View Full Version : Grojet como Aplicar?
Ondablack
24-02-2006, 00:20
A pedido do Racer vou deixar aqui o meu contributo baseado nos meus conhecimentos científicos sobre a aplicação do Grojet/ Klasse AIO ou o famoso Car-Lack 68, ou seja, os chamados líquidos de limpeza química com capacidade de selagem acrílica.
Esse tipo de produtos são misturas de polímeros (o acrílico é um tipo de polímero) num determinado solvente líquido. Basicamente o que se pretende com o Grojet é por um lado, remover por acção química os contaminantes da superfície (onde o solvente tem uma acção preponderante) e por outro lado deixar sobre a pintura uma camada protectora formada por uma cadeia de polímeros.
Ora para que esta cadeia se possa formar é necessário dar tempo ao solvente para que este evapore e fique sobre a superfície essa camada protectora (quando isto acontece nota-se na pintura uma espécie de névoa branca).
Se não deixarmos o solvente evaporar estamos apenas a fazer uma limpeza química (devido à acção do solvente que tem a capacidade de dissolver os contaminantes da pintura) e não tanto uma selagem, porque quando passamos o pano, como existe ainda solvente na chapa os polímeros ainda estão dissolvidos e por isso muito poucos ficarão na chapa. Obtemos assim uma protecção reduzida.
Portanto na minha opinião os chamados líquidos de limpeza química com capacidade de selagem acrílica devem ser aplicado da seguinte forma ( dá mais trabalho, mas os resultados ao nível da protecção serão muito superiores):
Aplicar com um aplicador de poli-espuma (pois os panos MF absorvem o produto) de forma a que toda a superfície fique com o aspecto húmido (nesse momento estão a ocorrer duas coisas, o solvente dissolve os contaminantes e ocorre a evaporação simultânea do solvente).
Após formação de uma névoa branca, retirar o resíduo sólido que se formou com um pano de MF (esse resíduo sólido será constituído por contaminantes que estavam na pintura e pelo excesso de polímeros). Verão que os resultados de protecção a médio prazo serão muito superiores. :thumb:
Grande explicação e agora percebo como erradamente estavamos a aplicar o grojet, servindo apenas para limpar e nao dava tempo para o produto assentar , logo aumentando a sua durabilidade e protecção :thumb:
Sempre a aprender :thumb:
Akele abraço
Excelente!!!! Grande explicação!!! :042:
Que grande explicação!! Isto é que é dominio da ciencia! ehehe :god:
Por acaso tive a sorte de ter esta explicação à uns tempos cedida gentilmente pelo nosso amigo ondablack.
Eu comprovo esta teoria porque já a usei na pratica e sei que funciona! :yupi3ti:
Toca a aplicar esses selantes como deve de ser :thumb:
abraços
Apenas um aparte, o nosso amigo Ondablack está no detalhe á mais de 5 anos , além disso tem conhecimentos profundos em quimica e fisica.
É a pessoa que conheço em PT que mais conhecimentos tem sobre o assunto, e além da prática tem a teoria toda em termos académicos. :god:
É caso para ser chamado mesmo de verdadeiro "Mestre" do conhecimento do detalhe :thumb:
Akele abraço
MLVtecpt
24-02-2006, 09:49
Excelente explicação Ondablack :thumb:
Esperamos que participes muito mais neste forum, pois users com conhecimentos avançados são sempre uma mais-valia :god:
P.S. Editei o teu post, fazendo parágrafos, para facilitar a leitura! :thumb:
Edit: Agora fiquei com a duvida...para ser mais facil a aplicação normalmente dava o Grojet com a pintura ainda molhada...quer dizer que com esta nova achega o Grojet deve ser dado a seco, certo?!?
Edit: Agora fiquei com a duvida...para ser mais facil a aplicação normalmente dava o Grojet com a pintura ainda molhada...quer dizer que com esta nova achega o Grojet deve ser dado a seco, certo?!?
Penso eu de que...
Se a ideia é a deposição de polímeros, acho que o resultado será melhor, aplicando a seco, senão a água existente na pintura poderá "empurrar" o grojet para o aplicador.
Ondablack
24-02-2006, 16:36
Caro amigo, o Grojet pode realmente ser dado com pintura molhada, mas vai demorar mais tempo a secar, pois o groget é mais ou menos solúvel em água. Por exemplo, para lavar as jantes não há melhor que misturar numa garrafa com cabeça de spray cerca de 50 ml de grojet e perfazer com água até aos 500 mL e agitar bem sempre que usam essa mistura (pois há a tendência de eles se separarem devido ao facto de a água ser polar e os polimeros apolares (ou pouco polares). Vão ver que com a ajuda de um pincel (tipo trincha estreita) não custa nada limpar as jantes (de selagem na primeira aplicação fica pouco). Seguidamente passam por água e estão prepradas para a selagem com um selante puro ( tipo PWS)
Um abraço :thumb:
Então se não estou em erro, e por favor corrige-me se estou, essa tua solução de grojet com água vai permitir tirar o ferodo das jantes e demais porcarias, com um produto NÂO ácido de raiz...correcto???????
Ondablack
24-02-2006, 16:44
Então se não estou em erro, e por favor corrige-me se estou, essa tua solução de grojet com água vai permitir tirar o ferodo das jantes e demais porcarias, com um produto NÂO ácido de raiz...correcto???????
Certo, mas para tirarem as vossas dúvidas, experimentem e depois digam-me o que acharam ;).
EDIT: Eu faço isto com o Car-Lack 68 Nano Tecnology penso que com o Grojet os resultados são semelhantes....
Vou usar sem dúvida e obrigado pela dica, esta foi daquelas dicas que valem ouro, fantástico :god: :god: :god:
MLVtecpt
24-02-2006, 17:03
Caro amigo, o Grojet pode realmente ser dado com pintura molhada, mas vai demorar mais tempo a secar, pois o groget é mais ou menos solúvel em água. Por exemplo, para lavar as jantes não há melhor que misturar numa garrafa com cabeça de spray cerca de 50 ml de grojet e perfazer com água até aos 500 mL e agitar bem sempre que usam essa mistura (pois há a tendência de eles se separarem devido ao facto de a água ser polar e os polimeros apolares (ou pouco polares). Vão ver que com a ajuda de um pincel (tipo trincha estreita) não custa nada limpar as jantes (de selagem na primeira aplicação fica pouco). Seguidamente passam por água e estão prepradas para a selagem com um selante puro ( tipo PWS)
Um abraço :thumb:
Mas que bela dica! :thumb:
Já tá marcado que na próxima lavagem vou fazê-lo :berlusca:
corsa_sport
24-02-2006, 17:23
ouçam este homem que ele é um senhor:berlusca:
é a ele que eu devo agradecer o facto de não ser um ignorante na matéria, pois grande parte do que sei hoje foi ele que me ensinou:thumb:
Sendo assim lá vai por terra a maneira errada como aplicavamos o grojet, embora pessoalmente molhado aplicava nas jantes.
Ondablack mais uma vez obrigado pelo esclarecimento, quem sabe..SABE!!!! :god:
Akele abraço
MLVtecpt
25-02-2006, 11:46
Info exclusiva Carpremium :god: ...o seu forum de car-care Avançado :s6vhaha:
lp_arede
26-02-2006, 12:37
Hoje testei essa do Grojet diluido em água para lavar as jantes.
Meti a mistura num borrifador, pulverizei as jantes e passei com o pincél.
Muito bom, o resultado. :thumb:
Só uma dúvida, após borrifar as jantes, passo logo com o pincél ou deixo o produto actuar?
Ondablack
26-02-2006, 12:49
Boas! Caro amigo deve deixar um pouco o produto actuar (1 ou 2 minutos, no máximo) de forma a que os solventes dissolvam a sujidade impregnada nas jantes. Não convém é deixa-lo secar porque nesse caso vair ter trabalho acrescido para retirar o produto :smilie_nono:
Eu costumo borrifar as jantes com a mistura grojet + água, deixo actuar um pouco, e depois com o pincel e a ajuda de um pulverizador só com água, limpo as jantes. O pincel junta a sujidade e a água retira-a das jantes. Passo depois um pano de MF e ficam 5*.
Um grande abraço :thumb:
lp_arede
26-02-2006, 14:14
Boas! Caro amigo deve deixar um pouco o produto actuar (1 ou 2 minutos, no máximo) de forma a que os solventes dissolvam a sujidade impregnada nas jantes. Não convém é deixa-lo secar porque nesse caso vair ter trabalho acrescido para retirar o produto :smilie_nono:
Eu costumo borrifar as jantes com a mistura grojet + água, deixo actuar um pouco, e depois com o pincel e a ajuda de um pulverizador só com água, limpo as jantes. O pincel junta a sujidade e a água retira-a das jantes. Passo depois um pano de MF e ficam 5*.
Um grande abraço :thumb:
Registado. :thumb:
Gustavo.Almeida
26-02-2006, 14:37
Mágnificas explicações... comprovadas cientificamente. :thumb:
Isto está a começar a ter um nivel :god: :god: :god:
Inovação ao pensar em detalhe... com base sólida! Sempre me pareceu estranha a história de.. "fica lá o suficiente".
a meu ver EXCELENTE tópico!
Sarcophagus
26-02-2006, 22:00
Sim senhor,
iria eu pensar que o Grojet (que se demorar a remoção, dá trabalho...) ajudaria muito a remoção do ferodo...
Dicas de alto nível.
Cumprimentos
MLVtecpt
27-02-2006, 14:46
Bem já lá tenho em casa a mistela :rofl:
75ml Grojet+675ml Agua destilada :thumb: numa embalagem bem lavada de Bref Power (estupido do tóculante estive quase 1h para o retirar todo :1018: )
Agora uma duvida...se eu usar a mistura para lavar as jantes, não irá retirar as 2 camadas de PWS que actualmente as jantes têm?
Vou experimentar a mistela no Vti, uma vez que ainda não tem as jantes tratadas (por enquanto) :berlusca:
Hoje testei essa do Grojet diluido em água para lavar as jantes.
Meti a mistura num borrifador, pulverizei as jantes e passei com o pincél.
Muito bom, o resultado. :thumb:
Só uma dúvida, após borrifar as jantes, passo logo com o pincél ou deixo o produto actuar?
Só uma dúvida... E os Grojet diluído nos discos de travão, não faz mal??
Ondablack
27-02-2006, 21:01
Agora uma duvida...se eu usar a mistura para lavar as jantes, não irá retirar as 2 camadas de PWS que actualmente as jantes têm?
Caro amigo, o Groget sendo um líquido de limpeza química, retira tudo o que lá estiver aplicado!
Só uma dúvida... E os Grojet diluído nos discos de travão, não faz mal??
Os discos de travão, sendo metalicos vão ficar selados, mas por pouco tempo... Basta começar a travar e bye bye Groget.
Um abraço
Muito obrigado pela excelente explicação, Ondablack!:god:
Devo dizer que, apesar do que se lê por aí, nunca fui na conversa do "aplicar grojet com o carro molhado". Sempre me fez confusão o facto de não se deixar o solvente evaporar, devido a estar misturado com a água e mesmo assim proceder à remoção e afirmar-se que a pintura fica "selada" na mesma:confused:
Ou seja, removiam-se os polímeros, o solvente e a água...
Sempre apliquei Grojet com a superfície seca, esperando até que o solvente evapore (fique branco) para então proceder à remoção (como aliás sempre fiz com todas as ceras sintéticas), e assim garantir a máxima protecção.
Com esta tua explicação, ondablack, vim sustentar de forma científica aquilo que sempre fiz na aplicação de Grojet. Muito obrigado pelo esclarecimento, foi sem dúvida de enorme utilidade para todos:thumb:
Já agora só mais uma pergunta: O grojet é para dar "por cima de toda a folha" não é??? Borrachas, frisos, opticas,...etc:n4pclapping:
lp_arede
13-03-2006, 10:42
Já agora só mais uma pergunta: O grojet é para dar "por cima de toda a folha" não é??? Borrachas, frisos, opticas,...etc:n4pclapping:
Só por cima das "folhas" não porosas. :g5cgrin:
Pintura, ópticas, vidros e jantes. :thumb:
Portanto convém isolar as borrachas, os frisos (aqueles no tejadilho de borracha),.....vai dar trabalho mas o que tem que ser feito tem que ser....
Agora só falta uma coisa: o Grojet!!!!:s6vhaha:
Vem na próxima encomenda!!!
lp_arede
13-03-2006, 14:07
Portanto convém isolar as borrachas, os frisos (aqueles no tejadilho de borracha),.....vai dar trabalho mas o que tem que ser feito tem que ser....
Agora só falta uma coisa: o Grojet!!!!:s6vhaha:
Vem na próxima encomenda!!!
Sim, convém.
Sempre trabalhas mais à vontade. :z4dwink:
Xpto2:
Sim deves isolar sempre os plasticos para evitar teres trabalho depois a tirar o polish seco das borrachas e plasticos. :thumb:
JoaoJacto
15-03-2006, 00:03
Quanto tempo em media leva o Grojet a poder ser revomido?Dá tempo para aplicar um painel inteiro?
Abraços:thumb:
Quanto tempo depois de ser PINTADO pode-se aplicar o grojet?
Vou ver se consigo sacar uma pintura na garantia à Honda!Apareceu umas manchas e umas faltas de verniz fui reclamar e eles vão tirar fotos para mandar para lá pare eles dizerem de sua justiça!! A ver vamos o que dá!!!
É o capot e o tejadilho....:1018: :1018: :1018:
A ideia é logo depois de pintado, protege-lo (grojet+natty's)!
PS: Obrigado pela dica de isolar as borrachas drmad!!!:thumb:
JoaoJacto: Segundo o que li por aqui deves aplicar painel a painel e depois remover na mesma ordem que aplicaste. Tens deixar ele "actuar" que é para preencher os espaços e limpar a superficie!
Quanto tempo em media leva o Grojet a poder ser revomido?Dá tempo para aplicar um painel inteiro?
Abraços:thumb:
Sim dá tempo com certeza , agora podes aplicar de 2 maneiras tendo em vista 2 fins diferentes.
1ª Se aplicares e removeres em seguida , aguardando alguns segundos apenas vais limpara a pintura e remover o produto.
Como deves ter lido no inicio do tópico , o grojet necessita de tempo para "assentar".
2ª Se aplicares e esperares , uns 20 minutos a pouco mais , tendo em conta a temperatura ambiente e humidade , vais limpar a pintura mas tb vais selar a mesma caso queiras fazer apenas um passo.
O grojet é um 2 em 1 , limpa e sela a pintura.
Com a 2ª opção vai ser criada uma excelente base para um selante assentar nas melhores condições , ou cera .
ATENÇÂO : que esta opção a remoção é mais complicada , mas é a ideal :z4dwink:
Quanto tempo depois de ser PINTADO pode-se aplicar o grojet?
Deves aguardar os 2 meses no minimo para a pintura curar , caso não seja de fábrica ( LER : pintado de origem e não no concessionário :z4dwink: ) .
E porque isto, pq o grojet é um selante que vai criar uma camada inibidora á libertação dos solventes, impossibilitando a cura da pintura e eventualmente criar as famosas bolhas :1018:
A cera natural com carnauba já não acontece isso , mas convém saber se é body shop safe ( quase todas são , visto não conterem silicones :thumb: )
Akele abraço
A cera natural com carnauba já não acontece isso , mas convém saber se é body shop safe ( quase todas são , visto não conterem silicones :thumb: )
Akele abraço
Desculpa mas explica-me lá melhor isto....
A cera deixa respirar a pintura , se tivesse silicones não o deixava fazer, mas é a própria componente dela :thumb:
Quer dizer que a cera ao menos posso aplicar....ou não convém?
Ou é melhor daqui a 2 meses aplicar o grojet e depois a cera??
sim podes aplicar a cera ( sem silicones ) e o grojet depois :berlusca:
Obrigado pelas explicações!!!:thumb:
Agora é ver o que vai dar isto da reclamação em garantia!
Só por cima das "folhas" não porosas. :g5cgrin:
Pintura, ópticas, vidros e jantes. :thumb:
As minhas opticas parece que são de plástico (Honda Civic CTDi), isso quer dizer que não posso selar as opticas pois não:1018: ?
Sim , podes selar as ópticas perfeitamente com grojet , CLLS,
SG , etc :g5cgrin:
Akele abraço
Isto para o Xpto2 em particular e no geral para todos, visto
existir muita confusão por ai :z4dwink:
Vai ajudar a resolver uma questão sobre a selagem e enceramento de repinturas :thumb:
Ler bem este Link, Selagem/Enceramento (http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?t=269)
Akele abraço
Racer mais uma vez obrigado!!!:thumb: :thumb: :god: :god:
Vou mesmo esperar uns tempos.....É melhor.....:1018:
Quanto muito vou selar as partes do carro que não forem pintadas!:s6vhaha:
Deve ser giro!Bubles nuns lados e nos outros não:s6vhaha:
Seja como for vou começar por tratar do ESi com calma.
Xpto2
Não tens problema nenhum em encerar o carro depois de pintado , basta esperares uns dias , selar é que não .
Não falo apenas por teoria , já o fiz na prática várias vezes e não tens problema nenhum , além do mais começavas a proteger a pintura :thumb:
Além do Ondablack a confirmar isto , cientificamente pq a maioria das pessas apenas diz que não...:rolleyes:
Tenho a minha prática pra afirmar o que digo , e deixo aqui
uma opinião de um detailer de TOPO , Anthony Orosco
"...Again...as long as your wax does not contain any solvents and/or abrasives then you can wax after repainting.
This comes from Ron Ketcham of Valugard and David of Optimum Technologies. Valugards wax plus OCW can both be used on fresh repaints. I am told that paints will cure through a wax but that solvents will play havoc on the curing process.
Anthony .."
O link do tópico em questão é este (http://autopia.org/forum/showthread.php?t=64978&page=2&pp=12&highlight=wax+fresh+paint)
E se quiseres fazer um teste, vens ter cmg e vou encerar-te um pouco de um painel repintado e depois passado 2 meses ou 3 , vemos o resultado....e se tiveres lá bolhas ou algum dano feito pela cera ( não apresentes porradas pq corro logo ctg :rofl: ) eu PAGO a repintura :thumb:
Akele abraço
E se quiseres fazer um teste, vens ter cmg e vou encerar-te um pouco de um painel repintado e depois passado 2 meses ou 3 , vemos o resultado....e se tiveres lá bolhas ou algum dano feito pela cera ( não apresentes porradas pq corro logo ctg :rofl: ) eu PAGO a repintura :thumb:
Akele abraço
:rofl::rofl:
Não é preciso isso!!!!Não estou a duvidar de ti nem de ninguém!!
O problema é mesmo meu:ignorancia!! Não sei mesmo por isso é pus a questão no forum!!
Não tens problema nenhum em encerar o carro depois de pintado , basta esperares uns dias , selar é que não .
Não falo apenas por teoria , já o fiz na prática várias vezes e não tens problema nenhum , além do mais começavas a proteger a pintura
A ideia era essa!E sempre tinha alguma protecção contra as eventuais bird s%$#$'s!!!!!:1018:
Além disso sempre ficava mais brilhante!:drool:
Então para resumir a conversa, vou deixar-te algumas ideias no ar.
Repinturas e Selar - Não
Repinturas e encerar - Sim , desde que a cera não tenha silicones , solventes/abrasivos , quase todas as que usamos ( excepção da 1Z ) não tem.
E porque estas respostas , pq a pintura consegue curar através da cera mas no selante não :z4dwink:
E sabes se afirmo isto é pq fiz muito bem o trabalho de casa , e caso suceda algo errado estou aqui a afirmar que RESPONSABILIZO-ME por qualquer dano causado pela cera :berlusca:
Tens várias opiniões , agora o juiz és tu que vais decidir :g5cgrin:
Akele abraço
Pelo que li aqui, se eventualmente ele for pintado (garantias, marca a pagar, etc.& tal), vou esperar 1/2 semanas e depois encerar!!!!!
Eu tenho confiança no ppl daqui! :thumb:
E além disso na tua pessoa pois foi a partir de tópicos inseridos por ti no AHO que eu conheci o mundo do detalhe e todo o resto!! :thumb:
Já devo de ter visto todas ou quase todas as tuas "reportagens" dos teus trabalhos. Além disso detalhas-te o carro de um amigo meu (o pedro (Leon)) e ele, na breve troca de impressões que tivémos, diz que o carro tá impec!:berlusca:
:offtopic8mg:
Sim ele falou-me de ti , tens de la ir com ele e falamos um pouco, tamos todos perto uns dos outros :thumb:
O carro dele foi um projecto muito agradavel , e o resultado ficou francamente positivo mas isto nada como ver ao vivo :thumb:
E força nessa enceradela :n4pclapping: :n4pclapping:
Akele abraço
O Xpto2 anda a fazer-se a um detalhe grátis, Racer... Tanta graxa...:s6vhaha:
:berlusca: :z4dwink:
O Xpto2 anda a fazer-se a um detalhe grátis, Racer... Tanta graxa...:s6vhaha:
:berlusca: :z4dwink:
:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
JoaoJacto
21-03-2006, 00:14
Já agora a aplicaçao do Grojet nos vidros tambem fica melhor esperando o seu devido tempo ?Prai uns 15/20 min,depois remover ?
Abraços ;)
Yap!!É o mesmo tratamento!!!
MLVtecpt
09-04-2006, 22:02
Bem hoje foi dia de aplicação do grojet na pintura, apenas para efeitos de limpeza, pensava eu... Mas o bichinho é mais forte e como estava a querer dar o FS, pensei: e que tal se já dispusesse do grojet como base?!? Conforme o pensei assim o fiz. Como estava um dia cinzento em que a temperatura estava apenas amena, depois de ter deixado secar o Grojet cerca de 15minutos, vi-me e desejei-me para o retirar :s6vhaha:
Como já referi anteriormente acho a remoção ao sol e com calor muito mais facil de fazer.
Foi então que tive uma nova ideia, experimentar o OWC (Grojet+Agua destilada) na pintura! Como a ideia era mesmo usar o Grojet como limpeza apenas, foi borrifar, espalhar com o poliespuma, deixar actuar cerca de 2 minutos e remover.
Bem, que diferença em termos de remoção dos excessos... a pelicula branca forma-se na mesma, só que é de muito mais facil remoção, basta o MF com pouca ou nenhuma pressão e voilá...pintura limpinha :drool:
Excelente base para levar com o FS em cima :yupi3ti:
Mais alguém que experimente e comprove esta minha opinião sff ;) Junglas?!? :berlusca:
JoaoJacto
09-04-2006, 22:21
Ontem exprimentei dar Grojet no capot do meu carro,dei esperei por volta de 20min,depois para tirar é que foi mm uma guerra...mas deu logo alte vida á cor...nao vejo a hora de dar no carro todo :D
Eu dei Grojet ao meu e deixei secar (+-15 depois de acabado o ultímo painel) e não achei dificil a remoção!
depende de vários factores e um dos principais são as condições do ambiente ;)
Eu por acaso tenho andado com umas certas dificuldade com o Grojet, nomeadamente nos Vidros. Não os consigo deixar com aquele efeito de bolhinhas.
Já limpei com APC, AutoSol Glass Cleaner, já poli com amarela e verde com Glass Polish, e no final aplico Grojet, deixando actuar durante cerca de 30min.
Uso um bocadinho de água para ajudar na remoção.
E nunca fico com aquele lindo efeito.
Será por ainda ter o vidro sujo/gorduroso?
PM
Uso um bocadinho de água para ajudar na remoção.
Le o inicio do post e ve como se aplica correctamente o grojet , NÂO USAR ÁGUA NA SUA REMOÇÂO.
Essa ideia é completamente errada :smilie_nono:
PM
Le o inicio do post e ve como se aplica correctamente o grojet , NÂO USAR ÁGUA NA SUA REMOÇÂO.
Essa ideia é completamente errada :smilie_nono:
Ok. Eu sei. A primeira vez usei água na remoção (antes de ler este tópico). Mas já tratei também o vidro de trás, sem remover com água. E o efeito é o mesmo. Nada de bolhinhas, e eu gosto tanto delas.
E já deixaste secar o grojet e depois retirar o excesso ???
Se quiseres bolhas a sério , usas o CarlAck Long Life Sealant
E já deixaste secar o grojet e depois retirar o excesso ???
Se quiseres bolhas a sério , usas o CarlAck Long Life Sealant
Sim, deixei secar e retirei o excesso. Também achei estranho, mas não tou mesmo a conseguir resultados.
Tenho um amigo que tem Klasse SG, apliquei-o também. E nada de bolhas!
Gustavo.Almeida
10-04-2006, 12:16
[PM], eu aplico grojet, espero uns 20 segundos +- e passo com o pano até a superficie não ter nenhum. E depois há bolhinhas quando se mistura água. :)
Noto especialmente com Grojet + Nattys.
Não entendo o que se passará aí...
[PM], eu aplico grojet, espero uns 20 segundos +- e passo com o pano até a superficie não ter nenhum. E depois há bolhinhas quando se mistura água. :)
Noto especialmente com Grojet + Nattys.
Não entendo o que se passará aí...
Eu na pintura também tenho bolinhas que se fartam, mas nem meti Grojet. A seguir ao acabamento (1Z Metallic Polish), dei logo Nattys Blue. Resultou muito bem.
Optei por não aplicar antes Grojet, pois como tem boa capacidade de limpeza, iria remover-me os "fillers" do Metallic Polish. Que embora não seja dos melhores nesta função, penso que ainda a tem.
Mas tou a falar no caso específico dos vidros. É aí que não consigo os resultados que desejo. Não sei se Nattys ficaria muito bem no vidro.
:D
JoaoJacto
12-04-2006, 00:34
Hoje exprimentei a dar Grojet á sobra no painel por cima da roda da frente e deixei secar por volta de 15min...ficou mesmo seco,depois puz o carro ao sol,(tava mesmo forte) prai uns 5 min,quando fui remover o grojet (já á sobra que nao tava pra torrar ao sol:s6vhaha: ) saio muito melhor do que da vez que fiz tudo á sombra,axam que podera haver algum problema em aplica-lo assim?
O meu carro daqui nada parece uma vaca malhada...:rofl:
Hoje exprimentei a dar Grojet á sobra no painel por cima da roda da frente e deixei secar por volta de 15min...ficou mesmo seco,depois puz o carro ao sol,(tava mesmo forte) prai uns 5 min,quando fui remover o grojet (já á sobra que nao tava pra torrar ao sol:s6vhaha: ) saio muito melhor do que da vez que fiz tudo á sombra,axam que podera haver algum problema em aplica-lo assim?
O meu carro daqui nada parece uma vaca malhada...:rofl:
Realmente é complicado remover o Grojet depois de "secar" na superficie. Com um simples MF torna-se uma tarefa complicada.
Não sei se é de mim mas eu consegui remover o grojet passados +-15 minutos com mf sem problemas.
norberto
13-04-2006, 00:11
Para não estar a dar azo a um off-topic profundo neste outro tópico (http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?p=6855#post6855), aqui fica uma questão que gostaria de colocar:
Post Original de Racer
O grojet como foi explicado por aqui , não é um selante puro e precisa de pouco tempo para ser removido, não precisa de cura .
Portanto a cera pode ser aplicada logo de seguida :thumb: :thumb:
Mas será que a questão dos solventes não se coloca também no caso do Grojet? Ao fim e ao cabo aquilo tem solventes que duma forma ou de outra têm de evaporar.
JoaoJacto
13-04-2006, 00:16
Agora deixaste-me sem resposta... :rofl: :rofl: :rofl:
MLVtecpt
13-04-2006, 07:31
Norberto, lê o 1º post deste mesmo tópico :D
Silver Surfer
18-10-2006, 10:53
Olá pessoal!Buffer:
Tenho uma questão...como a embalagem de 500ml é desconfortável para andar c ela na mão enqt aplico grojet no carro..Será que posso colocar o grojet numa embalagem mais pequenina (doseador) de plástico?:idea: Ou é obrigatório ter de estar numa embalagem em metal?
Abraços!
Não tens problema nenhum com isso!:thumb:
O selante da Premium (drmad) vem naquelas embalagens de plástico parecidas com as do alcool!
Silver Surfer
18-10-2006, 11:26
Pois é!:q6ibounce:
Obrigado!:woohoo:
MLVtecpt
18-10-2006, 12:53
Olá pessoal!Buffer:
Tenho uma questão...como a embalagem de 500ml é desconfortável para andar c ela na mão enqt aplico grojet no carro..Será que posso colocar o grojet numa embalagem mais pequenina (doseador) de plástico?:idea: Ou é obrigatório ter de estar numa embalagem em metal?
Abraços!
Olha aqui: :D
http://img160.imageshack.us/img160/4381/dsc004151hy.jpg
Marco, temos que tratar desse EK que já me ocmeça a meter confusão olhar para esse swirl-world.
Em relação as embalagens... eu costumo andar com uma de 250ml ou com uma de 75ml. São mais práticas de usar do que embalagens maiores...
Boas!
Depois de tanto tempo, eis que finalmente fiz as primeiras compras...
E ando em fase de tirar todas as dúvidas antes de usar...
Depois de ler todos estes post's fiquei com dúvidas, mas parece-me que o mais correcto para o grojet é:
Aplicar, e esperar o tempo de cura... dependendo das condições pode chegar a quase 1h pelo que li!
Depois remover. Caso a remoção seja difícil aplicar água. E porquê? Porque pelo que está no 1º post, a água não se deve usar antes. Mas depois de "curar" já não deve haver problema... senão à primeira lavagem ou chuvada lá se ia o grojet... e entretanto os tais polímeros já tiveram tempo de solidificar...
Estou a fazer este raciocínio pq é o mesmo que se faz com a cera, e visto que não se deve fazer força com os panos, e tudo deve sair fácilmente... qd a cera custa a sair, dá-se com QD... logo parece o mais indicado para o grojet depois de curar. E esse é o factor importante! "Deixar curar"
JoaoJacto
08-11-2006, 19:40
Boas!
Depois de tanto tempo, eis que finalmente fiz as primeiras compras...
E ando em fase de tirar todas as dúvidas antes de usar...
Depois de ler todos estes post's fiquei com dúvidas, mas parece-me que o mais correcto para o grojet é:
Aplicar, e esperar o tempo de cura... dependendo das condições pode chegar a quase 1h pelo que li!
Depois remover. Caso a remoção seja difícil aplicar água. E porquê? Porque pelo que está no 1º post, a água não se deve usar antes. Mas depois de "curar" já não deve haver problema... senão à primeira lavagem ou chuvada lá se ia o grojet... e entretanto os tais polímeros já tiveram tempo de solidificar...
Estou a fazer este raciocínio pq é o mesmo que se faz com a cera, e visto que não se deve fazer força com os panos, e tudo deve sair fácilmente... qd a cera custa a sair, dá-se com QD... logo parece o mais indicado para o grojet depois de curar. E esse é o factor importante! "Deixar curar"
Se usares o Gorjet com agua o que acontece é que estas apenas a limpar a pintura,se usares como é descrito no 1º topico selas realmente a pintura,eu pessoalmente fasso o seguinte,aplico gorjet no carro todo e espero por volta de 20min e vou retirar,se os restos custarem a sair espero mais algum tempo ate ela sair sem qualquer tipo de esforço,em ultimo caso uso um MF humido com QD,agua nunca usei porque nao tem nenhum poder lubrificante e o que apenas faz é amolecer os restos,por isso prefiro usar QD.
:thumb:
Se esperares 1 hora o grojet sai sem problemas nenhuns....
Quais são as principais diferenças entree o Carlack 68 e o Grojet ?
Eu sempre associei o Carlack 68 a shampoo de lavagem, e o Grojet a Selante (pós lavagem), apesar de saber que ambos tinham muito mais propriedades..
Quais são as principais diferenças entree o Carlack 68 e o Grojet ?
Eu sempre associei o Carlack 68 a shampoo de lavagem, e o Grojet a Selante (pós lavagem), apesar de saber que ambos tinham muito mais propriedades..
Precisava de algo pra me selar a pintura nas lavagens de manutenção :S
lp_arede
22-07-2007, 10:07
Precisava de algo pra me selar a pintura nas lavagens de manutenção :S
Deves estar a fazer alguma confusão. :)
Não é necessário selares o carro a cada lavagem.
Podes é de 2 em 2 meses dares uma nova camada de cera.
Depois, de 6 em 6 meses, podes dar o tratamento completo outra vez (selante, cera, etc), sendo que nesta etapa tenhas que limpar bem a pintura, pois os selantes puros (o Grojet não é selante puro) não "agarram" em cima de cera. :thumb:
Marks o Carlack 68 é uma marca e como tal tem diversos produtos. o Shampoo re-greasing é apenas um deles...
Reformulando...
E quais são as principais diferenças entre o carlack shampoo re-greasing e o grojet? Visto que ambos são referidos plas propriedades neste tópico...
carlack shampoo = shampoo para lavagem
grojet = selante
É um bocado como perguntar quais as principais diferenças entre um apartamento e um bife com batatas-fritas. Só têm em comum o facto de ambos existirem :D
Esse tipo de produtos são misturas de polímeros (o acrílico é um tipo de polímero) num determinado solvente líquido. Basicamente o que se pretende com o Grojet é por um lado, remover por acção química os contaminantes da superfície (onde o solvente tem uma acção preponderante) e por outro lado deixar sobre a pintura uma camada protectora formada por uma cadeia de polímeros.
Se não deixarmos o solvente evaporar estamos apenas a fazer uma limpeza química (devido à acção do solvente que tem a capacidade de dissolver os contaminantes da pintura) ...
:thumb:
Pelo que li, poder-se-á pensar em usar Grojet em carros novos para descontaminar?
Estou a pensar selar e encerar o meu mas não me agrada a ideia de lhe passar a claybar em cima já que é abrasiva!!
Pelo que li, poder-se-á pensar em usar Grojet em carros novos para descontaminar?
Estou a pensar selar e encerar o meu mas não me agrada a ideia de lhe passar a claybar em cima já que é abrasiva!!
Lava bem o teu carro e tira todas as gorduras, lamas e alcatrão que possa ter.
Usa a clay bar em algum local que esteja mais rugoso (usa uma clay bar suave) e depois enceras o carro.
Com a clay bar branca não deixas marcas algumas, é mesmo dificil de o fazer...
Passa a parte do selante, se fores lavar o carro mensalmente ou mesmo de 2 em 2 meses, precisas apenas de renovar a cera.
Senão dás uma camada de i845 x 2 (24 horas entre elas) e tens 6 meses de beading.
A minha carrinha do dia a dia, tem #16 desde outubro do ano passado quando a fui buscar e tem sido lavada mensalmente por mim e no resto vai ao elefante, está ainda com muito beading e com um brilho imenso.
Akele abraço
Com a clay bar branca não deixas marcas algumas, é mesmo dificil de o fazer...
Ok. got it. A clay branca ou a cinza que está à venda na loja é a mesma certo?
Passa a parte do selante, se fores lavar o carro mensalmente ou mesmo de 2 em 2 meses, precisas apenas de renovar a cera.
Akele abraço
Passo a parte do selante??? Estás a sugerir que passe só cera ou falta alguma coisa no posto?
Isto do detalhe... quando se começa a fazer as contas ao que queremos comprar!!!! Jesus... é que não dá para parar o bixinho.
Abraço
Isto do detalhe... quando se começa a fazer as contas ao que queremos comprar!!!! Jesus... é que não dá para parar o bixinho.
Abraço
A quem o dizes:berlusca:
civic ctdi
23-04-2008, 11:16
Passo a parte do selante??? Estás a sugerir que passe só cera ou falta alguma coisa no posto?
Abraço
O selante não tem de ser aplicado com a mesma frequencia da cera. De inicio dás um aplicação de selante e uma de cera e depois, mês a mês ou de 2 em 2 meses renovas a cera. Só aplicarás novamente o selante quando achares que o bubble effect está a passar, sinal que já foi à vida, e tornas a aplicar a cera.
O selante não tem de ser aplicado com a mesma frequencia da cera. De inicio dás um aplicação de selante e uma de cera e depois, mês a mês ou de 2 em 2 meses renovas a cera. Só aplicarás novamente o selante quando achares que o bubble effect está a passar, sinal que já foi à vida, e tornas a aplicar a cera.
Obrigado na mesma... mas a minha dúvida está no post do racer.
É que parece que ele diz para não passar o selante... ou, por lapso, parece ter-se esquecido de por o período de aplicação do selante.
Isso é que não percebi muito bem!
Ao usares uma cera com boa durabilidade (e realizando uma manutenção "a la detalhe"),não necessitas obrigatóriamente de um selante.
É menos trabalho que tens, mais um produto em que poupas e, se fores renovando a camada de cera periodicamente, nunca ficas com o carro desprotegido.
Aliás, a conclusao que chego do acompanhamento do trabalho do racer aqui pelo forum é que ele não aplica selantes, pelo menos nos trabalho em que entram linhas Swisswax e Zymol.
civic ctdi
23-04-2008, 15:37
Obrigado na mesma... mas a minha dúvida está no post do racer.
É que parece que ele diz para não passar o selante... ou, por lapso, parece ter-se esquecido de por o período de aplicação do selante.
Isso é que não percebi muito bem!
Peço desculpa... tinha percebido de forma diferente.
Como é que é? Com uma boa cera dispensa-se um selante?
em termos de bubble effect até acredito, mas ao nível de protecção da pintura? Será a mesma coisa?
em principio o selante durará sempre mais...mas se tiveres tempo pro teu carro e aplicar cera de 2 em 2 meses, o selante é dispensavel
Eu acho que proteçao nunca é de mais, e nao vou facilitar em nada nem que tinha 2 camadas de selante e 4 ou 5 de cera:s6vhaha:
em principio o selante durará sempre mais...mas se tiveres tempo pro teu carro e aplicar cera de 2 em 2 meses, o selante é dispensavel
É que será mesmo essa a questão. Já comprei um embalagem de 75ml de JetSeal e, pelo que a marca apregoa, poderá durar 6 a 8 meses.
Como nem sempre tenho tempo para dedicar ao carro (a última vez que o lavei foi à 1h da manhã), é normal não ter oportunidade para o encerar de 2 em 2 meses.
Foi esse o meu raciocínio em querer aplicar o selante antes da cera!
entao acho k fazes bem em aplica-lo :D
Sim
Sim, dá apenas cera e quanto muito um glaze por baixo, ou pré wax cleaner
Abraço
Se tu quiseres investir em algo com maior durabilidade/aspecto que 99% dos selantes e ceras, compras Zymol, Swissvax ou então Zaino...vais ficar fan de qualquer um deles.
Atenção que são sistemas.
Zymol, Swissvax e Zaino são sistemas caros mas com imensa durabilidade e aspecto.
Encara assim, gastas 20 euros num cera, mais 15 num glaze e quem sabe antes 10 num grojet para limpar a pintura quimicamente, são 45 euros.
Mas se lavares o carro mensalmente, na 2ª lavagem (passados 2 meses) 50% do aspecto já se foi e a durabilidade anda ao redor.
Se investires num sistema Zymol, Swissvax ou Zaino vais ter durablidade a um nivel que os outros sonham e um aspecto inantingivel, isto supondo que o teu carro está sem marcas algumas ou "defeitos" na pintura, senão tem de ser corrigidos.
Sendo assim tens, e vou fazer o setup ideal para quem quer lavar o carro apenas no elefante azul ou pouco...a preços acessiveis.
Zymol
Hd cleanse 250 ml + Titanium ( £24+ £67)
Field Glaze 237 ml para ajudar a retirar o acima depois de algumas horas. £19
Swissvax
Cleaner Fluid + Saphir ( a onyx não acho nada de especial em look, e custa 65 euros, - 45 que esta Saphir e dura menos.)
Zaino - vou por o básico senão gastas muito dinheiro.
Zaino Z-AIO - 29.95€ (limpa a pintura e prepara para o Z2)
Z2 Pro -16.95€
Z6 para tirares o Z2 Pro - 14.95€
Z8 - 22.95€ (Finaliza o ciclo)
Qualquer destes sistemas vai deixar-te o carro como nunca viste, com IMENSA durabilidade, aspecto e ficas garantido para anos :berlusca:
Akele abraço
Se tu quiseres investir em algo com maior durabilidade/aspecto que 99% dos selantes e ceras, compras Zymol, Swissvax ou então Zaino...vais ficar fan de qualquer um deles.
Atenção que são sistemas.
Zymol, Swissvax e Zaino são sistemas caros mas com imensa durabilidade e aspecto.
:( ... tenho pena de só ter tido esta informação agora!
Já comprei um JetSeal de 75ml e uma Pete's 53...
Obrigadão pela informação! E de certeza que quando acabarem estes 2 produtos que irei ficar muito, muito, muito tentado testar um desses sistemas!
Mas reparei uma coisa!:idea: . nenhum deles está na loja:rolleyes:
:( ... tenho pena de só ter tido esta informação agora!
Já comprei um JetSeal de 75ml e uma Pete's 53...
Obrigadão pela informação! E de certeza que quando acabarem estes 2 produtos que irei ficar muito, muito, muito tentado testar um desses sistemas!
Ficas bem servido com esses que compraste, agora para os gastares sozinho estás tramado :rofl:
Mas sempre podes vender os que compraste a alguém ;)
pois nao, tens de comprar noutras lojas online de produtos de car care, ou mesmo nas lojas online oficiais das marcas referidas pelo Racer :thumb:
muito obrigado pelas indicações que deste aos users.
A nível do factor de remoção da sujidade das jantes foi um mimo.
Obrigado
Cumprimentos
Este sábado vou começar o detalhe na minha "nova carrinha", com shampoo 3m mais produto para os pneus, luva de pele de ovelha, dois baldes, panos de micro-fibras, grojet 2000, e toalha de secagem ;).
Vamos lá ver como me saiu
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.