PDA

View Full Version : escovas : onde comprar?

Junglas
09-07-2006, 20:58
Bom, após muitas e longas horas de trabalho, a pobre parkside hoje decidiu deixar-me mal visto :badmood:

Logo hoje que eu queria deixar o Benz em condições para um casamento a que vou no próximo fim de semana:1018: :1018: :1018:

como bom mexilhão que sou, tive a averiguar qual o problema e lá descobri. Uma das das escovas está COMPLETAMENTE gasta...

Alguém sabe onde comprar escovas para aquilo?

Para quem não sabe, as escovas são dois elementos ferro-magnéticos que estão dentro da máquina e são os responsáveis por fazer o motor da máquina girar.

Amanhã de manhã vou a um electricista auto (reparam lá motoers de arranque e alternadores...) a ver se me safo. Entretanto, qualquer outra ideia é bem vinda...

Kelevra
09-07-2006, 21:04
XIii que azar... nao trazia nenhum extra? As Fartool trazem sempre 2 escovas extra :)

Junglas
09-07-2006, 21:11
Como não comprei nova, não posso garantir se sim ou se sopas... Vou verificar na embalagem, mas penso que não veio nada disso, infelizmente..

lp_arede
09-07-2006, 21:20
Como não comprei nova, não posso garantir se sim ou se sopas... Vou verificar na embalagem, mas penso que não veio nada disso, infelizmente..

Não traz nada disso. Confirmo. :(

Junglas
09-07-2006, 21:37
Nope... infelizmente não traz escovas...

Já desmontei a dita cuja.. espero não ser complicado de encontrar. :S

EDIT.: Obrigado lp_arede

Amanhã vou ter que encontrar disto. Aproveito e coloco aqui onde encontrar. Pode ser que algum dia venha a fazer jeito a outros users...

Roadruner
09-07-2006, 21:42
Boas,
Ha um tipo junto ao centro de inspec. da Povoa de Sta Iria que faz bobinagens de motores, ele e capaz de arranjar isso.

Abraços

lp_arede
09-07-2006, 22:02
Amanhã vou ter que encontrar disto. Aproveito e coloco aqui onde encontrar. Pode ser que algum dia venha a fazer jeito a outros users...

A mim é capaz de vir a fazer jeito. ;)

Braz
09-07-2006, 22:19
Gastam-se assim tão rápido as escovas da Parkside? :rolleyes:

Por isso é que ela só custa 50€.. :s6vhaha:

A minha ainda está para as curvas, mas agora com a PC, acho que se vai reformar mais cedo. :D

Junglas
09-07-2006, 22:30
Dumper, eu não comprei a máquina nova... Comprei a um membro do outro fórum de detalhe. supostamente só tinha dado esfrega a um civic EG e a um HR-V... Quando me chegou as mãos é que vi que isso dificilmente seria verdade, pois apresentava umas mazelas nos plásticos que dificilmente seriam devidas apenas a esses dois trabalhos...

Braz
09-07-2006, 23:34
Ah! Não me tinha apercebido que não a tinhas comprado nova... :o

Pois sendo assim, é mau... A minha só deu esfrega ao meu Clio e já vai para a prateleira. :D Fica lá de reserva, casoa Pc um dia falhe (espero bem que não: Diabo seja cego, surdo e mudo!!!).

MLVtecpt
10-07-2006, 08:01
Prontos...lá se vai a hipotese do Junglas abafar o carro da noiva (j/k) :s6vhaha:

Epá espero que resolvas isso rápido...não deve ser dificil, já que as escovas dos alternadores também se substituem (sei-o por experiencia própria :1018: )

Junglas
10-07-2006, 11:10
Prontos...lá se vai a hipotese do Junglas abafar o carro da noiva (j/k) :s6vhaha:

Epá espero que resolvas isso rápido...não deve ser dificil, já que as escovas dos alternadores também se substituem (sei-o por experiencia própria :1018: )

Marco desculpa desiludir-te mas.... a Arruma-pó-lado (parkside:s6vhaha: ) está de novo a funcionar ehehehe

Não encontrei escovas iguais... então a solução partiu por um opuco de DIY e uma escovas em que o elemento ferro-magnético entrasse na caixa da escova da parkside.

Como a base da nova escova era grande e não entrava na caixa da escova, o mesmo acontecendo com a mola, decidi usar estes dois elementos da escova antiga. A base teve que ser furada (ah belo do Dremel!!!) precisamente a meio, para que o filamento possa ser aí soldado e fique centrado. Dobrar o filamento em L e soldar no meio da base revelou-se impossível. Para comprimir a mola e poder trabalhar livremente usei dois tie-cables. Abdiquei dos batentes de fim de escova, mas é só por agora. Espero que daqui a uns dias, com mais calma, voltar a abrir a maquina para fazer as calhas dos batentes. Para já e como tenho que acabar o mercedes, ficou só assim.

Anyway, o que importa é que a parkside está de novo funcional! :yupi3ti: :yupi3ti:

P.S.: As escovas custam 2.50€ o par

JeTBoy
10-07-2006, 14:05
Ainda ontem abri a Fartools (devido a um problema no regulador da velocidade), e verifiquei as escovas, estavam novas!!!:god:

É incrível como uma máquina com 2 anos de uso tão intenso ainda tem as escovas num estado aproximado ao de novo, sendo aque ainda tenho aqui as 2 extra.:thumb:

Reparem:

http://img155.imageshack.us/img155/492/dscf00548pu.jpg

Agora o problema é mesmo o condensador para fazer a variação da velocidade com a pressão no gatilho.. de momento só funciona em modo Off e On, desligada ou a fundo..:rolleyes:

Racer
10-07-2006, 14:48
Jet

Deixa a fartools repousar e arranja uma PC ;)

Akeel abraço

Kelevra
10-07-2006, 15:05
Quantas peças sobraram? :D

O Racer tem razão JeT... ja arranjavas uma PC :D

Oliveira99
10-07-2006, 16:57
Jet lamento te desapontar mas a função do condensador não será de regular a velocidade do motor.

O condensador deve estar ai para remover algum "ruido" electrico causado pelo motor.

Junglas
10-07-2006, 22:02
Jet lamento te desapontar mas a função do condensador não será de regular a velocidade do motor.

O condensador deve estar ai para remover algum "ruido" electrico causado pelo motor.

No local onde ele está, pode bem servir de "regulador". ;)

Oliveira99
10-07-2006, 23:19
No local onde ele está, pode bem servir de "regulador". ;)

Acho pouco provavel ou mesmo impossivel o condensador regular a velocidade, á partida será o interruptor que internamente terá uma resistencia variavel e a mesma deverá estar avariada.

Mas o jet que troque o condensador e diga os resultados...

JeTBoy
11-07-2006, 03:58
Eu abri o interruptor, deixo aqui uma foto dele, então. Pode ser que esclareça.
Comigo é mais informática e mecânica, deixo a electrónica para quem realmente a domina:berlusca:
Aqui está então na posição OFF:

http://img133.imageshack.us/img133/5460/dscf00555pd.jpg

Shinwa
11-07-2006, 14:13
para mim condensadores, escovas, avioes a jacto e naves espaciais é quase tudo a mesma coisa! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

eu por acaso tambem tenho a mania de abrir os aparelhos quando se avariam, e ás vezes ate ficam a trabalhar.... mas sobram sempre peças! :D

Junglas
11-07-2006, 15:52
Oliveira, qual é aimpedância de um ocndensador ? 1/jwc. Se variares o valor da capacidade estás a variar a impedância aos seus terminais. :P

Trust me, I know what I'm talking about ehehehehe

Anyway, o que importa é que a arruma-pó-lado já está outra vez em forma e a dar no verniz... O benz está 90% polido. Só falta o porta-bagagens e o para-choques traseiro :thumb:

Adorei o efeito "quick dry" que um fio de água causa numa pintura tratada eheheh

Oliveira99
11-07-2006, 16:04
OK, junglas tu é que sabes:berlusca:

Já agora qual era a avaria da maquina?, o contacto de baixo parece-me suspeito.

JeTBoy
11-07-2006, 16:16
O motor da máquina está impecável. Ela apenas deixou de fazer a variação da velocidade conforme a pressão no gatilho.
Ou seja, só funciona com o gatilho a fundo, que é quando o interruptor faz a ligação directa do cabo de energia para o motor (full power).:thumb:

Oliveira99
11-07-2006, 21:17
Boas a todos

Jet desde já obrigado pelas fotos enviadas, por momentos pensei que teria de voltar para a escola:D , e o Sr. Junglas iria ser o responsavel ... :s6vhaha: .

Anyway...o variador que está avariado não dispõe apenas desses dois contactos, se reparares atrás desses contactos existe um transistor/triac/tiristor que estará responsavel por fazer a regulação de velocidade do motor. Suponho que esse componente avariou pelo que será necessario a sua substituição para a polidora volte a funcionar como dantes.

Em anexo mostro o esquema electrico desse circuito, que deves ter ai tambem impresso no teu variador, e o sitio onde está colocado o transistor/triac/tiristor, atrás dos contactos.

http://img388.imageshack.us/img388/909/img481311vq.jpg

http://img303.imageshack.us/img303/4990/48166hf.jpg

O condensador estará, tal como tinha suspeitado no inicio, a eliminar o "ruido electrico" causado pelo motor.

JeTBoy
11-07-2006, 21:47
Bolas, é mesmo igualzinho ao meu!

Já agora, esse circuito é de um interruptor semelhante?

Mais uma questão de n00bie:berlusca: . Como posso fazer então para voltar a colocar a máquina a bombar? Posso adquirir um interruptor desses de gatilho, novo, completo com o transistor lá por trás?

:D

Oliveira99
11-07-2006, 22:25
Bolas, é mesmo igualzinho ao meu!

Já agora, esse circuito é de um interruptor semelhante?

Mais uma questão de n00bie:berlusca: . Como posso fazer então para voltar a colocar a máquina a bombar? Posso adquirir um interruptor desses de gatilho, novo, completo com o transistor lá por trás?

:D

Jet infelizmente não te consigo ajudar nesse aspecto, teria de desmontar o interruptor para saber ao certo qual a referencia do componente, depois procurar numa casa de electronica, e depois reparar o antigo.

No entanto no meu interruptor tem lá um endereço de internet, WWW.
Tenta procurar isso completo.

Agora pode ser que pelo preço do interruptor ou mesmo a reparação compres uma nova com 2 anos de garantia...a minha custou 20€:s6vhaha: :s6vhaha: .

JeTBoy
11-07-2006, 22:30
Pronto, parece que vou fazer uma ligação directa no interruptor da Fartools, acabou-se a variação de velocidade..:berlusca:
Fica reservada para backup..

Obrigado pela ajuda, Luis.:thumb:

Obrigado e desculpa ao Junglas por ter "roubado" o topic que era relativo à polidora dele, já resolvido.:D

Braz
11-07-2006, 22:38
Pronto está decidido. O Jet vai comprar uma PC! :D ;)

Junglas
11-07-2006, 23:02
JetBoy não desculpo!!!!!

Enquanto não tratares da suspensão do SEi. :P :D :rofl:

Dumper o Jet vai comprar a Pc dele quando eu comprar a minha. :P A ver se depois ele me dá umas lições eheheheh :D