesta fase do campenato não se justifica teres essas duas esponjas. Como eu já referi, o ideal seria amarela, laranja e azul (ou preta), ou melhor, uma esponja de corte, uma de polimento e uma de acabamento... É que as cores podem variar entre fabricantes.

a esponja que me vai chegar é da lake country, so espero que nao sejam aquelas css ou la o quê.
eu mandei vir uma verde de 4" pk no site não ha la outras...., depois vou mandar vir uma amarela de 4" e uma azul de 4" tambem portanto ainda tenho material a comprar...

Avantgarde
13-06-2010, 23:05
E na 3M, quais são os graus das esponjas? Laranja, verde, amarela, azul e preta?

andrelopes
27-06-2010, 20:29
As esponjas posso lavar com agua quente e detergente da loiça, como os poli espuma?

Abraço.

DrMad
27-06-2010, 23:09
Evita usar água quente ou arriscaste a descolar a cola do velcro das esponjas.

andrelopes
27-06-2010, 23:25
Então agua fria e detergente da loiça?

Junglas
28-06-2010, 01:14
eu vou por água fria ou morna e sabão azul e branco...

andrelopes
29-06-2010, 10:50
Hmm ok, obrigado malta :thumb:

DrMad
03-07-2010, 22:21
Eu pessoalmente é com água fria e o que tiver à mão.
- Detergente para esponjas
- Shampoo do carro
- Degreaser
- Liquido da loiça (em último caso)

O importante é que sejam arrumadas limpas e secas.

trtl
15-07-2010, 15:20
Já agora deixo aqui um link para a escala de cores da LC, pode ser útil para alguém, como foi para mim :)

Lake County - Types of Foam (http://www.lakecountrymfg.com/products/types-of-foam/)

e outra tabela das CCS

CCS Foam (http://www.lakecountrymfg.com/products/specifications.cfm/catid/2/subcatid/5/ccs-foam)

Junglas
15-07-2010, 16:20
Boa dica trtl!

rdig1984
15-02-2011, 20:48
Bem estou para comprar uma krestel orbital como me foi recomendado aqui e agora surgiu a duvida das esponjas ja li este topico e decidi e fazer a compra de uma esponja de corte, uma de polimento e uma de acabamento. A minha duvida e se devo comprar mas alguma intermedia? e ja agora que marca é mehor (ou sera de escolha de cada um??)

The edge?? ou LAKE COUNTRY CCS??

Vou pelo menos fazer detalhe em 2 carros de ca de casa (um semi-novo e outro ja com 12 anos)

Ja agora os produtos que tenciono comprar sao os da Menzerna (ouço sugestoes de quais comprar para as esponjas)

MLVtecpt
16-02-2011, 08:26
Qualquer uma das marcas servir-te-à bem.

Eu ando curioso em testar as novas Cobra X-Groove...

A Detailstore tem um kit de polimento da Kestrel, já com quase tudo o que precisas... compras 1 esponja extra e as de 4" e ficas plenamente "artilhado" ;)

pedro lopes
16-06-2011, 12:51
Boa tarde

Gostaria de saber a vossa opinião sobre qual a melhor boina de corte para usar com power gloss da Menzerna e se na vossa opinião a esponja verde da 3M é boa ou não e por último em termos de massas de polir qual delas tem mais poder de corte a 105 da meguiars, o PG da menzerna ou o poor boys heave duty (se não estou em erro o ss3).

Muito obrigado pela vossa atenção