View Full Version : 2ª Fase Do Detalhe / 2ª Encomenda
Boas,
tal como prometido, voltei cheio de duvidas para a minha 2ª fase do detalhe. A 530d (Cinza Silber, um pouco mais escuro do que o prata cheio de reflexos :drool: ) está quase a completar um ano de vida daí resolvi oferecer-lhe algo generoso, pelos optimos momentos que me tem proporcionado...
Já efectuei uma primeira encomenda com:
- Sonax
- 1Z Raidance
- 1Z LF
- Laquer APC
- PB NLD
- PB BB
- PB LS
- 1z WC
- Panos MF
- Aplicadores PE
- Aplicador MF com bolso
- Aplicador espuma coberta a algodão
- Luva pele ovelha profissional
- Toalha WW
Agora pretendo encomendar o seguinte (Duvidas):
Descontaminação:
- Clay-Bar (será o ideal para remover restos de mosquitos teimosos?)
- Quick Detail (caseiro ou não?)
Polimento/Selagem/Enceramento Pintura:
- 1z PP ou 1Z MP (qual deles após descontaminação?)
- PB PWC Blue (antes do selante como FF, será necessário?)
- PB EX, EX-P ou CG FS (Qual deles?)
- P21S, DP MW ou OCW (Qual delas?)
Polimento/Selagem Plásticos e vidros:
- 1z PP ou 1z GP (Qual deles?)
- Grojet ou CG FS (Qual deles?)
Polimento/Selagem Jantes:
- 1z PP (será o mais indicado?)
- PB WS ou DP WG (Qual deles?)
Aplicadores:
- Qual o mais indicado para cada um dos processos anteriormente mencionados?
Agradeço a vossa simpática ajuda, critiquem a minha lista, acrescentem se necessário e esclareçam as minhas presistentes duvidas...
Cumprimentos a toda a comunidade... :thumb:
JoaoJacto
23-08-2006, 00:05
Boas,
tal como prometido, voltei cheio de duvidas para a minha 2ª fase do detalhe. A 530d (Cinza Silber, um pouco mais escuro do que o prata cheio de reflexos :drool: ) está quase a completar um ano de vida daí resolvi oferecer-lhe algo generoso, pelos optimos momentos que me tem proporcionado...
Descontaminação:
Isto,mas podes usar QD caseiro (http://www.detalhe.org/loja/index.php?main_page=product_info&cPath=17&products_id=86)
Para a mosquitagem (http://www.detalhe.org/loja/index.php?main_page=product_info&cPath=1_5&products_id=2)
- 1z PP ou 1Z MP (qual deles após descontaminação?) Aqui vai depender do estado da pintura
- PB PWC Blue (antes do selante como FF, será necessário?) Se for usado o MP nao á necessidade
- PB EX, EX-P ou CG FS (Qual deles?) Sao os 3 excelentes,o CG FS tem a particularidade de uma rapida cura
- P21S, DP MW ou OCW (Qual delas?) Como ando rendido a OCW..
- 1z PP ou 1z GP (Qual deles?) Para Polires os platicos (http://www.detalhe.org/loja/index.php?main_page=product_info&cPath=1_13&products_id=148) e 1Z GP para polires os vidros
- Grojet ou CG FS (Qual deles?) CG FS para os vidros e 1z Balsam ou 1z Kunstoff para os plasticos
- 1z PP (será o mais indicado?) Em principio deve chegar,mas aconselho-te tambem o No tar (http://www.detalhe.org/loja/index.php?main_page=product_info&cPath=1_10&products_id=37) para ferrodo mas agarrado
- PB WS ou DP WG (Qual deles?)Apenas usei o PB WS e é excelente
Aplicadores:
Polimento da pintura - Wolfgang Polishing Pal (http://www.detalhe.org/loja/index.php?main_page=product_info&cPath=4_23&products_id=107) que tambem podes usar nos vidros
Jantes aconselho-te Aplicadores Micro-fibras para chegares a todo o lado
Selagem - Aplicadores PoliFoam
Cera - Se escolheres uma cera em pasta usa um Polifoam,mas usa um para cada produto,nunca mistures produtos num aplicador
Mf´s com fartura :thumb:
Agradeço a vossa simpática ajuda, critiquem a minha lista, acrescentem se necessário e esclareçam as minhas presistentes duvidas...
Espero que ajude em alguma coisa,mas aconselho-te a dares uma boa vista de olhos porque nao existe receitas batidas no detalhe,cada caso é um caso :thumb:
Gustavo.Almeida
23-08-2006, 12:06
No caso dos mosquitos, podes usar QD. No entanto, existe um produto específico que certamente será mais eficiente nessa aplicação. Se não o tiveres, o QD também vai lá.
O Grojet, nos plásticos, é bom para limpeza. As suas propriedades de limpeza química são muito úteis e, para mim, são o seu ponto forte. Pode também ser uma ajuda nas jantes.
Podes ter um borrifador com 9/10 de água e 1/10 de Grojet para te ajudar nas jantes.
O No Tar é óptimo para remover autocolantes, colas, silicones, alcatrão e, como o João referiu, é uma bela ajuda nas jantes. :thumb:
Edit: Junglas, já alterei o que tinha dito. O que eu quis dizer foi fazer algo tipo um QD caseiro... mas com uma mistura de água + grojet. E o objectivo seria utilizar nas jantes, não na descontaminação. Mas da maneira que postei, era possível fazer a interpretação que fizeste. Está corrigido. ;)
Descontaminação:
Sim, E convém usares a da 3M
Quick detail, "puro", visto ter mais poder de lubrificação que o caseiro
- 1z PP ou 1Z MP (qual deles após descontaminação?)
Esquece isso. Tens Um Merc. Pintura dura que nem cornuz. Menzerna IP + PO106 com esponja laranja (caso haja poucos defeitos) ou amarela, se eles forem mais pronunciados. Com 1Z fazes festinhas a esse verniz.
- PB PWC Blue (antes do selante como FF, será necessário?)
Faz uma mistura de PWC blue com VMHG (clearkote) ou com o RMG. Vais ver que ficas doido com os resultados
- PB EX, EX-P ou outro (Qual deles?)
EX ou Factory Sealant. O FS tem mais durabilidade, o EX um pouco mais de look, devido a ter carnaúba.
- P21S, DP MW ou OCW (Qual delas?)
Depende do que pretentes obter. OCW prima pela simplicidade de aplicação (wipe on wipe off), a Max Waz é muito semelhante a P21s, visto ser mais um look cromado. Pessoalmente, numa côr dessas, optaria pela OCW. É um misto de reflectividade com wet-look.
- 1z PP ou 1z GP (Qual deles?)
Glass Polish.
- Grojet ou outro (Qual deles?)
Factory Sealant, pela superior durabilidade
Para os plásticos, 1Z Balsam, ou 1Z Kunstoff
- 1z PP (será o mais indicado?)
Perfeito, deopis de limpas com wheel cleaner e No-tar, caso seja necessário.
- PB WS ou DP WG (Qual deles?)
PWS. É ligeiramente mais shiny que o DPWS. A durabilidade é sensivelmente a mesma.
Aplicadores:
PF ou German applicator para ceras e selantes, MF para o PWS, glass polish e PP (nas jantes).
Para o polimento ou o polishing pal, ou então máquina. Num merc recomendo vivamente a máquina
Agradeço a vossa simpática ajuda, critiquem a minha lista, acrescentem se necessário e esclareçam as minhas presistentes duvidas ...
Cumprimentos a toda a comunidade...
Gustavo, mas essa mistura não é lá muito famosa em termos de lubrificação. É muito boa em termos de limpeza química, mas para servir de QD (para descontaminar) não me agrada muito....
Obrigado pela a ajuda, pretendo esclarecer alguns processos e ainda continuo com algumas duvidas:
- O polimento irá ser realizado manualmente pois não pussuo máquina.
- Quando referi polimento e selagem de plásticos, queria dizer acrilicos das opticas frente e trás onde pretendo usar 1Z PP e CG FS???
- No que consiste o trio da ClearKote, será que substitui por ex. 1z PP, PB PWC e P21s??? Quais as vantagens???
Desculpem estas minhas dúvidas presistentes e outras que vão surgindo...
Peço ajuda a todos os membros...
Cumprimentos,
O trio clearkote são glazes (Vanilla Moose Hand Glaze - Red Machine Glaze - Carnauba Moose Wax). Servem como uma base para o selante. Escondem defeitos ligeiros da pintura e dão um aspecto mais profundo a pintura.
Se vais polir a mão... Prepara-te pois vais ficar muito semelhante ao Dr. Jackyl/Mr. Hide. A pintura da Mercedes é extremamente dura. Duvido que com polimento manual consigas obter alguns resultados...
Se vais tratar do Merc a mão, recomendo que uses a mistura PWC + VMHG (50% de cada). Sempre disfarças mais defeitos, porque com polimento manual, penso que não vais longe... Já com máquina é complicado atingir resultados...
Depois desse tratamento, aplicas o selante (FS) e no fim a cera.
Para polir as opticas, convém usar pelo menos o paint-polish (PP) da 1Z ou o Intensive Polish (Menzerna).
OK, com a vossa preciosa ajuda acho que já me decidi, acerca da formula para esta 2ª Fase::idea:
Limpeza jantes:
- No Tar (estão muito boas, apenas com um pontinhos teimosos de alcatrão)
Descontaminação (Capot, Para Choques, Vidro, Opticas, Capas dos espelhos):
- Clay-Bar
- Quick Detail
- Farecla G3 Advanced Liquid Compound (Polish que já pussuo) + Aplicador de algodão
- Innotec Quick Shine Polish (Que já possuo) + Polishing Pal/Laranja
- PB PWC Blue + Polishing Pal/Laranja
- CG FS + Polishing Pal/Preta
- DP MW + Polishing Pal/Preta
Polimento/Selagem Acrilicos e vidros:
- Innotec QSP + Aplicador PE (Acrilicos)
- Turtle Wax Super Glass Polish + Aplicador Algodão (Vidros)
- CG FS + PP/Preta
- Farecla G3 + Aplicador de algodão
- Innotec QSP + Finguer Pocket
- PB WS + Finguer Pocket
Plásticos exteriores:
-Laquer APC + Aplicador PE
-1Z Balsam + Aplicador PE
O que acham???
Agradeço comentários de todos...:1018:
Farecla G3 Advanced Liquid Compound (Polish que já pussuo) + Aplicador de algodão
Sabes que vais riscar e muito a pintura com um aplicador de algodão não sabes ?? :rolleyes:
E depois para os tirar á mão vais ter dificuldades ;)
Acho preferivel esquecer esse passo e usar o aplicador laranja e tentar arranjar um branco para acabamento.
Ou seja, o laranja ia ser utilizado com um polish de corte e o branco com um médio para acabamento. ;)
Faz um teste numa zona pequena e se vires que não consegues tirar os defeitos da polidela com o aplicador de algodão , com a laranja muda o setup :berlusca:
PB PWC Blue + Polishing Pal/Laranja
Passa este passo a frente senão tiveres um aplicador branco de polimento, é um extra que para cortar não serve mas para polir sim :thumb:
Akele abraço
Boas Racer,
então devo/posso utilizar o PWC Blue com Polishing Pal esponja preta, não conheço essa branca...
O que achas do Farecla G3 e Innotec QSP, eu gosto, mas como nunca exprimentei os comercializados pela loja e estou na duvida...
E o resto setup está td ok, presumo...
Cumprimentos,
Boas Racer,
então devo/posso utilizar o PWC Blue com Polishing Pal esponja preta, não conheço essa branca...
A branca é uma esponja de polimento , a laranja é mista ( corte/polimento ) que vai servir no teu caso como acabamento , penso que o german pad tinha isso com laranja/branca e laranja/preta.
O que achas do Farecla G3 e Innotec QSP, eu gosto, mas como nunca exprimentei os comercializados pela loja e estou na duvida...
O da Farecla é um compound , um polish para corte agressivo o que não é mau , se precisares ;) .
Antes disso devias testar algo mais soft , como seja o 1Z PP que funciona muito bem á mão .
O Innotec Quick Shine Polish é uma M#$%& , sendo curto e grosso, usam muito isso em algumas garagens para esconderem as asneiras que fazem.
É um produto carregado de silicones que serve para abrilhantar o acabamento
, saindo passado pouco tempo e fica qto a mim com um aspecto...nojento ( comparado com os looks do detalhe é claro :D ).
Sendo assim , usa isso em tudo MENOS nos teus carros :berlusca:
Para isso e mantendo a mesma linha podes usar o 1Z MP para finalizar, e depois das uma cera ou um selante menos "complicado" de agarrar, do tipo da PB-EX, CG FS , etc.
E o resto setup está td ok, presumo...
Cumprimentos,
Já agora descreve as cores dos carros , ano , kms , modelos , se foram repintados para te dar um setup adequado a um polimento manual ;)
Akele abraço
Já agora descreve as cores dos carros , ano , kms , modelos , se foram repintados para te dar um setup adequado a um polimento manual ;)
Akele abraço
OK, então o principal alvo do detalhe é uma BMW 530d Touring 09/2005, Cinza Silber. Este cinza é um pouco mais escuro que o prata vulgar, e mais claro do que o cinza chumbo/rato, julgo q seja bastante idêntica ao "X3 2.0d - Brand new" por ti detalhado. :god:
Neste momento apresenta +/- 9k Km, principalmente percorridos em auto estrada nem sempre dentro dos limites legais de velocidade, como consequência apresenta a frente um pouco contaminada/mosquitada, nunca foi repintada...
As lavagens inicialmente foram efectuadas a jacto de pressão nos locais q todos conhecemos, após ter conhecido este excelente forum, passei a utilizar os metodos do detalhe para a lavagem normal, sempre em conflito com os malditos mosquitos :1018: ...
Pretendo uma boa relação Durabilidade/look/€, apesar de gostar imenso de "detalhar", não me considero um detailer, nem o quero ser, pois a disponibilidade para detalhar a fundo será 1 ou 2 x ano, daí também não achar necessário um setup muito extenso, demoroso, dificil de aplicar digno de um acabamento irrepreensivel...
Apenas prentendo rentabilizar a longo prazo o bom investimento que julgo ter feito ao adquirir, este excelente (julgo eu) exemplar da engenharia automóvel alemã...
Muito grato pela disponibilidade demonstrada...:thumb:
Apelo aos detailers da zona, se estiverem interessados em dar umas dicas pessoalmente, sou de Azeitão perto de setubal, contactem-me... (nferreira78@yahoo.com.br) :n4pclapping:
Cumprimentos detalhisticos...:thumb:
OK, então o principal alvo do detalhe é uma BMW 530d Touring 09/2005, Cinza Silber. Este cinza é um pouco mais escuro que o prata vulgar, e mais claro do que o cinza chumbo/rato,
Será esta a cor ??? :D
http://www.car-detail.net/images/Detalhe/Bmw_535d/DSC07933.JPG
Pretendo uma boa relação Durabilidade/look/€, apesar de gostar imenso de "detalhar", não me considero um detailer, nem o quero ser, pois a disponibilidade para detalhar a fundo será 1 ou 2 x ano, daí também não achar necessário um setup muito extenso, demoroso, dificil de aplicar digno de um acabamento irrepreensivel...
Apenas prentendo rentabilizar a longo prazo o bom investimento que julgo ter feito ao adquirir, este excelente (julgo eu) exemplar da engenharia automóvel alemã...
Vou dar-te um setup mais ou menos bullet proof para o teu 530d , tendo em conta que não tem H.O.C ( Holos oferecidos pelo Concessionário :s6vhaha: ), leves swirls e a cor do mesmo :thumb: .
1-Lavagem e descontaminação que deve ser bem light
2-Esponja laranja e 1Z PP
3-Esponja Cinza e 1Z MP
4- CG FS
5- Collinite 846 e OCW para manter na próxima lavagem.
É rápido e extremamente duravel , moro em Palmela embora agora esteja apenas em Lisboa mas terei todo o prazer um dia destes ver a Bomba ;)
Akele abraço
Será esta a cor ??? :D
http://www.car-detail.net/images/Detalhe/Bmw_535d/DSC07933.JPG
Vou dar-te um setup mais ou menos bullet proof para o teu 530d , tendo em conta que não tem H.O.C ( Holos oferecidos pelo Concessionário :s6vhaha: ), leves swirls e a cor do mesmo :thumb: .
3-Esponja Cinza e 1Z MP
4- CG FS
É rápido e extremamente duravel , moro em Palmela embora agora esteja apenas em Lisboa mas terei todo o prazer um dia destes ver a Bomba ;)
Akele abraço
Em cheio, é mesmo essa a côr em questão, essa então está irrepreensivel...
Só há mesmo um senão, cada vez tou mais baralhado...
Vou dar-te um setup mais ou menos bullet proof para o teu 530d , tendo em conta que não tem H.O.C ( Holos oferecidos pelo Concessionário ), leves swirls e a cor do mesmo .
OK, a olho nu não me parece ter Holos, na LUACAR trabalham bem, Swirls deve ter alguns, mas ao de leve...
Posso usar a Clay da 3M e o QD da premium certo?
3-Esponja Cinza e 1Z MP
Então e os meus n prestam para nada, ñ é, nem mesmo para as primeiras vezes...?
4- CG FS
Collinite 846!!! pensei q fosse só mesmo para casos extremos, e ao que me parece essa é daquelas ceras que mancham??? os plásticos e borrachas e é preciso isolar td ou ter muito cuidado na aplicação, nesse aspecto ñ é...??
É rápido e extremamente duravel , moro em Palmela embora agora esteja apenas em Lisboa mas terei todo o prazer um dia destes ver a Bomba
Se ñ fosse mto aborrecido/inconveniente achava melhor veres ao vivo a bomba, antes de proceder à encomenda, pois estou mesmo baralhado , posso descolar-me a outro local se necessário...
Sei que para quem faz disto profissão deve ser pouco gratificante esclarecer duvidas, se achares q ñ deves de esclarecer todas compreendo, só não recorro a um profissional, pq gosto bastante de executar estas tarefas, e gostava também de adquirir um pouco mais de destreza ao realiza-las...
Cumprimentos
Ceras que mancham os pláticos... Bem, todas... Umas mais que outras, mas em regra geral todas.
Na aplicação de cera e selante não precisas de isolar. Basta teres cuidado por onde passas o aplicador (recomendo vivamente o German applicator).
A 846 é uma cera duradoura, assim como a 476S, sendo a primeira uma cera líquida. O setup que o Racer te deu foi um setup para quem quer o carro com aspecto impecável, mas não tem tanto tempo para dedicar ao detalhe como seria desejável.
Em relação a clay, penso que a clay da Pinnacle seja mais adequada ao teu caso, visto ser menos abrasiva que a da 3M.
Os teus polishes são porreiros , quer dizer o primeiro sim...o outro bem pode ir para o lixo de tão mau que é :rolleyes:
Terei todo o prazer em ver o carro e se der até te faço um painel para veres a diferença , entre máquina e mão...mesmo com poucos defeitos.
Mas o principal será mesmo a troca de ideias e palheta detalhistica , além disso a serguir a Porsche é a BMW ;)
O resto foi respondido e BEM pelo Junglas ;)
Akele abraço
Ok, muito obrigado a todos, Racer acho que será mesmo o melhor... Se puderes/quiseres adiciona-me no msn (nferreira78@yahoo.com.br) para podermos combinar, ou então sugere o metodo mais convenieente para ti...
Junglas, essa Clay acho q não existe na loja! e qto ao QD qual devo utilizar?
Qto à cera estava maravilhado com P21s e DP MW pelo facto de não mancharem os plásticos, o look da collinite será idêntico??
PS: Não sei como ao tentar apagar um post que coloquei atempadamente sem reparar, apaguei tb o post final :berlusca: , mas acho que o leram a tempo... Haverá forma de o recolocar??
Cumprimentos a todos,
530D tinhas colocado 4 posts iguais. Eu removi 3, tu acabaste por remover o 4º. :D
Post recuperado.
Aqui na zona de Lisboa há várias pessoas que te podem dar dicas sobre o teu carro... Mas não vai fugir muito aquilo que já te foi dito.
Em relação a clay... Desculpa, o meu erro. Não é da pinnacle é da Meguiar's... (http://www.detalhe.org/loja/index.php?main_page=product_info&cPath=1_6&products_id=112) My bad!
Ja te adicionei e espero em breve trocar umas impressoes ctg , o encontro vai ser mais complicado por enquanto visto ter nascido o meu filhote a dias :god:
Racer não te preocupes, n é urgente... Parabens pelo pequeno detailer e muitas felicidades... :thumb:
Junglas obrigado por recuperares o post, eu confio plenamente no que foi dito por voçês, só q pensava já perceber um pouco disto e de repente fiquei todo baralhado... eh eh eh :s6vhaha: Se quiseres tb podes adicionar-me para trocar impressões... :thumb:
Cumprimentos,
530D
Deixo-te aqui um 535d que detalhei no ano passado , resolvi fazer o post aqui no CP :thumb:
http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?t=1466
Akele abraço
vBulletin v4.1.3, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.