View Full Version : Rotativa, Orbital, etc...
Esclareçam-me lá isto.....:god:
Como já disse algumas vezes sou um verdadeiro maçarico nisto e gostava de saber qual a diferença, se há, entre rotativa e orbital.
A rotativa é aquilo que é vulgarmente denominado por rebarbadora e orbital a lixadora????
Não, nada disso.
Os nomes estão relacionados com o movimento do prato onde colocas as esponjas (no caso do detalhe).
No caso de uma rotativa o prato descreve um movimento circular perfeito, a semelhança da roda de uma bicicleta.
No caso de uma orbital, o movimento é semelhante a órbita de um planeta, ou seja é elíptico.
Imagina que colocavas um lápis colado a extremidade do prato e rodavas o prato de 360º (uma volta completa). O desenho que ficaria na folha de papel seria um circulo perfeito, no caso da rotativa. No caso da orbital ficava um desenho semelhante a um ovo.
Espero ter sido explícito
MLVtecpt
22-02-2006, 14:11
Esclareçam-me lá isto.....:god:
Como já disse algumas vezes sou um verdadeiro maçarico nisto e gostava de saber qual a diferença, se há, entre rotativa e orbital.
A rotativa é aquilo que é vulgarmente denominado por rebarbadora e orbital a lixadora????
Não, são ambas lixadoras...a diferença está no movimento...uma descreve um movimento orbital (eliptico) a outra descreve um movimento rotativo (circular). :thumb:
Mais alguma duvida, estás à vontade para colocar :berlusca:
Acho que percebi.....:thumb:
É que estou a ver o que é que o meu pai tem por lá.......para planos futuros....parece-me que tenho as duas:yupi3ti:
Mete ai as caracteristicas de ambas :berlusca:
Apenas para dar uma achega , pq as respostas foram mais que esclarecedoras :thumb:
Tens de ter cuidado com o intervalo das rpms da rotativa e das opm( orbitas por minuto ) da orbital.
A minha Makita 9227cb vai desde as brincalhonas 600 rpms ás mortiferas 6000 , mas o meu intervalo de trabalho são as 600 para começar ou fase de acabamentos, 1000/1200 a 1500 para corte , 1000/1200 polimento.
A minha fiel PC 7424 , faz 2,500-6,000 OPM , e é quase a prova de bala, já tendo neste momento 300 horas de uso :thumb: .
Akele abraço
Racer, quais são as opm's mínimas para uma orbital? 6000opm's de mín é muito?
Depende da maquina... eu ja tive uma fartools que ia de 6000 a 12000 mas a PC fazendo menos opm é melhor...
Isto vai sempre da potência da máquina, conjugada com as OPMS...
Existem excelentes máquinas, em orbitais a PC continua a ser uma das melhores :thumb:
Só que para já não há tusto para investir na PC... :( :( :( :(
Hoje quando chegar vou ver as caracteristicas delas e depois posto aki a ver o que me dizem......mais provavel é darem-me na corneta:z7shysterical:
MLVtecpt
22-02-2006, 15:45
Hoje quando chegar vou ver as caracteristicas delas e depois posto aki a ver o que me dizem......mais provavel é darem-me na corneta:z7shysterical:
:z7shysterical: Lá estás tu! :rofl:
Deves ter algum fetiche por apanhar...:s6vhaha:
Bota lá as caracteristicas delas, para podermos dar a nossa opinião, para se não forem nada de jeito ires para a porta do LIDL (http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20060223.p.Lixadeira_excentrica) :z7shysterical:
Epa.....não tenho fetiches desses.
Isso de ir para a porta do Lidl até nao era mau mas o t€mpo anda curto....este mês foi panela de escape, rádio e agora tem de ser bateria (no sábado cheguei ao ESi (normalmente só anda ao fds, durante a semana é de CTDi) e o gajo disse que não se punha a trabalhar, fui ver era bateria dead e lixada)
Como podes ver este mês foi fixe
Pois é, já me esquecia, para a semana o CTDi tem de ir para a revisão!!!!:yupi3ti:
Já vi as caracteristicas:
Uma é uma Bosh PEX 115 A com duas velocidades( acho que a máxima é de 11000 rpm)
Outra é uma da Einhell (tá novinha e nunca foi usada sabe-se lá porquê:s6vhaha: ) 3200 rpm
Tenho lá outra da Black & Decker que já não se consegue ver nada das caracteristicas.....:1018:
Também tá la outra da Power Tools (marca de 15€ ou parecido) mas também não sei as caracteristicas...:smilie_nono:
Eu tirei umas fotos com o tlm mas não consigo postar aqui. Como é que fazem?
Para postares as fotos basta alojar num site (www.imageshack.us)
Depois de teres o link da foto fazes:
link
MLVtecpt
23-02-2006, 09:34
Já vi as caracteristicas:
Uma é uma Bosh PEX 115 A com duas velocidades( acho que a máxima é de 11000 rpm)
Outra é uma da Einhell (tá novinha e nunca foi usada sabe-se lá porquê:s6vhaha: ) 3200 rpm
Tenho lá outra da Black & Decker que já não se consegue ver nada das caracteristicas.....:1018:
Também tá la outra da Power Tools (marca de 15€ ou parecido) mas também não sei as caracteristicas...:smilie_nono:
Eu tirei umas fotos com o tlm mas não consigo postar aqui. Como é que fazem?
Se conseguires postar os modelos da Einhell e da B&D, a malta faz uma busca pelas specs.
Quanto às fotos, alojas num servidor estilo Imageshack (http://www.imageshack.us) e depois postas aqui carregando neste botão http://www.carpremium.net/forum/images/editor/insertimage.gif e pondo o link na caixa que se abre :thumb:
Acho que vais levar um balde de água fria.... só 2 velocidades sendo a máxiam 11.000? Não me cheira!
A Einhell se for uma com 2 pegas e um prato enorme.... esquece!
Power tools... ???
Black & Decker talvez mas só com as specs.
Também fiquei com essa ideia mas como os expert's andam por aqui resolvi perguntar.:idea:
A einhell é mesmo essa:s6vhaha:
Porque é que achas que nunca foi utilizada???Está na caixa com o plásticos e cartões todos....:s6vhaha:
MLVtecpt, tive a ver as características da do LIDL e aquilo não me parece ser de velocidade variável.
Axo que tem 2 velocidades mai' nada!!
MLVtecpt
24-02-2006, 11:31
MLVtecpt, tive a ver as características da do LIDL e aquilo não me parece ser de velocidade variável.
O que sei é que há pessoal a fazer trabalhos com as parkside do LIDL e não se têm queixado...dizem que para uma utilização não comercial chega bem :thumb:
Sim chega , agora para works mais duros e para fora a PC é mesmo um must, a minha já conta com mais de 300 horas á carga :thumb:
ps: e como não temos cá quem faça revisão, acho que vou tentar aprender como faze-lo , senão tenho de arranjar outra:z4dwink:
ps: e como não temos cá quem faça revisão, acho que vou tentar aprender
como faze-lo , senão tenho de arranjar outra:z4dwink:
Isso é mudar o óleo meter biodiesel e dar fogo a peça! :D LoL
Fora de brincadeiras, deve ser pouco mais do que trocar escovas e limpar rotores...
Eu estou a dizer porque a ParkSide é do mesmo estilo que a minha da Bosch!
Sendo assim secalhas a minha já dá....ou não?
Olha as fotos aqui....
http://img526.imageshack.us/my.php?image=imagem0zg.jpg
http://img49.imageshack.us/my.php?image=imagem024mn.jpg
Ela já tem um bocadinho de uso de lixar cascos de barcos mas depois de limpa como deve de ser axo que fica impec!:thumb:
Sarcophagus
24-02-2006, 22:43
Boas!!!
Comprei ontem mesmo uma do Lidl e já sabia, é de velocidade variável.
Cumprimentos
lp_arede
25-02-2006, 01:14
Boas!!!
Comprei ontem mesmo uma do Lidl e já sabia, é de velocidade variável.
Cumprimentos
Confirmo. :z4dwink:
Eu também confirmo.:g5cgrin:
Apesar de que na velocidade mais lenta, a máquina nem força tem para roda, apenas oscila...:s6vhaha:
A maquina é orbital e não rotativa. ;)
Roda sempre um bocado mas se deixar de rodar não é preocupante.
Não sabia......
E já agora o que dizem da minha que tem fotos nos links em cima??
xpto nao consegui encontrar especificações da tua maquina. Se nao tiver velocidade regulável esquece.. se tiver essa funconalidade poderás tentar, mas nao garanto que funcione.
O que aquilo tem é escolha entre 2 velocidades, não sendo própriamente regulável......já não me lembro das rpm's...
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.