View Full Version : Tratamento de jantes: Lavagem e cuidados
MLVtecpt
27-02-2006, 17:57
São dos elementos mais agredidos durante a vida util do automovel, sofrendo agressões pelo calor, pelos contaminantes do sistema de travagem ou pela própria circulação do automovel (pedras, passeios, etc.).
Há que ter cuidados com as mesmas, por forma a preservar toda a sua beleza.
1. Lavagem:
A lavagem das jantes deverá ser efectuada – sobretudo, na primeira vez em que vão ser tratadas – com o apoio do 1Z Wheel Cleaner, ou do Premium Wheel Cleaner, por forma a retirar toda a sujidade proveniente das pastilhas dos travões;
Pulveriza-se a jante com o produto e esfrega-se com um pincel suave nas partes mais sujas;
Lava-se a jante com outro pincel e shampoo, tendo em especial atenção os recantos da jante, junto à válvula da pressão de ar e das porcas de aperto e passa-se por água corrente limpa;
Voltando a atenção aos pneus, caso estes tenham alguma sujidade depositada, pode-se lavá-los com um pouco de MPC (Multi Purpose Cleaner) e uma escova;
Volta-se a dar uma passagem de Shampoo Sonax ou Premium Glanz Shampoo pela jante toda e pelo pneu, e enxagua-se;
Se persistirem marcas depositadas de ferodo e/ou alcatrão nos locais de mais difícil acesso, aplica-se um pouco de Premium No Tar que permite remover sem esforço essa sujidade e enxagua-se com água corrente limpa;
- Seca-se com um pano MF.
2. Cuidados:
Para polir a superfície da jante, pode-se optar pelo 1Z Paint-polish (ou o polish Premium equivalente), com o apoio de um aplicador de algodão ou poli-espuma;
Após o polimento deve-se lavar novamente a jante com shampoo e água corrente, secando-se de seguida com um pano MF.
Com o auxilio de um aplicador poli-espuma aplica-se uma fina camada de Poorboys Wheel Sealant, removendo-se os excessos com um pano MF. Podem ser dadas mais que uma camada de produto, aumentando assim a protecção dada à jante;
Pode-se, em alternativa, usar o Grojet 2000, pois a sua utilização é muito versátil, conferindo bons níveis de protecção e de acabamento, ainda que inferiores aos do Poorboy's Wheel Sealant;
Como qualquer detalhe, é preciso manter. Para tal, basta lavar as jantes normalmente e, no final, renovar o acabamento com mais uma camada de Poorboy's Wheel Sealant. É o suficiente para se ter as jantes com um acabamento impecável e sempre protegidas. :thumb:
Ou seja, passa-se disto:
http://www.car-detail.net/images/Detalhe/Volvo_480_t/DSC07430.JPG
Para isto:
http://www.car-detail.net/images/Detalhe/Volvo_480_t/DSC07490.JPG
Excelente mesmo e muito bem elaborado :thumb:
Sim senhora, um post com um cariz informativo muito grande e bem elaborado, os meus parabéns ao Mlvtecpt :berlusca:
Sarcophagus
02-03-2006, 20:12
Muito bom!!! :thumb:
Muito bom , mesmo este post , informação muito útil :idea:
Parabéns Pelo Post! :thumb:
Acho que deveriam haver mais tópicos dedicados a explicar a quem é menos culto na matéria entender-se bem com os processos utilizados! :thumb: :thumb: :thumb:
CarlosRodrigues
25-05-2006, 02:50
Gostei muito do topic. parabéns.
Mais um excelente post!!! :thumb::thumb:
Pode-se, em alternativa, usar o Grojet 2000, pois a sua utilização é muito versátil, conferindo bons níveis de protecção e de acabamento, ainda que inferiores aos do Poorboy's Wheel Sealant;
Ao ler isto surgiu-me uma dúvida. Se calhar não tem grande interesse mas, é possível dar-se uma camada de PWS por cima de uma camada de Grojet? :rolleyes: Vai adiantar alguma coisa?:rolleyes:
MLVtecpt
25-05-2006, 22:45
Ao ler isto surgiu-me uma dúvida. Se calhar não tem grande interesse mas, é possível dar-se uma camada de PWS por cima de uma camada de Grojet? :rolleyes: Vai adiantar alguma coisa?:rolleyes:
Sim é possivel, embora o ideal seja 2 camadas de PWS...mas sempre tem o PWS por cima que confere protecção adicional e não permite que o Grojet vá embora tão depressa ;)
Já agora, deixo aqui mais umas dicas, visto ter tido GRANDES problemas com a limpeza das jantes, tanto do mercedes como do honda.
Nos locais onde o wheel cleaner não seja suficiente, pode/deve ser usado o No Tar. Tem um poder de limpeza fora do comum, e qualquer partícula de alcatrão desaparece sem esforço.
No caso de ferodo antigo, ou de alcatrão antigo, que não se consiga retirar com estes processos "tradicionais" deixo aqui o método que usei (espero não ser banido do fórum :rofl:)
Uma mistura de engine cleaner, no tar, wheel cleaner e um pouco de água, juntos, formam uma pelicula fina e com características lubrificantes. É excelente como lubrificante para se fazer uma lixagem com lixa 1500 ou 2000 (usei lixa de água de grão 1500). Muito cuidado, pois a pintura das jantes é muito fina, e o verniSSS também não é abundante, motivo pelo qual a lixagem deve ser feita sem aplicar pressão. O peso da mão é suficiente.
Depois do processo de lixagem, as zonas que sofreram esta intervenção estão baças, sem brilho e sem vida... Um aplicador de MF e 1Z ou Premium UPP permitem corrigir essa situação, devolvendo o brilho as jantes.
JoaoJacto
28-05-2006, 00:00
Um mistura dessas devia dar uma explosao..:explotar2jr: :rofl: :rofl:
Epah meter uma lixa nas jantes...é precisso mesmo muita cautela...senao VerniSS OUT
Um mistura dessas devia dar uma explosao..:explotar2jr: :rofl: :rofl:
Epah meter uma lixa nas jantes...é precisso mesmo muita cautela...senao VerniSS OUT
YUPS...
Esqueci-me de colocar um "disclaimer --- Use at you'r own risk"
:rofl:
Cebola_1
22-06-2006, 21:57
"Para polir a superfície da jante, pode-se optar pelo 1Z Paint-polish (ou o polish Premium equivalente), com o apoio de um aplicador de algodão ou poli-espuma;
Após o polimento deve-se lavar novamente a jante com shampoo e água corrente, secando-se de seguida com um pano MF."
Qual é o tempo que deve ficar o 1Z Paint-Polish de cura ?
Pode-se tirar o Polish com um pano de MF sem estar a passar com o shampoo e água ?
É que eu não preparei shampoo (já que estou só a lavar as jantes).
Estou a olhar para as horas e até estou "parvo", grande tempo de volta de só 2 jantes :explotar2jr: e mesmo assim não vão ficar 100% como eu queria.
PS: Outra questão: - as minhas jantes infelizmente têm muitos riscos, não será melhor uzar o 1Z ultra paint-polish ? Se sim, posso depois de o 1Z Paint-polish curar, apilcar o 1Z Ultra Paint-Polish ?
JoaoJacto
22-06-2006, 22:07
O Paint polish nao precissa de tempo de cura,e assim que acabas de dar a esfrega com o Aplicador de algodao e o dito polish é so limpares os restos de polish que ficam na jante,depois no fim quando chegares ao teu resultado final é que as lavas.
O Paint polish nao precissa de tempo de cura,e assim que acabas de dar a esfrega com o Aplicador de algodao e o dito polish é so limpares os restos de polish que ficam na jante,depois no fim quando chegares ao teu resultado final é que as lavas.
Eu costumo esfregar o polish até cheirar a pêssego. Depois aguarda-se um pouco até se formar uma névoa, sinal de que o polish está seco e retiro de seguida com um pano de MF.
Atenção que riscos mais fundos não desaparecem. nem com UPP. Ñão sconsegue tratar a tinta onde ela não existe...
Cebola_1
22-06-2006, 23:17
Eu costumo esfregar o polish até cheirar a pêssego. Depois aguarda-se um pouco até se formar uma névoa, sinal de que o polish está seco e retiro de seguida com um pano de MF.
Atenção que riscos mais fundos não desaparecem. nem com UPP. Ñão sconsegue tratar a tinta onde ela não existe...
Obrigado amigos pelas dicas ;)
Eu também não estou há espera de nenhum milagre de cristo :D , mas sinceramente já só lavava as jantes com a maquina de pressão há mais de 1 ano e só agora vi lá os montões de riscos que tenho.
JoaoJacto
23-06-2006, 00:01
Depois mostra ai umas fotos com o trabalho final :thumb:
Cebola_1
23-06-2006, 01:27
Que grande dor de costas..... acabei agora mesmo os processos.
Não tem nada a ver, pena elas não estarem lá muito boas dos riscos e das trocas de pneus :(
Já faço o upload da foto do antes e depois (amanhã faço o report)
http://pwp.netcabo.pt/pcebola/jante_antes.jpg
http://pwp.netcabo.pt/pcebola/jante_depois.jpg
Nem precisa de legendas :z7shysterical:
JoaoJacto
23-06-2006, 01:36
Olha que parecem ter ficado bem porreiras :thumb:
Cebola_1
23-06-2006, 02:44
Obrigado João!
Era só para dizer que eu segui +/- os passos deste topico.
PS: Tive a montar as rodas no carro, e fiquei 10 minutos parado a olhar para aquela beleza....... pareço um puto de 10 anos:woohoo:
Parecem jantes novas!!!
Bom trabalho!
MLVtecpt
01-01-2009, 22:17
Um up para possibilitar a leitura dos membros mais recentes :D
Já agora ninguem usa a mother Power ball para polir as jantes. tenho a mini que passa um mimo no meio dos raios! depois faço os cantinhos a "unha". :thumb:
Boas queria saber de quantas em quantas lavagens é que passam o wheel Selant (poorboys) em média?
Um abraço!
Boas queria saber de quantas em quantas lavagens é que passam o wheel Selant (poorboys) em média?
Um abraço!
Com ou sem track-days pelo meio? :rofl::rofl:
Sempre que começas a notar que o ferodo custa um pouco mais a sair, deves aplicar uma dose de selante. Em termos médios, coloco uma vez a cada 3 meses.
as minhas jantes nunca se sujam muito com ferodo mas noutros carros que vejo sao jantes pretas isso vai de alguma forma prejudicar jante certo?
vou ter de cuidadar as minhas BBS:D
matzagrin
22-04-2009, 16:59
as minhas jantes nunca se sujam muito com ferodo mas noutros carros que vejo sao jantes pretas isso vai de alguma forma prejudicar jante certo?
vou ter de cuidadar as minhas BBS:D
O único dano é que vai ficando sempre sujidade acumulada, depois com chuvas, óleos, etc, aquilo fica uma pasta que com o tempo seca e vira quase betão! lolol
Depois para tirares isso vais ter usar produtos super agressivos que provavelmente te vão danificar o verniz das jantes.
Se tens umas BBS, lavagens regulares e uma selagem mensal garantem-te uma boa saúda das mesmas ;)
eu nao tenho muitos problemas pois meus travoes nao deixam muito ferodo so algumas pintas... quee sai facilmente pois normalmente lavo todas as semanas,...mas ja soube de um caso de bmw que a sujidade era tanta que gastaram frasco de liquido de jantes para a limpeza, sao casos de extremo...
Jaime Barroco
23-04-2009, 15:43
eu nao tenho muitos problemas pois meus travoes nao deixam muito ferodo so algumas pintas... quee sai facilmente pois normalmente lavo todas as semanas,...mas ja soube de um caso de bmw que a sujidade era tanta que gastaram frasco de liquido de jantes para a limpeza, sao casos de extremo...
Um frasco!!!!!
Quase todos os produtos de detalhe para jantes são de uma eficácia extrema.
Que produto terão usado?
luismourinha
01-07-2009, 23:30
Selei as minhas jantes e claro agora lavagem apos lavagem é muito mais facil limpar as mesmas ate porque o ferodo quase não agarra :s6vhaha::s6vhaha:
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.