PDA

View Full Version : Método de polimento - SLOW CUT

Racer
24-08-2006, 01:02
Boas

Conforme o tempo vai dando e a disposição resolvi criar alguns tópicos , sobre diferentes aproximações de polimento , tanto com a PC ou a Rotativa.

Método de polimento - SLOW CUT

Este tipo de aproximação ao polimento é utilizado nos defeitos mais dificeis de remover. Vou abordar este tema através de 2 perspectivas muito diferentes, ou seja, rotativa e PC.
É um método lento e requer paciência , embora pessoalmente goste de resultados rápidos, existem situações em que para manter os niveis de qualidade ( extremos ) normais do detalhe, temos de "perder" mais tempo :god:

A linha de pensamento é identica nas duas abordagens, mas a maneira adoptada para a realização , é diferente e penso que a conjugação das 2 , vai possibilitar chegarmos a um acabamento perfeito...:D

Os meus polishes de eleição são os da Menzerna, e è neles que me vou basear para delinear este post/ideia , nomeadamente o PO91L ( IP ) e o POS34 ( PG ).

PC 7424

Passo - 1
Consiste em primeiro dar 2 borrifadelas de qd ou água destilada ( os mais puristas se quiserem deixem de lêr , mas isto é baseado em casos reais :rofl: ) na esponja , para ficar molhada e depois aplicar algum polish , IP ou PG.

Passo - 2
Temos de trabalhar em zonas muito pequenas durante o tempo de polimento, e a quantidade de produto aplicado é média , ajustada á zona onde se pretende trabalhar.
Ligamos a PC em velocidade 1 e começamos a espalhar o produto uniformemente sem fazer pressão , apenas com o peso da máquina.
Aumentar a velocidade para 3/4 até o polish começar a ficar translúcido. Nesta fase com umas 4 ou 6 passagens o produto parece querer desaparecer .
Isto tudo com a PC a "rodar" na chapa muito lentamente ;)

Passo - 3
Agora em vez de retirar os restos de polish , damos uma nova borrifadela de qd na esponja e vamos novamente polir usando o Passo 2.

Passo - 4
Agora aumentamos a velocidade para 5 e com pressão média , fazemos 1 a 2 passgens MUITO lentas movendo a PC , 1 cm por segundo mais ou menos, tem de ser lento.
O polish vai começar a ficar mesmo translúcido e cortar a sério quando aumentamos para velocidade 6 com pressão grande , para fazermos 2 a 3 passagens lentamente.
Vão notar que a esponja tem pouco polish e a quantidade de pó foi substancialmente menor.

Passo 5
Se o usaram o PG vão notar pequenos riscos e um aspecto baço , mas isto é facilmente resolvido pelo IP ou PO85U :thumb:

Rotativa

Os passos são iguais mas a pressão apenas existe no inicio , onde as 600 rpms são a velocidade para espalhar, as 900 rpms para trabalhar o produto e as 1200/1400 rpms para cortar.

ATENÇÂO que a pressão só se deve fazer nas 600 rpms e é pouca!! Com a experiencia vão saber o que adoptar, sff não queiram descobrir tudo no mesmo dia :rolleyes:

Um exemplo deste método foi este Audi A4 de 2003, vejam o capot.

http://www.car-detail.net/images/PORTFOLIO/AUDI_3/images/IMG_0907.JPG

E depois de algum tempo de slow cut , com um misto de rotativa e PC.

http://www.car-detail.net/images/PORTFOLIO/AUDI_3/images/IMG_0913.JPG

Esta técnica é muito utilizada em pinturas duras com um grau de defeitos grande , é claro que em pinturas mais soft , como sejam os Hondas, Porsche ,Audi A6 dos recentes, etc isto não se aplica ,mas sim o FAST CUT que brevemente irei explicar.

Estes métodos são utilizados por mim com bons resultados, cada um pode ajustar á sua maneira própria de trabalhar e resultados a obter.
A ideia é esta a maneira como atingir pode variar , como é normal.

Espero obter feedback vosso sobre o assunto , e assim poder aperfeiçoar-me
para chegar ao melhor acabamento possivel.

Junglas
24-08-2006, 01:19
As usual, um post espectacular!

Na minha opinião não é apenas um método mas é sim O método a utilizar em pinturas complicadas, ou quando se tem máquinas fracas (parkside, por exemplo).

Já agora,´fica a questão. A foto do A4 foi com slow cut e amarela + PG, não? Estou a ver ali uns riscos muito familiares, bem como a pintura meio baça.

Racer
24-08-2006, 01:25
Ve la se ficou baça :rofl:

http://www.car-detail.net/images/PORTFOLIO/AUDI_3/images/IMG_0979.JPG

Mas tens aqui o post original (http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?t=647&highlight=Audi+A4)

Comecei como sempre faço com uma combo menos agressiva, e se fizer o trabalho melhor

Ip e esponja de corte com rotativa, foram cócegas...como costume nas Audis , e usei o PG/Rotativa/Esponha de lã a 1200 rpm , resultados apareceram.

Depois foi uma verde/IP/Rotativa seguida de azul/PO85RD (FF )/PC e ainda sem qq acabamento final eis o resultado do depois ( 1 hora depois ).

Usei a rotativa com o método slow cut e pc para acabamento.

Já agora,´fica a questão. A foto do A4 foi com slow cut e amarela + PG, não? Estou a ver ali uns riscos muito familiares, bem como a pintura meio baça.

Ficaram ainda alguns riscos de verniz e baço não ficou nada , a foto pode não mostrar a realidade como ela é pq se reparares ficou com muito ruido, vulgar grão...:badmood:

Akele abraço

Junglas
24-08-2006, 01:28
Ehehehe, Oh Racer, eu referia-me a foto lá em cima, rapaz. Se bem te conheço serias incapaz de entregar um carro a um cliente que nã estivesse a 200%.

Da pouca experiência que tenho, é normalíssimo o PG conjugado com amarela deixar a pintura algo baça... Se bem que usando slow cut isso já não ocorre tão fácilmente...

Kelevra
24-08-2006, 01:39
É uma excelente técnica para carros com verniz mais duro. Pode-se demorar mais tempo mas sabe-se que os resultados no final vão saltar a vista...

Mais um excelente post by Racer :D

powerPT
24-08-2006, 01:40
Fica baça e com micro-riscos prai de 2mm (aprox.)...com IP sai tudo...

Bom post! Uma técnica que por acaso aprendi por mim mesmo experimentando... :D Não lhe dei nenhum nome...agora até é um método que possuo e empiricamente aplico-o assim que necessário

JoaoJacto
24-08-2006, 02:44
Excelente Post,Excelente explicaçao,excelente tudo :thumb:

Agora fiquei curioso sobre a Fast Cut :rolleyes:

clay
24-08-2006, 03:48
Excelente post Rui, extremamente informativo e espectacularmente explicativo :D

Já conhecia o nome, o metodo já o tinha usado algumas vezes, não exactamente dessa forma mas funcionou à partida, se calhar com este metodo e esta explicação brutal, possa ainda aperfeiçoar mais o meu metodo. Obrigado :god:

abraços

Racer
24-08-2006, 10:39
O que interessa é a ideia e a conjugação do trinómio esponja/polish/velocidade ,
é a chave para o melhor acabamento, existem algumas nuances que aplico conforme a pintura responde ao polimento.

Como sejam , as vezes que passo a esponja por cima , tipo de pressão inicial e movimentos de "light Tilt" com pressão a azer com a rotativa , protecção com fita para a rotativa poder chegar melhor, combos com alguns polishes ( ando a testar o IP ou 85U/OP numa base de 80/20% para defeitos médios em pinturas soft originais ) , mudança de esponja na mesma sessão de polimento para cortar mais e de seguida quebrar menos o polish com nova mudança de esponja, etc, etc....

Farto-me de inventar ( :rofl: ) e tento chegar sempre ao melhor compromisso possivel , em todas as fases do detalhe :berlusca:

Oliveira99
24-08-2006, 11:23
Antes de mais quero felicitar o Criador :n4pclapping: do topico, Racer.

No entanto como rookie que sou tenho apenas 2 questões (que suponho ser um pouco subjectivas) a apresentar,

1º Quando te referes a trabalhar por areas pequenas estaremos a falar em +- que medidas 50 cmX50 cm, ou mais?

2º Quantidade de polish a usar por cada area, e modo de aplicação na esponja, em varios pontos na esponja?, concentrado no meio?

Braz
24-08-2006, 14:35
Engraçado que no trabalho que estou a fazer neste momento, o capot já levou repintura e estava péssimo...:1018:

Como de início não estava a conseguir obter resultados satisfatórios, resolvi mudar ligeiramente a minha técnica. Depois de ter observado qual seria a melhor forma de dar cabo dos estragos do capot e, depois de ter lido este excelente tópico, acabo de chegar à conclusão que a técnica que "inventei" sozinho assemelha-se à do Racer! :D

Apenas não começava com vel. 1 a espalhar o polish. Começava com 3ou 4 e ficava ali a trabalhar o polish para no final passar para 6. :D

Também notei esses mini-riscos após o corte, mas logo me apercebi que desapareciam com IP. ;)

:thumb:

Junglas
24-08-2006, 14:46
Tanta gente, em pontos diferentes do país, a chegar a métodos semelhantes, só significa uma coisa... É esta a forma correcta de o fazer. Chama-se evolução convergente. Todos os que "sobrevivem" evoluem de forma semelhante, adaptando-se a um meio semelhante, de formas idênticas.

Além dos resultados falarem por si, o facto de tantos users chegarem a métodos semelhantes, é a prova de que ESTES são os métodos correctos.!!!

clay
24-08-2006, 14:56
Tanta gente, em pontos diferentes do país, a chegar a métodos semelhantes, só significa uma coisa... É esta a forma correcta de o fazer. Chama-se evolução convergente. Todos os que "sobrevivem" evoluem de forma semelhante, adaptando-se a um meio semelhante, de formas idênticas.

Além dos resultados falarem por si, o facto de tantos users chegarem a métodos semelhantes, é a prova de que ESTES são os métodos correctos.!!!

Nem mais Pedro :god: :god:
Concordo plenamente :thumb:

MLVtecpt
24-08-2006, 20:14
Mais um excelente guia by Racer :thumb:

Quem quer saber detalhar só tem um forum: CARPREMIUM :thumb:

Racer
24-08-2006, 21:25
Nem mais Pedro :god: :god:
Concordo plenamente :thumb:

Carlos , recordas quando estava a polir o Jeep ??? Esse foi um processo de fast cut e resultou ali embora em outra pintura dura não fizesse nada :D

Oliveira99
24-08-2006, 23:01
No entanto como rookie que sou tenho apenas 2 questões (que suponho ser um pouco subjectivas) a apresentar,

1º Quando te referes a trabalhar por areas pequenas estaremos a falar em +- que medidas 50 cmX50 cm, ou mais?

2º Quantidade de polish a usar por cada area, e modo de aplicação na esponja, em varios pontos na esponja?, concentrado no meio?

Será possivel responder ás minhas duvidas:berlusca:

Junglas
24-08-2006, 23:07
A área é dependente da temperatura e da humidade do ar. Se o polish secar demasiado depressa, estás a usar uma área demasiado grande, mesmo que respeito esses 50x50.

Podes começar com uma área dessa ordem de grandeza e depois ajustar, em função do que vais vendo do comportaemnto do polish.

Não é de grande relevância o local onde colocas o polish, uma vez que o vais espalhar na superfície. Eu costumo colar o polish sensivelmente a meio do raio da esponja, isto e, a meio caminho entre o centro e a periferia, mas é apenas por uma questão de ser um opuco mais fácil de espalhar, nada mais...

Oliveira99
24-08-2006, 23:23
Obrigado:thumb:

[PM]
25-08-2006, 18:04
Já tinha lido umas entrelinhas sobre esta técnica, mas está agora aqui muito bem explicada, e com resultados.
Em breve irei testar este método e postarei aqui o meu feedback.

Junglas
25-08-2006, 19:04
[PM] cuidado com este método... convém ser usado apenas em pinturas duras. Se fazes isto num carro com pintura soft, como um citroen por exemplo, acabas por ficar com um carro cromado... E não é efeito da P21s :rofl:

clay
26-08-2006, 18:42
Carlos , recordas quando estava a polir o Jeep ??? Esse foi um processo de fast cut e resultou ali embora em outra pintura dura não fizesse nada :D

Sim Rui, lembro.me perfeitamente :thumb:

abraços

tjose
27-08-2006, 01:12
Boas.

Eu ultimamente tenho andado nas minhas experiências caseiras num guarda lamas que aqui tenho com uma pintura de estufa bem mais dura que as pinturas Renault de origem e para remover marcas do wetsanding apliquei o método de Slowcut (inconscientemente) mas de uma forma "marreca", sem QD na esponja, sem espalhar a velocidades baixas e só depois dar gás e mesmo assim obtive muito bons resultados... Só com uma passagem de esponja branca 4" com IP consegui remover 80% de marcas de lixa2000 préviamente disfarçadas com amarela 6" e PG.

Racer
27-08-2006, 12:41
Os nomes não interessam mas sim os resultados , se conseguirmos melhorar os métodos melhor ainda :thumb:

GTC
28-08-2006, 12:02
Excelente tutorial e agora falta o do corte rápido :D

ps: Racer for President :s6vhaha:

JoaoJacto
31-08-2006, 00:39
Hoje exprimentei esta tecnica num Fiat Tempra,a dureza do Verniz é mesmo imensa,penso que o carro tenha sido repintado porque no meu Punto o verniz era bastante mais mole.

Aspecto do antes
http://i75.photobucket.com/albums/i315/JoaoSimoes/Detalhe%20Punto/tn_IMG_0307.jpg

Depois do Slow Cut com Amarela e UPP e finalizado com Branca e Menz PO85U

http://i75.photobucket.com/albums/i315/JoaoSimoes/Detalhe%20Punto/tn_IMG_0312.jpg

O tempo é despendido é mesmo "Slow" mas os resultados sao brutais :thumb:

Junglas
31-08-2006, 00:58
ah valente!!!! grandes resultados João!

JoaoJacto
31-08-2006, 01:02
Até da gosto apanhar um carro tao mal-tratado,é so testes :rofl:

Racer
31-08-2006, 01:44
O tempo é despendido é mesmo "Slow" mas os resultados sao brutais

Ainda bem que gostaste :thumb:

Só falta fazeres um fast cut :berlusca:

Kelevra
31-08-2006, 01:49
Excelente teste João!!

Estes metodos novos do SLOW CUT e do FAST CUT realmente são um grande passo a frente na arte de detalhar :D