View Full Version : Polémica À vista...
Gostaria que me comentassem isto. Para obviar alguns comentários isto é uma review oficial do autopia....
Dual action polishers (like the Porter Cable 7424) visually reduce swirls by rounding over top edge of the swirl robbing sunlight of a sharp edge to cause a reflection. Fillers in the polish then fill in the swirl making it less noticeable. While the vehicle looks swirl-free, the swirls are still there and re-appear over time. A high speed polisher actually removes the swirl by removing the layer of paint down to the lowest point of the swirl.
Todos os trabalhos feitos com orbital vão acabar desmanchados?:idea:
Pergunto-me se eles alguma vez usaram polishes da menzerna que não contêm qualquer tipo de fillers. Pelo menos eu vejo os swirls e riscos a desaparecerem. :P Quem fez a review não deve ver lá muito bem. :D
Depende do que se pretende atingir.
Um dos primeiros passos na fase de polimento é precisamente o arredondamento das arestas vivas, o que implica desbaste de verniz. Se continuares o polimento por mais alguns minutos, estás a remover mesmo verniz, colocando a zona adjacente ao swirl/risco com a mesma "cota" que a parte inferior do swirl/risco. Isto significa remoção de swirls.
Se usares apenas fillers, aí sim, ao fim de algum tempo os swirls reaparecem, porque os fillers foram lavados ou removidos.
Concordo com o Drmad a pleno , mas essa afirmação precisa de ser vista em contexto correcto e analisada.
Ja agora es capaz de por o link sff.
ps: Excelente post para animar as hostes , isto sim é Detail Talk :god:
http://www.autopia.org/reviews/censura.php?tsid=1&csid=c54728fe11cf4bbb7c750eebf94bfaf2&cmd=details&itemid=72
Junglas: estou já muito familiarizado (quase 2 anos) com as andanças do detalhe e como fazemos sempre essa explicação a quem vem de novo chocou-me esta review. (OT: Nice 2 meet you @ DRMad's)
Se por um lado temos todos os trabalhos já feitos por todos os membros, por outro ficamos com a dúvida se o que dizem neste site muito (re) conhecido precisa de uma janela temporal maior para se manifestar.
Pessoalmente custa-me muito a crer, já que só o arredondamento nunca produziria a deifernça dramática entre antes e depois.
Por outro lado há a questão dos swirls e riscos de diferentes profundidades. Se o que é dito no link que postei fosse verdade, com a PC, os riscos que vão ficando seriam apenas os mais "gordos" e difíceis de "arredondar" pois de outro modo como explicar os diferentes graus de corte?
No entanto eles são categóricos em afirmar que para remover riscos, swirls e outras imperfeições é indispensável uma rotativa (dão o exemplo Makita".
Cá pra mim passam-se.
Não sei se já fugindo ao âmbito deste tópico, quer parecer-me que nos states a rotativa é quem mais ordena.
Quem ainda usa PC fá-lo para o "buffing" final e especialmente em pinturas pretas, onde muitos ainda não atingiram o nível suficiente para dar acabamento nessas cores com ROTATIVA sem deixar hologramas.
The word is: a PC não deixa um acabamento tão tão tão perfeito como uma rotativa..
Atenção que a "review" não se trata de uma review feita pelo staff ou alguém importante no forum da autopia.org... aqui fica o link onde está a versão original do texto.
http://www.properautocare.com/makhigspeedp.html
Certamente quem fez a descrição da makita não sabia trabalhar devidamente com a Porter Cable e como tal fez essa afirmação.
A Porter Cable deixa um acabamento fantástico praticamente swirl free ou quase dependendo da vontade de quem a usa. Se o objectivo for deixar totalmente swirl free é possível com o uso da PC mas uma rotativa é claramente superior neste campo não propriamente pela PC não o fazer mas porque a rotativa é mais rápida. Talvez tenha sido esta a ideia que quiseram passar mas erraram no inglês. :D
Junglas: estou já muito familiarizado (quase 2 anos) com as andanças do detalhe e como fazemos sempre essa explicação a quem vem de novo chocou-me esta review. (OT: Nice 2 meet you @ DRMad's)
My pleasure!
A Porter Cable deixa um acabamento fantástico praticamente swirl free ou quase dependendo da vontade de quem a usa.
Viste bem o estado em que ficou o SLK só com laranja e IP...
Dependendo da técnica e da vontade do detailler conseguem-se resultados espectaculares. A PC não é uma orbital... É A orbital.
Para mim o post acabou depois de ler o "anuncio" dos gajos :rofl:
Para quem trabalhou com a PC e rotativa sabe que isto é TRETA , ou BS como se diz la na terra deles :berlusca:
Adiante que é o caminho e não levem a mal , por eles terem um cargueiro de makitas para vender :rofl: :rofl: :rofl:
claro, e eles ate se fazem de inocentes kdo dao como exemplo a makita :D tecnicas de merceeiro :rofl:
por eles terem um cargueiro de makitas para vender :rofl: :rofl: :rofl:
Se eles quiserem eu posso aliviar um pouco o fardo que é ter tanta makita para venda... fico com uma... sem eles terem que me pagar nada...
Não sei se já fugindo ao âmbito deste tópico, quer parecer-me que nos states a rotativa é quem mais ordena.
Quem ainda usa PC fá-lo para o "buffing" final e especialmente em pinturas pretas, onde muitos ainda não atingiram o nível suficiente para dar acabamento nessas cores com ROTATIVA sem deixar hologramas.
The word is: a PC não deixa um acabamento tão tão tão perfeito como uma rotativa..
Querem comentar esta parte? Há uma diferença de atitude bastante marcada quanto a mim. Será que vamos ver o Racer de rotativa sempre em punho?
Agora que me lembro, por exemplo no Overhaulin os gajos da mother's na fase de acabamento estão sempre sempre a dar na rotativa!
Em relação a esta parte, temos de ter em conta que as polidoras tanto rotativa como orbital fazem o trabalho. Logicamente que a rotativa diminui grandemente o tempo dispendido a efectuar o trabalho, no entanto é muito mais perigosa caso se encontre um painel com verniz mais soft. Enquanto que na PC estamos à vontade ao polir os carros, se encontrarmos um painel com menos verniz ou com este mais soft, temos maior probabilidade de não fazer asneira. :)
Não vamos nós dizer que a rotativa é imensamente superior a uma orbital pois depende muito de quem a utiliza e da segurança que o mesmo tem com essa ferramenta.
Tal como já referi depende da pessoa que está a utilizar a rotativa e orbital. :D Quem estiver muito habituado a usar a rotativa irá estranhar a orbital e como tal não se habitua a deixar um acabamento tão bom como com a rotativa. O inverso também se passa. :thumb:
Querem comentar esta parte? Há uma diferença de atitude bastante marcada quanto a mim. Será que vamos ver o Racer de rotativa sempre em punho?
Agora que me lembro, por exemplo no Overhaulin os gajos da mother's na fase de acabamento estão sempre sempre a dar na rotativa!
Uso a rotativa sempre que é preciso , 100% no corte e quase a 50% no polimento , ultimamente tenho usado no acabamento com a azul e noto que o brilho fica ligeiramente superior com o 85RD em vez da PC.
Mas digam o que disserem a conjugação das 2 gera a perfeição , não vamos entrar numa de quem usa a rotativa é que é , pq com a pc fazemos 90 a 95% do trabalho final :berlusca:
Agora existe outra coisa que é tirar partido das máquinas e restantes utensilios, nomeadamente esponjas e polishes ;)
Akele abraço
Mais uma opinião de alguém que pensa o contrário...
"..no pics, just an explanation...
first up here is the scenario: 1990 black ford hood - single stage, heavily oxidized and scratched/swirled
test panel hood, the same one I wet sanded sections then polish out and put up pics a while back...todays session was NO wet sanding or claying, just polishing and waxing two identical sized sections next to each other.
process was the same with both machines: worked until broken down and cleared almost
excel orange pad and OHC x 2 @1500 on rotary pc 6
megs yellow pad and OC x 2 @1300 on rotary, pc 6
megs yellow pad and OP x 2 @800 on rotary, pc 5
Results:
the rotary side: holograms, more swirls, and less clarity
the PC side: very few swirls remaining, no holograms, more clear..."
Podem ler o resto aqui (http://autopia.org/forum/detailing-product-discussion/82902-pc-vs-rotary-todays-work.html)
Foi só para lançar a discussão! Pessoalmente assusta-me um pouco a rotativa e no meu caso nem se põe a questão. Vejo émuita gente no estrangeiro a encarar o facto de se fazer tudo com a rotativa o next step. Não há dúvidas que em termos de skill é! Agora em termos de resultados é que se pode gerar discussão. Penso também que são complementares, sendo que a rotativa apressa o trabalho e permite enfrentar defeitos teoricamente ultrapassáveis com a pC mas em termos de tempo dispendido, perfeitamente ilógico.
Mike
E fizeste tu muito bem ,o tema é muito interessante e pessoalmente são estes os tópicos que fazem o forum girar :thumb:
A rotativa tem mais lendas associadas e que a realidade encarrega de desfazer ,
sim é preciso muito cuidado pq ao minimo deslize ( para quem está muito habituado á PC e ao idiot proof que ela proporciona ) podemos causar danos irreparaveis.
Mas também se for manuseada com cuidado e atenção os resultados aparecem , com trabalho e força de vontade :n4pclapping:
Sobre os resultados dependem de alguns factores gerais mas tambem de alguns em particular , é o somatório do todo que faz o resultado.
Se fossemos todos apenas ouvir e não testar , ficavamos na ignorancia dai eu apelar ao bom senso e quem quiser testar a rotativa, TESTE !!!
Akele abraço
MLVtecpt
24-12-2006, 21:30
(...)
Sobre os resultados dependem de alguns factores gerais mas tambem de alguns em particular , é o somatório do todo que faz o resultado.
Se fossemos todos apenas ouvir e não testar , ficavamos na ignorancia dai eu apelar ao bom senso e quem quiser testar a rotativa, TESTE !!!
Akele abraço
Cedes o teu Bora e a rotativa para testes?!? :s6vhaha: :rofl:
Cedo a rotativa e a tua megane :s6vhaha:
penso k por isso msm e k a rotativa e o next step : e pra pessoas mais experientes. tal como o racer disse, e preciso mto cuidado pra nao faxer estragos, mas os resultados tb aparecem ;)
Curioso que a opinião q tenho em relação à rotativa é que é talvez o passo antes da orbital,isto é, a rotativa faz o trabalho mais duro em menos tempo mas a orbital faz o trabalho mais "artistico" e q confere o look mais espantoso ao carro
Dizes isso porque normalmente o passo que se dá com rotativa é o corte, portanto um degrau dentro do polimento de um painel. Nesta fase o acabamento não é ainda digno de um detalhe. A orbital usa-se nesse caso para as fases subsequentes que dão aparência de show car.
Porém a rotativa pode servir, e de facto isso acontece bastante nos states, para dar acabamento fino, em mãos experimentadas!
Got it?Buffer:
Posso dizer que o acabamento com uma esponja azul com polish de acabamento , como é o 85RD deixa um acabamento MUITO bom e o produto quase se evapora.
Não sendo dificil de usar desde que a rotações muito ligeiras , e nao deixa holos :god:
A rotativa pode servir em todas as ocasiões e até admito que deixe um acabamento superior , embora a diferença seja apenas notada por nós ou então em pinturas que a PC deixa marcas....:eek:
PInturas que a PC deixa marcas??? Tipo as meias luas faladas no comparativo da optimum vs menzerna do drmad/jet? Muito macias?
PInturas que a PC deixa marcas??? Tipo as meias luas faladas no comparativo da optimum vs menzerna do drmad/jet? Muito macias?
por exemplo , existem pinturas onde a combinação do trinómio esponja/máquina e polish causa isso visto a zona polida ser muito sensivel...perfeitamente normal , já que as orbitais tem movimentos mais "brutos".
Posso dizer-te que um SL que detalhei , a PC só não deixava marcas apenas na velocidade 3 a partir da 4 ficavam .
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.