PDA

View Full Version : Capot

Astra
04-07-2006, 22:34
Saudações a todos!

Dediquei parte da tarde de hoje para efectuar a limpeza e fazer brilhar o capot.

Nesta primeira imagem evidencia-se a diferença entre aquilo que eu julgava
estar brilhante e o efeito de uma pequena amostra de Poorboys Polish With Carnauba precedida de Nattys Blue. Decerto que nunca mais usarei a cera da Turtlewax...

http://i55.photobucket.com/albums/g143/blue_danny/CpiadeP7040003.jpg

Todo o capot foi descontaminado com uma clay bar e água destilada.

Após a primeira passagem com PPWC em todo o capot (com alguns acrescentos para regularizar o brilho) o resultado obtido foi este:

http://i55.photobucket.com/albums/g143/blue_danny/P7040008.jpg

Deixei uma pequena área por limpar para que a diferença seja ainda mais notória entre os produtos que antes utilizava e os que agora passo a utilizar:

http://i55.photobucket.com/albums/g143/blue_danny/P7040009.jpg

A luz do Sol era imprescindivel para poder obter um bom resultado de modo que, aquando do crepúsculo, resolvi o problema da maneira que podem ver abaixo. A inclinação do capot já permitia continuar o trabalho!

http://i55.photobucket.com/albums/g143/blue_danny/P7040011.jpg

Já muito perto do final:

http://i55.photobucket.com/albums/g143/blue_danny/P7040013.jpg

http://i55.photobucket.com/albums/g143/blue_danny/P7040012.jpg

E o final:

http://i55.photobucket.com/albums/g143/blue_danny/P7040014.jpg

http://i55.photobucket.com/albums/g143/blue_danny/P7040016.jpg

Embora apresente a cera Nattys na imagem, a mesma ainda não foi aplicada porque já não havia tempo. Apenas usei-a numa pequena área para verificar o efeito após ter limpo o capot em profundidade. O resultado é muito bom, o brilho verificado é fantástico mas, infelizmente, não consegui captá-lo com a câmara fotográfica, por isso não tenho imagens dessa acção. Peço que acreditem na minha palavra! Se amanhã tiver tempo, farei o enceramento integral do capot e, no dia a seguir, aplicarei uma segunda camada. Se a minha noção de tempo não está a falhar, esta tarefa demorou cerca de 3 horas.
Os swirls não se notam muito por se tratam de imagens. Eles ainda existem mas são muito poucos. Estou satisfeito assim.

Material utilizado:

. Água destilada;
. Aplicador de esponja;
. Clay bar;
. Deperdício limpo;
. Fita adesiva 3M;
. Pano de micro-fibras.

Produtos utilizados:

. Nattys Blue;
. Poorboys Polish With Carnauba.

Algumas considerações acerca do PPWC e da Nattys Blue:

Gostei do produto. Aplica-se muito facilmente e não deixa marcas. Se o resultado não for o desejado aplica-se outra vez e obtem-se o que se deseja. A meu entender, a sua remoção deve ser feita rapidamente e exercendo alguma pressão, voltando a passar com outro lado do pano para garantir a remoção total. Por mim, está aprovadíssimo.
A Nattys é simplesmente aquilo que sempre procurei para fazer brilhar a pintura do meu carro. É ainda mais fácil de aplicar e de remover. O brilho é fantástico, mesmo na cor branca, e, enfim, acho que o cheiro é demais!

Espero continuar o trabalho o mais cedo possível.

Um especial cumprimento ao drmad, ao Gustavo Almeida e ao Jung13.

E para todos, muito obrigado!

DrMad
04-07-2006, 22:45
Em relação ao procedimento usado apenas um reparo:

A claybar deverá ser usada com o auxilio de um QD ou água com shampoo, já que apenas água não vai auxiliar o trabalho da claybar. ;)

(Obrigado pela menção honrosa. :D )

Astra
04-07-2006, 22:57
Em relação ao procedimento usado apenas um reparo:

A claybar deverá ser usada com o auxilio de um QD ou água com shampoo, já que apenas água não vai auxiliar o trabalho da claybar. ;)

Compreendido! Assim será da próxima vez. Obrigado!

JoaoJacto
04-07-2006, 22:58
Diferenca do dia para a noite,muito bom mesmo

Parabens :thumb:

Racer
04-07-2006, 23:34
Excelente Trabalho e um bom report , gostei de ler :god:

Gustavo.Almeida
04-07-2006, 23:48
Esse Astra está a ficar.... vidrado! :D

Venham mais desenvolvimentos.... :thumb:

Junglas
05-07-2006, 00:31
Eheheh eu não disse?

Eu não disse que Turtle Wax era bom, até experimetnares os verdadeiros produtos do detalhe? :D

A carroça já foi polida? Tem muito poucos swirls. Parabéns. evidencia bastante cuidado com o carro. :thumb:

Astra
05-07-2006, 00:42
A carroça já foi polida? Tem muito poucos swirls. Parabéns. evidencia bastante cuidado com o carro. :thumb:

Ainda falta o resto. Nesta tarefa apenas tratei do capot. Na próxima vez planeio tratar dos pára-lamas e das portas, tudo no mesmo dia.

Obrigado! De facto, swirls só mesmo no tejadilho e na parte superior das portas.

Gustavo.Almeida
05-07-2006, 01:06
Astra, tenta não começar demasiados paineis para evitar teres de andar à pressa.

A partir do momento em que começas a descontaminar o painel, deves seguir todos os passos até aplicar, no final, uma cêra ou um selante para dar protecção.

Se puderes, evita a tentação de descontaminar vários paineis e deixar alguns desprotegidos. ;) :thumb:

Astra
05-07-2006, 01:11
Astra, tenta não começar demasiados paineis para evitar teres de andar à pressa.

A partir do momento em que começas a descontaminar o painel, deves seguir todos os passos até aplicar, no final, uma cêra ou um selante para dar protecção.

Yes, sir! O tempo também não está do meu lado, de modo que tudo será mesmo feito com calma.

Cebola_1
05-07-2006, 01:57
Muito bom trabalho!

Diferença mais que notória.

Uma questão aos grandes chefes:

"depois de se descontaminar, a lavagem é feita só com agua ?"

JoaoJacto
05-07-2006, 03:19
Nao sou "Chefe" porque chefe é indio mas posse-te responder:s6vhaha:

Normalmente quando descontamino um carro inteiro acabam sempre por ficar bastantes manchas na pintura,por isso uso sempre shampoo para nao haver o risco de alguma passar desapercebida,uso é uma menor quantidade de shampoo.

;)

Xpto2
05-07-2006, 08:50
Só não gostei da parte do desperdicio limpo....

De resto 5******:thumb:

clay
05-07-2006, 14:48
Bom trabalho, diferenças são mais que notórias :D

Continua o bom trabalho ;)

abraços

Shinwa
05-07-2006, 15:23
boas,

bom trabalho! as diferença sao notaveis e vêm provar (se é que é necessario) que os produtos do detalhe nada têm a ver com os do hiper!

como é que aplicas-te o PBPWC? com orbital ou à mao?

abraço e continuaçao de bom trabalho ;)

DrMad
05-07-2006, 15:27
"depois de se descontaminar, a lavagem é feita só com agua ?"

Ou vais removendo a contaminação solta com um pano microfibras, enquanto a sujidade está molhada com o QD ou passas o carro todo por água e depois secas o carro com a toalha. ;)

Kelevra
05-07-2006, 15:41
Bom trabalho Daniel!! Continua ;)

oaken
05-07-2006, 18:30
bom trabalho e estas no bom caminho :thumb:

Junglas
05-07-2006, 19:11
boas,

bom trabalho! as diferença sao notaveis e vêm provar (se é que é necessario) que os produtos do detalhe nada têm a ver com os do hiper!

abraço e continuaçao de bom trabalho ;)

Presumo que tenha sido a mão...

Em termos de resultados ainda não consegui ver se há diferenças entre aplicar a mão ou com orbital. Ainda tentei, mas não consegui ver diferenças (Também tinha acabado de polir o carro com PG - IP - FF. Só dei o PWC para ver se tirava algum partido dos seus fillers e da carnaúba). Pelo tempo que se perde e para os resultados que obtive, eu aplico com orbital. BTW, este é o ultimo produto que aplico com máquina. Daqui para a frente vai tudo a mão...

MLVtecpt
05-07-2006, 23:29
Belo servicinho... :thumb:

Agora é só acabar o carro todo :D

Astra
06-07-2006, 02:15
Só não gostei da parte do desperdicio limpo....

Compreendo a tua reacção. Também achava o mesmo, mas depois de comprovar a sua eficácia juntamente com água adoptei-o para a limpeza superficial da pintura. Nunca risca, garanto-te, e é perfeito para limpar a oxidação antes de proceder a métodos mais precisos. A primeira vez que o usei foi no tejadilho e fiquei supreendido. Experimenta numa pequena área da pintura que não esteja à vista. Mais uma vez: é garantido que não risca a pintura!

Apliquei à mão.